Cannondale Trail SL5 "A La Carte"

danielsilva

New Member
Bem depois de ter trocado e ter feito 200km+ com o setup 2x9 com os pratos TA 26/36 posso dizer que estou inteiramente satisfeito com os mesmos, sempre mudaram muito suavemente e nunca patinou/falhou a troca da mudança em esforço, apenas me caiu a corrente do prato 26t uma unica vez num trilho bem acidentado.

Estou também cada vez mais satisfeito com o combo dos pedais da Superstar com os 5.10 Impact 2, são super confortaveis e colam por completo ao pedal ! Parecem um pouco mais pesados, volumosos e quentes que os antigos 5.1 Freeride, o que pode ser um problema no verão mas com este frio até é um plus. Visto que os pedais são a versão em liga de magnesio são pintados, ao contrário da versão mais pesada em aluminio que são anodizados, tinha algum "medo" que perdessem a pintura muito depressa mas até se estao a aguentar bem tendo em conta as pedradas/calhauzadas/raspões que levam e até o anodizados dos pinos estão imaculados, são um pouco caros mas até agora estão a justificar o preço, veremos como se portam os rolamentos.

Próximas novidades/mudanças:



A ver se chegam os raios a casa para as poder enraiar e ver se não me enganei nas contas :p Vão ser montados nos antigos DT Swiss 240s, com um Schwalbe Racing Ralph 2.25'' na frente e um Pacenti Quasi-Moto 2.0 na traseira.
 

danielsilva

New Member
Bem e aqui fica a montada no seu estado actual com as suas novas sapatilhas,



Única coisa a ser mudada será os travões assim que chegarem os Shimano XTR ou Hope Race X2 à loja do costume, apartir daí só mesmo um pintelho ou outro ( tipo chaveta traseira e punhos ) para completar o look e/ou conforto. De resto, esta acabou !

Acaba um projecto começa outro, este para os dias mais descontraídos e quando me apetecer descer um pouco mais depressa ! Será novamente uma conversão para 650b,

 
Então danielsilva que tens a dizer sobre as 27.5 ??? sempre têm o melhor do misto das rodas 26 e 29, ou nem uma coisa nem outra?
Poderias fazer-me um favor? mede cumprimento do centro da roda até a parte superior do pneu, para ficar a saber se a minha Scalpel poderá levar umas rodas do mesmo genero.

Cumprimentos e parabéns pela montagem
 
A bicicleta é uma Scalpel 4 de 2009, mas uso Fatty ultra dlr de 2011. Verifica então a medida que te pedi se faz favor.

Cumps
 

danielsilva

New Member
É quase um pegar nas vantagens das 29 e das 26 e juntar para criar as 650b. Rolam melhor, aceleram como uma 26 e descem/rolam por cima como uma 29, e clara vantagem é a facilidade de "transição" de roda 26 para 650b e vice-versa.

Para quem usa uma semi-rígida de alumínio que sente todo o terreno sente bem a diferença em rolamento das 650b, agora é uma viagem mais abafada embora eu "sinta" que o ruído do terreno continua lá mas bem mais "baixo".

Uma coisa que desgostei imenso nas 29'' é a certa falta de precisão e o desfasamento entre o guiador e o acto de virar e a reaçao directa da roda nas zonas lentas e muito técnicas, coisa que não acontece com as 650b apesar de aquele rolar por cima dos obstáculos continua lá, embora de maneira diferente de uma 29''. Agora isto depende obviamente do estilo de condução de cada um e com os meus 1m72 sempre achei as 29'' demasiado grandes, por isso para mim os 650b são uma óptima escolha. Agora também acredito que quem tenha 1m78+ ou grande tamanho de pernas se adapte às 29'' muito melhor e as prefira às 26 ou 650b.

De momento a grande desvantagem é a falta de escolha no que toca a material para as 650b, principalmente no que toca a borracha. O grande "impulsionador" é a modalidade de all-mountain e isso reflecte-se na escolha de pneus, apenas existe um Pacenti Quasi-Moto 2.0 como pneu traseiro altamente rolante, uma Pacenti Neo-Moto que embora exista em tamanho XC friendly de 2.1 é um pneu claramente pouco rolante e vocacionado para agarrar o terreno, quem não ser importar com um pneu grande de 2.25 tem também o Racing Ralph.

Para mim é o tamanho ideal para um BTT minimamente técnico excluindo o DH/FR/DJ mas também sou da opinião que não existe um tamanho ideal para MTB e cada pessoa vai gostar/preferir de um diferente tamanho de roda, adequando-se aos trilhos que usa, tipo de condução que pratica e claro da sua estatura fisica.
 
Last edited:

essence_s

New Member
Impecavel, obrigado pelo relato das sensações sentidas com as 650b.De facto parece o melhor dos 2 mundos, mas é como diz o outro:
só experimentando!
 
Hummm, gostei do que li, e então poderá a vir a ser uma possibilidade caso as mesmas caibam no meu quadro, vou esperando a ver se surjem mais novidades pois com a vitoria no Nino no mundial de XCO com as 27.5 acho que haverá um boom nestas rodas. Obrigado pelo review.

Cumprimentos
 

danielsilva

New Member
edudias999, quanto à medição os 27,5'' são as polegas da roda com um pneu 2.0 ( ou 2.1 ? não me recordo ) logo é simples chegar à medida que queres :)
Mas como tens uma FS tens de ter outros cuidados como ver com a roda no sitio e o amortecedor no máximo do seu curso ( tipo completamente sem ar ) e ver se roça em algum sitio, poderá não caber ou ser necessário reduzir curso.
 

danielsilva

New Member
E pronuncio este build, acabado !





Quadro: 2011 Cannondale Trail SL
Suspensão: 2010 Fox F32 100mm O/B
Pedaleira: Shimano SLX / TA Specialites 36t / Superstar XCR Single Ring Chainguide
Pedais: Superstar ULTRA Mag CNC ( eixo em Ti )
Cassete/Corrente: Shimano SLX 11-34 / KMC
Desviador & Manipulo: SRAM X0
Avanço: Kore Elite Carbon 90mm
Guiador: Easton XC70 Monkeylite Carbon 685mm
Punhos: Cannondale Lock-On
Travões: Magura MT6 / Storm SL 160mm
Selim/Espigão: Kore Carbon T-Rail Distance
Aperto Espigão: DMR
Rodas: DT Swiss 240 ( 9/10mm Thru Bolt ) / ZTR Crest 650b/ DT Comp
Pneus: Schwalbe RaRa 2.25'' / Pacenti Quasi-Moto 2.1

Peso final: 10050g, MUITO baixo do pretendido/objectivo !

Próximo projecto será a FS de Enduro/Trail 650b ( que já foi iniciado )

 
Last edited:

bururu

Member
Montagem altamente!
A relação 36tx34 não fica pesada para subir? Ou o objectivo é curtir umas descidas? ;)
 

danielsilva

New Member
A relação 36tx34 não fica pesada para subir? Ou o objectivo é curtir umas descidas?

Como eu não tenho pretensões de ser o próximo Nino Schurter não tenho tido grandes dificuldades com esta relação e se tiver de demorar mais tempo a subir demoro, claro que depois da marca dos 50/60km se encontrar umas daquelas paredes jeitosas me vejo enrascado mas é muito raro usar esta bicicleta para tantos Km e nesses casos prefiro levar a Rush que tem 2 pratos para o efeito. Tenho mais dificuldades a acompanhar às vezes o pessoal que vai comigo nos estradões por falta uma relação mais pesada do que o contrário, embora esteja a ponderar trocar para uma cassete 12-36t ou experimentar um prato 35t.

Apesar de ter dito que não ia alterar nada acabei por fazer mais última alteração, assim que a tiver montada meto umas fotos ;)
 

bururu

Member
Como eu não tenho pretensões de ser o próximo Nino Schurter não tenho tido grandes dificuldades com esta relação e se tiver de demorar mais tempo a subir demoro, claro que depois da marca dos 50/60km se encontrar umas daquelas paredes jeitosas me vejo enrascado mas é muito raro usar esta bicicleta para tantos Km e nesses casos prefiro levar a Rush que tem 2 pratos para o efeito. Tenho mais dificuldades a acompanhar às vezes o pessoal que vai comigo nos estradões por falta uma relação mais pesada do que o contrário, embora esteja a ponderar trocar para uma cassete 12-36t ou experimentar um prato 35t.
Sim, eu penso exactamente da mesma maneira, por isso é que também uso um só prato :)
Mas uso uma cassete 11-32 com prato 32t, daí ter feito a minha pergunta em relação a relação que usas!
Quando a minha transmissão tiver gasta, também pretendo mudar, mas talvez para uma cassete 11-34 com prato 34t, para manter a relação 1:1, mas aumentar um pouco a velocidade nos estradões!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Mais um com um só prato!
Cassete 11-36 com prato 34T e roda 26", e sobe tudo! A rolar é difícil passar dos 40 km/h, mas como eu quero a bike é para BTT, não há problema. Se não der para ir mais rápido, fácil, vou mais devagar!

E tens aí um guia de corrente muito interessante que eu não conhecia, mas após uma pesquisa acho que é mesmo um desses que eu preciso.

Curioso optares por meter as duas bikes a 650b, eu optaria por manter uma (esta) com roda 26", para aumentar a variedade, mas também ainda não experimentei as rodas do meio termo.
Além disso, nessas duas meninas, só mudava uma coisa: pedais de encaixe!
 

RTC

Super Moderador
Como já deu para perceber que gostas de descer, não faria sentido colocar essa Fox a 120mm (caso o quadro aceitasse)?
 
Top