Truques caseiros para tirar peso à bike

jmcdpereira

Utilizador Banido
Aliás, mais importante do que proteger o guiador para não raspar, as pontas evitam que nos magoemos em caso de queda, evitando que o guiador faça cortes na pele.
Aconteceu-me há duas ou 3 semanas atrás numa queda ter batido com o guiador na perna, por acaso foi logo com a ponta que tinha a ponta de plastico já um pouco estragada...
resultado, uma nódoa negra e raspões do plastico (que já não estava em bom estado) e do guiador que ainda por cima é carbono logo é fino nas pontas...
Lembrei logo do pessoal que não usa as pontas no guiador, certamente que se tinha magoado mais.
Neste caso da cortiça não ia servir de nada, pois ocm a força do impacto esta vai para dentro acabando por não proteger.

Eu por mim nestas coisas não facilito...


Um abraço
jmcdpereira
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ao minuto e meio do vídeo, ainda pensei que também cortássem tacos à sola do sapoto :mrgreen: mas afinal era só um aperto.
Para uma pista com tanta lama como aquela até é capaz de dar jeito, assim os tacos que lá ficam estão mais espaçados, a lama sai melhor.
 

LARGUINHO

New Member
este topico esta muito morto, sera que todos ja tem bikes levezinhas?

pensei tirar um pouco de peso a minha velhinha asfaltica, e começei a ver uns pesos e começei pelos que achava mais façil de mudar, o espigao de selim fui pesar e :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: 316GR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bem era uma boa maneira de começar, andei a procura de um espigao de selim de 25mm e tudo o que encontrava de leve custava um dinheirao e para perder 80gr teria de gastar mais de 100€, mas como em tempo de crise isso é um luxo achei o velho metodo do serrote e reteficadora mais interessante :mrgreen:

começei a tirar medidas e a cortar aqui e ali e olhei para o meu velhinho avanço RITCHEY COMP e pensei " tambem nao te ficas a rir", começei a tratar dos dois, depois de varios cortes agarrei-me a uma lata de spray de tinta preta e estava o trabalhinho pronto.

poupei umas gramas no espigao de selim 99gr e no avanço 18gr, se compra-se agora uns parafusos de titanio ainda tiraria mais umas gramas, nao sei ao certo o peso dos parafusos de titanio e nao sei se valeria a pena

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nogueira.nuno

Active Member
Foi na braçadeira da frente que era uma só peça e agora ficou dividida como num Syntace por exemplo.

Sem duvida nesses avanços há material suficiente e não compromete em nada!!
 

LARGUINHO

New Member
cortei a tampa da frente. se repararem, na parte interior esta marcada onde o avanço aperta o guiador, é muito façil cortar.
de seguida rebaixei a altura do avanço e na parte da frente do avanço desbastei um pouco do aluminio que fica entre os parafusos

 

LARGUINHO

New Member
poderiam-me dizer quanto peso se poderia tirar em trocar os parafusos por uns de titanio?

ps: se aumentarem a foto anterior poderam ver onde fiz os cortes e desbastei
 

Ivo_Azenha

New Member
Este tópico está muito parado...

O objectivo inicial não era retirar peso, mas sim melhorar a estética, pois nem pesei antes nem depois de fazer o pequeno tunning :|
Assim que puder, peso-as numa balança decente.
Aqui fica o "truque":

O que fiz foi apenas retirar aquela pequena "depressão" assinalada a vermelho:
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Peguei numa serra de cortar ferro, rebarbadora, lima e lixa e...:

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P.S.: Peço desculpa pela ausência temporária de pesos, mas fica a ideia... 8) :wink: :D


EDIT:
O peso final do par confirmado numa balança do laboratório da minha escola é de 168grs.
 
Esta ultima e a do corte do avanço estão muito boas... acho que ficaram melhores esteticamente, sem comprometer a resistência e mais importante aqui neste cantinho, mais leves!!!
 
Já agora, alguém já fez um truque caseiro para retirar algumas gramas a um adaptador traseiro de travão de disco!? O meu está a pesar 36gr, mas parece-me que há ali muito material a mais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Gostei tanto dos ultimos truques craseiros que resolvi experimentar...

ANTES:
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DEPOIS:
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Infelizmente só consegui poupar 4gr :eish:

Mas acho que ficou bem melhor assim... agora só estou na duvida se acabo de lixar e deixo na cor natural ou se pinto de preto... :roll:

Já agora estou à espera de um kit de parafusos de titânio para o meu avanço, e uma vez que os 6 parafusos pesam 22gr, penso que irei poupar qualquer coisa como 6/8gr!
 

pimentoski

New Member
nestes adaptadores dos travões:

D_115%20HAYF00.jpg


há algum problema em eliminar a parte central da peça? Sempre são umas gramas...

A foto é só um exemplo, tanto podem ser estes como os da avid da shimano... o que for...
 

nogueira.nuno

Active Member
É que assim os parafusos das bombas ficam em mais tensão na travagem e podem partir ao corte visto que lhe removes esse braço que faz um reforço e uma divisão do esforço!! Mas foi bem pensado mas não muito conveniente remover tudo!!

Podes talvez remover algum material dessa parte de modo a ficar UM POUCO(apenas) mais fino e como que arredondar as arestas das restantes zonas á volta(claro que as da base da Bomba NÃO!!) mas vão ser apenas mais umas gramas sem divida mas sempre é uma coisa gira de se inventar e fazer, mas não abuses!! Troquem antes os parafusos por uns de Titanio!!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
... desenterrado directamente da 10ª página...

Esta manhã, estava eu a passear pela garagem quando me deparo com uma sobra de isolador de canos.
Diâmetro interior é mais ou menos isto, diâmetro exterior também me parece OK, penso eu... E lá vai ele pegar na tesoura e experimentar a ideia:

Punhos home made!
Cortamos o tubo de isolador conforme a medida de punho que quisermos, damos uns toques de tesoura para ficar certinho, passamos com o lume de um isqueiro pelas pontas para fechar um pouco os poros e está um punho feito, venha outro!

O diâmetro interior por sorte era o ideal, mas ainda assim rodavam, felizmente que a duct tape resolve tudo! Uma tira em cada ponta e está bom:
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Mas o mais surpreendente para mim foi o peso:
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Só para ter a certeza, ainda pesei os 2 pares que fiz:
dsc02937u.jpg



E ainda fiz outro par mais curto, para gripshift:
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Mas nem só o peso me surpreendeu, do pouco que ainda andei com eles devo dizer que o conforto também é excelente. São um pouco grossos, quem tenha as mãos pequenas não se deve dar muito bem com estes, mas muito macios e ainda assim a mão não vai quase encostada ao guiador, mesmo apoiado no punho ainda há um pouco mais de esponja entre a mão e o guiador para amortecer naquele impacto maior e ser muito mais confortável que qualquer punho "assério" que já tenha testado. Depois de andar um bocado com eles, agarrei-me a uns Bontrager Race XXX Lite e parecia que me estava a agarrar só ao guiador! Notei também que há um lado do tubo que, embora tenha a mesma espeçura, a esponja vai mais abaixo e ganha forma, mas basta meter esse lado para baixo e já não há nenhum problema, até fica com a forma dos dedos e torna-se melhor, anulando a grossura a mais.
Tenho que os testar mais assério, em condições de BTT, mas para já o saldo vai muito positivo, especialmente em termos monetários porque o gasto total foi 0!
 
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pimentoski

New Member
regista a patente, ainda ganhas dinheiro com esse modelo. já agora para ti foi custo zero porque tinhas o isolante, mas e para quem não tem? onde é que isso se compra? dá para compra só alguns cm's?
 

Nozes

Active Member
Elá!!!
Punhos a 6 gramas o par a custo zero é capaz de ser a pechincha do ano até à data!
Toda a gente à procura do canalizador mais próximo rapidamente! :D
 

essence_s

New Member
Boas, essa do isolante está bem pensada.
Não se sujam , pois são meios polidos e tambem não devem ensopar como os de espuma.
Talvez o grip não seja dos melhores e o look é ..discutivel.
 
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