Transporte de bicicletas nos comboios

Joseelias

Well-Known Member
Dadas as caracteristicas das composições dos intercidades não me parece que conseguisses meter mais que essas duas bicicletas por carruagem. A menos que existisse um vagão de carga e lá fossem todas. Nos Inter-regionais acho que as bicicletas vão no corredor junto do dono, e embora possam apenas ir duas por carruagem (acho eu) por vezes há quem vá em grupo e não têm problemas como já foi por aqui relatado. Mas se o comboio for cheio o revisor pode levantar problemas na mesma.

Já há bastantes anos vim de Castelo Branco até Lisboa com mais cinco ou seis amigos, e as bikes vieram no vagão de carga. A partir de V.F. Xira viemos todos no vagão para garantir que niguém roubava as bicicletas. Isto foi num IR. Agora não sei como se processa.
 

miguelcarromeu

Active Member
Pois eu estava a pensar em vagões dedicados a isto. Não era mais fácil à empresa deixar um vagão específico para bicicletas em vez destas limitações? Lembro-me de o pessoal comentar que aquando do regresso dos caminhos, é sempre um stress mas do lado português. Tenho ideia que do lado espanhol não costuma haver este problema.
 

Joseelias

Well-Known Member
Por exemplo, a CP poderia reconverter metade da última carruagem para transporte de bicicletas e de grandes bagagens como há quem use e que tem dificuldade de as acomodar nos espaços destinados a isso. E quem usasse esse espaço de bagagens ocuparia os lugares de passageiros na metade "normal".
 

SeteGu

Active Member
No Regional podem-se levar bicicletas na primeira e ultima carruagem junto ao local do maquinista e WC e onde também pode ir uma pessoa em cadeira de rodas:


Nos corredores não é permitido Joseelias.
Agora creio que essa indicação desapareceu do site mas antes indicava que apenas podiam ir 5 bicicletas por regional o que também não faz sentido nenhum porque se podem ir 3 num lado também podem ir 3 do outro (as extremidades do comboio, onde se podem levar as bicicletas são iguais).

Eu já fui com 2 amigos de regional (éramos 3 com bicicleta) sem problema. Aconteceu uma vez que o comboio ia tão cheio que tivemos de ir 2 de um lado e o outro na outra ponta. Pode ser chato mas para mim não é o fim do mundo.

Nos IC as bicicletas vão numa das pontas da carruagem nuns apoios horizontais (2 por carruagem, pelos vistos) deste tipo:



O que acontece é que se forem 3 ou 4, por exemplo, têm de ir em carruagens separadas. Pode ser chato mas, para mim, é um mal menor. Antes também havia vagões para transportar carros. Se houvesse uma carruagem/vagão especial para o efeito duvido que não se tivesse de pagar por isso e que fosse rentável.

PS. As fotos não são da minha autoria.
 

SeteGu

Active Member
Joseelias até posso concordar contigo mas para eles isso é retirar lugar€€€s às carruagens/automotoras. Nesse aspeto, apesar de tudo, já o comboio é muito bom em comparação com os autocarros ou aviões, por exemplo. Nos comboios nem se paga nada pela carga que se transporta.
 

miguelcarromeu

Active Member
Alguém sabe como é, por exemplo, em cidades/países onde o tráfego de velocípedes é muito maior? Holanda, Reino Unido... Como é o transporte nos comboios?
 

SeteGu

Active Member
Queria dizer verticais e não horizontais:

Nos IC as bicicletas vão numa das pontas da carruagem nuns apoios verticais (2 por carruagem, pelos vistos) deste tipo:

 

Joseelias

Well-Known Member
@SeteGu

No que diz respeito ao regional baseei-me numas imagens que haviam aqui no forum sobre o assunto. O material circulante será então já diferente. E eu não ando de IR há muito tempo.

Os apoios no IC já os tinha visto o ano passado nas duas viagens que fiz.
 
A questão dos lugares será corrigida no futuro - implica alterar toda a plataforma de venda de bilhetes online. Será feito. A opção teria sido esperar que a plataforma fosse alterada, e só então serem implementadas estas novas políticas.

Se a compra for feita na bilheteira, o vendedor só vende esses lugares depois de ter vendido todos os outros (ou então vende a quem solicite um lugar com possibilidade de transporte de bicicleta, claro)

Quanto às condições noutros países, variam muito, mesmo dentro do país, de percurso para percurso, e varia também de acordo com o material circulante. Há exemplos de carruagens onde cabem dezenas de bicicletas, mas são situações muito pontuais.

Para terem noção, na Holanda, meca das bicicletas, o transporte não é muito diferente do que agora está a ser implementado, mas a bicicleta paga um valor extra.

As pessoas na CP que estão a trabalhar nisto, estão interessadas e têm vontade de criar melhores condições. Vão estar atentas ao desenvolvimento do mercado... se sentirem que há procura que justifique, irão arranjar maneira de aumentar o nº de bicicletas a bordo.
 

SeteGu

Active Member
miguelcarromeu por acaso pensei que fizesses essa pergunta sabendo de antemão a resposta.

É isso mesmo miguelbarroso. Tentei procurar uma foto na net mas não encontrei.

Se é assim estamos melhor do que pensava. Mas de qualquer forma fica a reclamação/sugestão feita.
 
Last edited:
Este foi um primeiro passo no intercidades que será adaptado de acordo com a procura. E não se paga extra (em muitos países a bicicleta paga bilhete). De pouco adiantava ter todos os comboios como estas imagens, se depois a procura ficasse aquém... o serviço tem de ser rentável.

Além do mais, muitos desses exemplos são de serviços pontuais, como é o caso desse último (que é de Massachusettes e não do UK).

Com esta nova medida, a juntar aos regionais e urbanos, a CP tem actualmente uma oferta bastante boa face à maioria dos países europeus. Não é excelente... mas quando todos os ICs tiverem o serviço será bastante boa.
 

SeteGu

Active Member
Ora os Regionais permitem levar 5/6 bicicletas por comboio se este não for cheio. Pelo menos há uns tempos eram 5: 2 de um lado e 3 do outro :fpalm:.

Os IC permitem 2 bicicletas por cada carruagem de 2º classe. Pelo menos na linha do norte penso que as carruagens de segunda classe variam entre 2 a 5 por composição consoante a procura/o dia da semana. Assim, dará seguramente para transportar (se a politica da CP se alterar) 4 a 10 bicicletas por IC.
Já será melhor do que nos Regionais.

Eu vou passar a levar bicicleta nos IC.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
@ miguelbarroso

Da minha parte já é muito bom a questão de se poder levar as bikes no IC, apesar de em algumas linhas a limitação ser um pouco grande com apenas uma bicicleta por carruagem, e da questão dos lugares 15/17 no Lx-Porto/B/G.

Admito que criar uma carruagem como a do Massachusettes neste momento poderia ser demais, mas espero que possa vir a acontecer. Neste momento, já estou a equacionar usar esta forma de transporte numa próxima ida ao Minho. Aborreço-me de morte ter que conduzir aquilo tudo. E sempre posso estrear os novos alforges que comprei o ano passado! :D

Isto até vir a fazer a viagem toda de bike mesmo, como já tinha planeado para o ano passado.
 

SeteGu

Active Member
Domingo foi dia de levar a bicicleta no IC pela primeira vez.

Antes de entrar é preciso dar com a porta certa da carruagem: uma vai dar acesso ao WC, a outra ao local para prender a bicicleta. Certamente que não será nada prático andar a passar a bicicleta pelas portas ou pelos corredores. Pelo menos por enquanto ainda não há qualquer sinal indicativo no exterior. Em caso de dúvida há sempre um revisor fora do comboio.

A entrada para o comboio (como já tinha referido) é estreita. Ainda assim até foi mais fácil do que imaginava. Claro que quanto mais largo for o guiador pior.
Também é preciso uma certa habilidade para colocar a bicicleta no suporte mas nada que não se consiga.

No final da viagem estava assim:



Sinceramente não entendo porque o suporte (que prende a roda de trás) não é fixo... assim a bicicleta vai a oscilar de um lado para o outro e no final estava toda torta como dá para ver na imagem.

Apesar de todas estas pequenas criticas acho sem duvida uma solução razoável e é quase tudo também uma questão de habito.
Noto até que houve algum esforço por parte da CP porque a bicicleta no suporte já ocupa uma pequena parte do corredor (indo para além daqueles corrimões).
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Já agora... uma dica dada por um revisor: normalmente o local para colocar a bicicleta está do lado sul da carruagem.
 

SeteGu

Active Member
Desde que transporto (3x ida e volta) a bicicleta nos IC´s a minha vai sempre sozinha... e ainda não dei conta de ver nenhuma outra a entrar para o comboio. É mau sinal...

De resto as pessoas têm aproveitado o espaço para colocar bagagem e, numa das vezes, não tinha sequer como lá colocar a bicicleta... estava tudo cheio de malas.
O local também deveria estar identificado mas não tem qualquer indicação. Mas mesmo estando a minha lá há sempre quem acabe por colocar malas ao lado a seguir. Antes, que eu desse por isso, ninguém colocava bagagem naquele espaço...

Hoje os lugares 15 e 17 estavam ocupados em todo o comboio mas o revisor lá me reservou um lugar diferente e disse que à partida conseguia levar bicicleta na mesma. Tive o cuidado de falar com o revisor antes de entrar para o comboio e confirmou-se que não havia nenhuma bicicleta naquela carruagem e que, por isso, podia entrar.
 
Top