Regulação da Rock Shox REBA

Estanislau

New Member
Bom dia Pessoal,

Ja foi falado por um utilizador e volto a questionar, ontem fui colocar ar na minha carga negativa e qual foi o meu espanto que ao retirar a bonba era so oleo. é normal a suspensão perder oleo pelo pipo do ar^???


abraço,
 

yjmalmsteen

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boas pessoal tenho aqui uma duvida...
eu tenho uma reba wc com o segundo poplock das fotos...aquele que dá para regular a compressão...
a minha dúvida é ....se eu quero que aquilo bloqueie quando carrego no botão tenho que regular quando o botão está carregado para bloquear?

obrigado
 

diogorocha

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na minha a botao serve para desbloquear e n para bloquear!


para ela bloquear tem-se k puxar a patilha neste caso empurrala ate ficar trancada!
 

helio69

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O porquê dela não bloquear quando carregas no botão (e desde que este fique preso :wink:) deve estar relacionada com a compressão, ou melhor, o facto do floodgate estar regulado no minimo... Agora, quando deves regular o floodgate é que já não sei se é com ela bloqueada ou não, mas o manual diz isso!
 

nmb

Member
já agora alguém me pode dizer que se para passar de 85mm para 100mm sei que é só retirar um espacador que lá está dentro. é fácil alguém fazer isso ou só mesmo revisão completa? não queria ter de esperar pelo verão... :(
 

Batas

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VascoEX9 said:
Desculpem á ignorancia. Mas o que é o Rebound, o Floodgate, o ar positivo e negativo ???'

Onde vejo isso?????

Reboud (retorno) aqui afinas a velocidade de recuperação da suspensão. Fechas a válvula e fica mais lenta a recuperação, abres e fica mais rápida. O ideal é não ter uma recuperação tão rápida que faça a suspensão saltar ao recuperar, nem tão lenta que não recupere a tempo de amortecer o próximo obstáculo/irregularidade.

Floodgate: Válvula de ajuste da compressão da suspensão. Interessante porquê: Queres que a suspensão absorva o impactomas que não esgote todo o curso, isto é, não bata no fundo! Se isso acontecer, fechas a válvula do floodgate para a compressão ser mais lenta.

Ar positivo: O ar que serve de efeito de mola. Tipo seringa. Fechas o bico da seringa e apertas, na suspensão acontece a mesma coisa.

Ar negativo: Não gosto desta designação, pois aqui o ar é sempre positivo. O que se quer dizer é ar de mola de efeito negativo. Ar que introduzes no fundo de uma das pernas que contraria o efeito da mola principal. Útil para tornar a suspensão mais sensível durante o início de funcionamento.


Estanislau said:
Bom dia Pessoal,

Ja foi falado por um utilizador e volto a questionar, ontem fui colocar ar na minha carga negativa e qual foi o meu espanto que ao retirar a bonba era so oleo. é normal a suspensão perder oleo pelo pipo do ar^???


abraço,

Antes de modificar as pressões de ar, deves ter em atenção o seguinte: Vais alterar o ar da mola principal, pela válvula que se encontra na parte superior da suspensão? Se sim deves ANTES manter a btt na sua posição normal (de pé) para que o óleo não saia pela válvula.

Vais alterar as pressões do ar de efeito negativo? Então deverias virar a btt ao contrário e esperar uns minutos para que o óleo desça da zona da válvula.

Se não fizeres isso vais perder óleo a cada alteração das pressões, o que é mau. Se deixar de sair óleo, é mau e deve-se colocar o mais rápido possível.



yjmalmsteen said:
boas pessoal tenho aqui uma duvida...
eu tenho uma reba wc com o segundo poplock das fotos...aquele que dá para regular a compressão...
a minha dúvida é ....se eu quero que aquilo bloqueie quando carrego no botão tenho que regular quando o botão está carregado para bloquear?

obrigado


Que confusão! Como já foi dito, queres que bloqueie quando carregas no manípulo e desbloqueie quando carregas no botão.



yjmalmsteen said:
boas

então alguém me sabe dizer porque que a minha não bloqueia quando carrego no botão? :S

obrigado

Porque não tem de bloquear!!! Assim desbloqueia!




nmb said:
já agora alguém me pode dizer que se para passar de 85mm para 100mm sei que é só retirar um espacador que lá está dentro. é fácil alguém fazer isso ou só mesmo revisão completa? não queria ter de esperar pelo verão... :(

Se fazes essa pergunta é melhor passares numa loja que fazem-te isso na hora... Mais ou menos.



P.M. said:
Kuko,

No primeiro lockout, apenas tens opção da suspensão desbloqueada/bloqueada. Com este, não é possivel ter posições intermédias de ajuste da compressão (que acho ser muito penalizante para o funcionamento da suspensão e dai não gostar desta versão...), ou seja, ou tens a compressão no minimo (tudo aberto) ou no máximo (bloqueada...).
No segundo, podes também ajustar a compressão directamente a partir do guiador.

VascoEX9,
Nos manuais da RS vem isso explicado e aqui no forum já existem uns quantos tópicos a falar disso...

P.M.


Não concordo muito com a explicação. Aquele botão de rodar serve apenas para alterar em andamento o ajuste da compressão, coisa que se pode fazer no botão do floodgate...

Na minha suspensão nem uso esse botão...

Com o outro poploc é possível ajustar o bloqueio para que a suspensão não bloqueie quando premida a alavanca....




Quanto à colocação do poploc penso que colocaram do lado ERRADO pois o botão de desbloqueio está "longe" do polegar...

No MEU caso está montado no lado esquerdo, e reparem que é diferente do vosso! (do mostrado nas fotos anteriores)

30u4unc.jpg
 

nmb

Member
Batas said:
nmb said:
já agora alguém me pode dizer que se para passar de 85mm para 100mm sei que é só retirar um espacador que lá está dentro. é fácil alguém fazer isso ou só mesmo revisão completa? não queria ter de esperar pelo verão... :(

Se fazes essa pergunta é melhor passares numa loja que fazem-te isso na hora... Mais ou menos.

obrigado. fiz a pergunta exactamente para saber se era coisa de se fazer em loja especializada ou dá tanto trabalho que mais vale mesmo esperar pela revisão ;)
 

helio69

New Member
Batas, eu creio que (a menos que eu ande muito enganado) que a tua explicação sobre o Floodgate não é a mais correcta...

O que o floodgate faz é permitir ou não, enquanto a suspensão vai bloqueada, alguma absorção de impactos e irregularidades. Essa absorção vai variar na medida em que abres ou fechas o floodgate. Se ele estiver completamente fechado a suspensão quando bloqueada mexe o minimo possível. Eu por exemplo, tenho-o regulado para permitir cerca de 10mm de curso quando ela está bloqueada!
 

Batas

New Member
helio69 said:
Batas, eu creio que (a menos que eu ande muito enganado) que a tua explicação sobre o Floodgate não é a mais correcta...

O que o floodgate faz é permitir ou não, enquanto a suspensão vai bloqueada, alguma absorção de impactos e irregularidades. Essa absorção vai variar na medida em que abres ou fechas o floodgate. Se ele estiver completamente fechado a suspensão quando bloqueada mexe o minimo possível. Eu por exemplo, tenho-o regulado para permitir cerca de 10mm de curso quando ela está bloqueada!

Ola! Lamento discordar, mas pelo que tenho lido, e melhor, pela própria experiência da minha sid wc, o botão da válvula de floodgate apenas serve para definires a pressão necessária para a suspensão desbloquear. Quer ela esteja com o ajuste da válvula de floodgate no máximo ou no mínimo, vais ter sempre 10mm de curso quando bloqueada.

O objectivo deste ajuste é permitir ajustares a suspensão para ti, isto é, afinas de forma ficar bloqueada, mas absorver quando surge um impacto com determinada intensidade...

"...changes the function of the FloodGate knob from a blow-off threshold adjuster to a high speed compression adjuster..."

MAS se eu estiver enganado por favor corrige-me! :wink:
 

Batas

New Member
helio69 said:
eh pá, será que eu ando enganado? :s tenho que confirmar e depois digo~algo!!! :D

Ok! Ao menos um de nós fica elucidado! Pelos vistos os dois... O que perder paga um fino. :D
 

FReis

Member
Boas,
Tenho uma Reba SL à pouco tempo, acham que as regulações aqui sugeridas para outras Reba (Team etc), serão válidadas para a SL?
Ainda não percebi para que serve o "Motion Control", alguém me consegue explicar sff?
Abraço
 

andrextr

Active Member
Motion Control é uma tecnologia usada pela Rockshox na perna da compressão da suspensão... É a perna que tem o oleo (perna direita ponto de vista do rider)

As regulações das suspensões são universais... Desde que saibas o que é cada uma das coisas (rebound, precarga, etc etc) só tens que ajustar ao teu gosto, e com base no que já foi dito anteriormente.

Se queres aprender um pouco mais do assunto, vê este video:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,33241.0.html
 

FReis

Member
Eu sei que a REBA SL tem a regulação "Motion ...", mas ainda não percebi em que consiste.
Em relação às equivalências, é se poderei usar como valores de referância iniciais, os sugeridos aqui, para a pressão positiva, negativa, rebound, etc, ou poderão ser substancialmente diferentes, entre os vários modelos da Reba!
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:


Andava à procura de uma resposta... e encontrei isto: http://www.the-red-pill.com/redpill_4_flash.html

Este link responde a tudo! :D


As reba são em tudo semelhantes... mas têm diferenças na regulação do Floodgate (interno na SL) e na coroa que é mais leve na Team... e em carbono na WC. Depois podem ter ou não poplock.

Existe tambem versões com U-Turn que altera o curso da suspensão.

Em termos de regulação são todas semelhantes!
 
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