Maxlight XC130 -> On-One 456 Evo II

FMCurto

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Game Over.

Game Over.

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Ainda por cima tenho quase a certeza que foi no porta-bagagens, andava a ouvir um ranger à umas semanas, como estava por detrás da pedaleira não era visível sem desmontar a mesma.
Mesmo não sendo o dono original a marca foi bastante simpática e ofereceu-me um "crash replacement", desconto de 25% em qualquer quadro mais acessórios que eles tivessem em stock, mas já não têm este modelo.

Ainda estive a namorar o On-One de titânio, que está ao preço mais baixo de sempre e sempre era já cónico, mas a cabeça levou a melhor e vem um de aço,é mais pesado claro mas aguenta porrada e dá para garfos até 160mm, para já fica com a Marzocchi a 140, pelo preço que ficou era de longe a melhor oferta, a Revelation há-de vir um bocado mais tarde:

FROO456E2_P1.jpg


O líquido tubeless home-made aguentou-se bem até agora aparentemente sem perdas de ar, quando montar o novo quadro logo abro os pneus para um feed-back mais pormenorizado.
 

FMCurto

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Já reincarnou :)

2istlwz.jpg


Após tres longas semanitas voltou à vida como uma On-One 456 Evo II.Para uma primeira voltinha em Monsanto fiquei mesmo muito bem surpreendido, ainda preciso de ajustar melhor banco,avanço,etc mas já deu para tirar algumas conclusões:

é mesmo verdade o que se diz do conforto do aço, desde o primeiro instante que se nota.O ângulo da direção mais relaxado,com o garfo a 140 e agora com Mountain King atrás parece que ganha outra vida a descer, já não fico com aquela sensação de que a traseira me vai passar à frente dos olhos e qualquer ladeira pareçe muito menos inclinada, a traseira não salta tanto em raizes e pedras e torna-se tudo mais fácil.Alguém disse que era como ter uma suspensão com alguns 2 cm de curso e parece bem verdade.
Agora as subidas...fd$$$$.mais 1Kg nota-se e bem, mesmo tendo ficado 3 semanas parado deu para vêr que é preciso penar, em subidas com obstáculos muitas vezes era só dar uma pedalada mais forte para levantar a frente, agora preciso de por o corpo todo_O facto de este quadro ser um L e o anterior um M tb não ajuda, as subidas tornam-se todas mais compridas e dou por mim a pensar no de titânio mas tb passa logo que chego às descidas :)
Ainda está na calha um upgrade para uma Revelation, mas eu que nunca foi dessas coisas acho que vou começar a ver onde é que posso cortar pelo menos meio Kg.

Com tempo depois ponho umas fotos melhorzitas.
 

FMCurto

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Tenho pena de não ter optado pela de Titânio :)
A geometria é fora-de-série, pensei que fosse mais difícil a subir mas talvez por o quadro ser L acaba por empinar menos, tanto que já estou a pensar em trocar o avanço dos actuais 60mm para 40 ou 50.E em drops aindo me sinto muito para a frente.
É um bocadinho mais pesada é verdade mas agora com o passar dos dias já não noto tanto, aquela impressão inicial acho que se deve muito a ter ficado parado 3 semanas.Isso e o facto de só ter reparado mais tarde que um dos calços de travão estava a roçar o disco da roda de trás :) nem dava duas voltas completas quando empurrada à mão.Isso e outras coisas.
Certo certo é que já estou decidido em acrescentar-lhe mais peso, já para a semana vou encomendar um destes:

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Não tem a suavidade de um hidráulico, mas não é muito mais pesado (550g), e é extremamente fácil de fazer a manutenção.2 Posiçoes: 110 e 55mm
Ponto importante:No ebay de Inglaterra fica a menos 100€ já com portes. Barato, simples e à partida fiável (depois de fazer um mod ao cabo),como quase tudo nesta bike.

O segundo upgrade ainda estou a considerar mas vai quase de certeza passar por substituir o prato de fora por um bashguard e passar o prato do meio para um 36.
Na altura reparei que tinhas posto um supostamente "made in Portugal", onde se arranja isso?

A Revelation há-de ficar mais lá para alturas do Verão.

Para já é tudo :)

Ainda não tive foi tempo para fazer as fotos da praxe, talvez amanhã.
Assim que apanhar uma semaninha de bom tempo sem chuva devo ir fazer aquela circum-navegação a Lisboa como preparação para o Trans-Arrábida, se ainda quiseres e tiveres tempo apita. ;)
 

FMCurto

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Um bocadinho para o porca mas já não tive grande pachora para a limpar, tinha de ser à base de toalhitas:

IMG_4243.jpg
 

FMCurto

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404€ sem bomba (RCT3 26" Solo Air 140) na RCZ foi o mais barato que já vi.Mas os tipos são ciganos, aumentam o preço durante as supostas "promoções" RockShox e na verdade compensa esperar que as "promoções" acabem.Mas já pensei testar os tipos: eles têm dois links para o mesmo produto, um que funciona durante as promoções e outro fora das promoções.Tenho em bookmark o preço normal e durante a promoção espeto-lhe com o desconto no checkout, a ver se funciona :)
 

FMCurto

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Já percorri a secção toda de garfos :) mas para mola ficava com a Marzocchi (mola assistida a ar), como eu sou para o levezinho ainda tinha de trocar molas e trinta por uma linha, uma Sektor RL de 2013 a Ar ainda ia...na Merlin Cycles têm lá disso,cerca de 330€ (ou tinham).
 
Last edited:
Eu também sou levezinho ,tenho apenas 65kg e a mola que veio na minha é a media, ou seja não é recomendada para o meu peso, mas meti o rebound em lento e ficou que é uma maravilha. A minha é mola e óleo. É super suave e lê o terreno muito muito bem!
 

FMCurto

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Um bocadinho mais até, tb é por ai..fui para o quadro de aço a pensar que mais tarde ia recuperar um bocadinho de peso no garfo,visto que a minha actual tem cerca de 2,1Kg.
Entretanto já descobri o pq da disparidade de preços na RCZ, é que na mailing list ou nos links da mesma o site põe logo o IVA, quase 100€ dele :p

Se até ao verão não houver nenhuma promoção sou capaz de ir para uma de 2013, a RL talvez, julgo que a diferença entre esta e a RLT é só o ajuste do floodgate interno vs externo.
 

FMCurto

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Se aguenta como?O quadro tá indicado para garfos até 150 (a versão de titânio é que é 160).E é de aço.Tá feito para passeios destes:

864047d1390368678t-456-evo-ii-img958739.jpg

http://forums.mtbr.com/one/456-evo-ii-873023-3.html

Não é semi-integrada,por isso um tapered está fora de questão, tem mesmo de ser 1 1/8,e queria que fosse com eixo 15mm.
Por acaso é engraçado pq no dia a seguir a ter encomendado o quadro é que me ocorreu que poderia ter encomendado a mesma versão em 650B (que já tinha testa tapered), com rodas 26" a diferença era mínima,o BB ficava 1cm se tanto mais baixo,mas agora já está.
 
Está muito porreira a tua bicla! Gosto bastante de rigidas de all mountain ou eu não tivesse também uma. A versatibilidade neste tipo de bikes/quadros é algo muito bom.
 

FMCurto

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Obrigado, eu tb. :) É daquelas coisas que depois de se entranhar é muito difícil mudar.
AM vai de cada pessoa,o meu AM é bem diferente do teu :) sobe bem é verdade mas forçosamente mais devagar e o aço da-lhe um certo conforto para grandes estiradas, se depois do dropper post a conseguir pôr com menos de 12,5Kg com alguns upgrades (garfo,avanço,QR de tras,converter a pedaleira dupla,alguma parafusaria talvez) ai posso dizer que é muito versátil.Embora não tenha muita margem pq algumas coisas já não são para mudar: rodas,pneus,mudanças,selim.
O carbono já evoluiu muito e até há bastante oferta até em artigos AM, ainda estive a olhar de soslaio par uma nova versão de carbono deste quadro que pesa só 1,4Kg (tb para garfos até 150) e nem era muito mais caro mas a minha confiança no carbono ficou um bocado abalada depois de partir um espigão, e um quadro partido já chega, não quero fazer carreira nessa área.
 

PedroTenreiro

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Há vários estudos por essas internets fora que demonstram que o carbono é mais resistente a forças aplicadas do que o alumínio. Não domino a matéria mas acho que não estou a dizer uma barbaridade. No entanto, tenho também a convicção de que é menos resistente a impactos.
Ainda assim, ao contrário do alumínio o carbono dá para reparar sem quebra de resistência (antes pelo contrário). Podias ter reparado o teu. Há malta aqui no fórum que faz ou pelo menos que conhece quem faça.
 

FMCurto

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Só de ouvir a palavra "estudos" associo logo a marketing, mas se visses como o espigão ficou (1º post) não te voltavas a sentar nele :)
O Alumínio tb dá para reparar, podia ter reparado o meu quadro antigo, o meu cunhado ofereceu-se para o fazer pq onde ele trabalha há lá um tipo de Leste (não sei a nacionalidade) que é considerado um artista em solda TIG que faz coisas que mais nenhum consegue com praticamente 0% de chumbos nas inspeções, o problema é que depois o alumínio circundante fica com cerca de 80% menos resistência e tens de voltar a tratar o quadro inteiro por calor para ter a resistencia inicial,pintar,etc.Só o trabalho...
A ideia que eu tenho é que as fibras são dispostas de certa maneira para obedecer a esforços programados, no caso de um espigão serão forças verticais, mas se tiveres um esforço grande lateral (uma queda por exemplo) pode partir algumas das fibras no interior e nem reparares, achas que está tudo ok, um dia passas numa simples lomba e..."crack".No caso do metal (e até ver o contrario) no geral a ideia que tenho é que começa quase sempre a partir de fora para dentro..começa por uma racha que serve de aviso.
Pode ser um monte de tretas mas não quero estar a pensar nisso no meio de uma descida ou de um salto. :)
 
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