Boas
Desde que me iniciei nas andanças do singlespeed que senti a necessidade de um quadro especifico para esta vertente. Com a continuaçao da pesquisa surgiu tambem a ideia das rodas de 29'', conceito que me suscitou grande curiosidade. Fui fazendo upgrades à saudosa Zaskar SS, ate que um ultimo upgrade parecia evidente: o quadro.
Quem leu o topico das SS's de sonho ja calculava a minha escolha, tal como o 350Plus, que esteve ao corrente do projecto. Isto é um sonho tornado realidade.
Portanto aqui vai, Singular Swift SS:
A primeira reacçao à montagem final é de espanto, dadas as dimensoes da bike. As rodas 29 sao realmente GRANDES. O peso total nao foi verificado, mas ultrapassa de certeza os 10kgs. quadro tem uns acabamentos que so mesmo vistos, alem de vir ja com um protector anti-ferrugem. O sistema de tensao de corrente é um pedaleiro excentrico. O modelo usado é um Phill Wood. Para ja posso dizer-vos que é super facil de afinar e operar. Apenas andei cerca de 1,5kms com ela perto de minha casa, pois ainda nao tenho o adaptador para o cubo centerlock de tras.
Agora vamos falar das rodas 29. Para alem do choque que é o seu tamanho (as imagens nao conseguem transmitir a realidade), a sensaçao ao andar é de que vamos numa FS. Pode parecer estupido mas é exactamente isso que parece. As irregularidades sao engolidas, e ate os passeios parecem mais baixos (nao andei com ela em terra). A geometria, no entanto, causa alguma confusao. O angulo de direcçao é bastante vertical, ao passo que a forqueta possui bastante offset. Resultado: a direcçao é bastante rapida, apesar da roda da frente por vezes ter reacçoes semelhantes à de uma bike de downhill com aqueles angulos de direcçao abertos. Talvez nao seja o melhor exemplo. Tenho de andar mesmo a serio para analisar melhor. No entanto as rodas 29 sao incriveis pelo conforto que permitem, e quando acompanhadas por uma geometria adquada permitem uma grande agilidade.
Como devem saber, esta é a minha unica bike, pelo que preciso de alguma versatilidade. Os mais atentos ja terao reparado que ela possui um sistema dinglespeed, ou seja, tem duas relaçoes diferentes, que por possuirem o mesmo numero de dentes total podem ser usadas apenas trocanto a corrente de um lado para o outro. Este sistema ja causou discussoes acesas noutros forums mais cosmopolitas, com muitos a argumentarem que nao se trata assim de uma singlespeed. Pessoalmente considero que isto nao difere muito de andar com um carreto diferente na mochila, nao tornando a bike numa multispeed. Apesar de tudo, tenho fé que as pessoas aqui presentes nao se importam com essas discussoes conceptuais e querem, acima de tudo, ver boas bicicletas sem desviadores!
Desde que me iniciei nas andanças do singlespeed que senti a necessidade de um quadro especifico para esta vertente. Com a continuaçao da pesquisa surgiu tambem a ideia das rodas de 29'', conceito que me suscitou grande curiosidade. Fui fazendo upgrades à saudosa Zaskar SS, ate que um ultimo upgrade parecia evidente: o quadro.
Quem leu o topico das SS's de sonho ja calculava a minha escolha, tal como o 350Plus, que esteve ao corrente do projecto. Isto é um sonho tornado realidade.
Portanto aqui vai, Singular Swift SS:
A primeira reacçao à montagem final é de espanto, dadas as dimensoes da bike. As rodas 29 sao realmente GRANDES. O peso total nao foi verificado, mas ultrapassa de certeza os 10kgs. quadro tem uns acabamentos que so mesmo vistos, alem de vir ja com um protector anti-ferrugem. O sistema de tensao de corrente é um pedaleiro excentrico. O modelo usado é um Phill Wood. Para ja posso dizer-vos que é super facil de afinar e operar. Apenas andei cerca de 1,5kms com ela perto de minha casa, pois ainda nao tenho o adaptador para o cubo centerlock de tras.
Agora vamos falar das rodas 29. Para alem do choque que é o seu tamanho (as imagens nao conseguem transmitir a realidade), a sensaçao ao andar é de que vamos numa FS. Pode parecer estupido mas é exactamente isso que parece. As irregularidades sao engolidas, e ate os passeios parecem mais baixos (nao andei com ela em terra). A geometria, no entanto, causa alguma confusao. O angulo de direcçao é bastante vertical, ao passo que a forqueta possui bastante offset. Resultado: a direcçao é bastante rapida, apesar da roda da frente por vezes ter reacçoes semelhantes à de uma bike de downhill com aqueles angulos de direcçao abertos. Talvez nao seja o melhor exemplo. Tenho de andar mesmo a serio para analisar melhor. No entanto as rodas 29 sao incriveis pelo conforto que permitem, e quando acompanhadas por uma geometria adquada permitem uma grande agilidade.
Como devem saber, esta é a minha unica bike, pelo que preciso de alguma versatilidade. Os mais atentos ja terao reparado que ela possui um sistema dinglespeed, ou seja, tem duas relaçoes diferentes, que por possuirem o mesmo numero de dentes total podem ser usadas apenas trocanto a corrente de um lado para o outro. Este sistema ja causou discussoes acesas noutros forums mais cosmopolitas, com muitos a argumentarem que nao se trata assim de uma singlespeed. Pessoalmente considero que isto nao difere muito de andar com um carreto diferente na mochila, nao tornando a bike numa multispeed. Apesar de tudo, tenho fé que as pessoas aqui presentes nao se importam com essas discussoes conceptuais e querem, acima de tudo, ver boas bicicletas sem desviadores!