Novidades Leves

FiCaçador

Elos Rápidos
O peso da RS1 é de facto uma desilusão, estava à espera de algo abaixo dos 1400 g. E claro o preço.
De resto parece-me bem, acho que faz todo o sentido a suspensão invertida, tanto estruturalmente como por os retentores estarem sempre lubrificados por gravidade. O problema é a rotação na parte de baixo e a solução foi um novo standard para o cubo.
As suspensões invertidas não são uma novidade? É claro que não! Mas não deixa de ser novidade o lançamento de uma suspensão nova...
Pelo que vi e li tem tudo para bater toda a concorrência em termos de funcionamento e rigidez, à excepção da outra suspensão invertida e com cubo próprio do mercado, a Lefty Hybrid, que por estes valores é uma opção válida e mais leve.

As ENVE é que são ainda mais umas rodas de sonho, agora com flancos hookless como até agora só se via nas Roval em carbono da Specialized. Só acho é que podiam ter feito os aros M50 com mais 1 ou 2 mm de largura interna, para os pneus largos com baixa pressão terem menos flexão lateral.
Melhor que as rodas só mesmo o vídeo, se não viram, vejam, porque vale mesmo a pena!
 

Nozes

Active Member
Muita gente se lembrou da Marzocchi RAC quando apareceu esta nova Rock Shox (que acho uma parvoíce darem o mesmo nome da primeira suspensão que fizeram em 1989),mas a RAc nunca passou da fase de protótipo.
Na altura demorou imenso tempo a termos informação sobre ela desde que a Marzocchi lançou a ideia para o ar,e anunciavam um peso francamente optimista a rondar 1kg,mas nunca chegámos a ter produção em massa nem sequer a confirmação desse peso.
Contudo,a Marzocchi produziu uma suspensão invertida durante bastante tempo,a Shiver (disponível também em dupla coroa,para downhill).
 

PenduluM

New Member
A Marzocchi RAC só pesava mais 200g do que esta RS1, estamos a falar de 15 anos de evolução em suspensões...

Ela foi comercializada, aliás se fores ver pelos foruns de bikes "retro" vês lá bastantes, porem naquela altura a internet ainda nao existia como nos dias de hoje e andavamos todos a ler revistas. O que diziam é que flectia ainda mais do que uma suspensao convencional. Mas que é bonita é.

A Shiver não é de XC, e nesses mundos temos tambem a Manitou El Dorado que teve algum sucesso.
 

ny12xx

Super Moderador
... O que diziam é que flectia ainda mais do que uma suspensão convencional. ...

Companheiro

Esse flexão advinha do facto das duas pernas não terem uma ponte.

Nas suspensões "não invertidas", temos a ponte que liga as duas jarras (peça sólida). Neste caso, não havendo ponte, ele tiveram de optar por um eixo francamente monstruoso.

Será este o caminho a seguir?

Nas motas de TT, depois de mudarem para as invertidas, já não voltaram às convencionais. Ainda a Marzocchi fez umas incursões com as Magnum, mas as invertidas mantiveram-se (e mantêm-se) de pé firme.

A Lefty já conta com uns bons aninhos nesta configuração, e não estou a ver que por aí venha mal ao mundo.

Um abraço

ny12xx
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Mas Lefty usa 4 rolamentos de agulhas para ter rigidez torsional, mais a bucha no caso das hybrid, e o eixo, que também não é nada pequeno, está integrado na parte de baixo da suspensão.

PenduluM, em 15 anos, além de se perder esses 200g, a rigidez é superior às suspensões normais actuais, que têm uma rigidez muito maior que as suspensões normais de há 15 anos, essas que flectiam menos que a RAC. Portanto acho que esses 15 anos são notórios.


Com isto tudo esqueci-me de referir uma coisa, todas estas novidades para XC são só para 29er... Parece que a posição do grupo Sram em relação a esse assunto está tomada e a ENVE tem a mesma opinião.
 

Jocas22

Active Member
em termos mecânicos parece-me que uma suspa invertida tem imensas vantagens, pelo que se conseguirem um bom preço é um melhoramento que faz todo o sentido. A única desvantagem que vejo é mesmo as bainhas estar tão perto de sujidade e pedras, ou usa algum material muito resistente ou como já disseram tem tudo para dar asneira, tanto apenas com sujidade que lá vá parar, como pedras a saltar como com uma queda.

Só não percebi uma coisa, senão tem a ponte como é que é só para 29er?! ou há algo que me está a escapar ou ainda é mais fácil de usar em qualquer tamanho de roda. :confused:
 
Estas suspensões têm tudo para dar certo (menos o preço que, à data, é proibitivo).

Afinal as motas, referindo-me principalmente as de enduro, usam este sistema à longos anos e com muito sucesso. E todos sabemos as agruras e vicissitudes que estão constantemente sujeitas...

Agora falando da parte que apenas estão a lançar material para 29", sem dúvida que neste momento todas as marcas se centram nesta medida e enquando houver público alvo será muito forte o mercado neste item.

Curiosidade... será descabido a Rock Shox lançar este modelo só para 29", ou estará na manga a grande hipótese de uma mesma suspensão ser adaptável às três medidas de rodas (26", 27,5" e 29"), recorrendo a um bloqueio mecânico / hidráulico?

Cumprimentos,
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Também já li a possibilidade de fazerem uma mais curta para 650b, mas se não fizerem também o mesmo com as rodas acho que não faz grande sentido.
A RS1 claro que lá cabem rodas mais pequenas do que as 29er, vai é ficar mais alta do que devia e alterar a geometria de um quadro que não o seja.


Hoje mais novidades... e leves!

Shimano XTR M9000 oficialmente apresentado.

XTR_XC_img01_500x375.jpg



Novos travões mais leves um pouco, rodas com aro em carbono e tubulares, também estas só para 29er.
Falam em 190 g por travão e 1300 g para as rodas.

2015-Shimano-XTR-M9000-Race-Brake-Lever2.jpg


2015-Shimano-XTR-M9000-carbon-tubular-wheels.jpg



Mais informações aqui.



Transmissão completamente nova! 11 velocidades e 1, 2 ou 3 pratos.

Cassete 11-40 compatível com os cepos actuais de 9 e 10 velocidades.
Desviador da frente completamente redesenhado e com um novo tipo de entrada do cabo.
Desviador traseiro também alterado para se adaptar melhor à cassete.
O mesmo pedaleiro na versão race pode alternar entre 1 ou 2 pratos.

Shimano-XTR-m9000-11-speed-1x-2x-3x-31.jpg


Shimano-XTR-m9000-11-speed-1x-2x-3x-32.jpg



Mais informações aqui.



A ideia da Shimano é alternar entre 1 prato para o XC e 2 pratos para as maratonas. Eu também pensava assim, até experimentar uma cassete adaptada a 11-42 numa maratona, depois disso passei a achar que estando em forma apenas um prato é sempre melhor e por isso, entre este novo XTR M9000 e o XX1, a minha escolha seria o XX1 com a sua cassete com maior alcance.
Mas para quem prefere 2 pratos, este novo grupo parece-me imbatível, desde que lancem outra cassete com menor alcance e consequentemente relações mais próximas. Se a ideia da Shimano é ter apenas a cassete 11-40, acho que estão a deitar muito a perder...
 

Insignia

Active Member
Acho que a cassete devia ser como a do XX1, apenas 40 será apertado para subir algumas paredes.
A pedaleira XTR, está um pouco estranha, a antiga é mais apelativa...
Ainda ninguem sabe o peso dos componentes??
 

daSilva15

New Member
As rodas ja tive com elas nas mãos e tinham muito bom aspecto, pena o preço, mas já é um bom sinal sabendo que a shimano nao adormeceu...
Quanto a RS1.. Toda a gentw diz que é igual as motos e bla bla... Será que nunca olharam para uma mota?!
A rs1 nao tem nenhuma ponte, muito menos aquele cubo vai-lhe dar rigidez a 100%...
 

pimentoski

New Member
os travões parecem-me fixes...

O facto de a cassete 11v ser compativel com os cepos antigos de 9/10v é bom, não temos de trocar mas por outro lado a relação 11-40 não tem comparação possivel com a 10-42 da sram... num prato de 32 à frente os 11 dentes são 10% a menos que os 10 dentes, ou seja na mesma cadência a cada 10 pedaladas quem tem 11 dentes fica 6,70 metros para trás... em recta nem toda a malta é cancellara, mas a descer pode fazer a diferença. E mesmo os 2 dentes na mudança mais leve podem fazer mossa... Só para terem uma ideia, um prato de 35 à frente com 11 atrás anda "menos" que um prato de 32 com 10 dentes... ou seja na mesma cadência o 32-10 dá 42cm's de avanço a cada pedalada a uma eventual 35-11. Mas quem usar 35 depois para subir se só tem 40 vai sofrer bastante nas subidas...
 

8CPlus

New Member
Plenamente de acordo pimentoski, a cassete de 11 vel da SRAM não tem nada a ver com a nova da shimano.
No entanto, e sendo eu utilizador satisfeito do XX1, estou curioso quanto à possibilidade de usar a transmissão da shimano com dois pratos muito próximos um do outro, tipo 36-28 e com a cassete de 11-40, deste modo julgo que evitaria muitos dos problemas com chupões na mudança da frente.
Perfeito era a SRAM criar uma cassete de 12vel 9-42, mas julgo que para isso o tamanho dos elos das correntes teriam que ser revistos...
 

RTC

Super Moderador
Acho essa relação da Shimano que o 8CPlus apontou interessante, mas que não há de série. Implicaria mudar um prato logo à partida. Com cassete 40, o melhor seria mesmo o 38/28.
 

TLouro

Member
Nem mais, Pimentoski!

Há sempre a tendência de olhar mais para o prato maior, mas no fim de contas o que interessa é a amplitude da cassete. Ou seja, para que a cassete com o carreto de 11 tenha aproximadamente a mesma amplitude da 10-42, era necessário que o maior carreto tivesse 46 dentes! Por outro lado, um carreto com 9 dentes é que seria revolucionário, dado que permitiria cassetes mais pequenas com a mesma amplitude (uma cassete 9-38 seria equivalente a uma 10-42) ou cassete com muito maior amplitude sem carretos excessivamente grandes.
 
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