"cornitos" no guiador: prós vs contras

pepo

New Member
Eu já usei entre as manetes e o avanço e dava-me muito jeito nas subidas. O problema é que, em caso de queda pode ser muito mau os extensores estarem espetados para cima, daí ter mudado e colocado nas extremidades do guiador e com pouco ângulo.
 

Tomac98S

New Member
Boas,

Sem dúvida que são bastante úteis quando se sobe e especialmente quando nos levantamos na bike para um arranque ou para aquela subida looooonga...

Mas ainda recentemente um amigo caiu à minha frente porque ficou os ditos "cornos" prenderam na vegetação... se calhar vai um pouco de onde cada um pedala.

Cumps
 

mikka_1

New Member
pra alem dos q foram aqui apresentados, existem estes... da PRO.

productsbmimage3202402fgs9.jpg



Abraço
 

otaner81

New Member
Eu axo que são uma mais valia, pelo menos sempre da para mudar de possição as mãos o que evita elas comecarem a adormecer, eu uso e por isso perfiro os guiadores rectos, mas verdade seja dita nos guiadores sobre elevados ficam um bocado mal- isto na minha opinião
mas o que conta mesmo e o conforto a pedalar
 
Oi pessoal.

Uma vez que já estou farto de esperar pela chegada dos tão aguardados bar-ends Ritchey WCS 2008 (60g) :cry:, e uma vez que pretendo trocar os actuais Onoff (120g), agradeço a postagem de informação relativa a outras marcas, respectivo peso e onde os poderei adquirir.

Thanks. :) :p :D :wink:
 

vitor campos

New Member
Oi pessoal.

Uma vez que já estou farto de esperar pela chegada dos tão aguardados bar-ends Ritchey WCS 2008 (60g) , e uma vez que pretendo trocar os actuais Onoff (120g), agradeço a postagem de informação relativa a outras marcas, respectivo peso e onde os poderei adquirir.


Boas

Miguel, os Ritchey WCS 2008 pesam mesmo 60g ? Como alternativa tens os Pro de liga SL 3D que pesam 62g ou os Pro SL em compósito de carbono de 68g. Em princípio consegues arranjar material desta marca em quase todas as lojas.

Um abraço
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
PRO... 62gr o par a 17€, iguais a muitos de várias marcas mais caros (não é parecido...são os mesmos com outras gravações). Imprescindíveis na competição. Na taça do mundo 99% dos atletas usam. Subir em crenques (rabo fora do selim)... acelarações para fujir ao adversário, ou mesmo em casos menos interesse "performante" mas conforme o atleta dá jeito, que é subir agarrado a eles. De evitar nas zonas mais ingremes e escorregadias, que aí deve-se agarrar nos punhos para melhor controle, através de uma melhor distribuição do peso (interesse de o centro de gravidade ir mais para a frente) e controle da potencia impressa para não patinar nem levantar a roda.
Dica: sobre a cena dos agarranços às árvores a culpa não é dos barends. É dos guiadores extralarge que 95% dos atletas e desportistas portugueses usam, desproporcionadamente grandes e que os trilhos por vezes não estão projectados para "volantes" de TIR. Medida correcta igual à largura dos ombros, e no caso de ter barends, soma mais esse bocado da abraçadeira. No principio vai faltar "volante", depois vais gostar, pois como nos carros com volante pequeno tipo racing, a direcção fica muito mais rápida, e directa, e com o hábito vão, como eu perceber, que não é a largura que ajuda no controle nas descidas que aquilo é para agarrar como um pássaro, com alguma "leveza", mas mesmo que às vezes seja necessário fazêr "força", não é por ser pequeno que ele vai mandar em nós, mas a bike vai mudar de atitude como numca mudou, mesmo quando metes-te aquela SID. E até na postura te vais sentir o Bart, e na pedalada, por teres os braços mais fechados, vais aplicar melhor a força. Largura dos ombros igual a largura do guiador... deviam ensinar isto nas escolas e equipas de Btt... se calhar se soubessem... ou vissem pelo menos a bom vêr, as fotos da prozada... internacional !!! Em guiadores de carbono... corta-se, mas do corte retira-se o reforço dos barends para colocar novamente. Nos de aluminio é só cortar. Depois se não gostares... um pouco de SuperCola3... ou pedes uma indeminização ao tipo que te deu a ideia, na forma de um "volante" novo, ou tiras do descanso, o "velhinho" azul anodizado, que já estava reformado, e promove-o "volante de testes" ao serviço do aumento da qualidade postural do betetista nacional.

paulo marinheiro
 

Paulo.Cabanas

New Member
Boas,
paulo, o modelo que fala da Pro é o Alloy SL?

Também já li que o tamanho correcto era a largura dos ombros + 2cm para cada lado + o espaço dos avanços, ou seja, largura dos ombros + 3,5 cm para cada lado.

Qual a sua opinião para a Ana?


Desde já agradeço.
 

CAlves

New Member
Estive a ler aquilo que o Sr. Paulo Marinheiro escreveu e em parte estou em desacordo quando diz: "(...)Imprescindíveis na competição(...)". A minha opinião é que o atleta deve usar, ou não aquilo com que se sentir melhor, é uma opção do atleta, uma pessoa não vai usar uma coisa só porque os outros usam. Por exemplo a maior parte dos atletas da taça do mundo usa manipulos gripshift(X0), mas se esses me fizerem doer os pulsos eu não os vou usar...
Resumindo aquilo que eu quero dizer, é que é uma escolha pessoal, é a minha opinião.
Cumprimentos 8)
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Claro scott... sou completamente de acordo contigo, pois nós (eu e os meus putos) até usamos e fazemos muita coisa contrária ao que "todos" fazem, por questão de nos sentirmos melhor e tiramos mais rendimento. Não se usa o que não se gosta, ou o que não nos sentimos bem mas... no caso dos barends se quiseres reagir a um ataque violento a sério, o facto de te segurares um pouco mais à frente permitir-te-á imprimires mais potencia, tal como já experimentaste na estrada ir buscar a "força" lá abaixo (eu não gosto, mas que lá em baixo há mais power, há), ou mesmo às manetes que estando mais avançadas, uma vez a pedalar em pé, e por estares "mais à frente", consegues fazer mais força. Isto é por uma situação simples: quando te levantas, chegas o teu corpo mais à frente, logo deverias compensar o apoio das mãos, chegando-os um pouco mais à frente também. Se tiveres bike de estrada experimenta fazeres um ataque agarrado ao tudo superior do guiador (a parte de cima do guiador, onde nos agarramos quando em posição descontraída, que dá a mesma distancia que um guiador de btt) e depois faz o mesmo agarrado às manetes de travão/mudança. Vais sentir a diferença. No fundo a grande utilidade dos barends é precisamente fazer as vezes destas manetes, por forma a ires buscar apoio mais à frente. Mas claro que só notarás, se precisares de mais uns segundos, naquele ataque, e numa situação competitiva já elevada, onde todos os pormenores contam segundos, e as provas decidem-se em fracções de 15 a 20 segundos, naquele ataque que ou tu não resististe, ou o teu adversário não aguentou esses 20 segundos, que depois se transformaram por quebra "psicológica" de um dos dois, em 2 minutos... mas se tens aguentado o ataque continuavas na roda. Quando digo imprescindíveis, é isto, e eles não atrapalhando, nem criando muito peso, se tiveres "treinado" a atacar com eles, só os vais usar 4 ou 5 vezes na prova, mas vão-te ajudar. E já é tempo de os atletas nacionais copiarem as coisas boas que "eles" lá fora usam... e olha que são mesmo todos excepto um maluco canadense no mundial deste ano que aparece na partida à frente com um guiador enorme, sobreelevado, e sem os referidos. Se és da competição, daquela que procura pódio, aconselho-te vivamente a usares a coisa e habituares-te a ela.

cumprimentos e bons treinos,
paulo marinheiro
 
Scott#45

Fazendo minhas as palavras do Paulo Marinheiro, cerca de 99% dos atletas que disputam a Taça do Mundo usam extensores nas respectivas bikes.
Com uma percentagem destas é fácil concluir que as vantagens superam largamente as desvantagens.

Pessoalmente, como já referi noutros posts, nas subidas, prolongadas ou curtas, não os dispenso pois permitem-me rentabilizar ao máximo o esforço empreendido.
Nas zonas rolantes e quando o cansaço já provoca alguma mossa, são de uma utilidade extrema pois permitem-me alterar constantemente a posição e postura sobre a bike e dessa forma promover um maior descanso activo.

Já agora, e seguindo à letra algumas dicas do Paulo Marinheiro, vou medir a largura do guiador recto da minha bike para ver se está conforme a largura dos meus ombros, não descurando obviamente o acréscimo de 2cm em cada extremo para a colocação dos bar-ends.
Com os braços mais fechados, acredito que vou aplicar mais correctamente a minha força.
Além do mais, se o mesmo tiver de ser reduzido, sempre são mais umas gramitas que vão à vida. :mrgreen:

Um abraço.
 
Quando tudo se encaminhava para a compra dos Ritchey WCS 2008, à última-hora decidi-me pelos PRO Alloy SL, de cor preta e umas módicas 62g.



Amanhã vou para o terreno testar o seu desempenho.
 

helio69

New Member
Uma dúvida... Alguém tem uns extensores montados num guiador com punhos Ritchey WCS Ergo ou semelhantes?

É que eu comprei um guiador recto, assim como os ditos punhos e estou a pensar em montar uns extensores (é que as mãos a subir ou rolar pedem instintivamente aquela posição) mas não sei como é que eles ali ficarão no conjunto, para além de que gostaria de saber como é que se montam!!!!

Tem que se colocar o punho mais para o interior do guiador de modo a ter espaço para colocar os extensores? Fotos e instruções necessitam-se!!!!
 

S.S.

New Member
São muito uteis a subir e a rolar em alta velocidade, praticamente ando sempre com a mão neles, excepto nas zonas mais técnicas e a descer onde no guiador controlo melhor a direcção. Alé disto pwermitem esticar as costas e os braços, e a mudança de posição faz bem nas longas distâncias.

Estéticamente não gostava muito ao principio, mas agora já me habituei, até porque escolhi uns que se enquadrassem no quadro, guiador, espigão para ficar menos mal e até parece que são de origem.

Quanto a ficarem presos nos ramos... pode sempre acontecer, por isso cuidado nos singles!
 

pratoni

Active Member
helio69, eu tenho uns wcs "normais" e tenho os tais extensores. Coloquei como se coloca qualquer punho, os wcs provocam é muito mais atrito... :s um bocado mais para dentro e encaixou tudo bem...

Não tenho fotos... :wink:
 

diogocool

New Member
eu não, uma vez fui contra 1a arvore com o guiado, se tivesse extensõses tinha abraçado a arvore, em vez de malhar sem dor :wink:
 
Top