Uma bicicleta singular

ze_zaskar

New Member
Boas
Desde que me iniciei nas andanças do singlespeed que senti a necessidade de um quadro especifico para esta vertente. Com a continuaçao da pesquisa surgiu tambem a ideia das rodas de 29'', conceito que me suscitou grande curiosidade. Fui fazendo upgrades à saudosa Zaskar SS, ate que um ultimo upgrade parecia evidente: o quadro.
Quem leu o topico das SS's de sonho ja calculava a minha escolha, tal como o 350Plus, que esteve ao corrente do projecto. Isto é um sonho tornado realidade.
Portanto aqui vai, Singular Swift SS:

img1348hd01gw3.jpg

img1349vu5.jpg

img1353ej4.jpg

img1350vm2.jpg

img1351cu7.jpg


A primeira reacçao à montagem final é de espanto, dadas as dimensoes da bike. As rodas 29 sao realmente GRANDES. O peso total nao foi verificado, mas ultrapassa de certeza os 10kgs. quadro tem uns acabamentos que so mesmo vistos, alem de vir ja com um protector anti-ferrugem. O sistema de tensao de corrente é um pedaleiro excentrico. O modelo usado é um Phill Wood. Para ja posso dizer-vos que é super facil de afinar e operar. Apenas andei cerca de 1,5kms com ela perto de minha casa, pois ainda nao tenho o adaptador para o cubo centerlock de tras.
Agora vamos falar das rodas 29. Para alem do choque que é o seu tamanho (as imagens nao conseguem transmitir a realidade), a sensaçao ao andar é de que vamos numa FS. Pode parecer estupido mas é exactamente isso que parece. As irregularidades sao engolidas, e ate os passeios parecem mais baixos (nao andei com ela em terra). A geometria, no entanto, causa alguma confusao. O angulo de direcçao é bastante vertical, ao passo que a forqueta possui bastante offset. Resultado: a direcçao é bastante rapida, apesar da roda da frente por vezes ter reacçoes semelhantes à de uma bike de downhill com aqueles angulos de direcçao abertos. Talvez nao seja o melhor exemplo. Tenho de andar mesmo a serio para analisar melhor. No entanto as rodas 29 sao incriveis pelo conforto que permitem, e quando acompanhadas por uma geometria adquada permitem uma grande agilidade.

Como devem saber, esta é a minha unica bike, pelo que preciso de alguma versatilidade. Os mais atentos ja terao reparado que ela possui um sistema dinglespeed, ou seja, tem duas relaçoes diferentes, que por possuirem o mesmo numero de dentes total podem ser usadas apenas trocanto a corrente de um lado para o outro. Este sistema ja causou discussoes acesas noutros forums mais cosmopolitas, com muitos a argumentarem que nao se trata assim de uma singlespeed. Pessoalmente considero que isto nao difere muito de andar com um carreto diferente na mochila, nao tornando a bike numa multispeed. Apesar de tudo, tenho fé que as pessoas aqui presentes nao se importam com essas discussoes conceptuais e querem, acima de tudo, ver boas bicicletas sem desviadores!
 

HR

New Member
Coisa mai linda....

Cada vez fico mais rendido aos encantos de uma SS, um dia destes...

Vai colocando mais fotos e analises da bike...

De resto, Parabéns!

HR
 

Pax

New Member
Em tempos andei a namorar esse quadro... Mas acabei por pôr a ideia de parte com receio do pedaleiro excêntrico. Como seria a sua manutenção / afinação / fiabilidade.

Agora que tens um podes ir dando o feedback e quem sabe, dissipando algumas das minhas dúvidas, encorajando-me a dar o passo final. :wink:


Excelente bike!!
 

jonypaul

New Member
Ena pá, está brutalíssima! Só metia uma cor um bocado mais "forte".
Acho que os componentes estão muito porreiros ( era tudo, à excepção das rodas, da Zaskar? ) e realmente com esse quadro é outra coisa. Eu acho que singlespeed com tubos grossos não é singlespeed :mrgreen:
Já agora, falaste da sensação das 29". Se calhar não me consegues responder por não teres testado ainda muito, mas como é que isso funciona em trilhos mais técnicos? Compensa a falta de suspensão? Não perde agilidade?
Ah, mais uma coisa ( tou cheio de duvidas :mrgreen: ), vejo que usas pneus muito rolantes... o facto de serem grandes melhora a tracção?


Dá-lhe! :wink:
 

ze_zaskar

New Member
Obrigado pelos comentarios positivos.
Os componentes eram os da Zaskar, avanço e espigão Thomson Elite, guiador Groovy Luvhandles, travoes XT 08, pedais M540, pedaleira Hone, selim Brooks B17. As rodas sao umas On One Reetard, os pneus sao Kenda Small Block Eight e agora a transmiçao é toda Surly em aço, com excepçao do prato de 32T que ainda é o da Hone.
Quanto à maneabilidade da bike posso aferir que é muito boa, fruto da geometria. Mesmo em curvas apertadas pouca diferença se nota. A principal limitaçao em trilhos tecnicos vai ser mesmo o tamanho da bike em si. Ja agora, o fenomeno do toe-overlap nao ocorre de forma alguma, e eu calço o 44.
Teoricamente um dos argumentos das 29er é mesmo esse, maior tracçao, mas ainda tenho de confirmar isso.
:wink:
 

HR

New Member
Viva,

Por isso é que as rodas não parecem tão grandes se fosse um M ou um S certamente dava bem mais a ideias de 29er...

Boas pedaladas.

HR
 
ze_zaskar, Eh Eh Eh bem bonita :roll:. Não me enganei em relação a Ti ( era mesmo um SS e 29 ). Não tinha grande palpite em relação ao quadro mas se tivesse pensado um pouco mais teria notado que a Singular era uma máquina que te fascinava :mrgreen:.
Ficamos á espera das 1ªs impressões.

Um Abraço
 

350plus

New Member
Cheguei tarde à festa...

Se soubessem o que o Zé teve que esperar e desesperar até conseguir essa bike... :roll:

Quanto à bike em si, é mais uma pequena maravilha de aço, uma gota refrescante no mundo das Scales e Epic's.
Mas a bike é só mesmo 1% da diversão. Como o Indy gosta de frisar, singlespeeds não são para tirar fotos bonitas. É preciso deitar muito lama nisso :wink:

Quanto a dia 20, vai ser um passeio daquele memoráveis.

Vamos ter disponíveis para experimentar: Singlespeeds normais, 29ers, Fixie e pelo que sei até uma SS Look de carbono. :lol:

É para não perder!
 

indy

Member
Já sabem que não sou pessoa de grandes comentários à estética mas, sim, está uma bicicleta engraçada :wink:

Já os detalhes mecânicos interessam-me. Achei curioso o facto de um quadro específico para SS (não tem passagem de cabos para mudanças) possuir na mesma o ponto de fixação para um desviador. Imagino que a sua função não seja essa mas sim permitir a aplicação dum esticador de corrente. O que me leva a concluir que, por qualquer razão, a Singular prefere outros sistemas (excêntrico, esticador...) em vez das escoras com ponteiras horizontais. Alguém sabe algo sobre isto?

Também achei piada aquilo que julgo serem pontos de fixação para guarda-lamas na forqueta. Já agora podiam também ter colocado fixações para um suporte de carga no quadro. Às vezes dá jeito :)
 

ze_zaskar

New Member
Boas
O pormenor da fixação para desviador é simples: serve para que em caso de emergencia (lesao por exemplo) se possa montar um sistema 1x9. Os apoios do guarda lamas sao algo tipicamente ingles, mas por acaso tambem acho que podiam ter posto apoios para plataforma de carga.
350Plus, se eu ja tivesse o travao de tras operacional, acredita que ela ja estava toda suja :D
Estou a ver que dia 20 vai ser a valer :wink:
 

Myrage

New Member
Porra....... assim não dá.

Anda um gajo aqui todo baralhado a pensar o que fazer a algum material encostado. E caiem aqui flocos maravilha de SS lindas para sofrer :roll:

Eu não quero entrar no SSubmundo, mas quem sabe :!: alguém me empurre :cry:

Não comento o material. Mas que é linda, isso é :wink:

MY
 

max

Elos Rápidos
Um gajo falta um dia e chega aqui e é isto:
singular, 29"
Estes gajos têem a mania de ser diferentes :twisted:
Que coisa bonita, parabéns Zé, grande bike (literalmente)
 

floopi

New Member
xiiiiii  :roll: que coisa fantástica!!! ó zé agora partiste tudo...  :mrgreen:

isso vai estar em ST no dia 20 não vai?!!! olha que se for preciso desta vez o pessoal faz uma esperinha ao teu mestre de artes marciais*, mas o mais provavel era ele nos correr todos à porrada  :roll: :roll:

*(eu queria escrever o nome da modalidade, mas sinceramente já não me lembro  :mrgreen: :mrgreen: )

Vou só dar dois recados aqui a dois meninos:
350plus said:
uma gota refrescante no mundo das Scales e Epic's.
tens alguma coisa contra essa bela máquina?!!! tens???  :ko: :rotfl:

Myrage said:
Eu não quero entrar no SSubmundo, mas quem sabe  :!:  alguém me empurre  :cry:
MY, já sabes, dia 20 em Famalicão, daí seguimos para o ponto de partida do grande passeio de natal deste ano... :mrgreen:
A floopi's SS é um M e tu és um gajo grande, mas de qualquer maneira podes experimentar as sensações de uma SS na minha, embora certamente não faltarão no encontro gajos grandes para te deixarem experimentar os brinquedos deles  :mrgreen:

o mote está dado, agora...

Zé muitos parabens pelo maquinão...  :wink:
 

Tchivalo

New Member
Tiro-te o chapéu :plhc: :venia: :venia: :venia: :venia:
Brutal!!!!!
Só tinha ficado na dúvida quanto à marca Niner ou Singular...mas 29" estava garantido :mrgreen:
Linda!!!!
 

Pax

New Member
Zé, falando mais específicamente dos Kenda Small Block Eight , parece-te que têm tracção suficiente para a morfologia da maioria dos terrenos, ou parecem-te apenas indicados para estradões mais compactos?

Relativamente aos Nevegal, achas que fizeste a opção certa?
 
Top