Nestas últimas 3 semanas algumas coisas foram alteradas. Nada funcionava mal, mas resolvi dar um passo em frente, render-me ao "progresso" a juntar aos bons negócios que fui apanhando aqui e ali...
Pois bem, em primeiro lugar saíram:
Desviador XTR 9v
Dual control XTR
Cassete SLX respectiva corrente, tudo 9v.
Este material funcionava bem e, na minha opinião, o sistema dual control era um mimo. No entanto é um produto que foi (infelizmente) descontinuado pela Shimano há uns 4 anos. Ou seja, se um dia danificasse um manipulo, por ex, teria de trocar todo o sistema... teria de trocar, se tivesse a sorte de conseguir arranjar um conjunto equivalente "perdido" por aí. Isso começou a martelar-me a cabeça e tomei a decisão de me desfazer do conjunto enquanto as 9v ainda têm alguma procura. Cedo arranjaram outro dono. A ideia de trocar estes componentes, foi enfatizada por um bom negócio que encontrei numa loja do norte (que usa o olx como meio de promover as suas vendas) para um conjunto de manípulos e desviador traseiro. Tudo material novo, embalado e com garantia... e uma vez que ia mudar, convinha ir para as 10v. Encomenda feita e passado uns dias tinha o material em casa.
Assim, entraram:
- Desviador traseiro XT shadow, caixa longa
- Manípulos SLX 3/2x10
- Cassete e corrente deore 10v
Em termos de gamas, foi um claro downgrade, principalmente nos manípulos. No entanto convém manter sempre presente o facto de distarem 4 anos de evolução entre o meu antigo material e este. Não sinto qualquer diferença em termos de funcionamento do desviador em relação ao XTR. Mesmo os manípulos funcionam de forma exemplar, principalmente o manípulo da frente que tem um cabo revestido com teflon. O de trás tem um cabo normal, comprado na loja da esquina, super grosso e sem qualquer revestimento. Funciona bem, mas nota-se maior aspereza no tacto em relação ao da frente. É algo a ser mudado mas sem pressa. A cassete e a corrente, são... uma cassete e uma corrente. Não noto diferenças embora fosse benvinda uma cassete com aranha, como era o caso da antiga SLX. No entanto a diferença de preço pedido por uma SLX em relação a uma deore, não me justificava ir para aquela.
Mas se os dual control juntavam manípulos e travões... tinha de arranjar uns travões. Socorri-me novamente do mercado de usados e, lá consegui outro negócio apetecível... Depois de pedir aconselhamento, ler algumas opiniões decidi por um dos candidatos que tinha alinhado à partida e vieram uns formula RX, branquinhos e com pormenores vermelhos. Estes sim, fazem jus ao nome do "sítio" onde foram adquiridos pois são usados. No entanto, funcionam sem qualquer problema e em termos de marcas estéticas, estão praticamente imaculados. Tem algumas (poucas) marcas nas pinças que é normal estarem mais sujeitas a impactos mas estas encontram-se na parte posterior e não se notam. As manetes, estão imaculadas.
Em termos de funcionamento, como disse, funcionam muito bem. Mantive o diâmetro do disco atrás (160) mas diminuí o diâmetro da frente para 160. Em comparação com os XTR, creio estarem ao mesmo nível de potência. Travam muito bem mas os discos da formula não me convencem. Também serão mudados no futuro por uns HS1, em principio. Em termos de feeling, os XTR tinham mais modulação do que estes. Estes são mais bruscos e mais do tipo "on/off". Mas não me posso queixar até ver.
Em termos de custo, estas mudanças ficaram quase "ela por ela"... quase, portanto posso dizer que foi tudo feito com conta peso e medida.
E estava tudo...pensava eu. Pois bem, há coisas do caraças e há coisa de 15 dias voltou-me a aparecer outra oportunidade que não me deixou indiferente.
Indiferente é mesmo a palavra... alguns dos que lêem o tópico, saberão certamente que fiquei extremamente impressionado com a R7. Por outro lado, lembrar-se-ão também que a 32RLC defraudou um bocadinho as minhas expectativas. Não que seja uma má suspensão. Longe disso. Mas em termos de leitura do terreno pareceu-me um retrocesso face aquilo que tinha antes. A fox é muito porreira, fiável, um autêntico tanque em termos de robustez mas... faltou-lhe sempre qlq coisa. Qualquer coisa que a R7 tinha e esta não e que tem a ver com a sensibilidade. Se calhar a culpa até foi minha por ter ido para a Fox com as expectativas demasiado altas, mas o facto é que nunca me convenceu a 100%. A R7, desde o início se revelou uma surpresa, no bom sentido e considero-a uma das suspensões mais subestimadas no mercado.
Este paleio todo para quê? Já se está mesmo a ver... A fox encontrou um novo dono e eu encontrei uma nova suspensão. Qual? Isso mesmo...
Sai Fox 32 RLC
Entra Manitou R7 pro 2013
Resta dizer que a Manitou também não é nova... mas é como se fosse. Tem ainda quase 2 anos de garantia e está em EXCELENTE estado praticamente sem marcas de uso (tinha umas coisitas na coroa que foram prontamente disfarçadas com retoque branco e só se notam se soubermos que lá estão. Eu sei e mesmo assim às vezes vejo-me à nora para os encontrar.
A minha anterior experiência com a R7 podia ter sido um feliz acaso... podia, mas não foi. O raio da suspensão é mesmo um espectáculo. Tem uma leitura de terreno excepcional, superior à da fox, sem dúvida. E o facto de podermos jogar com o bloqueio e as várias posições entre totalmente aberto, totalmente fechado ou posições intermédias é uma mais valia. Assim como a fox, suporta 650b e isso é um ponto que eu considero bastante, embora a fox nesse campo não tenha praticamente concorrentes. Talvez um pneu 2.25 nesta manitou seja exagerado, enquanto que na fox passa sem problemas.
Para compor o ramalhete, chegou ontem mais uma alteração que parecia mais ligeira do que se revelou "a final". O guiador...
Tinha o KCNC SC Bone low rize, OS, com 640mm. Vim de um guiador recto de carbono como 580mm e a passagem para o KCNC foi uma das alterações que mais se fez sentir e sentiu-se principalmente em termos de controlo e até de conforto. Nunca pensei que um ligeiro aumento na largura tivesse tanta influência, mas teve. Andou por cá na saudosa Mission e por cá continuou até ontem ao final da tarde... Isto porque uma HT, ainda por cima uma HT como a Whippet merece um guiador recto. Assim, o KCNC também já tem novo dono e vai andar aqui por perto e a Whippet tem um novo guiador, vindo directamente das mãos do meste Tinric. Pois é...
Sai
KCNC SC Bone Lowrize 640mm
Entra
MT Zoom flat 640mm
Evidentemente que mantive a largura mas a altura foi reduzida. Também aqui notei diferenças que se resumem a uma frente mais ágil, e um carácter mais trepador e nervoso. Em termos de conforto, manteve-se em muito devido ao carbono. Ao inicio, estranhei um bocado a passagem para uma posição mais baixa mas bastaram-me algumas centenas de metros para me adaptar e hj parece que sempre o utilizei. Como disse, a subir ganhei uma nova posição que surpreendentemente não me esforça tanto as costas e a descer, não perdi... Esse era o meu maior "medo" mas já fiz algumas que costumava fazer com o kcnc e... sem problemas a registar.
E por aqui me fico com a descrição que já vai (muito) longa.
Last but not the least, algumas fotos para dar outro ar à coisa:
(esta última para mostrar um dos pormenores que mais gosto neste quadro: o efeito do reflexo da luz no carbono, visível principalmente na zona da junção do top tube com o tubo do espigão).
Ufffaaa!!!