Bravellir said:
fiquei pior :mrgreen:
quantidade puxada no manípulo/quantidade que mexe o desviador
2:1 no caso da shimano ou o inverso?
e 1:1.3 no caso da sram ou o inverso?
Por cada 2 cm no manipulo mexe 1 cm o desviador? Não é o contrário?
Bravellir, estavas a pensar bem. Por cada (1)cm de cabo movido pelo manípulo, o desviador traseiro move-se 2cm. Não há volta a dar. Logo o sistema é 1:2, visto dessa mesma forma: 1cm de cabo corresponde a 2 cm de desviador.
SE vires do lado contrário, 2cm de desviador correspondem a 1cm de cabo, vai dar ao mesmo, visto dos dois lados diferentes.
O que acho gerar confusão é na página da Sram existir a nomenclatura 2:1 nos seus manípulos como sendo compatíveis com Shimano, o que não deixa de ser verdade se estiverem a afirmar que cada 2cm de movimento de DESVIADOR necessitam de UM cm de cabo. Mas aqui já estamos a tomar em conta o referêncial... "São as àrvores que estão a andar para trás, ou é o carro que está a andar para a frente?" :lol:
Outra forma de ver a coisa é analizarmos o efeito alavanca:
Neste exemplo podemos ver que o manípulo e cabo puxado estão do lado direito, e o movimento resultante do desviador está do lado esquerdo. Com uma pequena deslocação do lado direito, existe uma grande deslocação do lado esquerdo (a isto se chama rácio, a divisão de um deslocamento pelo outro).
Para este desenho estar de acordo com a Sram, o ponto de apoio (triângulo) deveria estar centrado na barra.
O que acontece quando o cabo tem lixo/atrito extra? Até queremos mover 1cm no manípulo, mas devido ao atrito, não mexemos 1cm, mas sim 0,9cm por exemplo. A chatice é que o desviador vai multiplicar esse erro por 2 devido ao rácio! Logo, esse erro de 0,1cm passa a ser um erro de 0,2cm do lado do desviador!
Logo, na shimano (1:2) um pequeno erro de deslocamento do cabo é multiplicado por 2 (tem mais peso) do lado do desviador que na Sram que usa um rácio 1:1, onde o erro presente no deslocamento do cabo é exactamente o mesmo do lado do desviador (1:1 não existe multiplicação). Daí que um sistema da Sram aguente mais tempo sem requerer afinação.