Giant ATX Team (Sub 9 Kg) que virou XTC Carbon

Aproveito para deixar fotos da bike com os novos travões... São muito feios, mas efectivamente considero-os muito bons...Eu próprio fiquei abismado em relação ao poder de travagem que acrescentam em relação aos que tinha até então, que por sinal achava bem competentes....










Aproveito o tópico para questionar os entendidos acerca do seguinte:

Tenho pneus Race king que pesam 430g cada. Tenho camara de ar com liquido no tubes que fica a pesar sensivelmente 150g. Resumindo, o peso por roda do conjunto que tenho até então pesa cerca de 580g.

Aqui começam as minhas duvidas:

- Qt pouparia em peso se trocasse para pneus que dessem para converter? (estes continental não consigo)... pensei por ex nos smallblock 1,95 ou nos bontrager XR1

- os pneus enunciados convertem-se facilmente?

- Já alguem colocou na balança os pneus que enuncio em cima? qt deram?

- Mesmo que não ganhe em peso na troca de camaras por pneus convertidos, existe mais alguma vantagem? e desvantagens?

- Que alternativas de pneus recomendariam ??


Agradeço desde já a vossa ajuda
 
Boas,os XR1 são,se não estou em erro tubless ready ou seja vem preparados para o uso sem camara e o peso anunciado é de cerca de 460gr,somas mais o peso do liquido que será no minimo 50gr e ficas com 510gr,quanto ao SM8 depende se compras na versão de 60tpi ou 120 tpi,mas o peso anda entre as 450gr e as 510gr(depende da sorte que tiveres aquando da compra). Mas no meu entender não equaciones a troca para tubless tendo em conta apenas o peso,pensa tambem no conforto extra que isso te proporciona pelo facto de poderes rolar com menos pressão e na maior tração daí resultante !
 
Boas,

Se tens camaras com liquido de 150gr cada, tens no conjunto das duas rodas 300gr.
Com tubeless (180gr para as duas rodas) tiras sensivelmente 120gr de peso rolante...

Nos pneus pessoalmente aconcelhava-te um Schawlbe rocket ron 2.1 Evo para a frente (entre 390 e 450 gr +-, 30€ +-) e para trás um Kenda Smallblock Eight que têem 420gr anunciadas (18€).. Ficavas com +- 900gr de pneus + 180 de tubeless contra as 860 gr de pneus + 300gr de camaras que usas. Ainda são umas gramas (conforme o peso do RRon!) :lol:

Mas olha que o Tubeless não é só peso! É maior conforto, tracção e resistência a furos... Mas sobre esse assunto já tens aqui pelo fórum alguns tópicos ;)
 
Ja tives-te algum problema com o pedaleiro kcnc??? Tenho um igual e o braço esquerdo quase que se soltou, voltei a apertar e voltou a dar no mesmo!!!Ja passas-te pelo mesmo??
 
Congrats pelos travões =)

Esteticamente não são apelativos, mas pouco importa desde que cumpram ;)

Mas olha que o Tubeless não é só peso! É maior conforto, tracção e resistência a furos...
Fábio A. o tubless tem inumeras vantagens de facto, mas invocar conforto e tracção já é divagar um bocado não? =p
 
carabinieri,

Mas no meu entender não equaciones a troca para tubless tendo em conta apenas o peso,pensa tambem no conforto extra que isso te proporciona pelo facto de poderes rolar com menos pressão e na maior tração daí resultante !
Aqui o syndicaterider disse-o bem melhor que eu...:)
Sinceramente não percebi a tua observação :lol: :p

E foi o próprio tmpcorreia que perguntou :

tmpcorreia said:
- Mesmo que não ganhe em peso na troca de camaras por pneus convertidos, existe mais alguma vantagem? e desvantagens?
Portanto não sei onde divaguei ;)

Abraço
 
Last edited:
Vejamos,

Com cameras de ar também há a possibilidade de se rolar com menos pressão, ou estou errado?
Tudo dependo do ar que lhe enfiem pra dentro... :lol:
Usei cameras de ar desde que me recordo de ser quem sou ( ja la vao mtos anos), e uso tubless à 10 anos, deduzo que não seja noob no feedback que tenho.


O conforto que eu consigo alcançar passando de tube para tubless é andar de facto despreocupado sem ter furos básicos, é de facto um conforto não andar a remendar pneus, aqui dou o braço a torcer.

Mas em relação a pressões, não me alongo :rolleyes:

Bom, acho que chega de offtopic
 
Eu à uma semana que sou o feliz proprietário também de uma Giant XTC C. Parabéns pela tua montagem. A minha é bastante diferente e ainda não sei o peso. Depois vou actualizando quando souber. Para já a bike parece um avião a rolar e subir:
 
Last edited:
Ok pessoal... brigadão pela ajuda ..... estou decidido em colocar pneus kevlar convertidos.... so tenho que decidir quais... estou mais inclinado para os XR1 da bontrager... Alguem sabe se é facil de converter? e o XR0? alguem já testou? Gosto de pneus semi slicks, mas tenho medo que sejam mt finos (medida 1,9).

Antonio_Cid: na minha pedaleira nenhum cranck se desapertou até a data. Na altura em que a comprei avisaram-me que para ter garantia tinha que ser montada na loja. Disserm-me também que nos primeiros tempos deverias ver se os crancks continuavam justos.... Fui por 2 vezes a loja no inicio ajusta-los, e nunca tive qq problema.

Cumprimentos
 
Boas...

Que grande abião... Só trocava a grade do bidon...e o selim por um igual ao anterior mas com carris em carbono ;)

Abraço e boas pedaladas

Também faria o mesmo trocando uma grade de Bidon leve tipo 10gr, e metia um Selim igual ao que tinhas , mas com Carris em carbono, ehhe..

Mas está mesmo muiiito bem montada!

Parabéns;)


Cumps, e Felicidades, com ela
 
Eu tenho uma grade de bidon leve de carbono, muita bonita, ficava muita bem nessa bicicleta, pesou cerca de 10 gramas, o problema é que é uma autêntica treta. Na primeira vez que andei com ela o bidon saltou-me duas vezes nas duas primeiras descidas... já passou para a bicicleta de ciclismo e voltei à grade pesada para o btt... Se bem que é raro usar bidon, é quase sempre o camelbak...
 
Boas :)

Brigado pelas sugestões... São sempre bem vindas :D

Tb não gosto mt da grade de bidão. Tinha uma specialized preta e vermelha e coloquei posteriormente uma elite pq a achava bastante bonita (ver pag 16 do tópico). Acontece que apesar de bastante boa, acho que a grade ficava horrivel na bike e optei por esta, uma vez que combinava com os vermelhos do resto da bike. Sinceramente, das 3 grades que tenho em casa a que acho mais bonita é mesmo a specialized (ver pag 15), mas aceito sugestões... :)

Qt ao selim, percebo a vossa opinião. Eu próprio acho o SLR mais bonito que este. Acontece que um dos motivos que me levou a trocar o SLR XP por este foi precisamente não gostar muito dele. Como tinha que arriscar um selim novo (sem saber se ia gostar) ponderei este Ritchey e o selle sam marco aspide, ambos com carris de carbono. entre ambos sempre achei este mais feio, mas uma vez que custava cerca de 60€ a menos, foi a minha escolha.... lol...

No entanto, posso afirmar hoje que a escolha foi perfeita.... Na minha opinião este selim em termos de conforto bate a milhas (mas mesmo a milhas...) o SLR XP que tinha.... Nem eu esperava que fosse tão fixe... Por isso meus amigos.... Daqui não vai sair... :)

Caso exista sugestões de grades de bidão fixes gostaria... é obvio que preferia alguma que tivesse algum vermelho e preto.... mas é dificil... Há uma topeak que é bastante leve e bonita (mas tem letras amarelas... :S

Cumprimentos
 
a grade da specialized é muito fixe sem dúvida. quanto a selins já estás safo mas uma solução porreira tinha sido este da essax:

http://binaclinica. wordpress. com/category/selins-essax/ que pesa 160 gramas e custa 46,90 euros... muita malta anda a comprar e está satisfeita. eu tenho um SLR XP mas versão Flow (com buraco no meio) e quando o trocar estou a pensar arriscar num essax e ainda tiro umas gramas...
 
a grade da specialized é muito fixe sem dúvida. quanto a selins já estás safo mas uma solução porreira tinha sido este da essax:

http://binaclinica. wordpress. com/category/selins-essax/ que pesa 160 gramas e custa 46,90 euros... muita malta anda a comprar e está satisfeita. eu tenho um SLR XP mas versão Flow (com buraco no meio) e quando o trocar estou a pensar arriscar num essax e ainda tiro umas gramas...
confirmo que é um grande selim. confortavel, leve e barato
 
Boas, acabei de ler a 18 pgs e gostei da evolução, muito bom gosto, parabens.

Relativamente aos pneus Bontrager XR1, posso dar-te um feedback muito positivo, pois acabei de montar uns á cerca de 2 meses, e depois disso fiz 3 maratonas. Pensoi estar em condições de dar a minha opinião, e começo por dizer que são muitos bons roladores, muito aceitaveis na travagem, e a curvar tambem c/ nota positiva, mas, tem que se ter algum cuidado quando o andamento é mais agressivo, pois fojem um pouco á frente. Para mim estes XR1 são dos melhores pneus para piso seco, e são muito similares aos kenda small block 8 (kevlar), que tive anteriormente bem mais baratos (+-20€) mas tambem mais frageis, e c/ agravante de se irem embora rapidamente.

Os XR1 pesam 460gr e são muito faceis de vedar, só tens que os colocar no aro, e antes de lhe colocares o liquido enche-os até estalarem bem, e deixa ficar uns minutos, depois abre-os coloca-lhe o liqudo e volta a encher, dá uma voltita para acabar de vedar. Os meus ficaram vedados de 1 dia para o outro. Os Kenda SB8 foram bem mais dificeis, demoraram cerca de uma semana até deixarem de perder ar.

Espero ter ajudado.

Abraço
Jorge Faria