Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

#21
Boas.
Só uma pergunta, não sei se será o local correcto para a colocar mas aqui vai:

Na minha RS Tora 318 100mm, do lado esquerdo quando quero retirar a tampa para aceder á valvula do ar, esta encontra-se sobre pressão, será normal????
 
#22
Excelente este pdf.

Já agora tuturial --> tutorial :wink:

Quanto levas de fazer uma revisão a uma duke xc com u-turn de 2004 que já está a ficar um bocado rija e já andou a babar ligeiramente óleo nos retentores e tem +-4 anos e meio e +-3500kms e nunca foi mexida?... ehehehe :mrgreen: :twisted:
 
#23
Pois bem, a minha Rockshox Recon 351 U-turn também já foi para a sala de operações...e saiu de lá como nova!!

O oleo fula para alem de fritar batatas faz milagres no Motion Control :rotfl:

Bigfoot, só há uma coisa que acho que não está no teu tutorial...
É o facto de teres que por oleo de lubrificação na parte inferior dos copos, para depois a oscilação das pernas estar lubrificada (o chamado banho aberto).
Para a minha suspensão, são 30ml de oleo no copo inferior do u-turn, e 15ml no copo do motion. Usei oleo de lubrificação de motor (10W 40D).. Foi o mecânico da motovedras que me aconselhou... No cartucho hidráulico do "motion control" pus os tais 120mL de oleo suspensões Motorex 5WT

Noto que a suspensão está mais lubrificada como de inicio, e já não está tão presa... E também faz um barulho diferente do oleo a passar no motion :mrgreen:

Obrigado pelo tutorial, ajudou bastante nalgumas partes :yeah:
O mais difícil foi tirar os freios sem o alicate mais indicado, e de colocar as esponjas nos retentores (elas incharam depois de limpas e não cabiam no sitio :mrgreen:).
O resto é bastante simples :D

Ah, o custo total foi de 10€ do oleo 5wt (1L)... E mais uns cêntimos de detergente para limpar o chão da javardice que se faz :mrgreen:
 
#24
andre.. a qualquer coisa que nao esta correcta.. não se mete X ml de oleo dentro das jarras, lubrificas as esponjas que sao elas que durante uns tempos 1/2 meses lubrificam a 100% as pernas. por isso no manual da rock shox diz que ao fim de X tempo, e sempre a pos cada volta, as pernas devem ser limpas tal como as esponhas interiores abaixo dos guarda pós etc.
Tanto é que ao facto de tentares meter oleo nas jarras, o oleo sai pelos buracos dos parafusos que predem as pernas!
Mais uma coisa, a suspensao não é banho aberto.. banho aberto é o oleo circular dentro da perna e ao mesmo tempo fora, como no caso das marzo. nessas os rentetores estao fora das pernas para reter o oleo. no caso das rebas esta dentro das pernas.
O que vai acontecer no fim disso é... "cagares" o chão todo como disses te :mrgreen: e sair te oleo a "montes" cada vez que bombeares a suspensao.. acredito que teja super lubrificada.. por fora.. mal não faz.. na primeira volta, depois quando esse oleo começar a levar o pó para dentro..
Se houver algo que não teja bem explicado diz me para eu poder explicar melhor.

pessoal, eu não levo dinheiro por fazer revisoes, faço para amigos, posso tambem ensinar a quem quer começar por fazer a propria manutenção, mas não levo dinherio..

Cumps.

Bruno Atalaia
 
#25
Bruno, acho que estás equivocado... isto foi o que eu tirei do manual oficial para a RECON U-Turn Coil



Basicamente, se a tua for igual, estás a trabalhar com as pernas em seco, contribuindo muito para o desgaste das mesmas.
A minha perna do U-turn (mola), tem banho aberto. O oleo flui entre os copos e o interior das perna com a mola. Por isso é que leva 30ml de oleo.
A perna do motion, já tem o cartucho hidraulico isolado dos copos. Sao 120mL de oleo 5wt no cartucho, e apenas 15ml de oleo de lubrificação nos copos.

Quando abri o parafuso inferior do copo do U-turn, caiu algum oleo. E mesmo a perna da mola estava banhada com oleo. São os tais 30mL do banho aberto...

Mas era fixe se saisse oleo como tu disses... Assim nas descidas, com o oleo a saltar para a cara era uma adrenalina do caraças :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
#26
(ATENÇÃO: LER O POST ANTERIOR A ESTE)

Fui pesquisar, e para a tua Revelation, Pike ou Reba, é igual. A unica diferença é que o copo esquerdo leva a mesma quantidade de oleo de lubrificação do que o copo da direita. Para a Recon Uturn mola, leva o dobro, por ser banho aberto (ver post anterior)

Rockshox PIKE - in BikeMagazine.pt


Manual oficial Rockshox:


BOTTOM = em baixo
TOP = em cima

Convem veres isso, estás a trabalhar com as pernas em seco... :roll:
Depois se puderes, acrescenta isso no tutorial...já que está muito fixe..só falta mesmo este detalhe, que é importante :!: :!: :!:

Aguardo o teu comentário. De qualquer forma, foi por causa do teu toturial que eu me aventurei nisto. Parabens pelo trabalho :)
 
#27
Mais outra coisa.

Dado que os retentores Rockshox são difíceis de encontrar nas lojas (eles não gostam muito que outras lojas mexam na suspensão, a não ser o representante - questões de garantias, exclusividade, whatever), aqui fica uma outra alternativa....

ENDURO fork seals (marca Americana de retentores, rolamentos, caixas, etc):
http://www.enduroforkseals.com/





Eles têm retentores para várias marcas. Para a Rockshox 32mm custam cerca de 19US$ (15€ aprox.) + portes envio.
Segundo a MTBR.com e outras fontes, a Enduro Fork Seals é uma empresa com produtos de alta qualidade, e já ganhou prémios por isso.
Há quem diga que estes são os melhores retentores do mercado...

Mas por enquanto os meus retentores aguentam! Se um dia deixarem de vedar, talvez vá para estes.
 
#28
boas andre.
Volto a explicar. se reparares bem no tutorial esta explicado a função de por oleo nas esponjas! simplesmente e vez de por oleo que vai sair com facilidade fica nas esponhas para uma facil lubrificação com o correr da suspensão. Como tal ela nunca trabalha em seco. se meteres oleo a toa a suspensao nunca vai reter bem esse oleo sem um "suporte" (esponjas) que é essa a função delas. re vê bem de onde viste isso.. eu aprendi a fazer a revisão a suspensão, não inventando, mas sim aprendendo com quem sabe, como tal tudo tem uma razão de ser, e fica explicado e exclarecido o porquê de por oleo directamente nas esponjas e não na base das jarras. (embora que não estou a dizer que nao se pode fazer) simplesmente não é tão correcto tecnicamente.
Qualquer duvida chuta e diz a tua opinião. :wink:


Abraço

Bruno Atalaia
 
#30
Bigfoot, eu não concordo muito contigo mas pronto.
Além disso como é que as esponjas conseguem absorver os tais 15 ou 30 mL de oleo ???

Eu fiz como diz no manual OFICIAL da rockshox, e como o tutorial da bike magazine/ciclocoimbroes(representade RS) fazem...
O oleo fica nas jarras mas durante a compressão ele é empurrado para cima lubrificando as pernas.

Tanto que assim é, que após a revisão durante as primeiras compressões, a perna vinha meio oleada e agarrava algum pó. Agora já a limpei melhor e já não agarra tanto.. É só ao inicio enquanto não acama, e sai sempre algum oleo em excesso...

Aliás, no post das pinturas do ATX.Team, ele tem la esta foto duma revisão a uma FOX:



ruimatias said:
e os orings alguém sabe onde se arranja a bom preço
Eu já tenho o óleo e as ferramentas
O-rings do que? Os origns só se mudam se não vedarem bem. Se eles tiverem bons deixa-os estar.
O mesmo com os retentores... Eu sei que a marca diz para trocar todos os dias, mas isso são eles que querem vender.
Pessoalmente, só os vou trocar no momento em que começar a sair vestígios de oleo...
Retentores da Rockshox custam entre 20€ a 25€ e acho que são difíceis de arranjar em lojas...
Depois tens os Enduro Fork Seals, mas isso já falei.

A chainreactioncycles.com tem os Orings e retentores Rockshox, mas só encontro para a SID (pernas de 30mm, não compativeis com Rebas/Pikes, etc - que são de 32mm).
 
#31
sim aborvem. e enquanto tiver oleo o sistema de fora, ira sempre agarrar pó! quando isso não acontecer, podes abrir limpar e voltar a colocar o oleo nas esponjas para voltar a funcionar como deve de ser. o facto de limpares e isso acontecer (ficar mais limpo) é porque o oleo sai com muita facilidade. Mas pronto, isso acaba por ser pouco relevante, porque de ambas as maneiras as pernas sao lubrificadas, embora que eu concordo que esta e a melhor maneira como muitos mecanicos (como com quem eu aprendi por exemplo) mas isso e a minha opiniao.
Mais um promenor, se repareres bem nas suspensao RS com camara negativa, não consegues fazer o que dizes com a suspensao montada, porque a camara do ar assim que montas a suspensao mesmo sem pressao, encosta totalmente a base das jarras, ja para não falar que não existe algo que sustenha devidamente o oleo na suspensao da forma que dizes. Apenas o facto de a camara de um lado ser justa e do outro ser um parafuso relativamente justo que pode de facto fazer o serviço e praticamente vedar na totalidade. Posso nao estar me a explicar bem.. precebes o que quero dizer?

Mais um promenor o tutoria destina se aos modelos que menciono, no caso da tua embora seja semelhante, nunca abri nenhuma, e pelos visto, pelo o facto de ser a mola, uma perna tem um sistema diferente.

Qualquer duvida diz.


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#32
Eu isso das camaras negativas e positivas não sei muito, porque não me dediquei a ler sobre isso.

A minha é bem mais simples, só tem uma mola e um veio que vai até ao fundo dos copos, e portanto, não precisa de ser um sistema estanque, como o Motion por exemplo. Mas pronto, as a ar são mais complexas, mas depois de desmontado é simples :mrgreen:

Para finalizar, acredita que as esponjas não conseguem absorver 30mL de oleo... é muito.. para teres uma ideia, quando abri a perna da mola, caiu bue oleo no chão... Tive que ensopar com alguns trapos, agora quanto mais as esponjas absorverem esse oleo todo eheh..
Continuo a achar que andas com as pernas muito secas, mas pronto, o assunto já está encerrado :mrgreen:

Se entretanto levar com um jacto de oleo na cara, após algum saltito, eu aviso :mrgreen:
 
#33
quando eu digo sair oleo nao e propriamente sair a pistola simplesmente e como e logico ira babar mais, quando se da a compressao visto o sistema nao ser totalmente isolado (no caso dos modelos que apresentei) podera sair se houver em excesso.
quanto ao andarem secas, isso seria se ao fim de cada volta eu nao tivesse que retirar o pó que está acumolado nas bainhas. ou seja se tem pó, tem de haver algo que o faça aderir.. neste caso oleo preveniente das esponjas.. :wink:
mas é subjectivo, sao duas maneiras de a lubrificar, eu aconselho assim e ja apresentei as minhas razões. Nao questiono se a tua sera diferente.. no caso dos tres modelos, assim funciona. :wink:


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#34
Agora o pessoal ficou com duvidas,
O melhor era perguntar a um mecânico experiente, qual o melhor passo para efectuar para essa lubrificação.
As duas maneiras poderão ser funcionais, mas uma deve ser a standart.

Agradecia que explorassem mais essa questão.

Bigfoot, agradecia que comentasse o post que coloquei sobre "regulação da reba" tenho uma duvida,
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,9589.100.html

Cumprimentos,
 
#35
é assim, e volto a repetir. Para mim este passo é o mais adequado, para quem tem conhecimentos de mecanica de suspensoes, em especial das rock shox reba, revelation, pike a ar etc.. precebe o porque da colocação do oleo nas esponjas.. e o porque não de por o oleo pelo sitio dos parafusos em que um deles e a camara negativa. memso sem abrir a suspensao e facil verificar que não da para colococar o que quer que seja com as pernas colocadas, a não ser se as deixar meio metidas e depois colocar o resto e apertar a porca. Mas para mim isso não é correcto.
E agora nesta nem e necessario ter conhecimentos, basta pensar.. qual o porque das esponjas logo abaixo dos guarda pós..

resposta: esponja serve para absorver o excesso de oleo que podera enventualmente passar nos guarda pos que tentam manter o sistema limpo. ou seja.. a idea e lubrificar a perna e não em excesso.. visto que o correr das pernas para baixo e para cima faz a lubrificação automaticamente ao passar nas esponjas, penso que isto é bastante obvio.

O que tambem não siginifica que o processo que o andre descreveu não se possa fazer. pelo menos para mim, e para os mecanicos com quem aprendi que sao experientes no assunto, o que descrevi sera o mais correcto.

Mas é das tais coisas, da mesma maneira que o manual diz para se colocar oleo 5wt no motion e eu prefiro 7.5wt.. para tornar a suspensao suave e progressiva ao maximo. existe quem use 10wt, nomeadamente adpetos do dirt etc que usam a revelation pike e afins para dar uns saltos e tornar a suspensao progressiva ao maximo.
Para se usar 5wt, "pede" tambem usar se um pouco mais de pressao, do que se usa com os 7.5wt isto para ela não bater no fundo..

isto e daquelas coisas que a diferença e minima e para muitos nem notam a diferença.. mas para quem da mais uso ao material e aprecia cada promenor pode sentir algumas diferenças que ja que podem existir podem ser significativas.

Alguma duvida digam.


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#36
BigFoot said:
a não ser se as deixar meio metidas e depois colocar o resto e apertar a porca
Vês como tu sabes? :mrgreen:
Tens é que meter a suspensão de cabeça abaixo num ângulo de 45º:





Pelo menos é assim que diz no manual oficial da rockshox, e o pessoal da ciclocoimbrões (representante rockshox) e o ATX.team (gajo cromo das pinturas e suspensões) fazem... Agora cada um é livre de seguir o método das esponjas.

Na minha opinião, as esponjas servem para ajudar a reter sujidades... As minhas estavam cheias de terra encostrada, tive que andar a lava-las com álcool.
As esponjas são pequenas, não absorvem assim tanto oleo, pelo que estou convencido que passado uns dias as pernas estão em seco.

No meu caso, mesmo que as esponjas sequem, há sempre oleo no banho para voltar a lubrifica-las...

AH! Lembrei-me doutra coisa... A parte inferior das pernas não está em contacto com as esponjas... logo nunca são lubrificadas por esse metodo... :wink:

Eu pus oleo 5wt no motion e estou a curtir muito do funcionamento da suspensão... Super macia, engole as pedras todas e lê o terreno todo. Voltei a ter uma suspensão nova :D, agora só falta o resto da bike :mrgreen:
 
#37
a funçao dos guarda pos e não deixar entrar po etc para o interior, como é logico com torçoes e desgaste dos mesmo (e ate mesmo novos) entra sempre po ao longo do tempo e suja as esponjas (obvio).
poses te ai um excerto da recon. no caso dos modelos aqui falados a quantidade que se mete no sistema é 15ml, os quais sao absorvidos pelas esponjas.
Ja disse isto varias vezes, da mesma maneira que disse que o metodo que mencionas te não esta incorrecto, simplesmente, pela experiencia que tenho, e pela experiencia de quem mais efectua revisões, que sao os mecanicos de lojas (pelo meno os que conheço e falo destes assuntos) o metedo das esponjas acaba por ser o mais adequado. Agora isso é opeçao de cada um.


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#38
Então pronto, o melhor é mesmo meter oleo nas esponjas e nas pernas da suspensão :lol:

Por acaso até foi isso que eu fiz :mrgreen:

Vá pessoal, boas manutenções :mrgreen:
 
#39
no sitio onde é não existe problema de por um mais oleo que o necessario.. portanto tambem podera ser uma solução.

Não caiam é no erro de alguma vez por mais oleo que o que as quantidades mencionadas nas tabelas no motion.. porque basicamente a suspensao deixa de funcionar, porque não existe espaço interior para o oleo se deslocar.

Isto acontece sem crer quando não se tem atenção a um promenor:

ao desmontar a suspensao, não desmontar pela ordem que mencionei, ou seja, em vez de se retirar os cartuchos primeiro, soltar se primeiro as pernas, o que acontece é que depois quando se abre o motion e visto a perna nao ter qualquer tipo de pressao, fica oleo alojado entre o rebound na parte inferior da perna. Depois o outro passo que é mal feito, é o nao retirar o rebound, entao olha se para la e esta "limpo" mas na realidade esta la oleo. (por vezes existe quem nao desmonte o rebound, visto ser uma zona que não esta exposta a sujidade, apenas ao oleo que se deteora e posteriormente sera trocado)
depois quando tudo esta montado e se vai a colocar o oleo no motion (quantidade prevista) a suspensao fica "cheia" de oleo, ao ponto de quando se vai tentar meter o cartucho do motion, o oleo em excesso sai para fora. Se exprementarem a enrroscar, vao ver que a suspensao nao faz 1mm de curso, porque o espaço da suspensao no interior esta completamente lotado.

fica aqui mais esta dica para alguma duvida relacionada que apareça.


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#40
Boas, sou eu outra vez.

Deixo aqui outro tutorial, da Enduro Fork Seals (ensina a trocar de retentores também)
http://www.enduroforkseals.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/pike_dual_air3.pdf

Só pelo aspecto, é facil de concordar com os testes americanos da especialidade, de que esses são os melhores retentores do mercado.
De salientar que os gajos dizem que o melhor oleo de lubrificação para a suspensão é oleo sintético de motor de densidade variavel (precisamente o que eu coloquei "Castrol TTX 10wt-40wt)...

E mais uma vez, a seringazinha com 16mL de oleo na parte de baixo da suspensão... :mrgreen: :mrgreen:


Mas eles falam lá em lubrificar as esponjas, mas isso é uma coisa que a Rockshox recomenda fazer periodicamente, mas isso não quer dizer que se tem que andar sem banho!! São coisas diferentes!! Bigfoot, tu não podes andar sem banho. Enche isso com oleo rapaz!

Os gajos da EnduroForkSeals dizem inclusivamente que é "perigoso" lubrificar as esponjas periodicamente a partir do "exterior" e que essa é a razão pela qual os retentores deles não têm esponja!...

Vejam este link, para mais tutorials (Manitou R-7 ; Minute 1:00 ; Fox F100X ; Vanilla R; etc etc)
http://www.enduroforkseals.com/id10.html