Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

#61
apesar de voçes nao estarem a falar de toras eu gostava de colocar esta duvida
tenho uma tora rs 289 u turn e nunca dei importancia a revisao ate ter mais de 3000km depois começou a funcionar pior apenas hegavaa aos 85 milimetros em vez de 130mm e entao eu proprio decidi desmotar agora esta tudo limpo mas tenho uma duvida. Na perna direita o oleu e posto por cima ou por baixo.
comprei oleu 5w sera que ira funcionar bem?


depois acabei por por o oleu e para mim ficou impecavel ficou com os 130 mm efectivos e acho que ja da para fazer mais 2000km
 
B

Bullet

Guest
#62
para como fazer está muito bom!!!! mas será que corre bem pra quem n tem muita esperiencia?

eu na minha reba estou a fazer as manutenções de 70 em 70 horas de uso mas vou ao Nuno moca pra ele fazer isso e mudar e afinar com uma precisão incrivel... ele nisso é mt bome e especialmente rapido a fazer o trabalho...

fazer em casa é sempre um bom desafio, mas pode não correr lá muito bem, o que é de evitar...

bom pedal

cumps.

Cabete
 
#63
A minha Reba tambem está a babar oleo pelo botão do floodgate...normal não deve ser! Alguém sugere uma causa ou uma solução?cumps
 
#64
khaostik said:
Boa noite,

O lock out da minha reba team deu o badagaio. Sai ar pelo e óleo pelo botao do motion. Alguém me sabe dizer qual o procedimento para o arranjar? Já abri a suspensão e não acho maneira de desmontar o motion para dar com o o-ring malfadado.

Cumprimentos,

Filipe Dias
isto esta um pouco confuso.. em primeiro lugar nao sai ar pelo botao do motion, visto so existir lá oleo.. o ar é na outra perna. para desmontar o motion, alicate de freios, removes o botao, chave de caixa 24 e desenroscas normalmente o motion e retiras o sistema..

se tiverem duvidas, digam, tentem ser precisos nas avarias etc, para poder preceber o que se trata ao certo.


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#65
Exacto,

Neste momento já retirei o motion da suspensão. Agora presumo que o motion lá dentro deve ter vedantes e que será um desses vedantes avariados e que depois sai oleo pelo botão do floodgate. Dá para desmontar o motion?

Cumprimentos,

Filipe Dias
 
#66
Vê se as peças estão centradas. A minha Reba perdia um pouco de óleo junto do floodgate. Foi ao mecânico, e ele disse que o floodgate tinha sido forçado, fazendo com as peças ficassem descentradas, deixando passar óleo, e fazendo com que o lockout não funcionasse.
 
#67
sim, da para desmontar e é muito simples.. normalmente ninguem desmonta porque não é necessario, tem um o ring no topo que pode ser isso que faça que o oleo saia quando a suspensao afunda.. mas não obrigatoriamente..
proxima suspensao que ca tiver para revisao com motion, eu desmonto e tiro umas fotos.

tens a certeza que apertaste bema rosca do motion, ou se tens a rosca arrasada? é porque custa me a crer que sem lhe teres mexido que a suspensao babe pelo botao.. :roll:

Por vezes não tenho muita atençao ao topico e nao noto que tem novidades, qualquer coisa que eu não responda mandem me pm. :wink:


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#68
Acho que ainda vem mais debaixo, pois consigo tirar esse o-ring ( basta desapertar o floodgate e sacar... mas ir mais para baixo a desmontar é que ainda não percebi... ) A suspensão começou a ficar com o u-turn cada vez mais preso, até que aconteceu isto. Agora tenho mesmo de desmontar aquilo para lubrificar e ver o que está mal... Mas tenho medo de esforçar e por isso umas fotos vinham mesmo a calhar:D

Cumprimentos,

Filipe Dias
 
#69
Já descobri como se desmonta! A parte vermelha desenrosca-se da rosca preta e assim já consegui colocar a mola no sitio. Vi como estava o vedante por onde ela estava a babar e ajeitei-o... Espero que se aguente.. Agora é ir comprar óleo, fazer a manutenção, e experimentar no meio do mato:D

Cumprimentos,

FIlipe Dias
 
#70
boas....


Grande Atalaia... Pelo que parece aprendes.te bem de pressa!

Afinal serve sempre de alguma coisa algumas oficinas deixarem assistir as revisões e tal.... depois em casa desmontas e acabas por aprender sempre alguma coisa e por em pratica todo o conteúdo teórico se sites; revistas; dicas etc...

Aconselho todas as pessoas que se safem com as porcas parafusos e que saibam em que sentido aperta e desaperta uma parafuso banal (coisa simples) a fazer as revisões visto que é uma processo simples mas que tem que ser cuidado e serem meticulosos com pormenores, podem demorar até algum tempo mas depois as revisões sucedem.se e ganham a prática e fazem-no facilmente.

Convém lembrar que material na garantia tem que ir para o representante/importador visto que se existir algum problema de garantia pode não ser considerado garantia por falta de manutenção, embora nos tenhamos feito não temos um registo certificado por um agente autorizado da marca!


Este será um tópico que irá dar muita conversa e será bastante esclarecedor!


Estás de parabéns!!


Boas pedaladas a todos
 
#71
Olá a todos! :D

Antes de tudo os meus parabéns ao Bruno pela sua dedicação à "causa"
Não posso no entanto deixar passar em claro alguns pontos menos correctos:

os dados fornecidos pela rock shox sao meramente indicatorios, e nem os proprios mecanicos do representante o seguem..
Os dados não são indicativos, são exactos e são para seguir, pois todas as válvulas e retentores estão desenhados para trabalhar com os pesos (WT) de óleo indicados e não uma média de 7,5wt
Os mecânicos do representante SEGUEM À RISCA as recomendações do fabricante... não sei onde foste buscar essa ideia. lamento mas está errada

ao facto de tentares meter oleo nas jarras, o oleo sai pelos buracos dos parafusos que predem as pernas!
O óleo recomendado para a base das jarras é o 15 wt e a quantidade depende da suspensão. Não, o óleo NUNCA sai pelos buracos dos parafusos, só se o Rebound estiver danificado. O Andrextr tem razão...

Não quero desmerecer o teu trabalho, que está excelente, apenas corrigir alguns detalhes. Acho também que no caso dos PDF´s poderias ter um pouco mais de atenção ao teu Português, passando um corrector do próprio Word.

Boas pedaladas,
 
#72
Boas.
Em relação ao oleo utilizado, não deixa de ser teoria. Tens conhecimento se as lojas usam 5wt ou 7,5wt no motion? se te informares vais reparar que as opinioes se dividem, inclusive tens users que comentaram este topico mecanicos de profissao em lojas como a Bike Zone (com quem eu aprendi e tomei a liberdade de fazer este pdf) em suspensoes minhas, ja exprementei as duas densidades, e prefiro a 7,5wt.

Quanto ao oleo posto pela parte inferior das jarras, continuo a preferir aplicar directamente nas esponjas. (a quantidade que sigo é a do manual) não digo com isto que seja menos correcto o outro procedimento (já o referi anteriormente) e como é logico estou sempre aberto a opinioes e procedimentos diferentes, estamos sempre a aprender :wink: obrigado pelo post!


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#73
A sabedoria popular costuma dizer: quem não sabe é como quem não vê...

O óleo utilizado não é teoria... é especificações de marca, do fabricante.

Em cima podes usar o 5wt ou se preferires ou tiveres uma mola mais dura ou maior pressão de ar, o 7,5wt não vai danificar nada.
Mas nas jarras em baixo tens mesmo de usar o 15wt e em quantidade indicada. agora se colocas pelos buracos dos parafusos depois de teres posto as bainhas, o óleo não te vai sair.
Mas se o colocas em cima, junto às esponjas, como é que evitas que 10 ou 15ml de óleo saiam da suspensão?

Fica a pergunta.

Boas pedaladas,

VT
 
#74
Pergunta a qual eu ja respondi em posts anteriores, se não viste verifica. Eu não disse que era um metodo incorrecto, disse que prefiro o metodo que uso.



"Os dados não são indicativos, são exactos e são para seguir, pois todas as válvulas e retentores estão desenhados para trabalhar com os pesos (WT) de óleo indicados e não uma média de 7,5wt
Os mecânicos do representante SEGUEM À RISCA as recomendações do fabricante... não sei onde foste buscar essa ideia. lamento mas está errada"


então agora ja se pode usar o 7,5wt? eu expliquei o porquê de preferir o 7,5 e não o 5wt, depende de cada utilizador e condução, eu prefiro a suspensão mais progressiva, e não (o que para o meu gosto por vezes é exagerado) demasiado sensivel.


"A sabedoria popular costuma dizer: quem não sabe é como quem não vê..."

Peço desculpa se incomodo alguem em divulgar alguns conhecimentos que tenho acerca deste assunto..


Cumps.

Bruno Atalaia
 
#75
Olá,
em relação a Marzocchi quando as tinha era eu que lhes fazia as revisões e o excelente mecanico deles ate me explicava como fazer algumas coisas, e se assim nao fosse, basta ir ao google e com um bocado de pesquisa e uma dose de paciencia tambem se chega la se e encontra o que se prentende. Ate videos existem a explicar tudo, mas neste caso em relaçao a Rock Shox (agora tambem tenho uma) deve haver aqui alguem com comichão pelo facto do pessoal aprender a desapertar porcas e parafusos e a passar a fazer as revisões em casa...

cumps
 
#80
Rock Shox Reba, Dual air/U-turn mudança de curso

Boas o meu nome e roger sou de aveiro tenho uma reva 426 de 120 mm ,estou a negociar um quadro com uma geometria de 100 mm , e queria saber se alguem ja efectou esta mudança de curso? se alguem ja o fez dê-me uma dica.
um abraço roger