Tens suspensão Rock Shox? e problemas ? eu tenho!!!

oliana

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Boas Klab.
Esse kit parece igual a um que comprei uma vez no ebay. Se for igual podes esquecer a revisão para já. É que os o-rings vedantes das camaras do ar não são de medida correcta. Toma atenção e repara nas medidas dos o-rings antes de os substituires. Eu acabei por não utilizar a maior parte desse kit. Pode ser que eu esteja enganado, e nesse caso, ainda bem para ti.
Acabei por comprar na Patocycles. Muito mais completo e exacto.
Atenção a esses o-rings.
Qualquer duvida, estamos por aqui para ajudar.
 

andrextr

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eheh kit do aço.

No damper side o único o-ring que é preciso trocar é o "6" porque é o único o-ring dinâmico. Os outros são todos estáticos não precisam de substituições. Para quem não quiser comprar kits e comprar os o-rings à parte a 15centimos cada, que veja aqui a dimensões neste tópico e onde os adquirir: http://www.forumbtt.net/showthread.php?42973-Rebound-das-Rockshox-(funcionamento) ou aqui: http://img715.imageshack.us/img715/373/recon20orings.jpg

Quem não se quiser chatear muito, que mande vir o kit da RS que trás a panóplia toda de coisas uteis e inuteis eheh. Mas como aqui em Torres Vedras é praticamente impossível de mandar vir alguma coisa da ciclocoimbroes, tive que me desenrascar numa casa de orings.

Já agora, queria ainda agradecer mais uma vez o trabalho do VT que tem a paciência descomunal de vir aqui ajudar toda agente. Espero que não haja stress de meter aqui as dimensões dos o-rings para meia duzia de carolos, mas também não é por isso que alguém vá ficar mais pobre.
 
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oliana

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Tens toda a razão andrextr. Mas por incrível que pareça não consegui arranjar esses vedantes (o-rings) dinâmicos aqui em Setubal. E por via das duvidas, até porque eles vão durar mais uns 3 anitos, adquiri o kit na Pato. Guarda pós incluidos.
Mesmo com a panóplia de peças que parecem a mais. Mas como diz o V.T. são sempre para substituir. Pelo sim, pelo não.
E eu concordo.
E o-rings da casa dos chineses nem.....pó! Não na minhas rebas.
 

andrextr

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Os chineses também vendem o-rings? ahah.
Em lisboa há uma casa muito boa para adquirir o-rings, x-rings, casquilhos, etc... Hidralvedas. Foi lá que fui comprar os o-rings de Nitrilo (NBR70) prá suspensão.
 
P_Jota: Mencionas várias contradições: 1º se passaram quase 2 anos, deverias ter já feito no minimo 2 revisões gerais e mais umas 2 revisões das 50h. 2º Se és uma pessoa cuidadosa como não reparaste que as baínhas estavam riscadas? 3º o transporte é da responsabilidade de quem envia a suspensão para a Ciclocoimbrões, para além de existirem seguros inerentes às transportadoras, nenhuma reclamação foi recebida sobre a tua suspensão... 4º O problema não era recorrente, pois na primeira vez tratava-se claramente de um defeito no sistema de ar, ao passo que na segunda vez observava-se desgaste das baínhas por falta de manutenção... nada a haver uma coisa com a outra...
Quem analisou não teve dúvidas, nem precisou de consultar o cliente, pois os factos falam mais alto e nesse caso não havia qualquer dúvida. O manual é bastante claro nos pazos de manutenção e quem deixa chegar uma suspensão a esse estado, não está a cumprir o plano de manutenção.


Como já referi as bainhas não estão riscadas e não fiz mais revisões porque não tinha horas suficientes para tal...não tenho nenhum contador de horas mas sei aquilo que andei! O "problema" era mesmo de ter estado bastante tempo parada e pouco ter andado.. Na loja lá resolveram e apenas trocaram o óleo..já lá vão mais de 20h e tudo ok.Reptito que as bainhas não estão riscadas nem com sinal de desgaste..O transporte reconheço que possa ser do transportador o problema do mau acondicionamento.
Mas há que reconhecer que neste caso a assistência esteve mal....


P_Jota: A assistência não esteve mal, a assistência detectou riscos na tua suspensão, mas na volta até não são no exterior... nem visiveis a quem troca óleo para resolver problemas sérios...

Restante pessoal: Antes pelo contrário!!! fico contente de ver que cada vez mais revisões são feitas com gosto pelos donos, não só prolonga a vida das meninas, como, MUITO IMPORTANTE: eu trabalho menos!!!! :)))))

VT
 

Klab

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Repara, isto é um pau de dois bicos, se trabalhas menos, a faturação diminui :(

O que vale é que é uma pequena franja dos utilizadores que se aventura a mexer nas suspensões, até porque é necessário comprar o material (O'rings, óleos) e ter as ferramentas necessárias para a operação, o que não deve fazer grande mossa na faturação :)
 

Giantfreerider

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Fogo, com o kit assim tão bem explicado, não tem nada que enganar.
Basta ver uns videos, anotar a força dos apertos que se tem que dar e quantidades de óleo e faz-se a manutenção muito facilmente.
 

PauloAgra

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Boas tardes,

Ando nisto à pouco tempo e como tal estive a ver este tópico de trás para a frente e reparei que o que aconselham aqui é comprar a suspensão dar-lhe bastante manutenção e mesmo assim gastar 95€ de 6 em 6 meses numa revisão? Isso dá 190€ anuais em manutenção tendo em conta que por mais ou menos esse preço compras uma Recon isso não é um preço um pouco puxado? Isso parece-me marketing por parte das marcas para quase que "forçar" os clientes a comprarem suspensões novas ou estou errado? Funciona mais ou menos como nos telemóveis partes o ecrã e pôr um novo dá em alguns casos para comprar outro telemóvel novo é um bocado por ai certo? Desculpem se acho 190€ anuais em manutenção um exagero mas para a minha carteira é muito dinheiro calculo que não seja só para mim, pois por esse preço mais vale comprar uma suspensão nova todos os anos o que pelo menos para mim é impensável. Estava a pensar comprar uma Recon mas vejo tanta gente a falar de problemas, foi alguma série que saiu assim ou é recorrente mesmo nas novas?

Peço desculpa pela frontalidade mas no que toca a mexer no meu bolso não ando com rodeios e vou directo ao assunto.

Agradeço desde já a vossa resposta.

cumprimentos.
 

andrextr

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PauloAgra, em 3 anos, com uso agressivo (XC ao DH), só gastei 20€ em manutenções para a suspensão.... Foi o preço do óleo, duns o-rings, e duma ferramenta ou outra. E sempre tive a suspensão lubrificada e a funcionar impecável.

Portanto não sei onde é que foste buscar esses valores astronómicos... Só se foi nas contas da divida publica da madeira :D
 

klaser

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Klab,não sei se já fizeste a revisão,mas tb comprei esse kit no ebay e no meu caso,para uma reba race 2008,esses o rings estão todos certos e serviram todos...
 

PauloAgra

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Boa tarde André,

Como já referi eu li o tópico de inicio e houve um user que mandou fazer a revisão a uma loja e pediram-lhe 95€ pelo serviço ao qual o user achou muito, outro user disse que por 40€ consegues fazer uma revisão foi então que o user Rock Shox Portugal que pelo que entendi é um assitente SRAM da ciclocoimbrões disse que não achava muito pois uma boa revisão engloba mudar tudo lá dentro e que andava à volta disso, se calhar foi uma questão de defender o representante da marca que não achou muito mas de qualquer maneira foi o que ele disse. Uns posts mais à frente ele disse que para uma suspensão ser bem tratada tem de levar revisão geralmente a cada 6 meses ou seja 95€x2 dá 190€ certo? Depois uns posts mais à frente ele também disse que ficava admirado porque é que alguns users deixam as suspas irem até ao limite e só quando avariam é que mandam reparar, eu respondo é por causa destes preços que se praticam. Felizmente eu sei um pouco de mecânica e não tenho problemas nenhuns em fazer manutenção à bicicleta toda agora muito boa gente não se aventura a mexer na suspa e tem de recorrer às oficinas que lhe pedem semelhante dinheiro achas normal este valor? Por exemplo tenho um colega meu que comprou uma bike usada e a suspa dele é uma Sr Sun**** XCR de 2008 a suspa já tem 4 anos e o anterior dono não a tratou muito bem como tal chegou-lhe às mãos tipo forqueta, ora bem tratou de saber preços sobre revisão para fazer à dele qual é a admiração quando lhe pedem 45€ pela revisão? A suspensão não vale isso e mete algum dinheiro em cima desse valor e trazia uma nova com 0km correcto? Indignado tratou de fazer ele próprio a revisão está impecável e não gastou dinheiro nenhum. Se são esses preços praticados acho um absurdo e se pedem revisão de 6 em 6 meses esse valor é a dobrar santa paciência mas claro que o pessoal é obrigado a levá-las ao limite pois que se lixe o valor dá para comprar outra nova.

Por isso é que estou a perguntar se acham normal esse preço? DH numa Recon? Não é pedir demais à suspa?

Corrigem-se se estiver errado mas foi isso que percebi.

cumprimentos.
 

oliana

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Paulo!
Tambem me parecem um pouco exagerado esses valores das revisões que apontas. Não são baratos mas temos de nos sujeitar enquanto dura a garantia.
Mas não creio que sejam esses valores. Não são componentes baratos e se forem bem tratados, duram muito tempo sempre com bom funcionamento. Tive algumas suspensões desde 60 euros até aos 150 até chegar á Reba. E a partir daqui em equivalência, seja que marca for deste componente, vale a pena o dinheiro que custam as revisões. É claro que ficam um pouco mais baratas se soubermos fazer as coisas em condições.
Doutro modo, mais vale entregar a quem sabe.
Repito que no meu caso foi enquanto durou a garantia. Depois foi arregaçar as mangas e pesquisar muito. Fazer perguntas aqui e ali. Finalmente o dia D. Foi aberta e espalhada ordenadamente em cima de uma folha branca de papel 70x100. Bem ordenado, com uma sequência certinha! Foi o principio de muitas revisões e muito dinheiro poupado. O resto estava nos manuais da marca.
 
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andrextr

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PauloAgra eu nos ultimos 5 anos tive uma Recon, uma Pike e agora uma Domain. Usos entre XC ao Enduro, DH/FR, só gastei 20 ou 30€ em manutenção. Que foi o preço do óleo 5W Motorex, mais umas massas de silicones, uns alicates de freios, orings, etc... Nunca precisei de mudar de retentores porque nunca tive as suspensões a babar óleo consideravelmente. Além disso mudar o óleo à suspa é mais fácil e limpo que mudar as fraldas ao puto.

É claro que se contratares um jardineiro em vez de seres tu a cortar a relva, sai-te muito mais caro !!! Mas isto hoje em dia não há t€mpo para mandar fazer.
E sim, essa coisa de fazer revisões à suspensão todas as semanas é treta. Eu dantes chegava a tar 1 ano sem lhe mexer e ela continuava com óleo de lubrificação e limpinha por dentro. Elas quando começam a secar um gajo nota logo que ficam perras e recuperam aos soluços. E nunca deixei chegar a esse ponto. Agora aquele pessoal que vai à oficina porque teve um furo, isso é normal que andem com a suspensão toda mamada com as barras todas desgastadas de trabalhar em seco. Eu cá só vou à loja quando o quadro parte. Ahaha

Um abraço, e não te assustes que isto não precisas de gastar fortunas. Só precisas é de perder uns minutos na net a aprender a fazer e praticar ao vivo.
 
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oliana

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Possivelmente é por isso mesmo. Há muita malta que só se serve da net para o Facebook, jogos, Baddos, etc. Aqui aprende-se muito. Pelo menos eu aprendi. Mentira! Vou aprendendo. E tambem vou dando umas dicas a quem precisa. Não custa nada!

Foi mesmo com um video que colocaste aqui, que o meu ario foi revisionado a 1ª vez. Custo geral até agora em quase 5 anos; 3 origs e uma embalagem de vaselina= 1.5 euros. Uma autentica fortuna! E bomba...bomba...bomba!
 

Klab

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Ainda não fiz a revisão, mas estou convicto que o kit vai dar sem qualquer problema, estive a ver o feedback do vendedor, tem 615 votos positivos, 0 negativos e vende este kit desde 2010.

Com tanta gente a comprar de certeza que alguém já teria reclamado se o kit não fosse o indicado...

Só me falta comprar o óleo 5W, mas comprar uma embalagem de 1L de óleo para utilizar 110ml é deitar dinheiro à rua, estou a pensar ir a uma oficina de motos/bicicletas e comprar avulso os 110ml, já alguém fez este tipo de compra??

Se uma embalagem de Motorex custa 12,30€(1L), 110ml ficam a 1,35€ até dava 2€ :D

 

andrextr

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Pah olha eu comprei 1L a pensar o mesmo, mas entretanto os meus colegas todos pedem-me sempre para fazer as revisões, quer sejam RS, E150, etc... e o certo é que já não tenho óleo ahah
 

PauloAgra

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Boas André e Oliana,

Sujeitar? Nem pensar recuso-me a pagar semelhante dinheiro por uma revisão e acima de tudo detesto que sejam terceiros a mexer na minha bicicleta, simplesmente compro as peças e substitui-o eu sei como fica e se apertei tudo muito bem, mesmo quando antigamente eram outros que faziam a manutenção tinha eu 12 anos e uma haro bike deixei para darem um jeito ao rotativo e a testa do quadro chegou com uns riscos às minhas mãos, perguntei ao dono da oficina disse que já estava, o meu material pode não ser de topo mas gosto de ver tudo impecável e sempre estimado agora vem um deficiente que se põe a arranjar a bike a martelo riscar o mateial todo? Nem pensar a partir desse dia exigia ficar a ver o que faziam e foi assim que aprendi, só preciso de ver uma vez a seguir desmonto tudo e seja o que Deus quiser, por mais que uma vez que tive de levar a bike em mãos para eles porem no sitio o que desmontei pois não estava a entender, não havia internet para saber como fazer, após muitas "manutenções" defeituosas agora meto sempre mãos à obra e até à data sou eu que mexo nas minhas coisas e será sempre assim daqui para a frente.

Pois um ano sem mexer na suspa é impensável para já pois tenho uma SR Su***** XCM V3 2012 que veio de série com a bike e ao fim de umas voltas na lama fica logo a trabalhar a 80% eu como sou um gajo "cisma" abro logo a suspa e limpeza e lubrificação para dentro em quase 2 meses já lhe abri 2 vezes e abrirei sempre as vezes que for preciso porque ou fica a 100% ou não fica comigo é assim, ela já não é grande coisa a 100% quanto mais a 80% =P

Eu queria comprar a Recon ainda este ano, quer dizer querer, querer era aquela suspa que tem uma raposa como simbolo estas a ver? Além de terem um desempenho brutal têm um aspecto ainda melhor e para mim só existem duas marcas a raposa e as outras mas como as raposas são assim para o carotas queria ver se não era forçado a dispender tanto dinheiro numa suspa. Por isso estou aqui a perguntar se as Rock Shox são assim para durar uns anitos pois não quero comprar uma por ano se for para isso que se dane compro uma raposa que sei que dura, dura e dura...

Por isso estou aqui a perguntar se têm bom feedback das Recon e quanto fica a manutenção de uma por ano pode ser?

Agradeço desde já a resposta.

Cumprimentos.
 
Eu tenho uma Recon a ar, fez uma revisão ao fim de 1 ano e de 4000km. Segundo quem me fez a revisão, estava praticamente sem óleo mas impecável. Depois da revisão já fez quase mais 3000km e nada a apontar. Trata-se de uma suspensão com relação qualidade/preço muito boa.
O preço que levam pela revisão ronda os 40/45€ na zona de Leiria.
O local onde tudo me pareceu funcionar de forma mais transparente foi na Patocycles (Porto), onde existe um preço para uma simples troca de óleo e outro quando se trocam vedantes.
No site deles pode-se ver a seguinte informação:

Rock Shox
:

Limpeza + mudança de óleo + verificação do estado - 18,30 euros (IVA incluído)

Limpeza + mudança de óleo + verificação do estado + vedantes - 35,58 euros (IVA incluído)

Isto leva-me a colocar em causa a honestidade de quase todas as lojas que fazem revisões (pelo menos as que conheço), nenhuma, excepto a Pato, me referiu a possibilidade de trocar apenas o óleo. Todos dizem que é necessário trocar os vedantes :-K

Provavelmente vou-me aventurar a fazer a próxima revisão.
 
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oliana

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Boas Paulo. 100 % razão. Eu tambem vou por aí! No entanto......
Quando compramos uma suspensão de quase 500 ou mais euros, ou uma bike com ela montada temos de saber á partida que se lhe mexermos dentro da garantia sem autorização da marca, o que pode acontecer em caso de avaria grave, longe das nossas possíbilidades técnicas. Fica ao critério de cada um, se vale a pena arriscar ou não. Já arrisquei algumas vezes ( na Reba faltavam 3 meses para o final, e no Ario foi logo no início porque ele perdia ar) e tive sorte. Mas temos exemplos por aqui do contrário.
No caso de uma Recon que custe 200 euros, se a revisão for esse valor, eu sem sombra de duvida que arriscava. Tendo conhecimento da forma de fazer as coisas como deve ser. Mas isso fica ao critério de cada um.
Arriscar com uma Reba ou Sid, não é decididamente a mesma coisa que arriscar com uma Suntour xcm ou RSTGila.

O meu kit foi adquirido ao vendedor - evilhomersimpson-. Estava com as medidas erradas nos vedante das camaras do ar. Logo os mais importantes. Não sei se foi azar, engano do vendedor, ou não, e agora já me estou nas tintas. Por pouco mais, agora já compro cá em Portugal.
Quanto ao feedback; Até eu lhe dei nota positiva. Foi antes da revisão! Chatice!
 
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