Back to black: on one 456

FMCurto

Active Member
É o antes e o depois da farinha 33 :) até pq o MK é um bocado anorético.
Tive em 26 exatamente nessa configuração, o TK 2.2 tinha um tudo nada menos volume que o actual: Chunky Monkey 2.4 (carcassa do Ardent 2.4).

Pelo menos em 26" são um bocadinho mais largos que os NN:

http://www.reifenbreiten-datenbank.de/reifen-Schwalbe-Nobby Nic-26x2.25.html
http://www.reifenbreiten-datenbank.de/reifen-Continental-Trail King-26x2.20.html

Mas o meu MK Protection atrás fez para cima de 7k kilometros e ainda tinha rasto,acabei por deitar fora pq deformou :p
 

PedroTenreiro

Active Member
Novidades na bicheza:

Saiu a 32 float de 140mm que cumpriu com louvor a tarefa a que se prestou e que entretanto arranjou novo dono e entrou esta fox 34 factory 650b de 150mm.






Por falta de disponibilidade horária ainda não a testei convenientemente, embora a tentação tenha levado a melhor na tarde do passado sábado. Conta por isso com cerca de 30km nos quais procurei submete-la a todo o uso que espero fazer da bike: rolar, subidas íngremes e com muita pedra à mistura e, claro, descidas :D.
Antes de a montar e como é hábito, foi direitinha para a DPX onde o Daniel limpou, e trocou os fluídos. Obviamente que ficou melhor que nova.
Na voltinha, deu para ver que o bom comportamento da 32 se mantém e, como é normal, tem uma melhor leitura de terreno. Mas como ainda não a experimentei como deve ser ainda não posso dizer muito mais do que isto. Como tem vindo a ser norma, a coluna é cónica e o eixo de 15mm. Quanto à direção, não tive de fazer adaptação nenhuma pois a testa do quadro e respetiva caixa é cónica. Tive foi de trocar o cubo da frente por um de 15mm. Aproveitei e troquei os dois. Assim, na frente mora agora um XT, 15mm CL e atrás um SLX 9mm CL. Raios novos, e cabeças novas em preto. Para meu espanto e por curiosidade, pesei o conjunto. Antes rondava os 13kg (12.8/9) e neste momento está com 12.5 certos. Caricato, uma vez que a 34 é (bem) mais pesada que a 32, pelo menos assim é em diferença sentida.

Pretendi com a troca, acima de tudo, conseguir usar um leque muito mais alragado de pneus na frente por ser 650b especifica. Tudo isto aliado à relativa facilidade que tive em vender a 32. Foi circunstancia determinante.
Atrás, continuo a não ter qualquer problema apesar de o quadro ser 26. Aliás, em termos de espaço, continua a ser maior atrás que na frente. Agora marginalmente (questão de milímetros), mas continua...
Em termos de geometria, está praticamente ao mesmo nível que teria se usasse uma suspensão 26´ de 160mm. O axle-to-crown height é praticamente igual entre uma 36 de 160 e esta 34 650b (http://service.foxracingshox.com/consumers/Content/2013_CD_user_specs.htm). Isto deixa-me confortável, uma vez que está dentro do suportado pelo quadro. O BB naturalmente deve ter subido qualquer coisa, mas nada de preocupante que a torne instável. Está a cerca de 32,5mm medidos desde a base da caixa. Quanto a isto, não senti qualquer alteração. Senti, sim, a subir. Noto a frente um tudo-nada mais instável, mais leve embora em nenhuma circunstancia me tenha levantado. Mesmo em terreno íngreme e cheio de pedras. A descer, se já antes era espectacular agora está noutro nível. Mas ainda é cedo para analisar... A rolar, sem alterações. Como a coluna é maior, coloquei uma anilha de 0,5mm por baixo do avanço e como tal vou agora mais direito e mais confortável. Agora é dar-lhe calor...
Esteticamente, os autocolantes são para substituir por uns da linha heritage em tons de cinzento embora com o tempo me tenha habituado a estes... Quando chegarem, logo vejo se os coloque logo ou se os guarde.
 

SeteGu

Active Member
Esse quadro aceita sem problemas uma suspensão de 150mm?

De inicio tinha uma Recon Silver, correto? Com que curso?
 

PedroTenreiro

Active Member
O quadro aceita 160mm mas como é 26, os 160 são considerados numa suspensão 26. Daí que mais importante que o curso, seja o axel to crown height.
Nunca teve recon. Andou muito pouco tempo com uma R7 herdada da whippet mas ficava com uma posição de condução estranha e um bocado desconfortável. Passou depois a 32 de 140 que melhorou substancialmente a posição e agora para esta 34 de 150 que parece ter sido feita de propósito para o quadro.
 

SeteGu

Active Member
Sim, é verdade.

O BH é que tinha a Recon. Como já não aparecem as fotos... não reparei.

Realmente estão na moda este tipo de quadros: Hard Tail´s com bons cursos na frente. Deve ser bastante polivalente a nível de utilização.
Boa máquina!
 

PedroTenreiro

Active Member
Para mim que costumo andar numa zona em que as vertentes mais agressivas ainda não estão enraizadas, o facto de ser rígido e relativamente leve, é uma vantagem. Permite-me conciliar o normal XC com voltas de 40/50km com descidas complicadas que são feitas agora com mais facilidade sem estar tão dependente do kit d´unhas que nunca foi grande coisa.
 

PedroTenreiro

Active Member
Sim, acho que acabam por poder conciliar o XC e o AM. Mas obviamente que vão ser limitadas em ambos: nunca vão ser puras XC de forma a conquistar lugares em podios das maratonas, nem vão ser puras endureiras que passam por cima de toda a folha, que fazem qualquer salto. Ficam assim... no meio. Digo eu...
Posso-te por as coisas neste ponto: se tivesse de escolher entre a whippet como estava há umas paginas atrás (provavelmente abaixo dos 10kg) e tendo a 456 conforme está agora, nem sequer hesitava: adorei a whippet e se fosse um gajo de competição, seria a minha escolhida mas como não sou, nem pensava duas vezes: divirto-me muito mais com a 456.
 
Bela máquina aqui tens! Acho que com os autocolantes cinzentos em vez de brancos na suspensão ainda ficará melhor. Mas mantinha o apontamento em vermelho.
 
Top