Regulação da Rock Shox REBA

jbileu

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Boas...!!!

Quanto ao pop lock tenho uma questão...!!! Vindo a susp equipada com poplock é possivel ter o mesmo funcionamento não instalando o dito...? i.e. podemos continuar com o bloqueio/desbloqueio esticando a mão até à susp...!!! ou é obrigatório a instalação do pop...?

Isto porquê? Porque já tenho artefactos suficientes no guiador... e se pudesse evitar mais um... :lol: ficávamos todos mais contentes :mrgreen:!!!
 

jbileu

New Member
O que o floodgate faz é permitir ou não, enquanto a suspensão vai bloqueada, alguma absorção de impactos e irregularidades

s.f.f. não me :tungas:"Batas" mas concordo com o helio69 e assino por baixo...!!! Penso que o Floodgate dá-te a possibilidade de regulares a sensibilidade quando tens a susp no LOCK. Mas não te desbloqueia a suspensão... Para isso terás de carregar no botanito... Se vires o video que o L.Ramos linkou dá para ver o funcionamento e a explicaço. Até parece que o curso dá para ir ao máximo da capacidade... como se tivesse desbloqueada...

Penso eu de que...!!!
 
J

juliocesar

Guest
Olá a todos. Sou do Brasil, comprei uma Reba Race e recebi ontem, mas na hora que fui instalar, a câmara de ar negativa (a de baixo da perna esquerda) não segura o ar. É colocada a pressão informada de ar, mas é só andar um pouco e ela está vazia novamente.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Obrigado pela ajuda... Um abraço a todos.
Julio Cesar
Londrina/Paraná/Brasil
 

diogorocha

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isso quase de certeza que esta estragada!



eu tanho uma igual a tua e nao faz nada disso!



a suspensao pode ter o pipo de ar onde metes estragado e por isso nao aguenta o ar que lhe metes!
 

LuckyCBR

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Caros ,

Para uma correcta regulação da vossa suspensão aconselho-vos vivamente a colocarem correctamente o SAG
referente às variáveis Peso (vosso) e curso máximo suspensão .

Aqui vai o que a RockShox aconselha no próprio site :

_________________________________________________
Q.SOLO AIR - How do I set the recommended sag?

A.Forks with the Solo Air spring are designed to sag when you are sitting on your bike. Sag is the compression of the fork caused by both the bike and the rider's weight. Proper sag allows the front wheel to follow the contour of the terrain as you ride.

To measure sag, set the fork to maximum travel. Install a zip tie on the upper tube of the fork flush against the wiper seal. Sit on the bike with normal riding apparel. Carefully step off the bike and measure the distance between the wiper seal and the zip tie. This is the fork’s sag amount – sag should be between 15 and 25 percent of maximum travel. If you're unable to achieve optimum sag you may need to change the air pressure in the fork’s Solo Air spring.
_________________________________________________

Já agora como diz o andrextr , aqui vai o valor SAG por tipo de uso :

SAG recomendado para cada uso:
XC / Maratonas / Passeios em estradões / Uso pouco agressivo: SAG de 15 %

Enduro / All Mountain / Trilhos muito irregulares c/ pedras, etc: SAG de 25 %

Cumps

.:Lucky:.
 

GETmoney

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Alo,
Montei a minha reba race na minha Bh, fui a uma loja especializada para montar a reba na bike, depois de montada pedi ao proprietário que regulasse a suspensão para o meu peso e reparei que ele só colocou ar na câmara positiva, tenho andado com a minha suspensão assim, presumo que já venha com alguma regulação de ar na câmara negativa de origem pois não tenho bomba e não consigo ver qual o valor na câmara negativa. Acham que posso danificar a suspensão se não souber a regulação que tenho na câmara negativa? Pois parece-me que a suspensão se está a portar muito bem.
Outra duvida quando adquirir uma bomba para colocar o ar na câmara negativa tenho de virar a bike de pernas para o ar? Já li isso neste tópico mas era para confirmar.

Cumprimentos
 

pirilampo

Member
GETmoney said:
Alo,
Montei a minha reba race na minha Bh, fui a uma loja especializada para montar a reba na bike, depois de montada pedi ao proprietário que regulasse a suspensão para o meu peso e reparei que ele só colocou ar na câmara positiva, tenho andado com a minha suspensão assim, presumo que já venha com alguma regulação de ar na câmara negativa de origem pois não tenho bomba e não consigo ver qual o valor na câmara negativa. Acham que posso danificar a suspensão se não souber a regulação que tenho na câmara negativa? Pois parece-me que a suspensão se está a portar muito bem.
Outra duvida quando adquirir uma bomba para colocar o ar na câmara negativa tenho de virar a bike de pernas para o ar? Já li isso neste tópico mas era para confirmar.

Cumprimentos
Boas
Quando a minha chegou verifiquei a câmara positiva e negativa e ambas traziam ar(100psi) mais ou menos.
Pode ser que este seja o adequado para ti...verifica....
Para pôr ar na câmara negativa, viro sempre, mas sempre a bike de pernas para o ar...porque se de cada vez sair um bocadinho de óleo, e se estiveres a fazer experiências, imagina o óleo que perdes...
Cumps
 

GETmoney

New Member
Bem haja pela resposta pirilampo, então não deve haver problema de andar assim.
Outra duvida é na limpeza, reparei que a lama e o pó ficam junto às junções das pernas, como fazem para limpar? é só passar um pano humido, ou tem alguma tecnica?
Cumprimentos
 

BigFoot

New Member
Acho que a malta aqui esta a complicar coisas que na realidade sao muito simples..

respondendo ao nosso brasileiro que veio de longe e é capaz de tar com pressa para voltar :mrgreen:
ao contrario do que foi dito, a suspensao efectivamente pode apenas vir mal montada, a camera de ar positiva e negativa, e composta por varias peças, estao amabas inter ligadas, a junção dos "pistons" é feita por umas peças de plastico com o-rings, que apenas ficam presas pelos freios de aço muito finos, que por virem mal montados ou ate mesmo por serem forçados podem saltar fora. aconseilho te a fazer uma "revisao", basta so a perna esquerda, visto que é o unico problema que tem, muito rapidamente:

-desenrosacas a tampa e pipo da perna esqueda, com chave de caixa 24 desenroscas o topo da perna.
-retiras o pipo da camera negativa, com uma chave de bocas (nao sei precisar o tamanho mas e pequena :mrgreen: ) retiras a porca que fixa as jarras, viras a suspensao ao contrario (tubo para baixo) com masso de plastico das uma pancada no pipo da camera negativa.
-e tanana salta as duas cameras de ar. verifica se vem tudo bem montado (o que nao deve vir para isso acontecer) e seguem o mesmo procedimento para montar, nao te esqueças de meter 5ml de oleo para suspensao apenas para lubrificar os o-rings.

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quanto aquilo do motion que se estava a falar, serve para fazer a compressao da suspensao, digamos assim a dureza, o floodgate, embora nao seja o objetivo interfere com a sensibilidade da suspensao, não so quando bloquiado, embora quase nao se note. com o floodgate aberto totalmente, mesmo com a suspensao bloquiada da para ir ate ao fim do curso, isto porque o floodgate regula a entrada de oleo, tal como o motion em si.. basicamente com o motion fechas o oleo, mas se com o flood o abres fica na "mesma", entende se assim que o foodgate é uma regulaçao milimetrica do que queremos quando se bolqueia por completo, para ficar com alguma suavidade as pequenas inrregularidades.


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qunato ao pop lock, pessoalmente tambem nao gosto. para retirares podes fazer duas coisas.

1. compras o botao normal, desmontas o pop e metes o bota.

2. podes poupar dinheiro, retiras o pop lock, deixas o botao que prende ao cabo, mas desmontas para retirar a mola, e ja esta, tens um botao convencional... :mrgreen:

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não sei se ficou algo por responder, a esta hora o joao pestana ja chama e o homem da marreta não me larga.. :mrgreen:

em breve irei fazer mais uma revisao a minha que por acaso não e uma reba, e uma revelation (que é precisamente igual por dentro) ver se tiro umas fotos e faço paço a paço a revisao detalhada.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

BigFoot

New Member
Na perna esquerda é apenas para lubrificar os o-rings para nao secarem e se estragarem.
Na perna direita (perna do motion), o oleo faz parte do funcionamento, a recuperação etc, é feita atraves do oleo, quando fechas o motion, fechas o oleo logo bloqueias o movimento da perna, ao abrireres a valvula do floodgate, voltas a deixar passar o oleo, simplemente é mais milimetrico digamos assim para um melhor ajuste do que se quer.

dica: para quem quer uma suspensao com um funcionamento mais rijo e que nunca bata no fundo, pode se por um pouco mais de oleo que o indicado, 10/15ml é o sufeciente. atençao não ponham mais porque senao ela simples e unicamente não mexe.
segunda dica: se quiserem mais progressividade, obtem pelo um oleo mais com maior densidade do tipo 15wt, normalmente é usado mais em suspensoes para dirt, sujeitas a maior pancada e com menos sensibilidade, mas cada um é como cada qual e tem preferencias, o mesmo relacinado com pressoes e sag, os valores sao meramente indicativos, depois cada um afina ao seu gosto.



Cumps.

Bruno Atalaia
 

LuckyCBR

New Member
helio69 said:
Passar óleo? O óleo nas Reba não é só para lubrificação?

Helio,

No próprio site da Rock é aconselhado colocares um bocadinho de óleo ( qualquer um que uses na corrente de preferência com teflon ) nas pernas da suspensão e dares algumas " bombadas " :lol: na suspensão apenas para lubrificares os orings cinzentos que vês junto à coroa. Não te esqueças de limpar depois as pernas com um pano macio.

Fiz isso na minha ( nunca o tinha feito , diga-se de passagem ) e acredita que se nota bem a diferença , ficou mais sensivel .

Isto que aqui referi é um truque fácil e rápido de manutenção da suspensão , nomeadamente dos vedantes.

Cumps

.:Lucky:.
 

BigFoot

New Member
Sim LuckyCBR, mas o ideal mesmo e soltares as pernas das jarras o que tambem nao e nada dificil e limpires o interior das jarras, depois retiras as esponhas que estao entre os guarda pos (o rings cinzentos) lavas com alcool e poes um pouco de oleo da suspensao, digo da suspensao por uma questao de viscosidade e pelo o facto de nao agarrar muito pó. e voltas a montar, se fizeres devez enquando reduzes qualquer tipo de hipotese de desgaste nas pernas por estas em contacto com sujidade etc.
Se repareres ja para isso nao acontecer as jarras das RS, tem tipo uns canais, que e para se entrar areia, lamas etc, irem preencher esses espaços e nao estar a forçar junto das pernas para nao riscar ou danificar.
Como por exemplo das marzo isso não acontece, mas ja porque é susposte ser estanque porque sao de banho aberto, como tal a perna e para estar sempre banhada em oleo, o que nao acontece nas outras marcas. Mas tem a parte ma de os retentores de oleo estarem muito expostos e como tal estragam se muito mais.
 

LuckyCBR

New Member
Bigfoot ,

Efectivamente o procedimento que referes é de longe o mais apropriado .

O que disse era mais virada para um procedimento de "dia-a-dia" , sem grande perca de tempo.

Coloca aí umas fotos sobre o que falas , penso que deve haver aí muita gente interessada , vai ser um sucesso :mrgreen: .

Cumps

.:Lucky:.
 

BigFoot

New Member
sim, ja nao sei se foi neste topico ou noutro identico, ficou prometido uma revisao detalhada com fotos de todos as partes. Esta marcada a revisao para o dia a seguir a maratona de leiria, que é o mesmo dia que entro de ferias! :mrgreen: ja tinha pensado, logo demanhazinha fazer isso, e assim vai ser.
Depois coloco aqui ou abro um topico com isso.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Para a manutenção e regulação das suspensões da RockShox dual air, Sid, Reba e Revelation, aqui ficam da revista Velo Vert - VTT pratique 2007:


manutenorockshox1qr1.jpg


manutenorockshox2dg7.jpg
 

GETmoney

New Member
Neste artigo estão a colocar a pressão negativa com a suspensão normal, ou seja com as pernas para baixo. Agora estou confuso neste tópico já se disse que para colocar pressão na câmara negativa o ideal era colocar a bike de pernas para o ar. :roll:

Em que ficamos?
 

LuckyCBR

New Member
GETmoney said:
Neste artigo estão a colocar a pressão negativa com a suspensão normal, ou seja com as pernas para baixo. Agora estou confuso neste tópico já se disse que para colocar pressão na câmara negativa o ideal era colocar a bike de pernas para o ar. :roll:

Em que ficamos?

Posso-te dizer que sempre coloquei ar ( negativo ) na minha REBA com a bike na posição normal...

Agora se existe contra-indicação nisso , já não sei.

Obrigado LRAMOS pelas pics :wink: .

.:Lucky:.
 
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