Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

#41
andre.. como deves imaginar não é a primeira vez que faço uma revisao a uma suspensao, nem segunda etc..
como tal sei o que faço.. não sei se tentas te dizer que eu alguma vez falei lubrificar a esponjas "por fora" mas se foi isso.. não.. fui claro ao dizer que o oleo seria colocado directamente nas esponjas e não "por fora".. com o fim de lubrificar progressivamente a suspensao quando percorre o seu curso.

e já agora a suspensao esta com cerca de 700km feitos depois da revisao, e as pernas continuam lubrificadas.. :wink:

se queres por os 15ml pelos parafusos das pernas podes por, não é incorrecto.. cada um faz o que quer com o que tem.. eu pelas razoes que mencionei prefiro por os 15ml directamente nas esponjas.

e para mim isto é assunto encerrado.

já agora, por verem os guarda pos com mau aspecto como nas fotos, nem sempre tem necessidade de ser trocados.. como é obvio eles nao retem tudo, se isso acontece se o oleo que lubrifica as pernas nao sairia para o exterior..
quando acharem que entra po em excesso, ai sim teram de ser trocados..


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#42
Sim, entra sempre sujidade. Mas não quer dizer que eles estejam danificados.

Só quando começar a sair oleo para as pernas é que talvez seja altura de os trocar. Mas até lá ainda duram mais de 3 anos.
 
#44
obviamente que podes usar oleo motorex.. que é igual ao fox, manitou e mais um milhao de marcas.. a unica coisa que varia é a viscosidade, que ai escolhes o que queres.
aconselho o oleo da motorex por uma questao de durabilidade, a uns anos atras li numa revista (ja nao me lembro qual), que na questao de durabilidade o motorex era superior, era algo que na altura eu desconhecia, mas os oleos tambem se deteoram, mesmo em sistemas limpos.


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#45
Podes usar Motorex 5wt (ou 7.5 se quiseres mais dura) no cartucho hidráulico.

Oleo exterior de lubrificação das pernas, usa oleo sintético de motor (de viscosidade variavel, tipo 5-40W ou 10-40W p.ex)
 
#46
Bruno, visto que tens umas reba team tal como eu, gostava que me esclarecesses uma coisa;
Acabei de comprar um reba team após montagem da mesma apenas estive a fazer pressão,
para verificar que o poplock estava a funcionar como esperado. Peguei na bici
coloquei no automóvel deitada , quando cheguei a casa reparei que tinha o carro sujo com uma
boa quantidade de óleo da suspensão que se tinha libertado pela zona onde se coloca o óleo,
verifiquei se o parafuso estava desapertado, mas praticamente estava como deveria estar (apertado).

Então a minha duvida é se isto aconteceu devido a um excesso de óleo que a suspensão tivesse
e que com o bombear pra testar a suspensão, fez com que o óleo saisse ou a algum problema
na vedação do mesmo?

Segundo se devo de colocar mais óleo pra compensar o que saiu de modo a não danificar a suspensão?
ou não é preciso pois verifiquei que a zona da suspensão que deveria de estar lubrificada sempre que eu pressiono a
suspensão a mesma fica lubrificada?

Obrigado
 
#47
Boas clark, em primeiro nao tenho uma reba mas sim a revelation, o que nao muda nada porque sao precisamente iguais na sua construçao e tecnologia.

o que consideras uma boa quantidade de oleo?

Por que parafuso dizes que essa quantidade saiu?

se a suspensao e nova, não vejo razão para isso acontecer. quando a suspensao tras excesso de oleo no motion, nao sai por lado nenho simplesmente não funciona a suspensao, a nao ser que ao tentares bombiar haja um fuga, debaixo do botao do motion (rosca mal apertada, o que não me parece) ou entao uma fuga no retentor do rebound (o que tambem nao me parece a nao ser que esteja mal montada)
A suspensao perder oleo da forma que me parece que disses te a unica hipotese que haveria era caso, aquando uma revisao completa, seguir o protocolo que o andrextr disse, que é colocar o oleo pelo parafuso e valvula da camara negativa, ai sim poderia acontecer visto, não existir nada que retenha devidamente o oleo, ao contrario da forma de colocar o oleo devidamente nas esponjas para uma lubrificaçao controlada da parte exterior das pernas. Mas mesmo assim não me parece que isso aconteça, porque existe pessoas a fazelo e a unica coisa que acontece é o babar constante, o que não faz mal.

Uma coisa é certa se caiu uma grande quantidade, faz falta..

tenta explicar se ficou com alguma diferença a suspensao e de onde saiu o oleo em concreto.


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#48
BigFoot said:
o que consideras uma boa quantidade de oleo?

Por que parafuso dizes que essa quantidade saiu?


Uma coisa é certa se caiu uma grande quantidade, faz falta..

tenta explicar se ficou com alguma diferença a suspensao e de onde saiu o oleo em concreto.
Julgo que por volta de uns 30cc, como ficou espalhado é dificil ter a certeza ( mas foi considerável)

Se n me engano saíu pelo parafuso do lado direito (isto olhando a partir da posição de condução)

Como ainda n tive a possibilidade de a testar n sei se o comportamento tá bom, qd chegar a casa vou
verificar. (já testei o rebound e verifiquei se estava a olear como esperado e parece-me tudo ok,no fim de semana vou testar a sério e depois logo digo como correu)


Obrigado
 
#49
Dizes que saiu pelo o parafuso do rebound? ou pelo botao do motion? ambos ficam do lado direito, um e cima outro em baixo.. se foi assim grande quantidade, ou tinha a mais na lubrificaçao exterior, ou existe uma fuga no rententor do motion control, nao deixa de ser estranho.
depois diz algo. :wink:


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#50
BigFoot said:
Dizes que saiu pelo o parafuso do rebound? ou pelo botao do motion? ambos ficam do lado direito, um e cima outro em baixo.. se foi assim grande quantidade, ou tinha a mais na lubrificaçao exterior, ou existe uma fuga no rententor do motion control, nao deixa de ser estranho.
depois diz algo. :wink:


Cumps.

Bruno Atalaia
Esqueci-me de mencionar em qual era ( quando se é maçarico n há nada a fazer :D )
Saíu pelo parafuso do rebound!

Obrigado
 
#51
Bom,
como podem ter lido ando constantemente a mexer nas pressões da minha reba, tanto na positiva como na negativa, porque acho que
falta-lhe sensibilidade nos pequenos impactos. Sou só eu que noto isso ou vocês também notam este comportamento?

No outro dia experimentei uma Fox de um colega e aquilo "comia" tudo o que era irregularidade, e eu nos paralelos vou sempre com
o guiador a tremer, penso que seja uma caracteristica desta suspensão por menos euros não se pode ter tudo.

Agora o que pergunto é o seguinte, o que fazer para aumentar a sensibilidade?
Não me digam para mexer nas pressões, porque isso já fiz tanto na negativa como na positiva e além de ficar com menos curso e um pouco mais
sensivel continuou a não absorver os pequenos impactos.


Será que se mexer no oleo, colocar um oleo com uma viscosidade diferente resulta?
E se tirar o espaçador que está dentro e ficar com 115 mm de curso e depois colocar menos pressão e andar como se tivesse um curso de 100mm também
ficava com mais sensibilidade? Se eu colocar os 115 mm de curso em vez dos 100 mm e andar com pressões mais baixas que as recomendadas fico com um sag com se tivesse em 100 mm, isso influencia o comportamento da suspensão ou apenas o sag? será que a resposta vai ser mais lenta?
Ou também posso fazer as duas propostas?

Se acharem que algum método que sugeri funciona agradecia que me dissessem qual a melhor maneira para o fazer e a mais barata, ter em conta que
não percebo nada de mecanica de suspensões.

Agradecia que me informassem se conseguia fazer estas duas operações em casa, quais as chaves necessárias, qual o oleo que aconselham, que cuidados devo ter, etc..

Agradeço as vossas respostas 8)
cumprimentos
 
#52
Boas.
em primeiro lugar a suspensao e relativamente nova? se é tens que esperar que ela ganhe alguma rodagem para ficar a 100%.
em segundo lugar com o oleo que vem de origem é suposto ser o mais sensivel possivel e proporciona pressoes mais altas.
para aumentares a sensibilidade é teres um difice de pressão entre a positiva e negativa, em que na negativa tens pressoes mais altas. (podes ter mexido nas pressoes se nao o fizes te correctamente nao te serve de muito..)
quanto à fox ser mais sensivel descordo completamente, as RS sao as unicas em que consegues regular a sensibilidade, sim porque o que é sensivel para mim pode nao ser para ti e vice versa. se nao for incomodo diz me o teu peso (nao sugiro que sigas as tabelas) sao meramente indicatorias, cada um é como cada qual. eu por exemplo gosto de muita sensibilidade no inicio do curso e depois a progressevidade, para isso meti oleo 7.5 wt, deixei a camara negativa com mais pressao, no meu caso 130 psi e positiva com 115 psi, o resultado é cerca de 10mm de sag, e um "papar" total das pequenas medias inrregualaridades, em sitios mais tecnicos os primeiros obstaculos sao delas, e depois o resto a progressevidade controla, para nunca esgotar e ser cuspido para a frente.
ve se nao teras o rebound muito acelarado, se exprementa a diminuir o tempo de resposta com o difice de pressoes entre positiva e negativa, podes sentir uma certa "terpidaçao" como dizes se o tiveres o rebound acelarado, o que acontece é que ela quando vai a amortecer, nao consegue acabar porque o rebound faz regressala ao incio do curso.

alguma duvida despoem! :wink:


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#53
Boas Bruno.
E quanto á questão da tampa da válvula (no topo do lado esquerdo) estar sobre pressão quando a quero desapertar???
Isso é normal, dado que tem lá um vedante na tampa??
 
#54
Boas,
já experimentei varias pressões, não me regulei apenas pelas tabelas, fui experimentando tanto na negativa como na positiva,
realmente experimentei uma maior sensibilidade com maior pressão na negativa, mas assim ficava com pouco curso e as pequenas irregularidades lá estavam a chatear.

Não concordo contigo quando dizes que na reba podes regular a sensibilidade e o que é para mim não é para ti, acho que a sensibilidade e a progressão na fox é muito superior à Reba. Mas nunca pensei que a diferença fosse tão notória.

A suspensão tem 600 km, peso 70kg e uso 110 ou 105 na positiva e 115 ou 120 na negativa, se usar mais na negativa fico com pouco curso. também já fiz varias experiências no rebound e actualmente ando com 2 voltas da lebre para a tartaruga.

Ainda hoje tive a ler os reviwes da Bike magazine onde as bikes avaliadas que trazem rebas, a KTM e a Canion, tem um sinal negativo na absorção das pequenas irregularidades, penso que seja uma característica desta suspensão.

Agora o que pergunto é se é possível atenuar esta característica com os métodos que sugeri.

Em relação ao oleo que colocaste notaste melhorias, ou era igual ao oleo que trazia de origem?

Peço aos utilizadores do forum que me ajudem nesta questão.

cump.
 
#55
muito sinceramente nao me queixo nada em sensibilidade e nunca trocaria por uma fox, nem por outra qualquer, nao e por ter uma, mas sim por ter tido a oportunidade de exprementar inumeros modelos de varias marcas, e ter chegado a conclusao que a RS para mim é a melhor, nao tenho uma reba, mas sim a revelation, mas sao precisamente iguais por dentro, uso a sempre nos 100mm porque uso a numa rigida.
Eu pos oleo 7.5wt para tornala mais progressiva, porque achei que tinha sensibilidade a mais.. como ves temos pensamentos diferentes.. lol :mrgreen:
nao teras a suspensao tambem ainda com muito poucos km? se nao é indescriçao és de onde, não que posso ajudar muito mas posso tentar dar uma olhadela e exprementarmos varias pressoes ver a que mais te agrada etc.



Cumps.

Bruno Atalaia
 
#60
Boa noite,

O lock out da minha reba team deu o badagaio. Sai ar pelo e óleo pelo botao do motion. Alguém me sabe dizer qual o procedimento para o arranjar? Já abri a suspensão e não acho maneira de desmontar o motion para dar com o o-ring malfadado.

Cumprimentos,

Filipe Dias