Truques caseiros para tirar peso à bike

JoaoMCO

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João Ezequiel said:
sem prejudicar a resistência desta bmx tirei entre 150gr a 200gr com material todo de origem, sem gastar + um centimo


Ok essa é a tua opinião... mas pelo menos as rodas acho que estas não terão a mesma resistência mas isso é contigo e do uso que das a bike...
 

João Ezequiel

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boas!!
isso é verdade mas só é possível furar a roda da frente, mas para isso tem k se ter em conta algumas coisas:

-- se usa trv da frente;
-- a largura do aro, se permite fazer furos;
-- o estado de conservação/afinação dos raios;
-- se usa aros de largura igual a fr e a trás;

Eu comecei por furar os aros de rodas da fr porque reparei k o aperto dos raio da fr mantêm-se ao longo de 1 ou 2anos sem folgas, muito pelo contrario os raios da roda de tás tem de ser apertados prai de 6 em 6 meses em bikes de btt, cicloturísmo...
Em bikes de modalidades extremas como bmx, dowhnill, freeride os raios da roda de trás tem de ser visto prai de 4 em 4 meses para garantir k a roda não se empena facilmente...etc, isto só é possível porque a roda da fr sofre menos força de aceleração/travagem e o peso do ciclista embora essa roda tenha k aguentar forças laterais sim é verdade, mas até agora não me queixo.

Esse aro de BMX que está na foto em cima tem parede dupla e furos de 7mm e agora têm 10mm e não noto nenhuma perca de resistência.

A cerca de furar outros componentes tem que se ter em conta as leis da Física além da estética como as diferentes direcções de força e suas intensidas, basicamente é olhar pra peça e perceber porque esta aqui material e ali material ...e se tirar aqui material o k acontece... e ali...etc.

Eu tenho muito gosto em fazer furos em todos os sítios possíveis sem prejudicar a resistência e a estética.

espero + opiniões acerca deste possíveis locais para furar...
 

MMTS

Member
então andas a furar a bike para tirar peso numa vertente de freeride ou lá o que é !! se bem reparei nas rodas andas com umas carrapetas nas do formato de um dado lá se vai o peso dos furinhos!!! sinceramente não percebo o teu criterio acho que gostas é de estragar :mrgreen: à com cada maluco...
 

JoaoMCO

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sinceramente não percebo o teu criterio acho que gostas é de estragar :mrgreen: à com cada maluco...

Ok num caso mais estremo furar os pratos da pedaleira ou manípulos das mudanças para passar de 8kg para 7,95km ok ainda vá que não vá mas agora furar rodas? guiador?! avanço??!! para mim não mesmo...
Mas ok cada um com a sua opinião mas que há com cada maluco... :mrgreen:



Abraços e muito furos
JM
 

nogueira.nuno

Active Member
Esta merecia um topico individual mas pelo que vi a Bike é de BMX e não de Btt por isso...

Presumo pela tua teoria da Fisica, que discordo completamente, que deves ser estudante nessa matéria ou curioso mas acho que tens que mudar ou interessar antes por Engenharia para veres os erros que fizeste ao teres feito esses buracos na tua BMX!!
 

João Ezequiel

New Member
Boas!
Quando me fui informar onde podia fazer furos com o objectivo de tirar peso a bike disseram-me para furar nos pontos mais longe do centro, por exemplo tirar 50gr no cubo de uma roda não se nota nada mas mesmo nada, mas se tirar 50gr no pneu ou aro ai sim notam-se logo grande diferenças na aceleração/travagem alem da sua maneabilidade.
Então eu pensei em furar os aros mas pela experiência k tenho, furar o aro da roda de trs estava fora de questão, furo o da fr com 7mm e depois logo se vê como se comporta.

Por esta razão também furei o guiador debaixo dos punhos (por causa da estética) para perder peso e ganhar maneabilidade sem prejudicar a resistência, como já explicei em cima se alguma vez o guiador partir, vai partir sempre junto a garra do avanço e nunca na zona dos manípulos ou punhos não percebo porquê tantas duvidas?? Eu mesmo com 84kg com a bike parada fiz o teste em meter o peso do meu corpo em cima do guiador depois de furado e o guiador vergou junto ao avanço e não partiu.

Eu coloquei estas fotos da bmx porque são as únicas k tenho aqui para mostrar, mas irei pôr em breve fotos de outras bikes minhas com furos nos mesmos sítios.

-- Furar o espigão de selim não é de todo estético mas roubei ai cerca de 50gr.
-- Diminuir o tamanho de alguns parafusos também resulta como ja foi dito neste posts.

E 10 furos não faz diferença nenhuma mas se tivermos prai 100/150 furos (alguns escondidos) nos sítios certos com diametros certos (alguma engenharia) ai sim consegue-se valores como -100gr a -200gr.

Boas Pedaladas!
 

G_g

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Ai jasus...

Não fazes a mínima ideia do que estás a fazer ao furar as peças pois não? Achas que as coisas foram feitas às 3 pancadas e está lá material desnecessário?

Certamente que não. Acredito que nalguns componentes mais baratos, poderia ser retirado material, mas nunca dessa forma. Talvez trabalhos em cnc cuidados.

Guiadores furados só vi os da mutant, e mesmo assim pesam 400gr cada.

Se tivesses oportunidade de correr uma simulação em computador vias o que estavas a fazer.

A única coisa que se pode dizer é que se partir, tem muita probabilidade de sr na zona dos furos. É como o papel higiénico, rasga muito mais facilmente pelo picotado.


Quanto mais no exterior do eixo de rotação estiver a massa, mais se sente a diferença. É preferível poupar 50gr nos aros que 75gr nos cubos.
 

João Ezequiel

New Member
-----l---------------O---------------l-----
A B C

A - Avanço;
B - Manetes;
B a C - zona furada (punhos);

Aqui esta o guiador representado e esta a dizer k o guiador com os furos vai partir entre o ponto B e o ponto C, eu não percebo como isso é possível porque aqui só vejo as leis das alavancas, se tiver k partir pelo k é ensinado nas escolas parte muito próximo do ponto A, foi por esta razão k não hesitei em furar.

Boas pedaladas!
 

G_g

New Member
Tentando falar de forma a que se perceba por todos. As tuas mãos aplicam directamente a força nos punhos e consequentemente no guiador. Quanto menor a zona de contacto maior a pressão.

Suspeito que dentro de pouco tempo tenhas rachadelas a unir os furos uns aos outros....
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
A minha alma está parva...

Essa de furar o espigão então...

Tou mesmo a ver a noticia..."mountainbike rider on a stick... " loool (que me perdoe o autor da expressão)

Mas pronto, se fôr bike para ir ao pão serve...

Acho que está aqui uma boa ajuda... http://www.forumbtt.net/index.php/topic,39802.msg365853.html#msg365853
Fiz mtas alterações na minha bike e segui esta "biblia" alem de estar lá tudo esplicado, está facil de entender e eu concordo com tudo... Assim houvesse muitas discussões destas ;)

Um abraço... e boa sorte ;)

jmcdpereira
 

koizu

New Member
se quiseres poupar umas 20/30gr apenas com a força dos dedos, podias tirar esses pipos/tampas da camara de ar/carrapetas/...

:afro:
 

Phalhas

New Member
Boas.

E eu que pensava que era "doidinho" do peso. :shock:

Apenas um pequeno comentário:

O peso não é tudo, a vida é mais importante que isso...Não devemos exagerar...

Abraço leve

Rui
 

coelhone

New Member
Boas
João não te quero desmotivar, mas em relação á Física tem cuidado para não "estragares" o físico.
Se tiveres acesso a um software com cálculos de elementos finitos, faz uma simulação do antes/depois dos furos e vais vêr que a próxima vez que pegares na bike vais andar mais "acagaçado".
PS: As coisas não são desenvolvidas por acaso, à pessoas a serem bem pagas, para chegarem a conclusões, por detrás do produto final.
 

Biker_Boy_RR

New Member
Hey!

Acho que furar assim só acaba em duas coisas componentes inestéticos e componentes coxos pois não terão a mesma resistência a fadiga mecânica!
E se um dias quiseres vender esse material terás de o dar ninguém compra nenhuma dessas peças!

Como já alguém disse rapar o cabelo é capaz de ser mais simples! Já agora um Dulcolax - para fazer uma evacuação de resíduos é de longe mais eficaz poupas peso que é obra!

Fikem bem RR
 

Tchivalo

New Member
G_g said:
Ai jasus...

Não fazes a mínima ideia do que estás a fazer ao furar as peças pois não? Achas que as coisas foram feitas às 3 pancadas e está lá material desnecessário?

Guiadores furados só vi os da mutant, e mesmo assim pesam 400gr cada.

Se tivesses oportunidade de correr uma simulação em computador vias o que estavas a fazer.

Sabes então que é o guiadaor de aço sobreelevado mais leve do mercado... :?: :roll:

Não sei se já repararam que é uma Specialized P1, uma bike de Dirt, pelo que o sítio onde foram feitos esses furos não influênciam em nada a segurança do biker.
 

JordanBH

New Member
acho que ja chega de desanimar o rapaz! tudo bem criticar mas acho que ele ja entendeu a ideia,
agora se tem alguma coisa que falar e sobre como posso baixar o peso da minha/nossas meninas :mrgreen: :mrgreen:

que venha dai mais truques e maravilhas do peso!!

Cumps
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Voltando ao assunto sério...
O meu aperto do espigão de selim (specialized) é, alem de pesado, horrivel...
Fiz um pequeno tunning, retirei a alavanca e deixei ficar o parafuso com o cilindro que faz de porca, tirei cerca de 20g, hei-de arranjar um parafuso de titânio e tira-se mais um pouco.
Cheguei a substituir o aperto por um bem mais leve de carbono, mas ganhei em barulhos, fiquei com uma chiadeira vinda do espigão que me irritava, assim tive de me render e voltar ao de origem tunado ;)

cumprimentos e larguras ;)
jmcdpereira
 

CAlves

New Member
Ficam aqui alguns truques que tenho feito…

Anilha de carbono woodman
Peça original
ef9211.jpg


Peça modificada
dscf1241b.jpg


Braçadeira do espigão de selim
Peça original
bsp80normal1.jpg


Peça modificada
dscf1218g.jpg

dscf1220z.jpg

dscf1240k.jpg


Desviador

Peça original
2cc689382551aa1ec806f18.jpg



Peça modificada
dscf1237h.jpg

dscf1238.jpg

dscf1239.jpg


Esticador

Peça original
pbpic24857141.jpg


Peça modificada
dscf1214g.jpg

dscf1217.jpg


Manetes e manipulos

Peças originais
speeddialsl1.jpg

2712096211.jpg


Peças modificadas
dscf1226o.jpg

dscf1230.jpg

dscf1231i.jpg

dscf1232.jpg


Boas pedaladas :wink:
 
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