A "mania" de virar o avanço do guiador ao contrário...

artsite

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Isso de colocar anilhas debaixo do avanço invertido, é para ter um tudo da suspenção maior, pois um dia mais tarde ao trocar de quadro, caso este tenha uma testa maior, o tubo da suspenção não dá. è por isso que alguns também usam anilhas da parte de cima, fica feito, mas é melhor a pensar no futuro
 

Batas

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artsite said:
Isso de colocar anilhas debaixo do avanço invertido, é para ter um tudo da suspensão maior, pois um dia mais tarde ao trocar de quadro, caso este tenha uma testa maior, o tubo da suspensão não dá. è por isso que alguns também usam anilhas da parte de cima, fica feito, mas é melhor a pensar no futuro

Usa-se na parte de cima. Bom, são gostos.
 

acidsugar

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é uma mania, e melhor para subir, e pior para descer, etc... etc... etc...

já pensaram no caso dos ciclistas de estrada quando fazem provas de time trial (agora faltame o termo em portugues) têm uma posição muito mais paralela ao chão? e isto porque quanto menos massa houver em cima menos atrito faz... certo?

exemplo pratico na minha bike anterior passei de um guiador direito, para um sobreelevado, e a rolar nas mesmas condições também passei de 28/30km em alcatrao para 24/25km... simplesmente porque fiquei numa posição um pouco mais elevada em relação ao guiador.

resumindo acho que é mais uma questão de desempenho do que uma questão estética, e além do mais uma simples diferença de 2 cm para cima ou para baixo faz muita diferença na região lombar, quem mudou sabe do que falo, e quem está parta mudar também vai perceber...
 

chupa cabras

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Acreditem que virar o avanço ao contrário faz uma diferença bestial para quem tem ombros largos e um perfil pouco aerodinâmico (ou por outras palavras: "gordo") como eu, mesmo que o avanço tenha apenas 8º.
A resistência do ar significa qualquer coisa como 75-90% de toda a resistência sentida quando se pedala em terreno plano.
Para pedalar em lazer, isto é obviamente menos importante.

time trial = contra-relógio :wink:
 

andrextr

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grande parte do pessoal que pratica XC não se sente muito à vontade em zonas técnicas e descidas.. ao inverter o avanço, e com aqueles espigões de selim tipo "andaime" o que acontece é que essa habilidade reduzida passa a quase zero.. eu por enquanto não tenho muita experiência nisso mas mandar um OTB deve ser pior do que fazer um pouco mais de gincana para subir "aquela" parede...

acho que para um simples utilizador (nao competitivo) esta medida não é muito vantajosa, porque propicia muito mais os OTBs e outro tipo de tralhos. portanto o melhor é o meio termo, nem muito baixo nem muito alto

no meu caso, eu acho que tenho o guiador um pouco alto (4anilhas espaçadoras, suspensão 130mm, e guiador sobrelevado), mas não é por isso que não subo paredes... é preciso é unhas para não deixar a frente levantar ... e acreditem que ás vezes até se torna divertido :mrgreen:
 

acidsugar

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obeigado chupa kabras é mesmo isso :roll:

concordo contigo andrextr para quem não faz competição ou tempos em maratonas, julgo que não seja sequer necessário a não ser que lhes dê uma posição mais cómoda na bike, o que duvido...
 

Giantfreerider

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E fez ele bem em desenterrar o tópico!xD
Hoje, inverti o meu avanço e fui dar a volta do costume.
O que notei foi, que a roda realmente fica mais colada ao chão a subir, a direito ganha-se mais velocidade de ponta e a descer, gostei pois a bike ficou mais nervosa...mas não deixei de fazer as minhas descidas a abrir e bem controlado.
O meu único receio, era se iria ter dores depois nas costas por ficar mais "deitado" na bike, mas pelo menos nos 50kms que fiz não notei nada em termos de dores.
Agora tenho que fazer muitos mais kms para ver realmente as vantagens/desvantagens.
Cumps e boas pedaladas;)
 

fernanrei

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Acreditem que o avanço invertido dá e tira,dependendo como é óbvio da experiência de cada um. Já li aqui um post em que o autor refere os prós,será que há aspectos comparáveis com quem anda de bicicleta por puro lazer? Um dos aspectos mais expressivos da inversão do avanço é a posição de condução mais aerodinâmica,e é nada mais nada menos que a principal razão influenciadora das pretenções dos profissionais (se é que os há). Por mim, cada um albarda o burro ao seu gosto. Eu pessoalmente prefiro usar tal como veio da loja,e depois de afinar a altura e a inclinação do selim,está que nem ginjas.......
 

BlueSkies

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Eu inverti o avanço da minha AMS, porque em subidas mais ingremes a roda da frente levantava!

É claro que antes de inverter o avanço, há que ver se não há espaçadores, que possam ser passados debaixo para cima do avanço, e só depois inverter o avanço.

Eu passei um espaçador de 10mm de baixo para cima e inverti o avanço de 6º e assim fiquei com uma conduç\ao mais eficiente para as subidas mesmo com a minha REBA regulada para os 110mm.

Eu tenho esta vantagem do U-Turn, que posso por a suspensão a 140mm permitindo-me fazer umas descidas mais radicais, ou alterar a posição de condução mais confortável!
 

luis biclas

Elos Rápidos
Ora aqui esta um assunto no qual eu já fiz "n" contas.
Se na fininha resultou em cheio virar o avanço ao contrario, na BTT nem por isso...perdi o controle da bike nas decidas, pedi o controle da bike nos drops e nos saltos e para finalizar ainda ganhei uma dor no pescoço, é certo que nas subidas a melhoria foi notória, mas não compensa.
 

Nuncho

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nuncho
ca granda desenterranço
este topico ja nao tinha respostas desde 2008

lol


Porque eu por acaso estava a olhar para a minha bike e pensei, tenho o avanço muito elevado, tenho de comprar um recto!
Mas, e se eu o virasse ao contrário?
será que já alguem o fez?

Foi onde pensei vir aqui ao forum
lool
 

Masil_93

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Também inverti o da minha à pouco tempo
Ficou assim


p1000532x.jpg
 

Kamoes

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Eu já andei com um avanço de 30º para cima, e agora ando com um de 10º invertido.

Diferenças?
Quando andava com o outro avanço, mesmo com um guiador recto, notava a frente muito alta, e (aliado á má suspensão) levantava-me a frente muito nas subidas, o que acabava numa luta constante para tentar subir tudo na mesma.

Assim que troquei o avanço, e o inverti logo, a diferença foi abismal. Curiosamente, mesmo sendo mais comprido e estando mais "para baixo" tinha mais controlo nas descidas, tornava-me a direcção mais directa. Nas subidas a diferença também foi muito grande, para melhor. A frente deixou de levantar tanta vez e conseguia pedalar melhor. A rolar, pouco melhor era.


Em questões de conforto, ganhei. A nível de "perfomance", ganhei também.

Agora à duas semanas, passei uma anilha que tinha por cima do avanço(tenho várias) para baixo, para levantar um pouco a direcção, tentando tornar a bike um pouco mais confortável.

Mais importante que as anilhas, é o ângulo do avanço, porque, mesmo estando mais acima ou mais abaixo, é ele que define como as forças são feitas.

No caso dum invertido(independentemente das anilhas) aponta sempre para baixo.


Testem, não perdem nada com isso ;)

Eu gostei, uso invertido e vou manter assim por muito tempo ;)

Abraço.
 

tiago ferreira

New Member
Eu já inverti o avanço uma vez... Não gostei, fiquei sem grande controlo nas descidas e nos trilhos mais acidentados, e a diferença nas subidas foi pouco notória. São gostos, uns gostam e outros não, mas na minha opinião na compensa assim tanto. Na minha bike tenho uma suspensão de 130 mm (regulável entre os 85 e os 130), tenho uma anilha de 15mm e outra de 5mm por baixo do avanço, que não está invertido, portanto tenho uma frente alta, mas não é por isso que deixo de fazer as subidas, se a roda da frente levantar, o que raramente acontece, há que fazer força para baixo com os braços e está feito, e olhem que também subo "paredes".
Acho que o avanço invertido só compensa para quem compete de forma profissional ou amadora, ou apenas para quem quer melhores prestações nas suas voltas.

Boas pedaladas, com o avanço invertido ou não.
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Eu também inverti o avanço que é de 105mm 6º recentemente. Gostei da diferença. Ajuda realmente a subir.
Li por aqui que não entendem o uso de avanços invertidos com guiadores sobrelevados. Eu percebo! Melhorou e gastei ZERO! Se calhar ficaria ainda melhor com um guiador recto. Acredito que sim mas teria de gastar carcanhol...... :p
 

Rubinho

New Member
Avanços

Boas...

Eu tenho um avanço Bontrager RL com angulo positivo, axo que até é bastante positivo o angulo. Experimentei inverter o avanço mas mesmo assim ficou com um angulo um bocadito positivo.
Não sei o que fazer, nao sei se compro um avanço com angulo negativo ou se compro antes um volante recto e assim já ficava com uma posição diferente.

Obrigado pela atenção...

Boas pedaladas :)
 

Jepas

Super Moderador
Todos os avanço que possam ser invertidos indicam +/- o ângulo. Ou seja, um avanço de 6º, invertido fica com -6º relativamente à coluna da suspensão. Claro que, para que o avanço fique na horizontal ou para baixo, o ângulo tem de ser maior (tal como o seu simétrico).

Se a ideia é baixar a posição podem retirar-se as anilhas que estejam por baixo do avanço e trocar o avanço e/ou o guiador por um recto (se não o for já).
 

andrextr

Active Member
Avanços invertidos é do melhor para fazer OTBs, e dar cabo da pintura do tubo superior do quadro, porque as manetes podem bater lá quando o guiador vira totalmente durante uma queda.

Falo por experiencia propria. Se o objectivo é nao levantar a frente a subir, o melhor é adquirir um bom kit de unhas :)

Abrç
 
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