Regulação da Rock Shox REBA

GETmoney

New Member
Então não há problema de colocar ar na câmara negativa com a bike em posição normal? No manual da REBA não especifica esse pormenor.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

A verificação das pressões pode ser feita com a bike na sua posição normal, devemos é verificar 1º a camara (+) e só depois a (-).

Quanto ao óleo... já muito foi falado, e é natural que saia umas gotas, pois ele está lá para lubrificar o sistema.

Neste tópico sobre a RS Revelation há algumas dicas que podem ajudar a compreender as Reba, pois são sistemas em tudo semelhantes. :wink:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,6612.0.html
 

Batas

New Member
L.Ramos said:
:twisted:

A verificação das pressões pode ser feita com a bike na sua posição normal, devemos é verificar 1º a camara (+) e só depois a (-).

Quanto ao óleo... já muito foi falado, e é natural que saia umas gotas, pois ele está lá para lubrificar o sistema.

Neste tópico sobre a RS Revelation há algumas dicas que podem ajudar a compreender as Reba, pois são sistemas em tudo semelhantes. :wink:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,6612.0.html

É natural que saiam umas gotas, pois é.

As tantas já sairam tantas gotas que não restou gota nenhuma...

E sem gota anda a seco...

E a seco faz mal...

E se faz mal, vai ao médico, e se vai ao médico paga, e se paga é chato, e se é chato coça, e se coça faz ferida, e se faz ferida vai ao médico, e se vai ao médico paga, e se paga é chato, e se é chato...
 

GETmoney

New Member
Batas said:
L.Ramos said:
:twisted:

A verificação das pressões pode ser feita com a bike na sua posição normal, devemos é verificar 1º a camara (+) e só depois a (-).

Quanto ao óleo... já muito foi falado, e é natural que saia umas gotas, pois ele está lá para lubrificar o sistema.

Neste tópico sobre a RS Revelation há algumas dicas que podem ajudar a compreender as Reba, pois são sistemas em tudo semelhantes. :wink:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,6612.0.html

É natural que saiam umas gotas, pois é.

As tantas já sairam tantas gotas que não restou gota nenhuma...

E sem gota anda a seco...

E a seco faz mal...

E se faz mal, vai ao médico, e se vai ao médico paga, e se paga é chato, e se é chato coça, e se coça faz ferida, e se faz ferida vai ao médico, e se vai ao médico paga, e se paga é chato, e se é chato...


Então o melhor é virar a bike ao contrario para não sair óleo.
Existe contra indicação de colocar ar na câmara negativa com a bike virada ao contrario? Se não existir problema se calhar é melhor colocar o ar na camara negativa com a bike de pernas para o ar, assim de certeza que não sai oleo. Correcto?
 

Batas

New Member
Só se o ar ficar enjoado por estar a entrar na suspensão com ela ao contrário...

Uma altura estava a "andar" de pernas para o ar e senti-me mal...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

GETmoney said:
(...)
Então o melhor é virar a bike ao contrario para não sair óleo.
(...)

Bolas... o óleo que sai é na 1ª ou 2ª vez, mas não há problema. É natural que saia, pois ele está lá com alguma quantidade (15 cl) e depois das 1ªs utilizações não sai nenhum!

Mas se quiserem virem a bike ao contrário... eu faço desta maneira, tal como o meu mecânico me ensinou!

Convêm é colocar um pouco de óleo com teflon nas baínhas após cada lavagem para ela ficar a 100%... fica muito mais suave a absorção! :wink:
 

VascoEX9

New Member
Olá amigos "Rebaianos",

Estou com um problema na minha bike que penso que está relacionado com a suspensão.

Tenho uma Reba Team de 2005, e desde à uns meses para cá que tenho notado que a frente da bike estava com uma folgas estranhas. Ao inicio pensei ser da caixa de direcção, mas depois de uma ida à oficina a folga manteve-se, logo da caixa não era.

A minha pergunta é a seguinte: quando travo a roda da frente e faço um movimento frente/trás sinto uma folga na suspensão, devo dizer que esta suspensão nunca efectuou uma revisão, deve estar mesmo na hora..

Estas folgas têm reparação?? Se sim, quais os encargos que podem daí resultar???Serão os retentores da suspensão que estão gripados???

Obrigado pela atenção, o que pretendo saber mesmo é se vou gastar muita "guita" na reparação.
 

P.M.

Member
VascoEX9,
A tua reba está com folga nos casquilhos. Algo perfeitamente normal e que acontece passado um tempo, devido ao desgaste.
Uma ida à revisão e fica como nova. Não faço ideia de quanto será a troca destes (e dos retentores)...

P.M.
 
F

Folclore

Guest
Olá amigos,

Escrevo do Brasil (São Paulo) e primeiramente quero parabenizer a todos que escreveram neste tópico, pois não encontrei nada em toda net tão discutido e explicado sobre a reba.
A minha dúvida é muito simples, porém não consegui ler nada esclarecedor.
Floodgate x Compression: Muitos referem-se como a mesma regulagem e inclusive a compressão não foi citada em nenhuma regulação personalizada (somente o floodgate). Ao que entendo, o floodgate é a regulagem da compressão necessária para desbloquear a suspensão (como o próprio manual diz: "destina-se a regular o limite que desencadeia o "lock"" página 99), enquanto o ajuste de compressão esta relacionado ao movimento (mais ou menos mobilidade) com a suspensão desbloqueada. Em resumo, floodgate = mobilidade em bloqueio, compression = mobilidade em desbloqueio. Estou errado? Li o manual 2 vezes e é isso o que entendi.
Porém, creio também que tanto o ajuste do floodgate quanto da compressão afetam um ao outro, o que não permite duas regulagens totalmente independentes.

Portanto, pergunto: Como regula o seu sistema de compressão? O floodgate é realmente o que o manual diz? Na sua opnião, qual a diferença entre estas duas regulagens?

Abraços a todos, saudações aos portugueses.
 

BigFoot

New Member
Fiz um tuturial muito completo da manutençao das rock shox. ficou em ficheiro doc, so que tem mais 0.5MB para por aqui entao não da. envio a pedido. e com muita paciencia talvez em breve abra um topico para por as fotos e passo a passo, o que ira dar muito trabalho que porque sao imensas fotos de todos os promenores.

Cumps.

Bruno Atalaia
 

RPires

Member
pessoal, quanto ao bloqueio, como é que este funciona ?

Eu tenho uma Marzo com ETA e esta bloqueia deixando a susp em baixo (bom para subir) e com um ligeiro curso, cerca de +/- 30mm para uma qq irregularidade. Em tempos tive outra marzo com ECC e esta permitia bloquear tb em baixo só que já não era possivel o ligeiro curso.
Explicando um pouco melhor, estas susp's bloqueiam em qq parte do curso e sempre que a frente for sujeita a determinada "força", o curso da mesma reduz-se e fica nessa posição ou seja, a susp não volta "para cima" daí dizer que o bloqueio se faz em baixo...

Em relação ás Reba como é, o bloqueio faz-se e a susp fica em cima, em baixo ou é possivel boquear em qq parte do curso ?

Agradeço essa informação pois esta susp anda-me a interessar :lol:
 

P.M.

Member
A Reba bloqueia "em cima". Na realidade é onde estiver, pois bloqueia na posiçao actual (normalmente a do sag) e fica ai fixa, até que a libertes ou o floodgate abra.
A minha memória já não é a mesma, mas creio que a MX ECC também era suposto ser assim...

P.M.

PS: Podem meter a bicicleta de perna para o ar, de lado, a 235 graus, debaixo de àgua ou como quiserem... O oleo sai por vulgares leis de fisica e é arrastado pelo ar que está dentro da camara de ar (e que está a maior pressão que a atmosférica). Ou seja, é irrelevante e normal!
 

RPires

Member
P.M. said:
A Reba bloqueia "em cima". Na realidade é onde estiver, pois bloqueia na posiçao actual (normalmente a do sag) e fica ai fixa, até que a libertes ou o floodgate abra.
A minha memória já não é a mesma, mas creio que a MX ECC também era suposto ser assim...

O sistema ETA ou o antigo ECC como já disse bloqueia onde estiver, sendo que de seguida se lhe baixares a frente, esta vai para baixo e fica lá...geralmente é o que faço antes de uma boa subida, rodo o botão e de seguida baixo-lhe a frente, desta forma a frenta da bike fica mais baixa e o bombeio é quase nulo.

Então deduzo que a Reba permite bloquear em qq posição, só que esta retorna à posição de sag e fica lá até que faça o desbloqueio, é isso ?
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

No seguimento desta resposta...

BigFoot said:
Fiz um tuturial muito completo da manutençao das rock shox. ficou em ficheiro doc, so que tem mais 0.5MB para por aqui entao não da. envio a pedido. e com muita paciencia talvez em breve abra um topico para por as fotos e passo a passo, o que ira dar muito trabalho que porque sao imensas fotos de todos os promenores.

Cumps.

Bruno Atalaia

Aqui fica o link para o tópico do Bruno: Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn


Está muito bom! :wink:
 

P.M.

Member
RPires, eu já respondi a essa tua ultima pergunta...
Referi a questão do curso do sag, porque normalmente quando actuas o lockout, é em terrenos planos e sem (ou nenhum) obstáculo, logo com quase nenhum movimento da suspenção. Neste caso a posição da suspenção é a do valor do sag. Bloqueias e ela fica fixa nesse ponto...

Igual ao ETA e a qualquer outro bloqueador. O ETA apenas tem a particularidade de permitir algum curso e ir baixando conforme o peso aplicado.

P.M.
 

GETmoney

New Member
Dá para transformar uma Reba race dual air,
em U-turn?
Sem grandes complicações e sem muitos euros?
Será isto possivel?
Qual a melhor forma para fazer?
 

RPires

Member
P.M. said:
RPires, eu já respondi a essa tua ultima pergunta...
Referi a questão do curso do sag, porque normalmente quando actuas o lockout, é em terrenos planos e sem (ou nenhum) obstáculo, logo com quase nenhum movimento da suspensão. Neste caso a posição da suspensão é a do valor do sag. Bloqueias e ela fica fixa nesse ponto...

Igual ao ETA e a qualquer outro bloqueador. O ETA apenas tem a particularidade de permitir algum curso e ir baixando conforme o peso aplicado.

P.M.

Sim percebi que tinhas respondido, só frisei novamente a questão para reforçar aquilo que percebi da tua resposta e é isso, aliás é aquilo que eu já esperava e é como dizes é como qq outro bloqueio, no entanto acho que o ETA ganha na vantagem da subida por permitir a frente em baixo...eu por exemplo só actuo o bloqueio para subir por ter esta mesma vantagem, mas são gostos. Já no entanto penso que este bloqueio da RS será melhor que o ETA em questão de terreno plano e em sprint porque ao ser aplicado peso/força não baixa...
 

Paulo.Cabanas

New Member
Parabéns Bruno. O artigo está muito bom.

Muito obrigado por o divulgares.

Já agora, tiraste algum curso de mecanica de bicicletas?

Cumprimentos,
 

jproenca

New Member
Boas

Comprei uma RS Reba Team u-turn 85-115mm e tambem notei o ruido entre os 100 e os 90, ou seja, parece um barulho de folga, parece que esta sempre a bater. Nos 115mm ou nos 85mm não faz barulho.
Alguém sabe se existe solução para isto?
O L.Ramos dizia que era de ser numa scott, pois eu tambem tenho uma scott mas a G-Zero Strike Limited, será defeito da Scott ou da rockshox?
Se for defeito queria trocar antes dos 15 dias
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

O barulho é do mecanismo do U-Turn... o meu quadro é que o amplificava. Nos cursos máximo ou mínimo não o fazia. Depois de ter ido ao importador para verificar se havia algum problema foi-me explicado que estava tudo bem. Mas era um barulho muito ligeiro... quase não se ouvia. Depois experimentei outras que faziam exatamente o mesmo.

Em andamento não se ouvia... e mesmo parado só quando se fazia o movimento do curso com o travão da frente acionado.

Não é defeito... é feitio. :wink:


GETmoney said:
Dá para transformar uma Reba race dual air, em U-turn?
(...)

Terias que mudar muita coisa... deve sair mais barato a troca! :-K
 
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