Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

#83
Olá,

Se seguires o manual que está ni Site da SRAM chegas lá, mas mesmo assim é trabalho para 30 a 45 minutos feito em casa.

Precisas:

Chave sextavada 5mm
Chave bocas ou outra semelhante de 24mm
Maço de borracha ou martelo se tiveres boa pontaria

Para fechá-la: óleo de suspensão 15wt, as quantidades estão no manual.

Tem muita atenção aos o-rings, não forces nada.

Boa sorte,

VT
 
#85
Excelente trabalho! E parabéns a todos pelo debate de ideias, já aprendi muito com voces. :lol:
Já agora ,tenho uma reba race e gostava de saber se é muito diferente das mencionadas no tutorial. Pois tenciono fazer eu a manutenção quando chegar a altura.
cumps
L.gomes.
 
#88
Olá.
Pois, so não consigo encontrar o manual que faça referencia à manutenção (ex: passos e procedimentos). O Bigfoot tem um tutorial bastante completo. A minha duvida é se para a Reba race a sequencia de desmontagem/montagem é aquela. :?: É a primeira revisão caseira e gostava de ter um PGS à mão para o caso de surgirem dúvidas. :)
 
#90
Tenho uma Revelation u-turn, logo 100-130mm, como na altura ao comprar estava a montar a bike para passeios e algumas maratonas, decidi pelo mesmo preço e por mais 100grm comprar a revelation no lugar da Reba (em 2007). Assim, nos passeios poderia usar 120mm e ter mais conforto usando menos pressões.

O problema foi teste ano, que de passeios começei a andar em provas de XC, logo ando sempre com ela nos 100mm com pressões de 120psi em ambas as camaras para 65kgs de peso, o mal é nos drops em que ela esgota o curso, em comparação com a Reba do meu irmão com 115psi em ambas as camaras ela nunca esgota, se aumento as pressões baixo a sensiblidade.

A minha duvida, e seria apenas enquanto andar em provas :roll:, pois tentei vender a suspenção mas querem valores mesmo baixos :evil:, seria baixar o curso de 130mm para 115mm no máximo e minimo em 85mm. Sei que existe um casquilho para o efeito, baixar o curso para os 115mm, mas isso também baixa a frente? :wink: ou apenas o curso e fica ela como actualmente em 130mm, com a frente bem alta?
Pois eu com 115mm e as mesmas pressões é o ideal, esta perfeita, embora lá esta o ruido de andar a meio curso, mas o problema é que queria baixar a frente....já retirei alguns espaçadores para cima, mas isso também vai mudar os angulos da bike, além do quadro ser de XC (MSC Koncept que foi comprado depois da suspenção).

Sei que esta suspenção não foi feita para XC, mas para passeios e maratonas em que o ideal é o conforto é o ideal, pois adoro a suspenção.

Já agora aproveito e era uma coisa muito boa neste foruns, esta suspenção Revelation 426 dual-air U-Turn Poplock, comprada em finais de 2007, neste momento qual será o valor de venda dela?
 
#91
Boas.
Obrigado, Rock Shox Portugal, pela dica! Já tenho os manuais :D Ferramenta não é problema e local para sujar também não :lol:. Falta o óleo e mãos à obra! Ja agora desculpa, mas tenho que deixar mais uma pergunta. Quando precisar substituir algo (ex: retentores etc) onde posso adquirir ?
Obrigado.
 
#92
Olá,

L.Gomes:
Em qualquer loja podes pedir, ou então directamente à Ciclocoimbrões.

Artsite:
Estás a por primeiro a pressão positiva e só depois a negativa?
Se estás a esgotar curso a pressão está baixa.
Se baixas curso, baixas a frente da bike e mudas os angulos e o comportamento.
Os espaçadores que mudas-te "para cima" presumo que sejam os da direcção... pois isso não te muda os ângulos, apenas a posição relativa do avanço e consequentemente, do teu corpo face à bike.

VT
 
#93
Quando ás pressões, nunca retirei o ar da suspenção, mas não custa nada tentar fazer isso. Primeiro coloca da positiva certo?
Por norma coloco sempre primeiro na positiva, depois na negativa quando acerto o ar.

Os espaçadores são esses mesmo, da direção, isso apenas me faz baixar a direcção, os angulos ficam iguais. Por isso mesmo que gostava de retirar curso.

Obrigado pela ajuda :wink:
 
#95
Ola a todos!
Gostava de esclarecer mais uma duvida, Rock Shox Portugal, EH, EH :mrgreen:
Na aquisição de subselentes para a race, tenho que adquirir a unidade especifica ou ha algum kit que eu possa adquirir para substituir só (e quando) necessário?
Obrigado.
 
#96
Bem... foste um bocado vago... kits? há um pouco de tudo, desde kits de manutenção só para a perna direita (Motion Control) ou só para a esquerda (Dual Air).
Depois há também tudo o que for hardware: parafusos, botões, bainhas, copas, autocolantes, pernas para tí... lol, não pernas não há!!! tens mesmo de treinar!!

E há mais coisas, é só perguntar!

VT
 
#97
E há forma de se arranjarem esses kits?

É que fui a loja perguntar se o faziam revisão e o gajo disse que desistiu de fazer revisões da rock shox, porque o importador não arranjava ou dificilmente arranjava peçasm caso fosse preciso substituir alguma coisa mais fora do "normal"...

Ou seja, o gajo até fazia na boa, para ele tecnicamente não era nada demais mas, devido a essas limitações, desistiu e passou a enviá-las para o importador, tal como qualquer um... :s
 
#98
pratoni said:
É que fui a loja perguntar se o faziam revisão e o gajo disse que desistiu de fazer revisões da rock shox, porque o importador não arranjava ou dificilmente arranjava peças caso fosse preciso substituir alguma coisa mais fora do "normal"...
Pois, eu em tempos queria comprar uns retentores 32mm, e na motovedras disseram-me que a rockshox dificilmente disponibilizava esse material e que devido a essa politica da marca, eles nem sequer vendiam rockshox (verdade ou nao, eles so vendem manitou e fox).

Já agora, uma curiosidade, é suposto o cartucho do motion control ser completamente vedado e não deixar sair o oleo hidraulico, ou existe sempre uma pequena fuga desse oleo para os copos? É que a minha tem uma pequena fuga no veio ("shaft") da perna direita. O damping funciona bem e bloqueia, não noto nada de anormal e nem tou preocupado, apenas reparei nessa fuga... se calhar é por isso que chamam banho "semi"-aberto e não de banho fechado... :roll:
 
#99
Andrextr:
Bem... curiosamente fui verificar o stock de vedantes/raspadores 32mm e à data de hoje temos 232 pares...
Se calhar a Motovedras precisa mais e por isso diz que não temos!

Pratoni:
O que eu acho que se está a passar é que estamos a pedir às lojas que usem os números dos artigos em causa, designados nos manuais da Rock Shox, e pararem de usar os nomes "comuns" nas encomendas, tipo:
- Quero 2 vedantes Reba, 1 bloqueio e um parafuso para a Tora.
Isto pode parecer lógico para quem faz a encomenda... mas sabem quantos vedantes diferentes tem a Reba? passa os 10 facilmente!
Este processo de melhoramento leva sempre a alguma frustação de quem não gosta de ser organizado...

Andrextr 2: Que entendes por copos? as jarras? mas o MoCo é no topo das baínhas... como pode sair óleo para as Copas?
Manda uma foto da fuga aqui para este tópico ok?

VT
 
Rock Shox Portugal said:
Andrextr:
Bem... curiosamente fui verificar o stock de vedantes/raspadores 32mm e à data de hoje temos 232 pares...
Se calhar a Motovedras precisa mais e por isso diz que não temos!
Pois eu das duas vezes que lá fui a resposta foi a mesma... Mas eu procuro noutra loja! Um par de retentores custa à volta de que preços?

Rock Shox Portugal said:
Andrextr 2: Que entendes por copos? as jarras? mas o MoCo é no topo das baínhas... como pode sair óleo para as Copas?
Manda uma foto da fuga aqui para este tópico ok?
Sim, a fuga é do Motion para as jarras. De cima para baixo. Dei pela fuga porque o oleo que em tempos pus no motion é vermelho, e o oleo de lubrificaçao que meto é acastanhado (oleo de motor), e quando abri a suspensão saiu oleo vermelho e castanhado na perna do motion, e só castanho na perna da mola (como é obvio). E reparei que quando empurro para dentro o "veio" do motion control vejo que sai o tal oleo vermelho (eu chamo "veio" à peça que sai do motion e aperta no fundo das jarras).

Estas fotos não são minhas mas é so para perceber (seta a vermelho é onde ocorre a fuga):


E o oleo sai pelo espaço entre o veio e a peça branca...


Essa fuga é normal ou é sinal de um o-ringzito que deu o berro?