Regulação da Rock Shox REBA

MRocha

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Resumo do tópico:


BigFoot said:
Boas.
Epa porra.. uma pessoa pode não estar muito por dentro do assunto, mas ao longo das 7 paginas isto deve ser a 4 ou 5 vez que se repete isto.
Se sabes por ar no pneu tambem sabes numa suspensao, não precisas ir a um tecnico especializado nem ir a lado nenhum. Concerteza a suspensao deve trazer uma bomba com manometro, se não tiver aconselho te adquirir uma, não sao caras, e de futuro dao sempre jeito! vez o teu peso, olhas para a tabela que esta nas jarras na perna esquerda, vez a pressao que diz. desenroscas as tambas, metes ar nas respectivas camaras, cima positiva, baixo negativa. a positiva regula para o peso da pessoa, como todas as suspensoes a ar fazem, esta tens a negativa que te permite regular a sensibilidade, quanta mais pressao metes, masi sensivel a suspensao fica, e mais e o sag (sag=a precentagem de curso percorrido, quando estas em cima da bike) as tabelas sao meramente indicatorias, depois regulas ao teu gosto.
basicamente. se achas que a suspensao "afunda muito" metes mais ar na positva, se achas que não papa bem as inrregularidades e ta sempre muito em cima, começas por por ar na negativa, se achares que esta sensivel mas algo dura, retiras na pressao positiva. quanto as recuperaçoes tens o rebound na perna direita, e ainda podes jogar com a compressao do motion e floodgate na perna do oleo.
Parece confuso mais vais ver que é muito facil, podes mexer a vontade que não estragas nada, e assim é que se aprende, não é sempre a recorrer aos mecanicos e pagar.
qualquer duvida apita.


Cumps.

Bruno Atalaia

Quem fala assim não é gago! :mrgreen: :bompost: :
 

helio69

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Surgiu-me uma dúvida, quiçá pertinente.... :mrgreen:

Ora, como o Bruno disse e bem na suspensão vem uma tabela de pressões indicadas para o nosso peso... Vem nesta suspensão e noutras, mas a mim interessa-me esta porque é a que eu tenho!

No entanto a verdade é que apenas parte do nosso peso está sobre a roda da frente, sendo que o resto aguenta a de trás. Atendendo a isto, a distribuição do nosso peso pela bicicleta depende quase por inteiro da geometria da mesma, sendo que basta trocar um pneu para a mesma se alterar minimamente...

Ora, o que me leva a escrever este comentário é que as marcas não devem criar (pelo menos se o fazem creio que fazem mal) a tal tabela de pressões com o nosso peso, mas sim com o peso que a suspensão aguenta em cima em posição normal... E a minha pergunta é, ninguém sabe se existe uma tabela com esses dados?
 

zenith

New Member
BigFoot

Eu percebo perfeitamente aquilo que dizes mas tens de compreender que se trata de uma compra efectuada à distância e é necessário verificar se está tudo ok nos primeiros dias para eventuais trocas poderem ser efectuadas.
Se fosse uma bicicleta com um tempo eu não me importava nada de fazer isso que dizes, mas a bike tem 3 dias! E preciso de confirmar se a suspensão tem um problemas de fabrico para a mandar substituir. E isso, por mais boa vontade que tenha, só pode ser confirmado por alguém que perceba bem disso. Como não conheço ninguém perto que perceba do assunto, e como não quero perder tempo em identificar eventuais problemas, só me resta leva-la a uma loja para avaliar a suspensão. Quem sabe não é apenas uma questão de afinação, e o gajo não me leva nada pelo serviço...a ver vamos.

Mas agradeço, de qualquer forma a tua disponibilidade para ajudar.

Abraço,

Vasco
 

helio69

New Member
Zenith, desculpa lá, mas isso é o mesmo que espirrares e ires às urgências... :wink:

Acho que é uma atitude exagerada e que não te levará a lado nenhum! Além, disso se o mecanico vai fazer exactamente o mesmo que te disseram para fazer e manda-te para casa... Isto porque se ele quiser ver problemas mais a fundo vai ter que te abrir a suspensão e isso leva tempo e dinheiro... Mas tu é que sabes!
 

zenith

New Member
O meu pesadelo acabou de tornar-se realidade: A suspensão está pifada!
Já contactei o representante em Portugal e vou ter de enviar a suspensão para avaliar o grau de deficiência. Felizmente o problema pode ser resolvido em Portugal, não havendo necessidade de mandar a peça para a Alemanha. Mas fico fo**** pois para além de ficar sem poder andar, começo a por em dúvida a compra à distância. Como é possível que os gajos não tenham reparado na deficiência da suspensão?

Espero bem que isto se resolva depressa.
 

BigFoot

New Member
Helio69, é pertinente.. mas não concordo :mrgreen: as tabelas sao meramente indicatorias! é simplesmente para ter noçao se se deve la por 100psi ou 1000000psi :twisted:
isto porque independentemente de todo o peso que falas, algo altera ainda mais esse coeficiente.. nada mais que se pedalas com os braços mais abertos (cotovelos), logo o centro de gravidade altera se e pedalas mais sobre o guiador logo mais peso, ou se pedalas com os braços esticados em que reduzes o peso.
a tabela que falas, que eu saiba não existe e como deduziste, é impossivel de fazer, visto existirem milhoes de configuraçoes de quadros, rodas, suspensoes etc. Ja para não falar do que é afinado para mim pode não ser para ti e vice versa. :mrgreen:

quanto a isso aconselho a por se o que vem na tabela, e de seguida alterar a seu gosto exprementando de varias formas, ao alterar cerca de 10psi por camara para baixo ou para cima.



Zenith, qual o problema da suspensao afinal? eu acho estranho vir com defeito de fabrica, ate apostaria qualquer problema que fosse, mais a má montagem do que defeito em si. mas do que se trata em concreto? é muito vago dizeres que esta "pifada"..
faz me lembrar alguem, que abiru a suspensao "à papo seco" moeu as roscas todas, montou mal, logo funcionava mal, e como se não fosse pouco depois de ser avisado pelos amigos de como proceder em relaçao a tal assunto, decidiu enviar para o importador.. e reportou a suposta avaria e as peças a mudar.. :mrgreen: como é logico o importador adorou a idea, e fez o que ele mandou.. ele so depois não gostou da factura, como tudo isto não fosse pouco 3 meses mais tarde voltou a fazer exactamente o mesmo.. (e estou desconfiado que ele ainda não precebeu o real problema da coisa) :mrgreen:
Zenith não disse que foi isto que tu fizes te, estou somente a comentar um caso que ate é completamente diferente.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

zenith

New Member
Quando encomendei a bicicleta tive de fornecer todos os meus dados físicos: altura, entre pernas, comprimento braços e...peso. Supostamente estes dados serviriam para afinar a suspensão e o amortecedor.
A bike chegou na terça-feira já com a suspensão metida e apenas tive de meter as rodas e o guiador. Não mexi em nada na suspensão. Ontem fui dar uma pequena volta para ver como se portava e vi que a suspensão não recuperava quando eu me sentava no selim, ou seja, afundava toda e não vinha para cima. Pensei que fosse apenas uma questão de afinação. Li o manual e pedi opiniões a amigos e até aqui no forum e o problema persistiu. Calculei que fosse falta de ar e como não tinha bomba, decidi leva-la a um técnico que tem uma loja aqui na zona. Assim que ele a viu, perguntou se a suspensão era de 80 mm, pois à primeira vista ela parecia ser mais curta, mas afinal ela é de 100 mm. Metemos mais ar e manteve-se na mesma. Retiramos todo o ar e metemos tanto por cima como baixo a pressão conforme indicava na tabela e nada, igual no afundamento...e recuperação apenas comigo fora dela. Ele disse-me que não ia mexer mais pois como é uma coisa nova não queria ter a responsabilidade nas mãos. Compreendi e decidi ligar ao representante em Portugal que se prontificou a resolver a situação junto do importador em Portugal. Agora tenho de aguardar que ele me dê as indicações para enviar a suspensão para averiguar o que se trata. à partida, 2.ª feira já me diz qq coisa. Vamos ver.
Não me importo de esperar um pouco mais, mas quero é ter as coisas em condições.

Para quem percebe de suspensões, o que acham que pode ser?
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

So vou fazer aqui um pequeno reparo...

BigFoot said:
(...)... uma pessoa pode não estar muito por dentro do assunto, mas ao longo das 7 paginas isto deve ser a 4 ou 5 vez que se repete isto.
(...)

O tópico do zenith foi colocado junto deste por mim... por isso ele não leu as explicações dadas anteriormente, pois o tópico que ele criou era novo. A sua unica falha foi não ter pesquisado antes pelo Fórum! :mrgreen:

Explicação dada... :back2topic:
 

GETmoney

New Member
helio69 said:
Surgiu-me uma dúvida, quiçá pertinente.... :mrgreen:

Ora, como o Bruno disse e bem na suspensão vem uma tabela de pressões indicadas para o nosso peso... Vem nesta suspensão e noutras, mas a mim interessa-me esta porque é a que eu tenho!

No entanto a verdade é que apenas parte do nosso peso está sobre a roda da frente, sendo que o resto aguenta a de trás. Atendendo a isto, a distribuição do nosso peso pela bicicleta depende quase por inteiro da geometria da mesma, sendo que basta trocar um pneu para a mesma se alterar minimamente...

Ora, o que me leva a escrever este comentário é que as marcas não devem criar (pelo menos se o fazem creio que fazem mal) a tal tabela de pressões com o nosso peso, mas sim com o peso que a suspensão aguenta em cima em posição normal... E a minha pergunta é, ninguém sabe se existe uma tabela com esses dados?

O ideal é colocar a pressão pelo Sag. Assim se tiveres varios factores que influenciem, pelo Sag consegues sempre ajustar a pressão perfeita. Para XC acho que o Sag usado anda entre 15 a 20 %, mas isso varia de acordo com os terrenos e com o gosto do atleta.

Cump.
 

xico123

New Member
Pessoal, comprei uma Reba SL de 2007. Foi desmontada de uma bike, e por isso está nova. Já vinha com poplock, mas este não vinha montado. Fui ao site da Rockhox e eles têm lá um vídeo de como montar o poplock. Fiz como lá está, mas a suspensão não bloqueia. O poplock funciona na perfeição. Prende e desprende quando se pressiona o botão, e a rodinha azul anda conforme, no sentido do cadeado, quando carrego a patilha, e no sentido inverso quando pressiono o botão. Também tem o tal botão 'floodgate'.
O que será? No vídeo dizem que o parafuso onde se aperta o cabo, deve estar virado para a frente da suspensão, mas o meu não está. Terá alguma coisa a ver?

É que quer com a patilha para cima ou para baixo, não noto qualquer bloqueio.

O vídeo está em:

http://www.youtube.com/watch?v=6eW-5A2wbbc&eurl=http://www.sram.com/en/service/rockshox/view.php?catID=4&subcatID=1
 

xisco

New Member
Experimenta rodar o botão do "floodgate" todo para o +, e de seguida bloqueia, penso que já irá funcionar!

abraço
 

xico123

New Member
Nope. não acontece nada. Já tentei rodar o floodgate para os dois lados, mas nada acontece. Tanto com poplock on ou off não noto qualquer diferença. Não bloqueia.
Também noto que cada vez que mexo no floodgate, a roda azul do lockout fica com um pouco de óleo na superfície. Limpo, mas quando mexo volta a aparecer um pouco de óleo. Não é nada de mais, fica apenas 'oleado', mas não sei se será normal.

Devo dizer que ainda não andei com a suspensão, apenas a montei.

Andei a pesquisar nuns sites, e li que o floodgate só começa a funcionar depois de umas voltas, pois precisa de 'aprender' como se configurar. Isto é verdade?
 

xisco

New Member
Se é verdade ou não não te sei dizer..mas é assim, eu tenho um amortecedor mc3.r da rockshox e uso o bloqueio no guiador! E a maneira dele ficar completamente rigido (não mexe mesmo) é rodando o floodgate ao máximo para o +!O floodgate é um sistema em que podes controlar a força necessaria para desbloquear a suspensao, ou seja, se tiveres no maximo a suspensao vai ficar mesmo rigida sem bombear, à medida que rodas no sentido do - ela vai absorvendo algumas pancadas mas mantendo uma certa rigidez!

abraço
 

xico123

New Member
Pois... mas no meu caso não bloqueia nada de nada. É como se não tivesse lockout. Volto a perguntar, pode ser que alguém saiba mais alguma coisa: andei a pesquisar, e li que tinha acontecido o mesmo com uma Tora, e que o problema era falta de óleo. Poderá ser?
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Nestes casos penso que será melhor procurares a ajuda de um técnico qualificado, pois poderá ter de ser enviada para reparação ao abrigo da garantia.


Andei a pesquisar nuns sites, e li que o floodgate só começa a funcionar depois de umas voltas, pois precisa de 'aprender' como se configurar. Isto é verdade?

O que tem que "aprender" é o homem que anda com a bike... e não o sistema. Quando se referem a "aprender" é saber o n.º de voltas com que gostamos de que o sistema actue (força necessária para bloquear) :wink:
 

helio69

New Member
Ora, ando com uma pulga atrás da orelha e precisava de uma ajudita para a matar! :)

Alguém que tenha uma REBA SL comprada em portugal, poderia enviar-me fotos da mesma, em especial do arco superior?

Eu depois explico...
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Regulação da Rock Shox REBA - FLOODGATE

:twisted:

Depois das dúvidas de alguns e da questão da sensibilidade aos pequenos ressaltos da Reba, andei a matutar se a diferença não podia ser atenuada em relação às Fox.

Depois de alguma pesquisa resolvi fazer o seguinte:

:arrow: Abrir completamente o FLOODGATE e ir experimentar!

50-6934-BLK-KNOB.jpg



mc_top.jpg


Reba SL...regulação interna com sextavada
t_Rock%20Shox%20Reba%20Race%20Rebound%20Knob.jpg


Restantes Reba... regulação externa.



A 1ª constatação é que se perde o bloqueio... mas depois de rodar uns bons km's sinto que ela responde muito melhor aos pequenos impactos... funcionando de modo muito suave, mesmo passando em estradas com paralelos ou em zonas muito degradadas.

Normalmente eu usava com 1 volta e 1/2... pois desbloqueava ao 1º impacto médio quando bloqueada... por isso é que não me queixava assim tanto da sensibilidade.


floodgate.JPG




Encontrei estes tópicos em outros fóruns sobre a sua afinação do Floodgate e aumento da sensibilidade nos impactos a alta velocidade aqui...

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=406284

http://www.togoparts.com/forum/showthread.php?fid=1&tid=53400&loc=active&cb=&highlight=reba



E estes esquemas...

motion_control_damping_II.JPG


Reba Floodgate Fine Tuning

http://gallery.mtbr.com/showphoto.php/photo/170949/si/Reba

motion_control_damping_pic.JPG


Reba Floodgate Fine Tuning

http://gallery.mtbr.com/showphoto.php/photo/170925/si/Floodgate


Para conhecer melhor o funcionamento das suspensões da Rock Shox... http://www.the-red-pill.com/redpill_4_flash.html



Experimentem... e digam se melhorou! :wink:
 
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