A questão dos cães...

Como disse o TLouro, as nossas famílias têm o direito a passear em segurança!

E os cães não têm direitos?

Companheiro, chegaste a ler as nossas mensagens???


...a seres humanos sem razão aparente, situação que importa salvaguardar

Não concordo..nenhum cão ataca sem razão aparente.

Desculpa a frontalidade, mas é mentira!

Atacam porque sentem medo do humano.
Atacam porque sentem o medo no humano.
Atacam porque o humano passa a 10m do 'seu' território.
Atacam porque sim! Tambêm têm 'vipes', como os humanos.
 

Jocas22

Active Member
Muito amante de cães acha que os cães são todos pacificos e acima de tudo pacificos 100% do tempo. O que não é verdade, muitas raças são de animais que NUNCA deveriam ser "domesticados", e está entre aspas precisamente porque eles nunca o são totalmente por muito que queiram.
Os cães são animais com personalidades, e mesmo dentro da raça mais pacifica e amiga do homem não é muito dificil encontrar relatos de ataques inesperados, assim tenham porte pra isso.

Só para terem uma noção de que um qualquer animal por muito que se queira nunca deixa de ser isso mesmo, um animal com instintos selvagens e que não é da sua natureza serem domesticados, passou há pouco tempo num canal um documentário sobre ataques de golfinhos em cativeiro a pessoas que nadavam com eles, ataques sérios que podiam mesmo ter sido fatais.

Já pra não falar dos animais que são comprados como "alarmes" e passam a vida encerrados entre paredes (com ou sem teto) despertando instintos mais básicos de protecção de território.

Se o cão se mostra perigoso, logo ao primeiro sinal, devia ser retirado aos donos. Abatido, encerrado, isso é indiferente. Depois era proibir os donos de ter mais qualquer animal se se revelasse ser por maus tratos.

Por fim o dono devia ser responsabilizado criminalmente pelos actos do seu animal, é que assim acabavam-se os ataques e as mortes, as desculpas esfarrapadas "ai ele nunca atacou ninguem", "o acaime provocava alergia ao animal", e outros quando o animal faz vitimas, algumas vezes mortais.

Estou pra conhecer o dono de um animal que diga "é perigoso", é que não existem! É sempre "ele não faz mal, não tenha medo". O que é estranho!, nenhum faz mal mas os ataques sucedem-se.
 

canuco

New Member
Muito amante de cães acha que os cães são todos pacificos e acima de tudo pacificos 100% do tempo. O que não é verdade, muitas raças são de animais que NUNCA deveriam ser "domesticados", e está entre aspas precisamente porque eles nunca o são totalmente por muito que queiram.
Os cães são animais com personalidades, e mesmo dentro da raça mais pacifica e amiga do homem não é muito dificil encontrar relatos de ataques inesperados, assim tenham porte pra isso

Gostava de saber se fala com conhecimento de causa...é que eu estudei e tenho alguns cursos de comportamento canino (passo a modéstia) e sempre me ensinaram que nehum cão nasce com instintos agressivos, que são animais domésticos sem aspas, e que convivem perfeitamente com pessoas. (ou certas pessoas) O chavão que se ouve mais é "o cão é o reflexo do dono".

Só para terem uma noção de que um qualquer animal por muito que se queira nunca deixa de ser isso mesmo, um animal com instintos selvagens e que não é da sua natureza serem domesticados, passou há pouco tempo num canal um documentário sobre ataques de golfinhos em cativeiro a pessoas que nadavam com eles, ataques sérios que podiam mesmo ter sido fatais.

Lamento informar, mas o cão não é um animal selvagem...talvez o seu parente mais directo, o lobo...
Se entrar um intruso na sua casa, qual é a sua reacção? Defender o que é seu...Então porque é que os golfinhos estando no seu habitat "natural" não se podem sentir importunados com a presença dos humanos e tentarem defender-se?
 

Jocas22

Active Member
é óbvio que devido a terem personalidades próprias alguns cães são mais propensos a instinstos agressivos que outros. muito condicionado numa 2ª fase pela raça do animal.
Dai nem todo o cão que é mal tratado quer morder pescoços de seres humanos, e por outro lado nem todo o cão bem tratado está livre de se "passar" e morder alguém, há inumeros casos documentados. Sei do que falo mas para além disso use-se o bom senso!

quanto ao resto:
-se ler com atenção nunca disse que o cão é um animal selvagem.
-quanto aos golfinhos se ler com atenção eu escrevi: golfinhos em cativeiro.
 

TLouro

Member
E os cães não têm direitos?

É evidente que sim, mas quando há conflito entre os direitos dos animais e a segurança das pessoas, é óbvio que deve prevalecer a segurança das pessoas.

Não concordo..nenhum cão ataca sem razão aparente.

Ter ou não motivos para atacar, não é para mim a questão central. O que é facto é que atacam violentamente e são esses ataques que importa garantir que não existem.

Canuco, o senhor centra-se no que acontece aos cães e aos donos após um ataque. Para mim isso é secundário, o que importar é prevenir o ataque! Mas no fundo, acaba por concordar comigo, ainda que implicitamente, no ponto em que nem todos deveriam poder ter cães com o tal potencial de "destruição" e que essa posse deveria ser devidamente controlada e não o é.

Acrescento só um pequeno episódio que se passou comigo. Há uns três anos tinha um vizinho que tinha um rottweiller num apartamento sem quaisquer condições. Comentava-se que o cão chegava a pernoitar na caixa de uma ford transit. Ora, esse cão era diariamente passeado na minha rua, sem trela nem açaime. Houve um dia em que eu ia entrar para o carro com a minha esposa e vejo o cão a correr para nós com ar agressivo, sem qualquer açaime, e o dono lá atrás a dizer que o cão só queria brincadeira. E se não quisesse brincadeira? E se o cão interpretasse um qualquer gesto meu como uma ameaça e me atacasse? Ou se atacasse uma das minhas filhas? Ou se atacasse as crianças do parque infantil ao lado?

Confrotei o dono com a falta de trela e açaime, legalmente obrigatórios, e nem tive resposta para além de um sorriso cínico e de um encolher de ombros.

Sempre que via o cão a passear nessas condições, telefonava para a GNR, coisa que aconteceu seguramente mais de 10 vezes. Dizia que sabia quem era o dono, onde morava, a matricula do carro, o nome e a GNR nem queria saber. Dizia sem convicção que ia mandar o piquete, o qual só apareceu uma vez cerca de 1 hora depois da chamada e quando naturalmente o cão já lá não estava.

Tenho a convicção que é este tipo de situações que gera ataques violentos. Com efeito, o cão não era devidamente tratado, era passeado sem trela nem açaime e podia "passar-se" a qualquer momento, fruto das condições a que era sujeito. Portanto, nem os direitos dos animais eram respeitados nem a segurança das pessoas era assegurada. É para mim óbvio que não deveria ser permitido a este senhor ter este tipo de cães e que o cão em causa devia ser imediatamente recolhido e encaminhado para um canil (atenção que não estou a dizer que devesse ser abatido). E é também óbvio que qualquer pessoa tem o direito de andar pela rua sem correr o risco de ser atacado por um cão destes!

Cumps
 

TheTraveler

Active Member
canuco said:
é que eu estudei e tenho alguns cursos de comportamento canino (passo a modéstia) e sempre me ensinaram que nehum cão nasce com instintos agressivos

Não devemos engolir tudo o que nos ensinam, há muita coisa que devemos aprender por nós próprios. Nem devemos só ligar à teoria, a prática é outra coisa completamente diferente.
Basta ver uma qualquer ninhada de cachorrinhos que muitas vezes se vê um que é logo mau à nascença, farta-se de rosnar e morde nos outros. Não acredito que tenha sido só eu a ver casos destes...

Jocas22 said:
passou há pouco tempo num canal um documentário sobre ataques de golfinhos em cativeiro a pessoas que nadavam com eles, ataques sérios que podiam mesmo ter sido fatais

Os golfinhos são animais violentos, principalmente quando no estado selvagem. Matam outras espécies por pura diversão, juntam-se em grupos e violam fêmeas dias sem parar, e matam as próprias crias nem se sabe bem porquê... É um animal cuja bondade foi "quase criada" pelos media, que insiste em repetir vezes sem conta o lado bom, mas que esconde o máximo possível do lado mau.

*

Quanto aos cães, quando há ataques, o dono deve ser punido, tal como o animal. O dono porque é o mais racional dos dois e devia ter tomado precauções. E o animal, porque nada garante que não volte a repetir o que fez. Gostava de ver qualquer um dos defensores cegos dos animais a ir sem medo dar um abraço e fazer festinhas a um cão que acabou de matar duas pessoas...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Está a faltar uma parte importante da "questão".

Que tipo de educação/treino/condicionamento o cão recebeu?

Um cão de guarda (desde um Caniche a um Pastor Alemão), caso sinta o seu território invadido por "alguém" não autorizado por ele ou pelos donos (autorização esta implícita pelo hábito da convivência) defende o território. O Caniche "talvez" não ataque, mas ladra. O Pastor Alemão, "talvez" não ladre, mas ataca.

A minha experiência com cães, leva-me a ter uma postura não de defesa, mas sim de (teórico) ataque.

Em caso de dúvida, avanço sempre para um cão (com uma postura tão ofensiva quanto possível). O mesmo se passa quando vou de bike; se um cão me persegue, dou meia volta e persigo-o a ele até ele se esconder por completo ou começar a latir. A probabilidade do cão repetir a "brincadeira" é baixa (como apenas ando de bike na "via pública", a probabilidade de invadir o território de um cão é muito baixa).

Por muito grande que um cão seja, é sempre um anão comparado connosco. Não faz frente a ninguém que tenha bem mais do dobro do seu tamanho (salvo raras e infelizes excepções= treino/educação/condicionamento).

Se um cão estiver treinado para atacar, ataca!

Se um cão não estiver "educado" tem uma postura de "ALFA". Se é o alfa, não presta contas a ninguém e defende o que é "seu" a todo o custo (fêmeas + outros machos da matilha + território + ...).

O condicionamento advém do hábito/experiências pelas quais o cão passou, e de uma forma ou de outra, o levam a agir de determinada forma (Pavlov).

Regra geral, as pessoas são atacadas pelos cães porque demonstram medo (mesmo que inconscientemente).

As notícias que têm aparecido na comunicação social, apenas são notícia, porque são a excepção em vez da regra.

Mais perigoso que um cão normal, é um dono anormal!

Quem é que tem prazer em ter um Cane Corso dentro de um apartamento? Quem vai passear o bichinho à rua? Quem tem força para o agarrar caso ele decida avançar para alguém?

O problema são os donos dos cães (os cães vadios já tiveram dono e foram abandonados).

Existem diferenças entre um Labrador/Golden Retriever e as muitas raças que agora por aqui proliferam. As pessoas já não procuram um cão de companhia; agora querem "o cão da moda". Infelizmente, os cães da moda pertencem (quase) todos às raças "ditas" perigosas.

A questão dos cães..., vai continuar a alimentar polémicas e ideias antagónicas...

Esta é apenas a minha opinião. Tenho alguma experiência com cães e o que escrevi, baseia-se nessa experiência.

Um abraço

ny12xx
 

Nuno Félix

Super Moderador
Vamos tentar manter a discussão no seu rumo certo....

Não entremos em ataques ou picardias pessoais, ok?

Cada qual tem a sua experiência, a sua visão, a sua forma de entender e a SUA OPINIÃO!

Desde que ao manifestá-la não ofenda a dos outros, está tudo ok!

Uma coisa é tentar "fazer ver" os outros que o seu ponto de vista é (or not) o mais acertado.

Outra coisa é ter um comportamento destrutivo... o que, diga-se em abono da verdade, é intolerável.

Pedalem com cuidado e, quando se cruzarem com cães, sigam os 1ºs conselhos feitos aquando da abertura deste tópico, há +/- 8 anos atrás...

;)
 

Tolibike

New Member
Peço desculpa se estiver a repetir a pergunta , tentei ler todos os posts mas o tópico já vai longo , alguém já usou algum repelente eletrónico ? Penso que se trate de um dispositivo que emite ultrasons que afasta os cães.
E sei que há uns anos atrás funcionários da EDP usavam um aparelho mecãnico que fazia o mesmo efeito mas não me consigo recordar do nome que eles davam áquilo.Também já ouvi falar em aplicações para telemovel mas também nunca vi nenhuma a funcionar.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Tolibike

Vai ao Google e escreve:

electronic dog repellent

No topo aparece-te logo um link da amazon.

Um abraço

ny12xx
 

Tolibike

New Member
Obrigado pela tua resposta amigo ny12xx mas a minha questão é se algum companheiro aqui do forum já usou e não onde se vende.
 

Nuno Félix

Super Moderador
mgfarte said:
São ótimos amigos, os cães.

Viva colega do pedal, bem-vindo ao FórumBTT.Net.

Descobre tudo acerca de bicicletas de montanha aqui, dos componentes aos passeios e maratonas, descobre o calendário de actividades, as novidades, os acontecimentos, descobre esta forma de estar na vida que é o btt.

Sugerimos que assim que possível consultes alguns dos tópicos que foram criados para acolher os novos utilizadores.

As Regras, claro ;)
Regras Gerais do Fórum
Classificados
Colocação de eventos
Segurança

E outras coisas interessantes :D

A tua apresentação
A apresentação da tua bike

Guia do comprador Bikes de iniciação
Guia para comprar a bicicleta perfeita...

O calendário de eventos

Glossário de BTT

Como colocar imagens
Como colocar videos

Boas pedaladas!!

;)

ny12xx said:
Companheiro

Não era essa a minha intenção.

Não personalizei a minha missiva.... Nem foi dirigida a ninguém em especial....

Foi uma frase para o público em geral! ;)
 

canuco

New Member
Companheiros

Está a faltar uma parte importante da "questão".

Que tipo de educação/treino/condicionamento o cão recebeu?

Um cão de guarda (desde um Caniche a um Pastor Alemão), caso sinta o seu território invadido por "alguém" não autorizado por ele ou pelos donos (autorização esta implícita pelo hábito da convivência) defende o território. O Caniche "talvez" não ataque, mas ladra. O Pastor Alemão, "talvez" não ladre, mas ataca.

A minha experiência com cães, leva-me a ter uma postura não de defesa, mas sim de (teórico) ataque.

Em caso de dúvida, avanço sempre para um cão (com uma postura tão ofensiva quanto possível). O mesmo se passa quando vou de bike; se um cão me persegue, dou meia volta e persigo-o a ele até ele se esconder por completo ou começar a latir. A probabilidade do cão repetir a "brincadeira" é baixa (como apenas ando de bike na "via pública", a probabilidade de invadir o território de um cão é muito baixa).

Por muito grande que um cão seja, é sempre um anão comparado connosco. Não faz frente a ninguém que tenha bem mais do dobro do seu tamanho (salvo raras e infelizes excepções= treino/educação/condicionamento).

Se um cão estiver treinado para atacar, ataca!

Se um cão não estiver "educado" tem uma postura de "ALFA". Se é o alfa, não presta contas a ninguém e defende o que é "seu" a todo o custo (fêmeas + outros machos da matilha + território + ...).

O condicionamento advém do hábito/experiências pelas quais o cão passou, e de uma forma ou de outra, o levam a agir de determinada forma (Pavlov).

Regra geral, as pessoas são atacadas pelos cães porque demonstram medo (mesmo que inconscientemente).

As notícias que têm aparecido na comunicação social, apenas são notícia, porque são a excepção em vez da regra.

Mais perigoso que um cão normal, é um dono anormal!

Quem é que tem prazer em ter um Cane Corso dentro de um apartamento? Quem vai passear o bichinho à rua? Quem tem força para o agarrar caso ele decida avançar para alguém?

O problema são os donos dos cães (os cães vadios já tiveram dono e foram abandonados).

Existem diferenças entre um Labrador/Golden Retriever e as muitas raças que agora por aqui proliferam. As pessoas já não procuram um cão de companhia; agora querem "o cão da moda". Infelizmente, os cães da moda pertencem (quase) todos às raças "ditas" perigosas.

A questão dos cães..., vai continuar a alimentar polémicas e ideias antagónicas...

Esta é apenas a minha opinião. Tenho alguma experiência com cães e o que escrevi, baseia-se nessa experiência.

Um abraço

ny12xx

Aqui está uma pessoa que percebe de psicologia canina, logo sabe ler as intenções de um cão e lidar com elas.
Parabéns, houvesse mais gente informada e nada disto acontecia.

Quanto a cachorros pequenos que desde cedo são maus??????? Não confundam agressividade com dominãncia....mas teriamos mais pano para mangas.
Posso dizer que tenho um cão potencialmente perigoso e lido diáriamente com outros cães de todas as raças, e convido quem quer que seja para estar junto do meu cão e eu garanto a 300% que nada lhe acontece.
Existem Humanos que são considerados inimputaveis pelos crimes que cometeram, ou seja não podem ser responsabilizados pelos seua actos....como é que querem responsabilizar um animal?????
 

ny12xx

Super Moderador
Aqui está uma pessoa que percebe de psicologia canina, logo sabe ler as intenções de um cão e lidar com elas.
Parabéns, houvesse mais gente informada e nada disto acontecia.

Companheiro

Não vale a pena seres irónico.

Tens um cão de uma raça "teoricamente" perigosa, mas para garantires a 300% que ele não faz mal a ninguém, é porque és tu o "alfa".

Tem em atenção, que caso uma pessoa que tenha pânico de cães se aproxime dele, mesmo assim ele pode atacar ou colocar uma postura defensiva (que no caso dos animais irracionais, quase sempre é o ataque).

Um abraço

ny12xx
 
Top