"cornitos" no guiador: prós vs contras

pratoni

Active Member
Concordo com a colocação do "cornos", eu tenho uns na minha bike e penso que foi das melhores coisas que fiz.

Para além das vantagens a subir e a rolar, dá para ir mudando a posição das mãos para evitar dores ou dormência nos pulsos e mãos.

Pra além de poderem proteger as mãos e os controlos no guiador numa queda ou pancada com algum objecto, ou seja o que leva a pancada são os cornos e mais nada.

Apesar de poderem dizer que a probabilidade de bater em vegetação ser maior (concordo) sinto que levo, pelo menos, as mãos mais protegidas caso bata ou caia...

Já que falam em perfurar pulmões etc e tal, e se cairem e baterem no guiador de forma perpendicular ao corpo? Acho que os danos devem ser igualmente grave... :wink:

Esteticamente até penso que dá um ar mais racing à bike... :mrgreen:
 
E já agora cuidado aqueles que descem de pé...................................não vá um ramo levar-lhes o selim........e ainda se sentam no espigão....uiiii...... :mrgreen:

Agora a sério....estou farto de descer em trilhos técnicos com muita vegetação e tal coisa nunca me aconteceu.........ficar com o guiador preso por causa dos bar-ends....Tudo bem que haja sempre uma primeira vez para tudo ......mas a probabilidade de tal acontecer, não acho q seja muito elevada comparativamente com os beneficios que o seu uso trás.....

Para quem faça saidas curtas talvez passe bem sem eles, agora para quem faça longas distancias em ritmo acelerado....acho são indispensaveis para minimizar o cansaço e a dormencia na palma das mãos......já para não falar dos beneficios a subir que já foram mencionados...

Boas Pedaladas....
 

whisperdancer

New Member
Waxman said:
Eu pessoalmente não os uso por utilizar um guiador sobre elevado mas já experimentei e existe uma clara vantagem nas subidas. Mas como me sinto mais "à vontade" a nível de controlo com o tipo de guiador que uso e para o que faço com a bicicleta, não se justifica a sua utilização (pelo menos para já).

Agora, quanto ao tipo de barends que usaria isso é outra conversa. Devem ser confortáveis e oferecerem um bom apoio para a palma da mão e permitirem um bom grip. Os da crane creek são porreiros mas uns que experimentei da PZ Racing são fenomenais.

São estes
products_mtb_barend_28.gif


O preço? Cerca de 50€ mais coisa menos coisa. Mas pela ergonomia e pelo toque do carbono velem a pena.

Bem, para quem não viu, aqui ficam (30 euros no ebay vindos da tailândia):


resizeof0705061206zm2.jpg


resizeof07050612071qf2.jpg
 

Ivo Pais

New Member
Pois eu não sou contra so não gosto visto ter caido por causa dos vistos cornos, mas de resto até da algum certo jeito mas não utilizo :)
 

fdelgado

New Member
Alô!!

Eu tinha um guiador sobreelevado e coloquei-lhe uma recto e também uns "cornos", pequeninos claro. Não quero outra coisa. Gosto mais da posição de condução e ,como já foi aqui dito. é o melhor para descansar a rolar e para subir coloca o corpo numa posição mais favorável. Quanto às quedas e às descidas, desculpem lá mas na minha opinião é assim. Se se está num trilho técnico e a descer com "bar ends" não é o mesmo que estar sem eles, logo, tecnicamente devemos tomar as precauções com o material que temos. Certo?!!! Eu já caí por ter batido com a ponta do guiador numa cerca e não tinha bar ends, porquê? Porque cometi um erro técnico. Os erros pagam-se com ou sem "bar ends". Mas claro que não sou ninguém para dar lições seja a quem for. Esta é a minha experiência e a minha opinião. Cada qual segue a sua.

Um abraço e boas pedaladas.
 

pedro25martins

New Member
Bruno Barcelos said:
- cair em cima deles e perfurar um pulmão


:shock:

Na última prova do Regional do Minho vi alguem a malhar numa descidazita, uma manobra quase "over the bar" mas não larga as mãos do guiador. Parte a pala do capacete e os barends (de carbono, diga-se)...

Portanto, uma hipotetica vantagem de usar barends seria não nos aleijarmos nas mãos quando aterramos de cabeça e não largamos as mãos do guiador, mas esse mito já foi quebrado! :wink:

Eu deixei de os usar, mas nas 3horas de resistência de Chaves, no centro da cidade voltei a sentir necessidade deles, quer para variar a posição das mãos, quer para ajudar nas subidas, que se faziam em pé visto não haver irregularidades!

Como os meus punhos estão colados com laca, não dá para andar a por e tirar os barends, mas logo que tenha que trocar de punhos é para uns com aperto, tipo os de DH. Assim é mais fácil de os mover e colocar ou tirar os chifres (acho que já lhes chamaram de tudo, escepto chifres, não?!)
Fim
 

miguelromao

New Member
Hoje pela primeira vez andei( emprestada) numa grande máquina com os ditos"cornitos" e digo que de acordo com as várias opniões a favor do seu uso eu dispenso.
 
Apesar de ter sido eu a iniciar este tópico, no sentido de mais uma vez solicitar a opinião avalizada de outros betetistas, neste momento, e após alguns meses de utilização, não os dispenso. Nas subidas dão-me um jeitaço do caraças e nas zonas rolantes permitem-me mudar de posição e suportar melhor o desconforto provocado por algumas horas em cima da bicicleta.
Ainda ontem, na habitual volta de 5ª feira (73 kms), os extensores foram de uma utilidade extrema. Quando as “cruzes” se começaram a manifestar, as sucessivas mudanças de posição foram a minha salvação. Em determinados períodos cheguei a rolar alguns quilómetros com as mãos nos ditos cujos.

Repito, neste momento são absolutamente imprescindíveis.
 

Alf

Active Member
miguel pinto said:
cheguei a rolar alguns quilómetros com as mãos nos ditos cujos.

Vê lá se não te espalhas :rotfl: As mãos são para pôr no guiador :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:back2topic:

Já estive mais longe, o meu único receio é ficar preso em vegetação... Já sou pouco peco a descer, imaginem preso a uma árvore :lol:
 

Marreiros

Active Member
Bar-ends forever! :mrgreen:

No fundo acho que é mesmo uma questão de habito...No meu caso sinto que a posição das mão nos bar-ends é mais ergonómica quando pedalo em pé. É principalmente por esse motivo que os uso.
 

Vitorzip

Member
Marreiros said:
Bar-ends forever! :mrgreen:

No fundo acho que é mesmo uma questão de habito...No meu caso sinto que a posição das mão nos bar-ends é mais ergonómica quando pedalo em pé. É principalmente por esse motivo que os uso.

Concordo com o Marreiros. Sou um bocado da "old school", em que xc era com rigida de guiador direito e extensores, e Fr ou Dh é que tinham direito a guiador elevado.
No entanto, essa tendência tem vindo a desaparecer...

Guiador elevado com bar-ends, nunca.

Neste momento não os costumo montar nas minhas bikes, mas reconheço que para retirar todo o potencial da bike, sobretudo a subir em pé, são um componente indispensavel.
 
Tendo-me convertido definitivamente aos vulgos "cornitos" (na bicicleta :mrgreen: ), venho por este meio informar todos aqueles que também os usam (na bicicleta :mrgreen: ), que a partir de Setembro/Outubro vai estar disponível no mercado a versão 2008 da Ritchey WCS, com um peso de 60 gramas (o par).

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Ivo Pais

New Member
Eu também não era grande apoiante dos bar ends (cornos), visto de ter caido a pala deles; andei 4 anos sem cornos agora voltei a polos e tou satisfeito visto as grandes vantagem nas subidas :)
A dechher ja é precisso ter mais cuidado :D
 

TheShadow

New Member
Depois de os meter na minha bike achei que eram bons para as subidas e para subir em pé.
São mais ergonomicos em varias situações do que só com os punhos.
 
Bytes said:
Ivo Pais said:
andei 4 anos sem cornos agora voltei a polos e tou satisfeito

Epá, olha que isso tirada do contexto soa muita mal. :twisted: :twisted: :twisted:

He pá, já chorei de tanto rir. Perdoem-me o OFF TOPIC, mas esta está demais. :rotfl: :rotfl: :rotfl:

A língua portuguesa é realmente muito traiçoeira. :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

biscas

New Member
Nunca usei os cornos no guiador, mas decerteza que que trazem vantagens nas subidas.
Desvantagens só mesmo o facto de se poderem prender em trilhos mais fechados.

Acho que os fabricantes, se calhar já o fizeram e eu não sei, deviam fazer uns cornos de aperto rápido :ideia: :mrgreen:
Assim naqueles trilhos que mal se vê o chão e os ramos nos batem na cara, viraram-se os cornos para outro lado
 

grox

New Member
Há uns tempos vi uns que tinham a braçadeira no meio deles, depois o prolongamento fazia para a frente mas também para trás e eram curtos.
Alguém me consegue dizer a marca e o modelo?
Eram um espectáculo, mesmo para quem não gosta de usar.
 

350plus

New Member
Boas Grox,

Deviam ser estes:

http://www.canecreek.com/ergo-control-ii-bar-ends.html

contact_ergo_ii.png


Mudando um pouco de tema, alguém já experimentou montar os extensores entre as manetes e o avanço? É que eu dou por mim a colocar as mãos nessa posição em longas travessias, pois descansa-me a musculatura do ombro. Há uns anos atrás vi este artigo no Cyclingnews.com que me deixou tentado a experimentar:

http://www.cyclingnews.com/tech/2001/roadie_mtb.shtml

handlebar.jpg


E ideal para isto era mesmo um par de Cinelli Spinacchi:

SPlight_prod_07.jpg


Na minha opinião isto resultaria para turismo/estrada/travessias btt ultra longas. Que acham?
 
Top