Novidades na bicheza:
Saiu a 32 float de 140mm que cumpriu com louvor a tarefa a que se prestou e que entretanto arranjou novo dono e entrou esta fox 34 factory 650b de 150mm.
Por falta de disponibilidade horária ainda não a testei convenientemente, embora a tentação tenha levado a melhor na tarde do passado sábado. Conta por isso com cerca de 30km nos quais procurei submete-la a todo o uso que espero fazer da bike: rolar, subidas íngremes e com muita pedra à mistura e, claro, descidas
.
Antes de a montar e como é hábito, foi direitinha para a DPX onde o Daniel limpou, e trocou os fluídos. Obviamente que ficou melhor que nova.
Na voltinha, deu para ver que o bom comportamento da 32 se mantém e, como é normal, tem uma melhor leitura de terreno. Mas como ainda não a experimentei como deve ser ainda não posso dizer muito mais do que isto. Como tem vindo a ser norma, a coluna é cónica e o eixo de 15mm. Quanto à direção, não tive de fazer adaptação nenhuma pois a testa do quadro e respetiva caixa é cónica. Tive foi de trocar o cubo da frente por um de 15mm. Aproveitei e troquei os dois. Assim, na frente mora agora um XT, 15mm CL e atrás um SLX 9mm CL. Raios novos, e cabeças novas em preto. Para meu espanto e por curiosidade, pesei o conjunto. Antes rondava os 13kg (12.8/9) e neste momento está com 12.5 certos. Caricato, uma vez que a 34 é (bem) mais pesada que a 32, pelo menos assim é em diferença sentida.
Pretendi com a troca, acima de tudo, conseguir usar um leque muito mais alragado de pneus na frente por ser 650b especifica. Tudo isto aliado à relativa facilidade que tive em vender a 32. Foi circunstancia determinante.
Atrás, continuo a não ter qualquer problema apesar de o quadro ser 26. Aliás, em termos de espaço, continua a ser maior atrás que na frente. Agora marginalmente (questão de milímetros), mas continua...
Em termos de geometria, está praticamente ao mesmo nível que teria se usasse uma suspensão 26´ de 160mm. O axle-to-crown height é praticamente igual entre uma 36 de 160 e esta 34 650b (
http://service.foxracingshox.com/consumers/Content/2013_CD_user_specs.htm). Isto deixa-me confortável, uma vez que está dentro do suportado pelo quadro. O BB naturalmente deve ter subido qualquer coisa, mas nada de preocupante que a torne instável. Está a cerca de 32,5mm medidos desde a base da caixa. Quanto a isto, não senti qualquer alteração. Senti, sim, a subir. Noto a frente um tudo-nada mais instável, mais leve embora em nenhuma circunstancia me tenha levantado. Mesmo em terreno íngreme e cheio de pedras. A descer, se já antes era espectacular agora está noutro nível. Mas ainda é cedo para analisar... A rolar, sem alterações. Como a coluna é maior, coloquei uma anilha de 0,5mm por baixo do avanço e como tal vou agora mais direito e mais confortável. Agora é dar-lhe calor...
Esteticamente, os autocolantes são para substituir por uns da linha heritage em tons de cinzento embora com o tempo me tenha habituado a estes... Quando chegarem, logo vejo se os coloque logo ou se os guarde.