Regulação da Rock Shox REBA

andrextr

Active Member
Vocês estão a falar dum barulho que parece uma folga, ou algo do género, no inicio da compressão?

Pois a minha suspensão (Rockshox Recon 351 Uturn 85-130), também começou a fazer esse barulho recentemente, em cursos intermédios (115mm).
Entretanto ontem abri a suspensão, limpei e mudei o oleo e já não faz esse barulho. Vamos lá ver se ele volta novamente, ou se já se foi de vez :mrgreen:
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

O barulho não tem a ver com o desgaste, mas sim com a pequena folga do mecanismo do U-Turn. É um tic-tic muito ligeiro, como se estivesse algo a bater, mas não é nada relacionado com o desgaste nem com folga. Em andamento nem se ouve...

Mesmo depois da manutenção ele fica...

Como disse anteriormente: Não é defeito... é feitio!
 

GETmoney

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Alo,
Tenho uma duvida, quando coloco ar na camara negativa, a camara não mantém os psis que lhe coloquei, ex: está a 100 psi, eu coloco para 115, tiro a bomba e volto a conferir e ela está novamente nos 100. Já tentei tirar o ar todo e voltar a colocar os 115, mas ela vem para os 100!! Que é o ar que está na camara positiva, e na camara positiva isso já não acontece. O que acham que se está a passar?

Agradeço desde já os comentarios.
 

GETmoney

New Member
Então ninguém comenta?
Hoje experimentei novamente, coloquei a positiva a 95 psis depois verifiquei a negativa e estava mais ou menos com 100 psis,
coloquei mais ar na camara negativa até 140 psis, tirei a bomba voltei a colocar e já tinha subido um pouco de pressão para os 110 psis, mas não se manteve nos 140, valor que inseri. Não estou a perceber o que se passa!!! :roll:

Comprei a suspensão na fizzbikes, há mais ou menos 1 mês e meio digam-me se isto é normal, para eu enviar um mail, não sei se estiver estragada poderei accionar a garantia. :|

Agradecia que comentassem,
Bem haja
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Calma.. com o fim de semana o pessoal quer é pedalar! :wink:

O que se pode passar é que ao retirares a bomba há uma perca de pressão. Na minha dou sempre mais 15 a 20 psi para compensar as perdas, mas tenho que tentar 2 ou 3 vezes para ter a certeza que fica com a pressão certa. às vezes perde mais ar que outras... e por vezes o ar que perde é muito, sendo mais notório na camara (-).

Logo após colocares a pressão na camara (-) deves retirar a bomba rápidamente da valvula tentando que perca a menor pressão possível. Sem mexeres na suspensão volta a medir a pressão. Depois repete 3 ou 4 vezes após colocares na mesma pressão inicial, retirando a bomba com a mesma velocidade, para ver se o valor da perca é realmente o da bomba.

Após saberes o valor aproximado da perca pela tua bomba na camara (-), coloca na pressão correcta e vais dar uma volta com a bike, Após um percurso em que a suspensão seja bem solicitada tenta fazer a medição... ou deixa a bike até ao outro dia. Repete o procedimento para confirmar se a perca é igual à que obtiveste com o simples retirar da bomba.

Se não houver mais nenhuma perca de pressão senão essa... está tudo bem. O problema pode ser da bomba, devendo para isso tentares arranjar uma que tenha a valvula com dupla rosca em que as percas são minimas.

Se continuares a usar a mesma bomba deves dar mais essa pressão extra para compensar as perdas. :wink:

Se houver alteração da pressão após a utilização ou um aumento na camara (+) podes ter alguma fuga interna, podendo para isso acionar a garantia da mesma.

Aguardam-se desenvolvimentos...
 

BigFoot

New Member
Boas.
reposta as duas perguntas. não tirei nenhum curso ofcial mas andei a aprender numa loja conceituada (Bikezone) :mrgreen:

quanto a outra..

a camara negativa esta indirectamente interligada com a camara positiva, visto isto ambas podem ter alteraçoes uma com a outra.
quanto as bombas, se forem de qualidade, a perda de ar esta calibrada, logo o que conta é o que ta no manometro, e entao a perda que se houve é da bomba, isto nas bombas com boa qualidade. Existe depois outros modelos como um modelo de bomba especifico, como é o da scott feito para a ransom, que pede elevadas perguntas e tem a dita rosca que o L.Ramos falou que asegura que não haja perda de ar.

quando a camara negativa tem mais pressao que a positiva, pode acontecer a suspensao "ficar" com menos curso, ou seja, se tiver 100mm ficar com 90mm por exemplo.
Se exprementares esfaziar a camara negativa totalmente. a suspensao fica "irta" com o curso totalmente desponivel..

ou seja, a camara negativa é a regulação da sensibilidade da suspensao (por isto é que para mim as rock shox sao as melhores do mercado) diz se muita vez.. as fox sao muito sensiveis etc.. no entanto o que é sensivel para mim não para outras. e nas rock shox tem se esse direito de escolha..
na camara positiva, tal como para a maioria dos modelos de todas a marcas é para a regulaçao do peso da pessoa.

Os dados que vem nas tabelas dos manuais, sao meramente indicatorios.. depois ajusta se ao gosto de cada um.

eu por exemplo gosto de usar a suspensao, com mais sensibilidade no inicio do curso, e tornar se progressiva, conforme percorre o curso. isto depois vai com o que cada um faz e o gosto e tipo de condução que lhe quer dar.

GETmoney, creio que o problema que tens será da bomba. podes dizer que bomba se trata?
ja expremetaste a vazar o ar da suspensao e ver se sai uma pequena porçao de oleo? (o que é normal, não sera normal se isso nao acontecer).
qualquer duvida digam que se eu souber respondo.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

GETmoney

New Member
Alo,
Bem Haja pelos posts, fiquei um pouco mais descansado.
Precisamente, o meu objectivo é de colocar a suspensão mais sensível, ou seja colocar um pouco mais de ar na câmara negativa em relação à positiva.

Fiquei mais preocupado, porque isso não se passa na câmara negativa, ou seja na positiva o ar que lhe coloco é o que fica. Enquanto que na câmara negativa para atingir 110 psis tive de colocar 140 inicialmente, depois voltei a medir e só aí é que atingi esse valor. Acho isto estranho e verifico que não é da bomba porque na câmara positiva está tudo ok, não há esta discrepância de valores. E até já retirei o ar todo da câmara negativa, através de um botão que tenho na bomba, e voltei a encher novamente

A minha bomba é uma rock shox, mandei vir da fizzbikes, não foi muito cara 20 euros, portanto deduzo que não será das melhores.

Mas como o Ramos diz é normal a câmara negativa ter este comportamento? É que na positiva isto não se verifica.

Então se esvaziar o ar da câmara negativa, é normal sair algum óleo? Ainda não esvaziei sem a bomba colocada, amanha já faço essa experiência. Se não sair nenhum óleo será grave?

Ainda não experimentei outra Reba, mas acho que a minha não absorve aqueles impactos menores, como por ex: andar nos paralelos. Experimentei uma Fox de um amigo e a suavidade era bem mais notória. Mas mesmo assim acho que se porta bem e os impactos que são necessários absorver são bem ultrapassados. Foi devido a esta questão da suavidade que achei melhor colocar um pouco mais de pressão na camara negativa, e deparei-me com esta situação.

Agradeço os comentarios
Cumprimentos
 

BigFoot

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so agora precebi o que realmente te preocupa amigo..

quando tens por exemplo 120psi na camara negativa, e colocas a bomba para medir, passa a 100psi (por exemplo) porque as camaras sao muito pequenas e a pressao e distribuida nao so no interior mas tambem na mangueira da bomba! por isso metes X e é certo que quando voltas a por a bomba para encher que esta la menos ar que tinhas posto antes.

quanto a ser grave o oleo nao, simplemente e sinal de necidade de revisao (como expliquei no pdf) porque o oleo e para lubrificar os o-rings para nao se estragarem com o tempo.

quando bem afinada, nao existe suspensao como uma reba na sua classe. mas nao se afina nem numa volta nem duas, demora muito tempo a encontrar a afinaçao correcta.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

GETmoney

New Member
Mas isso não se verifica na câmara positiva, só na negativa!!
Ainda hoje tive a ajustar a pressão e na câmara positiva tudo bem, na negativa para colocar 110 psis, tenho de colocar inicialmente 140.
Ou seja se colocar 120 psis na 2ª medição está nos 95 psis. Se colocar 140, na 2ª medição tenho lá 110!!! Isto não se verifica na camara positiva!!

Fiz o que disse tirei o ar todo na negativa carregando no pipo, e não saiu óleo nenhum, isto é sinal de revisão? É que a suspensão só tem 400 Km!! :roll:
Quando tirei o ar todo na negativa, fui medir a positiva e só lá estavam 70 psis, e tinha 100 psis, depois coloquei o ar na negativa e a positiva voltou ao normal com os 100 psis que tinha colocado, isto é normal?

Agradecia que me esclarecessem, estou com algumas duvidas e temo que a suspensão não esteja nas melhores condições.
 

BigFoot

New Member
Em primeiro lugar se a suspensao e nova, duvido que necessite de revisao.
quanto a saida de oleo é uma porçao minima, concerteza tem vindo a perder cada vez que mexes no ar da suspensao o que é o normal, isso para inicio nao e significativo nem obriga a uma revisao forçada.

quanto a isso acontecer na negativa, mais que na positiva, tambem é normal, visto que a camara negativa tem menos de metade do tamanho da positiva, logo cada vez que mexes no ar, a pressao que perde é maior, porque a quantidade de ar tambem é menor..
notas que a suspensao perca ar, com o tempo? sentes isso no funcionamento?


Cumps.

Bruno Atalaia
 

GETmoney

New Member
Bem haja pela prontidão das respostas Bruno!
Acho que não que não existem fugas de ar, então se é normal isso acontecer na camara negativa estou mais descansado.

Cumprimentos
 

Batas

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Acontece tanto na camara positiva como na de mola de efeito negativo. Como esta última tem menos volume, nota-se mais.
 

GETmoney

New Member
Bom,
como podem ter lido ando constantemente a mexer nas pressões da minha reba, tanto na positiva como na negativa, porque acho que
falta-lhe sensibilidade nos pequenos impactos. Sou só eu que noto isso ou vocês também notam este comportamento?

No outro dia experimentei uma Fox de um colega e aquilo "comia" tudo o que era irregularidade, e eu nos paralelos vou sempre com
o guiador a tremer, penso que seja uma caracteristica desta suspensão por menos euros não se pode ter tudo.

Agora o que pergunto é o seguinte, o que fazer para aumentar a sensibilidade?
Não me digam para mexer nas pressões, porque isso já fiz tanto na negativa como na positiva e além de ficar com menos curso e um pouco mais
sensivel continuou a não absorver os pequenos impactos.

Será que se mexer no oleo, colocar um oleo com uma viscosidade diferente resulta?
E se tirar o espaçador que está dentro e ficar com 115 mm de curso e depois colocar menos pressão e andar como se tivesse um curso de 100mm também
ficava com mais sensibilidade?
Ou também posso fazer as duas propostas?

Se acharem que algum método que sugeri funciona agradecia que me dissessem qual a melhor maneira para o fazer e a mais barata, ter em conta que
não percebo nada de mecanica de suspensões.

Agradeço as vossas respostas 8)
cumprimentos
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: 1º Saida com a menina REBA

:twisted:

A minha depois de limpa e lubrificada com um pouco de óleo com teflon fica com uma boa sensibilidade... bem melhor do que quando está muito suja ou após muitas horas de utilização em condições adversas.

Experimenta também retirar TODO o ar de ambas as camaras (tens de utilizar a bomba, pois de outra forma podes danifica-la), e colocar a pressão novamente. Começa pela (+) e depois é que colocas na (-), mas com uma pressão ligeiramente inferior à indicada para o teu peso.

Já agora... experimenta outra bomba, pois a tua pode estar com algum problema...

Quanto a opções mais radicais... devem ser feitas numa oficina especializada, ou no mínimo por alguém que saiba o que está a fazer. Aumentar o curso pode ter outras implicações e alterar a viscosidade do óleo implica abrir o sistema.
 

jproenca

New Member
Experimenta igualar as pressões a positiva com a negativa. a pressão dos pneus também conta. Na minha reba team u-turn não noto isso mas a pressão dos pneus anda sempre nos 35.
 

GETmoney

New Member
Será que também pode ser das rodas? mas não me parece, porque fiz um teste,
em paralelos bloqueei a suspensão e o guiador tremia desbloqueei e a diferença não foi quase nenhuma!! :shock: que raio diziam tão bem desta suspensão.
Tive pena não ter experimentado antes de comprar senão tinha ido para uma fox!
 

kamuf

New Member
depois de todas as explicacoes qe li as mesmas esclarecem todas as situacões, mas mesmo assim é afirmado que possivelmente suspencão não está a trabalhar correctamente, por isso ter afirmado para contactares o importador ou uma oficina em em o mecanico perceba realmente de suspensões.
Se reparares na pernas esquerda está uma escala, de relação peso psi da camara positiva e psi da camara negativa, experimenta a colocal na camara positiva o minimo para o teu peso e na camara negativa o máximo para o teu peso indicado naquela escala, eu teno assim e a minha reba com cerca de 4500 km está fine. senão vai ao importador ou fala directamente com algem que perceba disso
 

GETmoney

New Member
Desculpa Kamuf,
mas dizes que a tua suspensão reage bem às pequenas irregularidades?
Isso é porque ainda não experimentas-te uma fox,
e ainda hoje li analises na Bike magazine a Bikes que traziam Rebas e os pontos negativos eram falta de sensibilidade nas pequenas irregularidades.

cump.
 

zykon

Super Moderador
Qual era a fox que experimentas-te?

Há que ter vários factores em consideração.

Se a fox era por exemplo uma vanilla, não podes comprar com a Reba, porque a vanilla é de molas.
Mas supondo que a fox era tambem a ar, existem tambem 2ou3coisas a considerar.

- Podes não ter a Reba completamente bem afinada para o teu peso, mas segundo dizes ja tens isso bem exlorado
- A famosa folga das fox não é uma folga acidental, segundo consta, é para que a suspensão possa trabalhar mais a vontade, logo menos atrito.
- Pode ainda não estar completamente "solta" por ter poucos kms
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

GETmoney said:
(...) porque fiz um teste, em paralelos bloqueei a suspensão e o guiador tremia desbloqueei e a diferença não foi quase nenhuma!! :shock: (...)

Por esta descrição parece que tens um problema com a tua RS Reba, pois se não notas diferença entre ela bloqueada ou desbloquada é porque ela não está a funcionar correctamente.

Quando te referes ao comportamento das Fox (pelo menos as F100) ser mais sensível aos pequenos impactos, é verdade, mas a diferênça não é tão grande como a que referes, pois dizes que é como se fosse bloqueada. A minha absorve razoavelmente bem essas pequenas irregularidades... :roll:

Já experimentei as duas (Fox F100 e a RS Reba) reguladas para o meu peso e a diferênça pode ser fácilmente atenuada com a utilização de mais 10 psi na câmara (-) da RS Reba.

Penso que o melhor mesmo é fazeres uma visita a uma oficina para ser feita uma análise por um técnico e/ou eventual envio para a garantia.
 
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