Maxlight XC130 -> On-One 456 Evo II

FMCurto

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Não faço maratonas :) o meu BTT é mais de passeio e se possível com algumas secções mais técnicas mas sem exageros.Numa bicla fiável e descomplicada porque é tb o meu meio de locomoção para ir trabalhar.
Se, e é um grande "Se", algum dia quisesse mudar para carbono iria para algo como o novo 456 de carbono.Mas só depois de ver bastantes reviews de users em "estudos" da vida real.A versão anterior era quase unanimemente considerada rígida demais por exemplo.Houve até que tenha mudado do carbono para o aço por ser demasiado desconfortável de tão rígida que era.
 

PedroTenreiro

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Tudo bem... mas o que queria realçar é a valência do carbono em termos de reparação. O dele partiu-se e foi reparado sem espinhas.
 

FMCurto

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Pode funcionar,mas se tiver tempo logo ponho ai umas fotos do meu caminho para casa e da razão pq isso não seria opção para mim.
 

FMCurto

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Desde que esteja bom tempo faz parte do meu treino diário,para alguns até pode ser banal, mas como tive de ir perdendo os medos sozinho para mim foi uma conquista, e lá de cima pareçe bem mais alto:

4sxu8n.jpg
2uij70x.jpg


Mas a pensar numa escora remendada era tralho pela certa. :)
 

FMCurto

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Fdx, há mesmo dias de manhã que um gajo à tarde não devia sair à noite:

24xh1jq.jpg


A desviar-me de um a gajo que decidiu de repente fazer marcha atrás para o meio da ciclovia na Av de Brasil fui contra um dos pinos que pasme-se que está lá para não deixar os carros entrar, já é o segundo manipulo de parto da mesma maneira.
 

FMCurto

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Grande bike, e a de trás tb não é nada de se deitar fora :) Para o olho menos atento: é uma Specialized.

a2gq38.jpg


A primeira que vejo ao vivo.Deve ser mais leve que a minha :)
 

Baba

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Por acaso passou uma por mim à umas duas ou três semanas em Sintra, se eu já achava o quadro bonito nas fotografias, ao vivo é um espanto. Mas realmente o de titânio... Ui ui.
 

FMCurto

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Por essa altura andava pela Arrábida, folgo em saber que há "primas" por ai.Cada vez gosto mais do quadro, só é pena realmente o peso que deve ficar maior que a maioria das FS que andam por ai já com amortecedor incluido :), infelizmente o de titanio pareçe já ter saido de produção, imagino que volte a aparecer como 650B ou assim. Quando chegar essa altura talvez se consiga apanhar qualquer coisa no ebay em 26".
Depois de se experimentar uma long travel hardtail acho que já não há volta a dar, não conseguiria voltar uma geometria de XC.
 

FMCurto

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Tmars sd-419d

Uma nova adição, um espigão telescópico, neste caso o TMARS SD-419D:

v2uRtCe.jpg


Uma das muitas cópias descaradas da congénere americana Gravity Dropper (neste caso "achinesada") precursora neste tipo de coisas e considerada por muitos o espigão telescópico mais fiável que existe, muito por influencia de ser mecânico sem dúvida, mas com preços a acompanhar (cerca de 300 dólares).

gravity_dropper_classic_14663-800x800.jpg


Por cada duas ou três reviews a enaltecer as vantagens e funcionamento dos Reverb,KS e outros que tais hidráulicos há uma queixa de alguém que teve problemas e teve de mandar para a assistência. Verdade seja dita que pelo menos no caso da RockShox é quase unânime que a assistência é 5 estrelas mas tb é verdade que o Gravity Dropper tem reputação de sobriver aos quadros e ir passando de bicicleta para bicicleta, algo que a concorrência ainda nem teve tempo de provar.

Sendo uma cópia chinesa não terá por certo a mesma qualidade, mas sendo mecânico o processo de o abrir,lubrificar e eventualmente reparar algo torna-se acessível ao comum dos mortais que tenha um bocadinho de inclinação para trabalhos manuais.
Só tem 3 posições: estendido, uma intermédia a 55mm e totalmente rebatido a 110mm.
O funcionamento é muito simples mas não totalmente intuitivo: para rebaixar é necessário levantar o rabo, premir o remote para destrancar e então usar o peso para empurrar para baixo. Para subir a mesma coisa, mas ele destranca só quase se pressiona com o rabo para baixo ao mesmo tempo que se usa o remote.
Não me preocupei muito com as medidas antes de o encomendar mas acabei por ter sorte, para fazer a minha altura ideal de selim a zona de encaixe do cabo no espigão fica rés-vés ao quadro, seria certamente um problema para alguém mais pequeno. Eu tenho 1,78m com 83cm entre pernas e a minha altura ideal anda à volta dos 72,5cm.

Como ficou:

12GgYhH.jpg
V2CJ5Mw.jpg
SjYw7pM.jpg


Foi a minha opção sem dúvida pelo preço, 52£ (68€ ao cambio da altura que paguei), já com portes e o casquilho redutor.À semelhança do Gravity Dropper existe em 27,2mm tendo-se de usar casquilhos para outras medidas.Como já contava acabei por ser chamado à alfandega para pagar o IVA. Fizeram o câmbio na altura de ir levantar para achar os 23%, fui ligeiramente beneficiado pq deu 65€, paguei portanto 16,58€ de IVA + 1,80€ Impresso + 0,15€ EMOL TAB I (seja lá o que isto for) + 0,15€ para os CTT.Portanto 18.68€ de alfandega o que eleva o preço do espigão para uns módicos 87€.

Não é por demais pesado: acusou 580g (bate certo com o anunciado) ainda com as peças de proteção do encaixe:

8glsyxi.jpg


Mais 36g para o casquilho:
kmEwKgq.jpg


Com o uso e tempo depois ponho mais impressões.

EDIT:
O remote:

7j0yCb4.jpg
 
Olha não parece nada mal.
Não tem os acabamentos como outros, ou a possibilidade de descer ou subir até qualquer medida, mas pelo preço que deste parece-me bastante interessante.
E a diferença de peso para alguns não é muito grande.
Vai dando depois feedback!
 

miguelcarromeu

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Muito bom aspecto. Parece mesmo um Gravity.

Olha, e é agora que me vens fazer uma visita a Sintra?

Outra coisa:

- fala mais do Charge: continuas a achar boa aposta?
 

FMCurto

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Depende... :) andas um bocado bruto e metido com a mafia do enduro, ainda levo uma coça e saio dai maltratado. Por acaso é dos sítios que conheço muito mal, só a viuva, as pontes e a descida ao Abano que é talvez dos singles que gosto mais. Estava nos meus planos investigar isso melhor.

O Charge: cumpre mas não é assim tãããão extraordinário_O feitio é bom, não prende nos shorts quando se passa para trás, para quem gosta de se empinar no nariz para subir como eu nota que precisava de ser um bocadinho nada mais largo só no nariz. Conforto, é bem melhor que o Selle Italia SLS Carbonio Flow que tive por pouco tempo mas não tanto como um Selle Italia X0 Flow que tive, no TransArrabida nem dei por nada mas já tenho feito voltas de 60/70 kms que fico um tudo nada dorido mas nada de extraordinário_O único ponto negativo que lhe aponto é mesmo o foro estar a ficar gasto no nariz ao final de um ano e pouco de uso (foto da fita métrica), mas tb é usado todos os dias coitado :)
 

miguelcarromeu

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Estou a pensar investir num Charge Scoop quando o meu Fi'Zi'k se gastar.

Quando à volta em Sintra, podes vir à vontade que fazemos uma coisa calma ;)
 

FMCurto

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Para o preço que custa acho que é muito bom, mas irei tentar outro quando este se gastar, gostava por exemplo de experimentar um SMP mas os mais baratos são feios como o raio, e depois os outros..upa,upa.

É quando puderes, mas se disseres Domingo vou buscar as barbatanas à arrecadação. :)
 

FMCurto

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Um pequeno update ao espigão:

Ontem fui para Monsanto experimentar e deu para perceber que nem tudo são rosas. É de facto muito bom poder rebaixar o banco "on the fly" mas requer habituação, com o banco rebaixo pareçe que se passa tudo mais devagar: a velocidade normal a que fazia alguns trechos parece muito devagar, o que convida a alguns "abusos" :) Dei por mim a usar unicamente a primeira posição (55mm) pq ao rebaixar o banco este vem para a frente e fica mesmo no limite do que consigo pedalar, mesmo assim parece muito estranho e mesmo em singletrack nem dá muito jeito sentar o que obriga sempre a um esforço maior nas pernas. Os 110mm julgo que ficam reservados só mesmo para "aquelas" descidas e só mesmo de pé.Um hidraulico sem dúvida permite outro género de uso mas em termos de funcionamento geral deste TMARS fico satisfeito.

O unico senão é mesmo o remote: além de ser feio e grandalhão pelo feitio e forma de funcionar obriga a ficar numa posição que não dá muito jeito para travar e acionar o mesmo. Se é um trilho conhecido e se puder antecipar a coisa tudo bem, mas travar e acionar o remote ao mesmo tempo revelou-se uma tarefa complicada.O polegar tem de ficar por cima do guiador e perde-se "força" na manete, o que numa descida e já a travar pode correr mal:

vtxtO0H.jpg


Julgo que poderia retirar o mostrador das velocidades mas mesmo assim fica sem muito espaço para ser acionado: ou ia bater na manete de velocidades ou tem mesmo de ser por cima do guiador com movimento "para a frente", o que não resolve o problema.

Como está nem dá para chegar muito perto:

vDRQsv6.jpg


Julgo que a solução passará por um mod com um outro tipo qualquer de trigger, ou de um garfo (já feito por outras pessoas) ou de outra marca de espigões.
Tipo isto:

attachment.php

attachment.php


ou isto:

12541210105_7ae37898d0_z.jpg
 

essence_s

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Realmente esse comando é um bocado ...grandinho!
e n me parece nada meigo para os dedos!!
Isso com este ultimo tunning do trancador de suspensão suntour(acho eu), fica bem porreiro!
 

FMCurto

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Não é bem pelo tamanho, a "manete" tem de fazer um bocado de curso para destrancar e pode ser em qualquer direção pq é do tipo joystick, mas se for para para baixo bate nas velocidades, para a frente bate no guiador,para cima perco força do polegar no guiador.A ideia é arranjar algo em que não precise de passar o polegar acima do guiador de modo a que consigar por a mesma a funcionar e travar ao mesmo tempo sem correr o risco da mão saltar do guiador.
 
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