Back to black: on one 456

PedroTenreiro

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A minha também é 16. O tubo vertical é muito curto e o horizontal muito longo. Os gajos do planet X dizem que consegue levar 120 na frente e pneus 2.4 atrás. Na frente, não arrisco sequer embora tivesse quase para ter mandado vir um X king 2.4 (que se calhar até cabia, mas veio um MK 2.2).
Eu a descer sou um bocado medroso, principalmente nos estradões rápidos. No entanto, ainda não deixei nenhum st por fazer inclusivamente uma ou duas pistas de DH mas aqui também sei os meus limites e não arrisco muito: saltos e drops, não faço.
 

jv-

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Julgo que o tubo vertical ser muito curto não é problema algum. Geometrias compactas fazem bikes mais rígidas lateralmente e confortáveis. No que toca ao toptube, o meu é ligeiramente maior, mas como tenho suspensão de 160mm e avanco de 50 fica mesmo spot on. A juntar a isto a testa das on-ones é sempre pequenina. Se fosse para mim não colocaria avanco com mais de 75mm e poria um guiador com algum rise.

E sobre estradões, acho que esta bike não foi feita muito a pensar neles. Foi feita para singles rápidos, tanto a subir como a descer, com pouca pedra e muitas curvas.
 

PedroTenreiro

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Porque a manitou ainda não lançou a mattoc por cá :p
Andava à procura de uma suspensão com 140mm e que tivesse capacidade para suportar 650b. A fox foi a opção óbvia.
 

FMCurto

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Não consigo perceber ao certo pq não tem tócolantes, e é parecido com o Whippet, mas esse não é a versão 456 sem ser EVO? Se for está "certificado" para 160mm. Mas segundo dizem é rijo que nem cornos, mas um dropper é quase obrigatório num quadro desses mas parece que tens ai espaço para recuar o banco e avanço que é quase a segunda coisa obrigatória, um avanço de 60 ou 50 dá logo um outro "à vontade".
Estive a olhar no outro dia para os tacos do Wild Grip e quer-me parecer que isso é demasiado pontiagudo,deve gastar-se rápido e fica um bocado "careca" facilmente,não?
 
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PedroTenreiro

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Sim, é um 456. Rijo já o whippet era, este quer-me parecer que é mais mole mas as diferenças são poucas (se chegarem a existir). Espigão telescópico já tem. O banco está para a frente por causa do recuo do espigão. Avanços nessas medidas, não por enquanto. Quando muito, um de 80 ou 75 mas não está nos planos porque não quero deixar de fazer o XC do costume. Quanto aos pneus, ainda não tenho experiência no desgaste. O que tenho atrás estava na frente porque o que lá tinha antes, igual ao de trás, rasgou-se recentemente.
 

FMCurto

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Vai muito das proporções de cada pessoa (e tamanho do quadro) mas tirando o ganho aerodinâmico dos estradões por ir mais esticado hoje em dia vejo poucas vantagens num avanço "comprido". Mesmo nas subidas não noto problemas de maior e é curioso que o pessoal compra droppers para ajudar nas descidas e eu notei nas descidas e subidas. :) Antes tinha uma altura de compromisso um tudo nada mais baixo que o ideal para pedalar, agora posso ter o melhor dos dois.O meu dropper (num 456 de aço) não tem recuo, mas bem gostava que tivesse 1 ou 2 cm, se tivesse era capaz de mudar de 50 para 40mm de avanço.
Esse com recuo é um KS?É de 2cm?
Mas o que é bom para um pode não ser para outro, mas com 90mm e 140 de curso naquelas descidas mesmo inclinadas quer-me parecer que coloca demasiado peso no garfo, mas não à nada como experimentar. ;)
 
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PedroTenreiro

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O espigão é um KS eten. Não sei quanto tem de recuo mas deverá ser à volta disso, sim. Quanto ao avanço, é algo a ponderar no futuro mas por enquanto ainda não penso nisso
 

PedroTenreiro

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Ora bem, neste momento está assim:





Saíram as XT que tão bom serviço me prestaram nestes anos e entraram umas 650b.
As rodas são umas WTB frequency i23. Aro tubless ready, com fita e válvulas tubless com 23mm de largura interna (as XT têm 19). São rodas voltadas para coisas mais agressivas e muito usadas no enduro. Os cubos são WTB, 6 furos e como são normalizados em termos de raios, podem ser perfeita e facilmente substituídos por outros. No entanto a WTB é das marcas em que deposito mais confiança neste mundo e deverão andar por cá durante muito tempo. A escolha recaiu sobre elas principalmente pelo excelente feedback que se pode ler nos mais variados sites. eu guio-me pelo MTBR e lá quase que alcançam os 5 chilis. Não são rodas leves. Aliás, são bem mais pesadas que as minhas XT, andam pelos 2kg mas com montagem de outros componentes conseguem-se montagens com pesos bastante interessantes. Mas lá está... com outros cubos e raios. Não me aflige. São tão boas ou tão más que a santa cruz as monta num modelo deles. Não me lembro qual é.
Montei uns pneus de "caca" que encontrei a um preço jeitoso. Não são certamente os melhores pneus do mundo e estão cá a prazo. Serviram sobretudo para ver até onde poderia ir em termos de tamanho dos pneus. São uns merida que vêm de origem nas bikes de AM deles, em kevlar 2.25 feitos pela maxxis. Atrás passa sem qualquer problema ficando com uma folga de 2 dedos tanto nas escoras superiores e perto do BB e com 1 dedo em termos de largura entre o pneu e a escora. Na frente as coisas são mais apertadas como aliás se pode ver. Tenho uns 5mm entre pneu e arco da suspensão. Sei, assim que aqui 2.25 é mesmo o máximo. Nunca bateu nem acumulou muito lixo mas não me aventuro com uma medida maior. Eventualmente irei para uns navegal 2.1, mountain king 2.2 ou uns pacenti/panaracer. Veremos.
Em termos de utilização, ainda não tenho bases para poder fazer comparações uma vez que nem 100km fiz ainda, mas não desgostei da experiência. No entanto é tudo o que posso dizer.
 

PedroTenreiro

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Aproveitando o facto de os pratos já necessitarem de reforma, o ter partido dois dentes ao prato de 42 e à circunstância de rodar quase exclusivamente no prato do meio, resolvi converter a transmissão em 1x10.
Para tanto, arranjei um prato N/W raceface de 32 dentes e um carreto hope T-rex de 40t. Fiquei assim com uma cassete 11-40 e singlering 32. Os cranques são os XT que levaram uma pintura e verniz. Rodei cerca de 70km com esta relação mas não me pareceu ser limitadora. Tinha algum receio que sentisse falta da avozinha nas paredes mas pelo menos, até ver, ainda não senti a falta dela.
Troquei também o avanço para um de 80mm e encurtei a coluna da suspensão, estando agora com cerca de 19 cm.
A foto possível:
 

FMCurto

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Afinal foi rápido: 90 -> 80 -> 65... para o mês que vem já vais em 50mm de avanço :)

Só é pena que a Fox adaptada não tenha um bocadinho mais de espaço, senão sugeria um Trail King para a frente, depois de se experimentar já não dá para voltar atrás, mas a versão 2.2 é uma diferença de volume/largura/altura abismal para o MK 2.2, duvido que caiba ai.
 

PedroTenreiro

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Por acaso pensei nisso e só não vieram uns TK porque a loja não os tinha para entrega. Por ex, sei que uns nic 2.25 cabem sem grande stress. No entanto não estou nada arrependido de ter ido para os MK. Ainda pensei em ir para o 2.4 frontal mas provavelmente esse sim, bateria na suspensão.
Mas será mesmo assim uma diferença tão grande para estes dois modelos nas mesmas medidas? Tenho cerca de 1cm de folga entre o topo do pneu e a base da coroa da suspensão...
 
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