Regulação da Rock Shox REBA

#1
Como adquiri uma destas suspensões, que tão boas opiniões tem deixado, aproveito para perguntar como os respectivos utilizadores as regulam.

http://sram.com/en/rockshox/crosscountry/reba/



Elas têm várias regulações :
Pressão Positiva
Pressão Negativa
Velocidade de Recuperação ( rebound )
Bloqueio
Patamar de desbloqueio ( floodgate )

Aproveito para lançar as seguintes questões :

Colocam a pressão indicada para o vosso peso, ou diferente.
Colocam mais pressão na câmara positiva ou negativa, e quais as diferenças.
Como regulam a velocidade de recuperação.
Já alguém alterou o curso internamente, e os benefícios dessa operação.
Como regulam o desbloqueio.

Opiniões agradecem-se.
 
#2
Pressão Positiva indicado 110 psi eu meto 115psi
Pressão Negativa indicado 110 psi eu meto 120psi
Velocidade de Recuperação ( rebound ) um pouco mais que metade po lado da lebre
Patamar de desbloqueio ( floodgate ) esta no max.. bloqueiado é bloqueiado :wink:
 
#3
Boas,

Tenho uma reba sl e baixei um pouco as pressoes tanto da positiva como da negativa e a suspensao ficou mais suave.
A regulação da recuperação é sensivelmente ao meio e fechei mais o floodgate pq so bloqueio para pedalar em pé.
Avisaram-me para colocar o aperto rapido do lado direito e assim bloquear o botão que regula a recuperação que, ao que parece, tem tendência para ir ver as vistas nos tilhos mais acidentados.
Aconteceu-me no outro dia uma coisa estranha (ou talvez seja produto da inexperiência): fui medir o ar na camara negativa com a bike em pé e não de pernas para o ar como tinha feito da outra vez e saíu-me óleo da suspensão pela válvula do ar.
Já aconteceu isto a mais alguém? É normal uma vez que a bike estava em pé ou posso ter algum retentor roto?
Agradecem-se sugestões e bitaites.
 
#4
Boas eu tenho uma reba race 2006. Para o meu peso de 72kg, coloco 110 psi de ar positivo e 100 de ar negativo. Se colocar mais ar negativo que positivo notas a suspensão mais suave e a ir mais vezes ao seu limite de curso ou pelo menos com mais facilidade. Se quiseres fazer uma experiência para veres a influência do ar negativo, tiras todo o ar negativo e deixas só a pressão que gostas no ar positivo. Vais ver que a suspensão nem se mexe :mrgreen:

A velocidade de recuperação também utilizo mais ou menos a meio, pois é mais polivalente e não tenho que andar sempre a mexer mas às vezes quando tenho de descer num percurso mais trialeiro coloco-a mais virada para a lebre para ter uma recuperação mais rápida.

O floodgate está com cerca de 2 voltas e meia (gosto pessoal, para que amorteça qualquer coisa mesmo quando está bloqueada).

No inicio quando a comprei não liguei muito às regulações, do género regula-se uma vez e está feito, mas hoje já lhe dou mais atenção, pois nota-se mesmo a diferença no comportamento. :)
 
#5
António13_PT said:
Colocam a pressão indicada para o vosso peso, ou diferente. =, mas se a quiser mas rija, ponho mais, e vice-versa.

Colocam mais pressão na câmara positiva ou negativa, e quais as diferenças. Com mais ar na negativa a suspensão vai responder melhor nas pequenas irregularidades.
Como regulam a velocidade de recuperação. +/- meio
Já alguém alterou o curso internamente, e os benefícios dessa operação. Passei de 100 para 80 pois a geometria do quadro era de 80mm. A frente ficou menos alta, vira melhor.

Como regulam o desbloqueio. Para bloquear com pouco curso no manípulo, o floodgate ao máximo para mexer o menos possível quando bloqueada.

Atenção que todos estes ajustes devem ser feitos em função dos teus gostos pessoais. Cada caso é um caso e o bom desta suspensão é que tens muito por onde regular!
 
#6
Reba Race - Possivel problema....ou não ?

Boas tardes a todos,

tenho uma rockshox Reba Race 2007 c/popLock e ainda só fiz umas 3 ou 4 saidas com ela portanto pode-se considerar como estando quase nova....

Hoje quando fui fazer uns ajustes de ar na câmara positiva (em cima), após desenroscar a tampa, verifiquei que tinha um pouco de oleo dentro da valvula.

A minha pergunta é, e isto mais para quem tem suspensões iguais a estas,....será isto normal ?

Outra coisa que noto é que quando o floodgate está no máximo com a suspensão bloqueada, quando me ponho de pé, ouve-se um barulho de como se estivesse a bombear ar na suspensão......isto acontece com as vossas Reba's .....???

Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
#7
Re: Reba Race - Possivel problema....ou não ?

Boas,

é normal que as suspensões a ar tenham algumas perdas de óleo pela válvula do ar, porque o óleo existe internamente para lubrificação. Essas perdas são normais e não são problema.

Jepas
 

L.Ramos

Super Moderador
#8
Re: Reba Race - Possivel problema....ou não ?

:twisted:

O óleo é normal... tanto na camara (+) como na (-). :wink:

O barulho deve ser do Motion Control... deves ter o rebond lento e o óleo faz barulho a passar! nada preocupante. :roll:

Ela quer é km's! :D
 

luis

New Member
#10
Re: Reba Race - Possivel problema....ou não ?

Epá não sei se é normal o oleo, eu tenho uma reba à 1 ano e nunca vi fugas de oleo em lado nenhum, quanto ao barulho é normal de colocares o floodgate no minimo não ouves nada.

Um abraço
Luis Romão
 
#11
Re: Reba Race - Possivel problema....ou não ?

Lembrei-me por acaso de uma possivel razao para o oleo estar lá ......tive a bicicleta durante algum tempo de pernas para o ar .....enquando resolvia uns problemas de afinação do desviador traseiro.....pode ter ajudado.......

Tenho de comprar logo o suporte para a manutenção :D

Boas Pedaladas
 
#12
Alguém sabe quantas voltas se dá, no sentido do "coelho", para obter o reboundo máximo na Reba SL?
É que já dei um monte de voltas e o regulador não pára.
Também já fui ao manual, mas não informa.
 
4

467mfn

Guest
#13
Boas pessoal,

Tenho uma REBA Race 2007, e leio-vos muito acerca do ajuste de pressão de ar, afinação que quero fazer na minha suspensão, mas para a qual é necessário ter uma bomba adequada.

Alguém pode recomendar uma marca e modelo de bomba, qual o preço e onde pode ser comprada?

Cumprimentos
 
#14
467mfn said:
Boas pessoal,

Tenho uma REBA Race 2007, e leio-vos muito acerca do ajuste de pressão de ar, afinação que quero fazer na minha suspensão, mas para a qual é necessário ter uma bomba adequada.

Alguém pode recomendar uma marca e modelo de bomba, qual o preço e onde pode ser comprada?

Cumprimentos
Convem escolher uma bomba que tenha uma escala bem legível e grande. Digo isto porque 5psi podem fazer diferença e numa escala pequena que vai até 300psi torna-se complicado ler a pressão. De resto mesmo as mais baratas são funcionais, podem é não ser tão precisas, mas tambem não há grande mal nisso. Há na sportzone a 20 eur e julgo que na decathlon por um valor semelhante e não deve haver mais baratas que isso.
 
#15
MRocha said:
467mfn said:
Boas pessoal,

Tenho uma REBA Race 2007, e leio-vos muito acerca do ajuste de pressão de ar, afinação que quero fazer na minha suspensão, mas para a qual é necessário ter uma bomba adequada.

Alguém pode recomendar uma marca e modelo de bomba, qual o preço e onde pode ser comprada?

Cumprimentos
Convem escolher uma bomba que tenha uma escala bem legível e grande. Digo isto porque 5psi podem fazer diferença e numa escala pequena que vai até 300psi torna-se complicado ler a pressão. De resto mesmo as mais baratas são funcionais, podem é não ser tão precisas, mas tambem não há grande mal nisso. Há na sportzone a 20 eur e julgo que na decathlon por um valor semelhante e não deve haver mais baratas que isso.
A minha Reba (team) já veio com bomba
 
#16
Começando por responder ao mike_moka : a minha dá 5 voltas de ponta a ponta, para afinar o ressalto.

Eu peso cerca de 80 Kg e estas são as afinações a que cheguei depois de muito experimentar :

Pressão Positiva : 100 psi
Pressão Negativa : 90 psi

Ressalto : 2 voltas do lado lento
Gate : 1,5 Voltas para Esquerda


Ou seja está afinada para um peso inferior ao meu, mas assim fica bastante sensível. Bombeia um pouco mas prefiro assim devido ao conforto que ganho. E prefiro estas pressões a utilizar 110/110 por exemplo.

Como é a ar não esgota, utilizando com esta afinação quase 90 mm de curso.
 
#17
O manual , aconselha verificar a pressão "sempre" :choneh: antes de se iniciar uma volta....
Claro está que ninguém vai chegar a esse ponto e gostava de saber com que frequência se deve verificar a pressão ou com que frequência costumam verificar a pressão nas vossas Rebas.

Eu verifico a pressão na minha quando começo a sentir diferenças , mas o problema disto é que a diferença tem de ser mesmo notória :mrgreen: .

..Lucky!
 
#18
Para os meus 67kg uso o seguinte:

Positiva 100
Negativa 90
Rebound a 1/3 do limite da lebre
Floodgate: não sei quantas voltas... ponho-me a pedalar em pé a subir na pedaleira 44 e regulo a válvula no limite para não abrir

Atenção que uma alteração de pressão exige um consequente ajuste na válvula de rebound para que o comportamento nesse capítulo se mantenha igual.

Eu comecei por afinar as duas pressões a 115psi e quando baixei para 100/90 reparei que a recuperação ficou mais lenta pelo que tive que ajustar para o lado da lebre.

Atenção a quem tem suspensão total. Além de se acertar a pressão à frente é igualmente necessário que esta seja equilibrada com a pressão que têm atrás de forma a que as duas reajam em harmonia ao terreno.

Se tiverem dúvidas testem bombar o amortecedor traseiro com mais 15% do que o recomendado e fazer o contrário à frente. Pelo menos a minha bicicleta fica com um comportamento em que parece que tem as rodas quadradas quando o terreno e a velocidade endurecem... :lol:
 
#19
Para o meu peso 64 kg + 1 kg material extra , uso a seguinte configuração :


Positiva : 100
Negativa : 90
Rebound : Com inicio na Lebre , duas voltas.
FloodGate : Com inico no FloodGate máximo ( e bloqueio activo ), duas voltas , só para facilitar aquelas pedras mais chatas nas subidas, sem comprometer o bloqueio.

Com esta configuração, a Reba tem um comportamento confortável , mas sem comprometer a performance.

Os valores acima referidos resultam bem com o meu peso e para o meu estilo de condução , mas podem ser totalmente desaconselháveis para outro biker com variáveis peso e condução diferentes.

Deve-se também ter cuidado com a nossa posição de condução ( mais à frente mais atrás ) , visto que esta variável afecta o "desempenho" da pressão positiva na Reba. No meu caso em particular a minha posição condução é mais recuada .

..Lucky!
 
#20
Na minha já experimentei várias regulações, nomeadamente 100/100, 100 na negativa 90 na positiva, 100 na negativa e 110 na positiva e agora vou para o compromisso 100 negativa e 95 na positiva...

Até agora a que gostei mais foi 100/90, mas queria apenas um pouco mais de pressão na positiva apenas para haver um pouco mais de dificuldade a esgotar o curso! Mais do que 95 na câmara positiva perco muita sensibilidade!

Floodgate, completamente fechado menos volta e meia! Está óptimo!

Rebound, um nadinha um pouco mais de meio para a tartaruga, mas depende muito do terreno!

Peso do animal (eu, é claro)73kg