A "mania" de virar o avanço do guiador ao contrário...

Rebelo

New Member
Boas pessoal... A muito que me vejo confrontado com esta mania de vira o avanço do guiador "de pernas para o ar" em troca de melhores prestações....!!! Já virei o mesmo e não notei muita diferença... :roll:

Uma coisa é certa a bike fica com um ar mais desportivo e a posição de condução tambem, apesar de talvez ser menos comoda... Enfim não se pode ter tudo... :!:

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto... :?:

Boas pedaladas para todos... :wink:
Hélio Rebelo

Ps: Já estou como o outro "o problema não é da bike é das pernas..."
 

crencos

New Member
O facto do pessoal virar o avanço ao contrário não se pode considerar "mania".
Se analizarmos a situação, um avanço com ângulo negativo (ou seja, ao contrário) permite uma posição de condução que evita o levantar da roda dianteira. Obviamente que nas descidas a posição de condução irá ser penalizada visto que o peso do ciclista está mais concentrado na frente da bicicleta. Por isso é que a posição de condução das bicicletas de DH tenta concentrar o peso do ciclista na parte de trás da máquina.
 

sniper_pt

New Member
Acho que não tens grandes vantagens com esse avanço montado ao contrário.
Perdes muito a descer, talvez mais do que ganhas a subir.
Tenho uma rígida e sinto que o quadro e a bike estão a 100% para mim, quer a subir, quer a descer.
Da última vez que me lembrei de baixar o avanço, ao tirar um anel da coluna da suspensão infelizmente caí e com gravidade.
Desço mais depressa que muitas ST e não subo melhor porque as pernas não são do melhor.
Se queres um conselho, digo que quenão deves mudar se a bike está bem equilibrada para ti.

abraço
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Também não acho que seja uma mania, é uma opção como qualquer outra. Avanço para cima, avanço para baixo, com 3 cm de anilhas em cima ou em baixo. São configurações que podes fazer no avanço sem o trocares (alteração do comprimento e/ou ângulo). Tal como no selim podes usá-lo mais ou menos inclinado, mais ou menos chegado à frente.

Enfim, são configurações e o avanço permite isso mesmo, dar-te mais conforto quando para cima e mais eficácia quando para baixo. Ganha-se num lado perde-se no outro, como em tudo na vida. Os únicos avanços que estão imunes: ângulo zero.

Outra realidade: um avanço com 120 mm e 6º implica uma subida/descida da altura do guiador em 2.5 cm quando direito/invertido. Ou seja, entre usar um avanço "para cima" com 2 ou 3 anilhas no topo ou invertido em cima de 2 ou 3 anilhas (+/- 3 cm) vai dar ao mesmo.

e avanços invertidos com guiadores sobre-elevados? Ainda me hão de explicar isso.

Jepas
 

amarelo

New Member
epa.. peço desculpa a alguns de voçês mas permitam-me a discórdia... nao concordo que virar o avanço ao contrário prejudique assim tanto a posição de condução.... ja viram como é que os prós do XC têm os seus avanços ?? compridos e invertidos na sua grande maioria e descem que é uma coisa parva ... tudo bem que a experiência conta muito mas não acho que a diferenca entre ter uma ou duas anilhas a mais/menos faça assim tanta diferença ;)
 

valium

New Member
Boas !!
Eu sou fã dos avanços invertidos, além de as bikes ficarem mais bonitas,a meu ver ficam mais controlavéis, e puxam mais por nós, dão mais pica !!
E tb n vejo a lógica de ser ter o volante a altura do selim, mas tudo depende de cada um, e de como se sente melhor !!

Cumprimentos e bem hajam
 

calhau

New Member
valium said:
a meu ver ficam mais controlavéis

Nunca, antes pelo contrario. :nana:

valium said:
e puxam mais por nós, dão mais pica !!

Isso sim :yeah:

Quem não tem prática a descer não convém ter a direcção baixa

A grande vantagem de ter a frente baixa é para subir, dá uma posição “race” parecida com a do ciclismo de estrada.
 

andrextr

Active Member
A minha XtC vinha de origem com o avanço rebaixado (ao contrario)...Dava um aspecto racing, so que isso é demasiado XCzeiro para mim entao virei-o para cima...Da mais segurança e controlo na bike, permite sacar cavalo com mais facilidade e dropar melhor... Entretanto fiquei sem bike em virtude de ter partido o quadro... Isto porque? Por causa do avanço..Se este estivesse rebaixado jah nao fazia estas avarias....
 

pedro lopes

New Member
No meu caso como, eu tenho 1,92 mts, tenho de usar um avanço de 130mm e ainda assim aproveitar tudo o que sirva para me permir estar "mais alongado" sobre a bicicleta.

Uso o avanço invertido pois permite-me ganhar mais uns mílimetros de "alongamento".

O pessoal que tem entre 1,50mts e 1,70mts, que se sentem numa bicicleta roda 24 para verem o que eu passo :p :p
 

studer

New Member
A meu ver não há nada como ter uma boa suspensão em que se possa diminuir o curso (p.e. Marzocchi). A subir, o curso reduz-se e parece que ficamos colados à subida, a descer, temos a dianteira bem levantadinha que até aprece uma bike de DH!
 

José Martins

Administrator
Permitam-me concordar inteiramente com a ultima mensagem do Studer. Eu tenho 1,93 m e sei bem do que falas. Há pouco tempo, experimentei a bicicleta de um amigo, também ele da medida XL, que usa não o avanço virado ao contrário, mas um que não tem qualquer inclinação.
Hoje mesmo estive numa loja em Setubal com um avanço da Pro na mão, desse tipo, sem inclinação e estou bem tentado a trocar o meu.
Quando andei na bicicleta desse meu amigo, não notei nada, a não ser ter achado a posição de condução mais confortável, tanto nas subidas, como nas descidas, mas foram apenas 12 km.

Até ao final deste mês, vou decidir.

Um abraço.
 

MrOrbea

New Member
No meu ponto de vista o avanço invertido a unica coisa que pode provocar é algum desconforto pois vamos mais baixos, mas de resto a descer nao noto diferença nenhuma(questao de habito) mas a subir noto que a frente se cola melhor ao terreno.tendo eu uma quadro de 16" e um avanço de 120mm com 6º noto nas subidas mais inclinadas que a bike se agarra bem ao terreno...enfim sao escolhas. ha quem goste ha quem odeie... o qie importa é pUdalar :lol:
 

Bubu100

New Member
Mto bem vejo q ha por aqui pessoal mto bem informado e com experiencia.

A "mania" de virar o avanço do guiador ao contrário...

Qto a mim ñ é "mania" alguma, mas antes uma necessidade q surge naturalmente pela experiencia.

Pedalem pouco ou mto mas pedalem, o importante é sentirem-se bem, confortaveis e seguros.
Os conselhos dos pros e/ou experientes podem ajudar. Mas ñ devem ser regras obrigatorias.
 

salomao

New Member
Boas.
Em primeiro lugar quero dar os parabéns a todos os que tornam este fórum tão completo e interessante.
Após ler cuidadosamente os post, decidi verificar se o meu avanço também possuía esta "dupla função" e resolvi vira-lo. Ainda não experimentei mas estou curioso. O que noto para já é que a bike fica realmente com um aspecto mais agressivo.
Cmps e boas pedalas.
 

José Batista

Administrator
Eu acho que não é mania,mas sim uma opção que torna a bike mais agressiva.
Com o avanço nessa posição cosegues atacar melhor as subidas mas em contrapartida perdes controle a descer.
Cabe-te a ti decidir qual a posição que melhor se adequa a ti.



SAUDAÇÕES BETETISTAS


2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO
 
José Batista said:
Eu acho que não é mania,mas sim uma opção que torna a bike mais agressiva.
Com o avanço nessa posição cosegues atacar melhor as subidas mas em contrapartida perdes controle a descer.
Cabe-te a ti decidir qual a posição que melhor se adequa a ti.

Em resumo, é apenas isso - uma questão de escolha e gosto pessoal.
 

artsite

New Member
Atenção que não é apenas por gosto pessoal, e quem o faz pode estar a estragar a sua postura na bike.

No meu caso, em que tenho um curso de 115mm na dianteira numa bike de xc,faz com que nas subidas a frente queira levantar muito, e assim resolvo bem o caso, não é por causa da estética. E não, nas descida não estrago nada pois ja estou bem abituado, e desço melhor que algum com guiador elevados, vai da experiência também.

Agora, avanço invertido em guiadores elevados.......não percebo essa.
 
Quando referi a questão do gosto pessoal, não estava a referir-me à estética. É uma questão de gosto pessoal em termos de posição de condução, agressividade e conforto. E, nesses campos, não há padrões - cada qual há-de definir como consegue o melhor desempenho.
 

Batas

New Member
àesperadascale said:
Quando referi a questão do gosto pessoal, não estava a referir-me à estética. É uma questão de gosto pessoal em termos de posição de condução, agressividade e conforto. E, nesses campos, não há padrões - cada qual há-de definir como consegue o melhor desempenho.

Penso da mesma forma, cada um ajusta para si da melhor forma...

Não percebo muito bem é quando alguem usa avanço invertido, e depois colocam anilhas por baixo... Mas são gostos.
 

Picão

New Member
Boas!

Pessoal eu acho que se deve encontrar exactamente a altura de selim e de guiador ideal para o nosso corpinho... Eu tambem já inverti o meu avanço e fiquei com a sensação de subir muito melhor apesar de nas descidas perder um pouco o controle da bike!
Agora o meu avanço é um Tompsom X4 e não tem qualquer angulo, mas tenho uma diferença de 4cm do selim para o guiador o que acho que é perfeito... A inversão do avanço às vezes será só para solucionar a coisa mais rapidamente... o ideal é baixar o guiador tirando uma ou duas anilhas...
 
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