A questão dos cães...

Mach 4

New Member
Qual prisão qual quê??
Algum de vocês tem filhos?
Alguém aqui viu a foto da vitima?



No minimo, o melhor castigo a esse gajo (tio do menino e dono do cão) era o de o mandarem para cima de um leão.
A proporção do ataque seria idêntica á do cão com o menino.
 
Last edited:

canuco

New Member
Nem tanto ao mar nem tanto á terra...
Ninguém que tenha um cão pode garantir que ele nunca vai morder ou matar uma criança...acidentes acontecem...há que investigar em que moldes se deu a morte, etc etc.
 

Mach 4

New Member
A investigação não serve para nada a partir do momento em que o cão não estava registado. Só aí existe LOGO uma culpa formada. Mais ainda quando houve vários avisos sobre o perigo de uma criança estar a partilhar uma casa com um cão desses.
A agonia daquela pobre criança devia ser sentida na pele pelo dono (que nem o era verdadeiramente porque não existe registo da compra) do cão, mais nada.

Os moldes foram os que eu contei lá atrás - casa super povoada, onde viviam quase 3 familias...e um cão.
O cão vivia no interior dessa mesma habitação e pelos vistos ficava num local na cozinha a dormir.
O cão já tinha dado sinais de que não devia estar ali, quando mordeu por 2 vezes o avô da criança.
A mãe enlutada também já tinha advertido que queria o cão dali para fora, se calhar antevendo a tragédia que acabou por se verificar.

O que mais me está a impressionar é a estupidez de certos comentários que se vê em determinadas páginas do FaceBook. Pessoas a culpabilizarem somente os humanos, a tratarem a sua própria espécie como ignorantes e atrasados mentais, e "escrevendo" para um cão que nem ler sabe que afinal a vitima foi ele e que ele é um "anjinho" e blá, blá blá...com muito mel pelo meio, e nem uma palavra escrevem para lamentar a morte de uma criança. Pelo amor de Deus, devia existir um barómetro que limitasse a estupidez de certos comentários.

Já agora...parece que o canil está disposto a dar o cão para adopção, desde que quem quiser resgatar o animal prove que tem todas as condições para o fazer. Uma boa oportunidade para os defensores destas raças.
 

FMCurto

Active Member
Nem de propósito, o fim-de-semana passado fui pedalar sozinho pela segunda vez na zona da Apostiça e apanhei um cagaço de todo o tamanho mesmo junto a entrada ainda na Mata dos Medos, sem vivalma à vista de repente saltam 8 cães a ladrar atrás de mim, a minha sorte foi que eles pararam e recuaram quando eu tb parei e lhes gritei.
Não pareciam rafeiros e eram de médio porte mas pareceu haver lá um pastor alemão à mistura. Muito devagarinho sem virar as costas lá acabei por me escapulir mas por pouco não tive de mudar as cuecas.

O telefone não tem grande qualidade ou zoom e tb não me ia aproximar mas:
caesb.jpg


Até podiam ser mais pq um ou otro estavam meio escondidos pelas arvores e arbustos.
 

Jocas22

Active Member
@FMCurto
a Apostiça é um canil a ceu aberto, então na zona ao pé do mar ai, ai, ai. Mas eles costumam percorrer aquilo em matilhas.

@canuco
Claro que nenhum dono pode garantir que um cão morde, como nenhum dono de uma arma pode garantir que ela não dispara acidentalmente ou é usada por uma criança. SIMPLES. Pensem bem antes de comprar um cão se o podem ter em segurança. Usem açaime se for de porte razoável. Usem sempre a trela na via publica. Ai e tal, não o conseguem fazer... não tenham cães. Um cão pode ser uma arma letal. Pensem nisso. Certos cães nem deviam ser autorizados, ponto.

Pena de prisão. Simples. Depois se o dono tinha açaime, coleira e tudo o mais o juiz que decida. Não tinha? Cadeia. Tratava mal o cão? cadeia. Treinava o cão pra ser perigoso? Cadeia.

PS: nada tenho contra os cães, mas mais contra a combinação cão/dono.
 

commendatore

New Member
Depois de ter visto a noticia ontem no telejornal... e pelo "desprezo" mostrado pelo avô do miudo, q até diz que ele nem queria ali o cão para nada... mostra os "bons" tratos a que este animal devia andar sujeito...
Nenhum cão é mau.
Se formos analisar o numero de casos destes que aparecem nas urgências dos centros de saúde e hospitais por esse país fora, facilmente concluimos que há mais ataques de cães de pequeno porte e raças como caniches e afins do que Pitbulls e Rotweilers.

O problema é que enquanto um caniche faz um ferimento de 4 ou 5 pontos, um Pitbull faz um dano tremendo tal com cães de grande porte.
É facil. VoÇ~es são pisados um amigo de 70kgs... se for por um de 140kg... já é um pouco diferente.

No meio disto tudo quem sofre são os animais, e no limite as familias de gente que não tem culpa, pois perdem-se vidas estupidamente.
Tenho cão, ele come da minha boca se for preciso, mas sei perfeitamente que é um animal. E como tal, um dia pode dar-lhe um treco e na brincadeira magoar-me. ´Por mais confiança que possamos ter com animais, inclusivé com os nossos, nunca podemos esquecer que não pensam como nós... não medem as coisas como nós... quanto mais com cães e outros animais que não são nossos e cujo território estamos constantemente a violar. É instinto deles...
 

Jocas22

Active Member
@commentadore
com o devido respeito pela tua opinião, isso de "nenhum cão é mau" é uma valente treta, há cães maus como há pessoas más. Depois pode haver agravantes mas isso não implica o que escrevestes.
 

Polegar

Active Member
Jocas penso que o que o @commentadore queria dizer é que nenhum cão é perigoso. agora todos nascem diferentes tais como as pessoas. eu estou a defender mas atenção que nem tenho ou tive cães destas denominadas raças. Mas tive por exemplo um dálmata que apesar de ser muito querido e muito denotado de carinhoso pelos humanos foi dos cães mais instáveis que tive, pelo que tinha todas as precauções tomadas em relação a isso. E olhem que um dálmata já provoca estragos... Agora dava espaço ao animal, fazia exercício com ele e nunca deixei crianças ao pé dele sem supervisão adulta.
 

canuco

New Member
Claro que nenhum dono pode garantir que um cão morde, como nenhum dono de uma arma pode garantir que ela não dispara acidentalmente ou é usada por uma criança. SIMPLES. Pensem bem antes de comprar um cão se o podem ter em segurança. Usem açaime se for de porte razoável. Usem sempre a trela na via publica. Ai e tal, não o conseguem fazer... não tenham cães. Um cão pode ser uma arma letal. Pensem nisso. Certos cães nem deviam ser autorizados, ponto.

Pena de prisão. Simples. Depois se o dono tinha açaime, coleira e tudo o mais o juiz que decida. Não tinha? Cadeia. Tratava mal o cão? cadeia. Treinava o cão pra ser perigoso? Cadeia.

Acho isso um pouco extremista...
Então também se devia proibir os carros que atingissem uma velocidade superior a 120km/h....
 

canuco

New Member
Segundo fonte não confirmada, a autópsia á criança não revelou nenhuma mordida de cão...e agora? Mata-se quem? O cão ou o dono?
 

Jocas22

Active Member
canuco,
um carro que ande mais de 120 não se compara a um cão treinado pra matar, ou uma arma de fogo.

Mas se falas nisso, nunca percebi muito bem proibirem andar a mais de 120 e deixarem vender carros que andam a mais de 120. Mas pronto, nao vou ser hipocrita ja andei n vezes a mais de 120. Mas que nao faz sentido nenhum, ai isso é óbvio.

Um cão daquele tamanho não precisa de morder sequer pra matar. Mas não sabia dessa noticia.
 

canuco

New Member
Mas que nao faz sentido nenhum, ai isso é óbvio.

Para mim também não faz sentido...
Não é porque um carro atinge os 200km/h que eu posso exceder os limites impostos, certo? Eu posso comprar o carro em Porugal e viajar para a Alemanha com o carro, onde não há limites de velocidades nas AE deles.
Como também não se pode generalizar e dizer que todos os cães da raça A ou B são perigosos ou podem matar...isso é muito vago. Qualquer cão pode matar. Qualquer pessoa é capaz de matar.
 

Jocas22

Active Member
sem duvida. Só acho que algumas raças simplesmente não deviam andar entre nós tão livremente como andam. É que depois de acontecerem as coisas ninguem assume responsabilidades, o pobre do animal é morto e o dono... olha compra outro! E acho isso, como acho acerca de leões, tigres, pumas, ursos, algumas cobras... e alguns destes animais sao domesticados e não matam ninguem.
 

commendatore

New Member
O que quis dizer é que nenhum cão nasce "mau", tal como uma criança que nasce numa favela tem não predisposição para ser criminoso. É um facto mais que estudado e comprovado. És vitima do teu meio. Do que te rodeia enquanto cresces.
Ora se um animal é mal tratado, habituado a não ter o espaço certo, habituado a zaragatas, e treinos "domésticos" para morder... não há milagres.
Se discordas estás no teu direito, mas para mim não faz sentido nenhum nem pode fazer dizer-se que um cão é mau por natureza.
COm o devido treino transformas um chihawawa num cão de guarda. Com o devido treino transformas um Dogue argentino num cão guia para cegos.
Há e determinadas raças cujo treino é mais simples e cujo know how dos treinadores com essa raça é mais vasto dái a sua escolha.
 

commendatore

New Member
O que na minha opinião devia ser feito é quando se adquire um cão, conforme é obrigatório o seu registo, devia ser feito um apanhado das condições onde vai viver. Um tipo com cadastro jamais devia poder ter um cão.
Um tipo com uma despensa com 2 metros quadrados jamais devia ser autorizado a ter um cão. Se não há condições não se tem e ponto final.
POr isso é que é o descalabro que se vê em todo o lado a toda a hora. O que não falta é casos de ataques. Claro que os media sensionalistas mostram os ataques é dos Pitbuills ( atenção, isto nem raça é e detesto tal cão, mas é uma opinião pessoal) porque esses é que são mais dramáticos e as TV's estão sedentas é de sangue e bostas afins.
O que não falta para aí é malta com a mania que é má com pitbulls e afins só para meter medo. Ora se é para meter medo, não querem um cão meigo e dócil. Submetem-nos a privações e "treinam-nos" de modo a morder quando solicictados.
Isso são coisas completamente distintas.
Porque razão força aérea, PSP, exército elegem estas raças perigosas para seus cãés?
Porque não há registo e se houver deve ser um caso isolado de um cão destes que ataque o que quer que seja sem que lhe seja ordenado que o faça.
 
Last edited:

canuco

New Member
O que na minha opinião devia ser feito é quando se adquire um cão, conforme é obrigatório o seu registo, devia ser feito um apanhado das condições onde vai viver.

Em Portugal?? HUMMMMMMM, não me parece.
 

canuco

New Member
A questão dos cães é como tudo o resto....desde que se tenha dinheiro para comprar, arranja-se. É a droga, as armas, documentos falsificados, etc etc etc...

És vitima do teu meio.

Aqui está tudo dito. Estamos em Portugal.
 

rodd

New Member
Desde já, lamento a morte duma criança que estava no início da sua vida.

Primeiro que tudo é preciso referir que esta história está muito mal contada.
Pelo li, a criança não apresentava qualquer sintoma de ter sido mordida e que a morte foi originada por um traumatismo craniano. Não sei até que ponto é verdade. Mas era importante a família explicar o que fazia uma criança na cozinha às escuras. Será que foi o cão? Traumatismo craniano? Tanto poderia ser o cão como a poderia ter tropeçado...

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/01/07/crianca-de-18-meses-atacada-por-cao-da-raca-pitbull
O dono já tinha tentado levar o cão para o canil, para abate, e que este estava subnutrido. Sendo isto verdade, "vê-se" que o dono adorava o cão. Tal como os seres humanos, se houver maus tratos e subnutrição as probabilidades de instabilidade aumentam... Mas as declarações é que me espantam. O avô diz que o cão era dócil e amigável e os vizinhos corroboram esta informação... Estranho! Muito estranho!! As imagens não mostram um cão agressivo e está a ser levado por pessoas estranhas...

Os cães são aquilo que os seus donos lhe ensinam. Se lhe ensinarem a atacar, ele vai atacar. Se for mal tratado, ele vai-se tornar instável e imprevisível. Etc Etc. É óbvio que se trata dum animal e este terá sempre o instinto de sobrevivência. Esse deve ser o objectivo primordial. Qualquer ser, humano ou não, submetido a determinada adversidade/ situação poderá ter uma reacção imprevisível.

Numa situação destas, com um animal em casa, a supervisão dos pais deve ser maior. Primeiro uma criança de tão tenra idade não deveria andar numa cozinha às escuras. Quanto mais, sozinha às escuras e com um cão lá dentro. O cão poderá ter a sua quota parte de culpa, mas os pais e família também o são.

PS: Já tive e tenho animais. Já tive, pássaros, vários gatos, de raça ou não, cães rafeiros, um pastor alemão, um boxer, quando vivia com os meus pais (vivenda). Agora tenho um yorkshire, pois vivo num apartamento. Posso dizer que nunca nencabizhum dos cães foi agressivo. Ao contrário dos gatos que me causaram vários arranhões. Com os cães só me lembro dum episódio, com o pastor alemão, quando estava a brincar com ele e ele tocou-me com o dente num dedo. Esse toque fez-me sangrar. Disse-lhe: Aleijas-te o dono! Ele com o meu tom de voz deitou-se e ficou de cabiz baixo. Ficou triste. Não quis continuar com a brincadeira. Com alguma insistência minha ele regressou. Os cuidados dele redobraram. E digo que redobraram, pois fazia as coisas com muito mais calma, sem impulsos...
 
Top