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Batas

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Não... É por estarem as relações mais próximas que as cassetes de 10v são compatíveis com cêpos de 9v...

SE a distância entre mudanças se mantivesse, seria preciso um cêpo mais comprido, MAS as "rodas dentadas" da cassete estão mais próximas para caber mais uma sem que o comprimento do cêpo tenha de ser alterado.

Daí que também as correntes de 10v sejam mais finas...

Nesta imagem, por exemplo: No mesmo comprimento podemos ter várias divisões (ou mudanças...)

al573q.gif


Foi a primeira imagem que encontrei no google. Não me apetecia brincar no paint :mrgreen:
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isso quer dizer que poderiam também alterar os manípulos X.0 para 10v e a trabalhar com o desviador traseiro X.0. Bastava fazerem esse anel com os tais 9 clicks mas mantendo a distância entre o primeiro e o último click.
 

Bravellir

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Certo batas, mas sabes se de facto o rácio do XX mudou? ( não estou a falar do twister adaptado, mas sim do XX oficial )
Se a largura da cassete é a mesma ( que é ) e se a quantidade de cabo puxada pelo shifter ou twister for o mesmo, então o rácio mantém-se independentemente de serem 1, 2 8 ou 10 "intervalos". Ou percebi mal o que é considerado rácio quando se fala de desviadores?

Se bem percebi, um twister puxa, imaginemos, 9cm de cabo. Tem um sistema, que pára ( indexa ) o movimento do twister 9 vezes, ou seja, divide o movimento de 9cm em 9 divisões em que a cada uma corresponde a posição do carreto na cassete.
A única alteração que descreves é no numero de clicks, ou seja, a quantidade de cabo movimentada é a mesma só que agora pára em 10 posições em que a cada uma corresponde um carreto.
Se foi isto, o rácio não pode ter mudado.. tem de ser o mesmo que o X0....

Alguém explica?
 

Jepas

Super Moderador
Fui eu que lancei a dúvida, mas percebi logo pela resposta do Batas, quando falamos em rácio, falamos na relação entre: quantidade puxada no manípulo/quantidade que mexe o desviador.

Se na Shimano com 9V é 2:1 e na SRAM com 9V é 1:1, agora no XX passa a ser 1:1,3. Realmente nada tem a ver com o espaçamento da cassete, o que permite as 10V no cepo actual é o facto de efectivamente os "clicks" no manípulo estarem agora mais próximos.

Enfim, bom ou mau, para quem quiser, existem já sistemas muito simples, como por exemplo o ShiftMate :D
shiftmate


Jepas
 

Bravellir

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fiquei pior :mrgreen:


quantidade puxada no manípulo/quantidade que mexe o desviador

2:1 no caso da shimano ou o inverso?
e 1:1.3 no caso da sram ou o inverso?

Por cada 2 cm no manipulo mexe 1 cm o desviador? Não é o contrário?
 

Jepas

Super Moderador
Já estamos OFF há bastante, mas nos Shimano puxas 2cm no manípulo que se traduzem em 1cm no desviador (desmultiplicação => mudanças mais suaves)
No caso da SRAM 9V é 1:1, o que puxas de um lado é movimento do outro (mudanças mais "duras").
 

ALNM

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... eu penso que o SRAMM XX mantem a relação 1:1.

As far as shifting goes, the XX shifters and derailleurs borrow the Exact Actuation movement from SRAM’s road groups. That means a) that the cable pull corresponds to exactly the same amount of derailleur movement, and b) that SRAM’s road levers and derailleurs will be compatible with the XX shifter and derailleurs
 

350plus

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Exacto ALNM,

A confusão aqui é que o 1:1 é relativo. Simplesmente multiplica sobre o que o shifter se moveu. Ora, o shifter pode ser corrigido (maquinando a nova placa de indexação) para mover-se em intervalos mais pequenos. Mas mesmo nesses intervalos mais pequenos, continua a ser 1:1 a actuação. É assim que se converte um shifter e desviador XO em 10 velocidades. O desviador não quer saber.

Mas aparentemente o desviador XX é exclusivo para 10 velocidades. Isso para mim deve-se ao alavancamento interno do paralelogramo. O cabo fornecido à entrada do desviador (na mesma 1:1 em relação com o shifter) não terá o mesmo comprimento por mudança que a versão de 9v dividida em 10 espaços. Aí, é o paralelogramo do desviador que multiplica o movimento do cabo e cria um movimento das roldanas do desviador de acordo com o espaço entre carretos.

Mas há "n" maneiras de esfolar este coelho. Daí a confusão que pode surgir.

Edit: Mesmo assim, o Desviador XX pode ser compatível com 9 velocidades, só não existe é um shifter de 9v que puxe o cabo com os intervalos correctos.
 

Bravellir

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Era ai exactamente que eu queria chegar.. Afinal não tou bêbado ( ainda :mrgreen: :mrgreen: ) Se o XX não fosse 1:1, nunca iria ser possível adaptar um twister 9v para 10v apenas mudando a placa de indexação..
 

Bravellir

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FiCaçador said:
Mas se os desviadores XX e X.0 tiverem o mesmo alcance e o mesmo rácio, tanto faz utilizar um ou outro :roll:
Excepto pelo pormenor da placa de indexação ter espaçamentos diferentes...

Foi exactamente isso que os espanhóis fizeram.. transformaram a placa de indexação do X0 para os espaçamentos de uma XX
 

350plus

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O rácio não é do desviador. É somente do shifter.

Um desviador pode consumir 10 mm de cabo por mudança e outro 5 mm de cabo por mudança e terem ambos o mesmo rácio 1:1 escrito na caixa. O rácio da SRAM refere-se ao movimento do shifter.

O que se especula, é que o rácio interno (criado pelo paralelogramo deformável) do desviador XX é diferente para todos os restantes da SRAM.
 

350plus

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Embora estejemos um pouco em offtopic, penso que se justifica adicionar mais uma bocadinho de informação à discussão, uma vez que de facto esta conversão é uma novidade... e leve. :)

Sendo assim fiz um pequeno gráfico que demonstra os rácios que são encontrados num sistema de desviadores e a maneira como são mantidos constantes nesta conversão do X0 para 10v. O único dado que não é forçosamente real é o curso do shifter. Neste caso atribuí 60 mm mas penso que não interfere muito na percepção.

2klpus.jpg
 

Batas

New Member
350plus, não sei se posso concordar contigo, pois aqui as variáveis são a deslocação do cabo realizada à saída do shifter e o deslocamento realizado pelo desviador (entende-se o movimento rectilíneo efectuado pela roldana mais próxima da cassete).

Segundo a Sram, e pelo que dá a entender, o rácio (ratio-relação-comparação-divisão-relativo a) é contemplado tomando ambos os dispositivos: O de entrada (deslocamento do cabo realizado pelo shifter) e o de saída (deslocamento do desviador traseiro)

Obviamente que se fixarmos um componente, temos de alterar o outro correspondentemente: Exemplo:

Para tornarmos um XO traseiro compatível com 10V, temos de maquinar "à la espanhois" o shifter. Agora, este shifter, mesmo sendo de 10v, poderá não ser compatível com o desviador traseiro XX, pois o seu paralelograma deverá ter uma desmultiplicação diferente, tal como não será compatível com o desviador da shimano, pelas mesmas razões.

Se um manípulo puxa a cada accionamento 2 metros de cabo, e as velocidades da cassete estão espaçadas de 4 metros: O rácio será de 1:2 (cada metro de cabo puxado pelo manípulo corresponde a 2 metros de deslocamento lateral do desviador).

Logo, concordo em 100% com a tua opinião dada às 17:47:20, mas não quando dizes "O rácio não é do desviador. É somente do shifter."...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Como o Batas explicou faz todo o sentido, e é dessa maneira que tenho pensado. A um determinado rácio do shifter tem de corresponder o rácio do desviador, caso contrário são incompativeis. É o efeito de alavanca do desviador que faz variar o seu rácio.

A confusão que está a acontecer é que o rácio não varia com o numero de mudanças ou distância entre clicks, é simplesmente a diferença entre o deslocamento inicial e o deslocamento final.
Até posso ter um shifter com 1m de curso, desde que no desviador esse metro corresponda à largura da cassete, do desfazamento entre o curso inicial e o final chega-se a um rácio. Esse shifter só funcionaria com esse desviador e vice versa, pois ambos partilham o mesmo rácio.

Se a largura da cassete é igual, a única coisa que vai alterar o rácio do sistema é o curso do shifter, independentemente do numero de mudanças.
 

350plus

New Member
Realmente aquele rácio de shifter 1:1 que ali coloquei no gráfico anterior não corresponde a nada do que se fala.

Como bem indicam, o desviador é o único responsável por manter o rácio neste caso, assegurando-se que 1 mm de deslocamento de cabo à entrada é transformado à saída em 1 mm de movimento lateral da roldana inferior.

A incompatibilidade do sistema XX que estávamos a tentar explicar, vem afinal do facto deste não possuir um rácio de 1:1. A SRAM chama "Exact Actuation" a um rácio que anda à volta de 1:1.3

Alguns valores reais então:

Shimano XT Shadow 9v

  • Cabo movido por mudança: 2.5 mm
  • Cabo total movido pelo shifter: 20 mm
  • Espaçamento entre carretos: 4.34 mm
  • Espaçamento total cassete: 34.72 mm
  • Rácio: 2.5 : 4.34 => 1 : 1.74

SRAM X0 9v

  • Cabo movido por mudança: 4.06 mm
  • Cabo total movido pelo shifter: 32.5 mm
  • Espaçamento entre carretos: 4.34 mm
  • Espaçamento total cassete: 34.72 mm
  • Rácio: 4.06 : 4.34 => 1 : 1.07

Shimano DuraAce 10v

  • Cabo movido por mudança: 2.32 mm
  • Cabo total movido pelo shifter: 20.88 mm
  • Espaçamento entre carretos: 3.95 mm
  • Espaçamento total cassete: 35.55 mm
  • Rácio: 2.32 : 3.95 => 1 : 1.70

SRAM Rival / SRAM Force / SRAM RED / SRAM XX 10v

  • Cabo movido por mudança: 3.1 mm
  • Cabo total movido pelo shifter: 27.9 mm
  • Espaçamento entre carretos: 3.95 mm
  • Espaçamento total cassete: 35.55 mm
  • Rácio: 3.1 : 3.95 => 1 : 1.27

SRAM X0 BlackCatBone convertido para 10v

  • Cabo movido por mudança: 3.69 mm -> Trocando o anel de indexação
  • Cabo total movido pelo shifter: 33.22 mm -> Modificando batentes
  • Espaçamento entre carretos: 3.95 mm -> Vindo da cassete XX
  • Espaçamento total cassete: 35.55 mm -> Vindo da cassete XX
  • Rácio: 3.69 : 3.95 => 1 : 1.07 -> Imposto pelo desviador X0
 

Batas

New Member
Bravellir said:
fiquei pior :mrgreen:


quantidade puxada no manípulo/quantidade que mexe o desviador

2:1 no caso da shimano ou o inverso?
e 1:1.3 no caso da sram ou o inverso?

Por cada 2 cm no manipulo mexe 1 cm o desviador? Não é o contrário?

Bravellir, estavas a pensar bem. Por cada (1)cm de cabo movido pelo manípulo, o desviador traseiro move-se 2cm. Não há volta a dar. Logo o sistema é 1:2, visto dessa mesma forma: 1cm de cabo corresponde a 2 cm de desviador. SE vires do lado contrário, 2cm de desviador correspondem a 1cm de cabo, vai dar ao mesmo, visto dos dois lados diferentes.

O que acho gerar confusão é na página da Sram existir a nomenclatura 2:1 nos seus manípulos como sendo compatíveis com Shimano, o que não deixa de ser verdade se estiverem a afirmar que cada 2cm de movimento de DESVIADOR necessitam de UM cm de cabo. Mas aqui já estamos a tomar em conta o referêncial... "São as àrvores que estão a andar para trás, ou é o carro que está a andar para a frente?" :lol:

Outra forma de ver a coisa é analizarmos o efeito alavanca:

LeveragePoint.gif


Neste exemplo podemos ver que o manípulo e cabo puxado estão do lado direito, e o movimento resultante do desviador está do lado esquerdo. Com uma pequena deslocação do lado direito, existe uma grande deslocação do lado esquerdo (a isto se chama rácio, a divisão de um deslocamento pelo outro).

Para este desenho estar de acordo com a Sram, o ponto de apoio (triângulo) deveria estar centrado na barra.

O que acontece quando o cabo tem lixo/atrito extra? Até queremos mover 1cm no manípulo, mas devido ao atrito, não mexemos 1cm, mas sim 0,9cm por exemplo. A chatice é que o desviador vai multiplicar esse erro por 2 devido ao rácio! Logo, esse erro de 0,1cm passa a ser um erro de 0,2cm do lado do desviador!

Logo, na shimano (1:2) um pequeno erro de deslocamento do cabo é multiplicado por 2 (tem mais peso) do lado do desviador que na Sram que usa um rácio 1:1, onde o erro presente no deslocamento do cabo é exactamente o mesmo do lado do desviador (1:1 não existe multiplicação). Daí que um sistema da Sram aguente mais tempo sem requerer afinação.
 

nogueira.nuno

Active Member
Depois compramos uns Grip Shift desses, desmanchamos e logo vemos o Segredo que não deve ser nada especial!!



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