Uma bicicleta singular

Tchivalo

New Member
Hummm.... Phil wood... :D
Falando de novo dos pneus que tens...em relação aos hutchison buldog quas os mais aderentes? :|
 

ze_zaskar

New Member
Boas
A minha Singular bicicleta recebeu duas novidades.
A primeira é o selim, um Fizik Gobi XM. Depois de abandonar o Brooks devido à largura nas zonas técnicas, e de experimentar sem sucesso um Charge Spoon, decidi-me finalmente por um selim que já me andava a piscar o olho há algum tempo.

A segunda, e talvez a mais interessante, é o guiador. Confesso que desde o inicio desta aventura singular me sentia seduzido pelas imagens de aventureiros a fazerem btt naquilo que pareciam ser guiadores de estrada (dropbars).
Com alguma pesquisa, descobri que se tratavam de facto de guiadores próprios para btt, partilhando no entanto a configuração dos seus primos estradistas, havendo quem os chame de dirtdrops. O rei destes guiadores é, pela sua ampla difusão, o On One Midge, modelo eleito por mim.

Antes de mais, algumas imagens

124aohs.jpg


msdlki.jpg


2uh25ae.jpg


11k8odu.jpg


2ntaj45.jpg


Hoje andei 2h com este setup, e só tenho a dizer uma coisa, adorei. O conforto é enorme, e o controlo sobre a bike é completamente diferente. E surpresa das surpresas, as zonas técnicas ate se tornaram mais fáceis. Como explicarei noutra altura, a ergonomia deste tipo de guiadores é simplesmente superior. As manetes também me surpreenderam, apesar de transformarem a travagem já potente dos BB7 em algo nunca por mim sentido a não ser nuns travões de DH. É preciso cuidado nas descidas para que as rodas não bloqueiem. Tal deve-se ao enorme efeito alavanca das manetes.

Relativamente ao selim, não muito a dizer. Porque? Porque apesar de nunca ter andado com ele, não dei conta da sua existência durante as 2h de estreia. Pode ser que este seja o fim de uma longa busca pelo selim ideal.

Tchivalo, não :wink: posso comparar os meus Kenda com esses, pois nunca os experimentei.
 

350plus

New Member
Já tive oportunidade de deitar as mãos ao setup do Zé e de facto a coisa encaixa muito bem em termos ergonómicos. Um dia destes empresto-lhe a Explosif e faço o teste no trilho. :wink:

Ao usar a minha Jake the Snake apercebi-me que os drop bars não são limitação prática em fora de estrada, desde que colocados na altura correcta. É a minha opinião que oferecem até um pouco mais de segurança a agarrar o guiador quando se abordam zonas pedregosas com forqueta rígida.

E esteticamente acho que a bicicleta foi muito beneficiada. Não é ao acaso que as imagens de publicidade da própria Singular mostram o Swift com uns belos drops.

O selim, é também a minha escolha para longas distâncias. Boa forma, bem almofadado e flexível. Pena o seu preço ser um bocadinho elevado, mas com um bocadinho de procura encontram-se sempre uns bons negócios. :wink:
 

pratoni

Active Member
Que manetes são essas? São iguais às dos modelos de estrada ou são específicas para travões de disco(mecânicos)?

Quem usa este tipo de guiador com mudanças como é que faz?

Usa as manetes iguais às de estrada (travão + mudanças) ou tem os manípulos de mudanças à parte iguais aos de btt na zona plana do guiador? :roll:
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Estas manetes são umas Tektro RL520, especificas para discos mecânicos ou v-brakes.
Para usar-se mudanças tem-se 3 opções:
Usa-se manetes STI de estrada (mas para isso temos de ter a versão Road dos BB7).

Usam-se os shifters Dura Ace que encaixam nos terminais do guiador.
barendshift-648.jpg


Ou, por ultimo, temos os thumbies da Paul Comp, que basicamente são uns adaptadores para os shifters acima.
rdthumbied1thumb.png
 

pratoni

Active Member
Esses manípulos no terminal do guiador dão algum jeito? :shock:

Sempre pensei que esses maípulos fossem só para usar naqueles extensores para contrarelógio e/ou triatlo...
 

ze_zaskar

New Member
São populares para contra-relógio/triatlo como para touring, etc.
Quanto a darem jeito ou não, nunca experimentei, mas há muita gente extremamente satisfeita com eles.
Têm outra particularidade. Vêm de origem indexados para 9 velocidades. No entanto, têm a opção de funcionar por fricção. Isto significa que, em caso de necessidade ou opção, se possam correr transmissões de 7, 8 ou mesmo 10 velocidades.
 

Tchivalo

New Member
Mais uma vez conseguiste dar-lhe aquele toque pessoal/singular na Singular. :D Os meus parabéns! 8)
Essas manetes são de facto a maneira mais económica para adaptar os mecânicos de Btt aos Drop Bars.

Desculpa pensava que tinhas experimentado os Buldog, mas afinal foram os Spider :eish:
 

pratoni

Active Member
ze_zaskar said:
...
Ou, por ultimo, temos os thumbies da Paul Comp, que basicamente são uns adaptadores para os shifters acima.
rdthumbied1thumb.png

Usar isto ou uns manipulos de mudanças de btt vai dar quase ao mesmo, não?

Na minha velhinha sirla (entretanto convertida em roda fina, mas tamanho 26), tenho uns muito parecidos com estes em termos funcionais, mas da shimano e de baixa gama... :roll:
 

ze_zaskar

New Member
Na pratica funcionam como os antigos shifters de polegar (thumbies). Mas como nos dropbars vais quase sempre nos drops (no gancho) acho que o shifters nos terminais ficam bem mais à mão.
:wink:
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Hoje foi o grande teste ao novo setup. Ponte de Lima - Valença - Ponte de Lima, pelos caminhos de Santiago, 72kms e 1500m de acumulado. É um trajecto que tem alguns dos melhores trilhos que já experimentei, alem de umas subidas bem durinhas.

IMG_6335.JPG


IMG_6349.JPG


IMG_6355.JPG


IMG_6358.JPG


IMG_6359.JPG


Não podia estar mais satisfeito com as novidades. O selim é soberbo em não se deixar notar, facilitando ainda as zonas técnicas.
O novo guiador é algo que só experimentando. É super confortável, transmitindo um enorme controlo sobre a bike, superior ao de um guiador de btt normal. Mesmo nas zonas mais inclinadas, vamos de tal modo encaixados, que nos sentimos "dentro" da bicicleta, ao invés de "encima".
Apenas necessito de alguns ajustes na posição das manetes de travão para que tudo fique perfeito.

:wink:
 

max

Elos Rápidos
Já agora tira-me uma dúvida.
O tubo da forqueta, não o cortás-te?
Porque me parece que o guiador, na posição de condução mais baixa, está mais alto do que o groovy...ou é impressão minha?
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Não cortei, de forma a poder colocar o avanço bem alto. O Midge tem uma "queda" (diferença de altura entre a posição superior e a mais baixa) de cerca de 113mm. Assim o guiador tem de ser colocado numa posição bem alta, de forma a ser confortável em btt.
No meu caso, a posição inferior, ficou um pouco mais baixa e esticada do que com o guiador antigo, algo que me agrada.

Já agora, este avanço tem uma historia interessante. Uma das coisas que mais problemas cria em dropbars para btt é a questão dos avanços. Eles devem colocar estes guiadores bastante mais altos e recuados do que nos normais. O meu Thomson parecia ser demasiado longo para a tarefa, pelo que a pesquisa por um alternativo começou. Tal revelou-se difícil, já que as soluções ou eram demasiado caras, ou eram inestéticas e algo desproporcionais.
Certo dia olhei para a Scott YZ Junior do meu irmão de 10 anos e reparei no avanço, um com 50mm e 15º de inclinação. Com alguma paciência convenci o miúdo a ceder-me a peça. Ja com o avanço na mão, comecei a interrogar-me se seria robusto o suficiente para o que pretendia, já que vinha de uma bike de miúdo.
img1462h.jpg

Qual a minha surpresa quando, ao passear na loja online da famosa marca de touring Thorn (www.sjscycles.com), vejo que os avanços que eles vendiam por 30€ eram nada mais nada menos do que iguais ao que eu arranjei! Ate o autocolante com o warning é igual.
s6deg80_l.jpg

A magia de Taiwan.

E outra coisa... citação do dia:
"Eles deviam começar a organizar um corrida de peregrinos a Santiago. O primeiro a chegar ganhava um milagre."
By 350plus

:wink:
 

max

Elos Rápidos
Quando o miúdo reparar que está a começar a ficar com os braços mais compridos, é melhor pensares em emigrar. :mrgreen:

quanto á sugestão do plus, o milagre para mim já era chegar a Santiago :lol:
 

Tchivalo

New Member
ze_zaskar said:
Certo dia olhei para a Scott YZ Junior do meu irmão de 10 anos e reparei no avanço, um com 50mm e 15º de inclinação. Com alguma paciência convenci o miúdo a ceder-me a peça.

Diz que o convenceste... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

pratoni

Active Member
ze explica-me uma coisa.

Como se porta esse guiador em trilhos mais fechados com alguma vegetação?

Aqueles em que só há espaço para os guiadores mais pequenos e os outros vão a "abrir mato"...

Não se prende à vegetação tal como os bar ends? É que parece largo, pelo menos na parte inferior...
 

srgtuga

New Member
Para evitar criar outro tópico vou por a minha duvida neste :lol::

Que relaçã devo por na minha SS, para que consiga andar em subidas mas em rectas tambem, ou seja
um meio tero, nem muito leve nem muito pesada...

Abraço :wink:
 

sulphur

New Member
ze_zaskar, obrigado pela inspiração, a sua bicicleta é soberba. A quantidade de informação, verdadeiramente válida que possui, e os seus sólidos reports e artigos, são realmente arrebatadores.

Estive a pesquisar um pouco sobre esse guiador, e deparei-me com este artigo http://www.63xc.com/mattc/midge.htm. Diga-se que estou a considerar seriamente, a inclusão deste guiador, na SS que estou a montar.

sulphur
 
Top