A questão dos cães...

wilsoncycles

New Member
Cães não tenho medo deles, já fui mordido por varios, nunca fujo deles, geralmente quando os enfrente acabam por fujir e já deixei alguns mal tratados, tambem opto por chamar a policia para os donos serem penalizados e tem resultado, porque em alguns casos os ditos animais nunca mais apareceram na via publica
 

canuco

New Member
Jocas22

Quando algum dia tiver interesse em conhecer ou perceber um pouco mais sobre cães, posso levá-lo junto de várias pessoas que terão um enorme gosto em lhe explicar a essência do cão. O saber não ocupa lugar não é?
 

Jepas

Super Moderador
Tópico "limpo". Não estará perfeito, mas peço contenção. O tópico parece-me ter informação útil que deve ser retida por quem se interessar pelo tema. Por isso espero que quem vier a seguir tenha em atenção o tema em si e tente partilhar o seu ponto de vista de forma cordial e sintética.
 

Mach 4

New Member
Por isso espero que quem vier a seguir tenha em atenção o tema em si e tente partilhar o seu ponto de vista de forma cordial e sintética.

A afirmação do user, imediatamente após a recomendação de um moderador, para o pessoal se manter concentrado no tema do tópico em si, demonstra desde logo o respeito que alguns membros tem pela moderação. Para mim ou se "limpa" tudo até ao fim ou então acho que alguém está a precisar de apanhar ar fresco...
 

ruipiu

Member
tambem conheço uma situaçao que ocorreu a bem pouco tempo de um rottweiler que atacou o cao do vizinho frances que so vinha no verao passar ferias e quando la estava com o colega o cao do frances estava sempre a ladrar ao rottweiler e um coitado dum bixito que nao pesa mais de 10 kg enquanto que o rottweiler no minimo pesa 50 kg. Chegou a uma certa altura o rottweiler enfadou se arrebentou com a rede e foi direito ao cao quase o matou e é preciso dizer que o rottweiler nem olhou a crinças e um adulto que por ali estavam foi direito ao outro que estava digamos assim a invadir o seu espaço pois nunca tinha por la cido visto o frances a primeira reaçao foi agarrar na mangueira e abrir a agua e a sorte do coitado foi essa senao ia para as nuvens.
e que culpa teve o dono do rottweiler desta situaçao ???

E se quem estivesse a "enfadar" o rottweiler fosse umas das crianças que estava a brincar e a fazer barulho! Ou se por acaso ela se atravessa-se no caminho... ou o vizinho estivesse a fazer alguma coisa que enfadasse o cão...

Que culpa teria o dono do Cão?...
 

Mach 4

New Member
Como quando a minha irmã mais nova, com 10 anitos na altura, andava a correr num passeio e levou com uma ferradela no ombro esquerdo de um pastor alemão. A dona estava a ver as crianças a brincar no passeio e atrás dela estava o seu pastor alemão, excitado com o barulho dos miudos a brincar na rua. Sem trela e sem açaime, sai disparado a correr atrás da minha irmã, e sem parar de correr ela olha para trás e dá de cara com o focinho do cão. Literalmente sentiu o peso do bicho nas costas e a mordidela no ombro. Ficou traumatizada uns bons anos por causa deste episódio.

A culpa foi da dona de não ter conseguido segurar o pastor alemão, ou de estar ali com a porta aberta face a um passeio, deixado o SEU cão se excitar demasiado, eu sei ver isso, mas também sei, como irmão, que se na altura tivesse comigo um ferro comprido não era em direcção á senhora dona do cão que eu me iria dirigir...
 

Jocas22

Active Member
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=374948
Bebé atacado por cão corre perigo de vida
O bebé de 18 meses que foi atacado por um cão arraçado de Pitbull ao final da tarde de domingo, em Beja, encontra-se internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e corre risco de vida.

A edição online do JN informa que o menino revela um traumatismo craneoencefálico muito grave, motivo pelo qual teve de ser transportado para aquele hospital da capital, logo depois de ter sido atacado pelo animal.

O avô da criança afirmou ao JN que «nada fazia prever uma situação destas», já que o animal «era meigo» e a criança «brincava muito com ele».





Faz lembrar aqueles donos de cães que quando passamos por eles de bike e os bichos andam sem trela, dizem muito calmamente: "pode passar, ele não faz mal"
 

ernez

Active Member
Ora pois, é a falta de informação que esses donos tem dessas raças canídeas, é que muitos destes cães começam a ter problemas de "saúde" a partir dos 6 a 7 anos de idade, eu não sei mas de duas, uma, ou manda se abater ou não se tem este tipo de cães.
 

executive

Member
Numa estrada onde habitualmente passo, está um desses rafeiro alentejanos, enorme ( mais parece um burro ), já por duas vezes disse ao dono que não tivesse o cão solto. A resposta do mesmo é que não morde, não o irei avisar mais vez nenhuma...para a próxima faço queixa na gnr. Duvido que um cão daqueles possa andar solto na via pública.
 

canuco

New Member
Se for mesmo via pública, o cão não pode andar na rua solto...a não ser que tenha açaime. Se for um terreno privado, então o cão pode andar de qualquer maneira.

Esta questão dos cães nunca vai chegar a lado nenhum...enquanto o cão for um produto que se pode adquirir em qualquer esquina, vamos ter estes tipos de ataques e cada vez pior...
 

Mach 4

New Member
Esta questão dos cães só não chega a lado nenhum devido á imbecilidade da fiscalização e justiça que temos neste país, tal como se passa com as armas ilegais.

Bem, vi agora a foto do menino de 1 ano e meio no jornal...coisa mais linda. Infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.
Pelos vistos o cão era de um tio que já tinha sido avisado, por diversas vezes, tanto pela mãe da criança como por o avô que já tinha sido mordido por 2 vezes pelo dito cão. O menino entrou na cozinha, ás escuras, e aparentemente tropeçou no cão e sucumbiu ao ataque do animal.

O cão foi de imediato enviado para um canil onde aguarda o abate, e o dono do animal (tio do menino) incorre numa pena de prisão até 3 anos pelo facto de ter um animal considerado de raça perigosa sem registo. 3 anos...é assim que não vamos a lado nenhum.
O engraçado é que já anda na net uma petição para tentar salvar o cão, que tem abate agendado para a semana.

Se for um terreno privado, então o cão pode andar de qualquer maneira.

Isso é que era bom...
Em terreno privado pode andar DESDE que exista uma porta, portão, ou algo que impeça a livre saída ou circulação do animal para o exterior.
E mesmo assim existe a possibilidade de alguém se esquecer de fechar esses acessos e depois acontece o que aconteceu áquela mulher de 41 anos que foi mortalmente atacada por aqueles 4 rotweillers aqui á uns anos.
 

Polegar

Active Member
A ignorância continua a ser muito estúpida. O problema não é dos cães mas sim de quem o têm e não tem condições ou não quer saber o que tem. Perigoso pode ser um pitbull como um simples caniche. A diferença está na capacidade de estrago de uns e de outros. Quem tem um cão com capacidades de estrago maiores, os vulgos designados por perigosos pelos incultos deve ter e proceder aos cuidados que estes animais têm. Infelizmente só noticias más abrem jornais e afins. mas algumas como

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1672913 não chegam a televisão
 

Polegar

Active Member
Sim infelizmente faleceu. Mas o principal culpado ainda vai ficar livre de certeza. Infelizmente as vitimas e que costumam padecer com ataques destes. DEP a criança, e os pêsames a família.
 

MFMS

New Member
Quero deixar um AVISO:

Existe na Serra da Freita, 2 cães Castro-Laboreiros que guardam uma manada de vacas da raça arouquesa e que a quem se chegue á perto de bike eles não facilitam, já tive de fugir 2x deles.
 

Mach 4

New Member
A diferença está na capacidade de estrago de uns e de outros.

Foi exactamente essa diferença que ditou a morte do menino. Ignorância é alguém estar a querer comparar um caniche a um pitbull.
E atenção que tal como os seres-humanos, todos os cães nascem e crescem com uma personalidade distinta, inata. Isso quer dizer que por muito bom tratamento que se dê a um cão ele pode ser sempre um cão que "não conhece o dono".

Eu sei que nesta situação em particular a maior parte da culpa foi do pseudo-dono, e de todos os que viviam nessa casa, mas por vezes os acidentes acontecem, tanto no interior das habitações como no exterior. O que importa é que agora mesmo que o cão seja abatido nada vai devolver a vida daquele anjinho de 18 meses.

Gostava de te ver em frente a um caniche furioso ou de caras com um rotweiller irritado...estamos a falar de uma grande diferença de "temperamentos".
 

canuco

New Member
Em terreno privado pode andar DESDE que exista uma porta, portão, ou algo que impeça a livre saída ou circulação do animal para o exterior.

Se não tiver vedação é considerado terreno privado de dominio público.
No que diz respeito aos cães de raças PP, os donos são obrigados a fazer prova das instalações em que estes ficam, ou seja se estão em zona segura....
 

Jocas22

Active Member
era isso sim responsabilidade criminal, prisão efectiva. Pensarem 2x antes de comprarem os cães. Ficava o assunto logo resolvido.
 
Top