Transporte de bicicletas nos comboios

Joseelias

Well-Known Member
Que espectáculo! Já comecei a pensar em planear algumas coisas. E comprando o bilhete com 5 dias de antecedência ainda se tem 40% de desconto no preço. Muito bom.
 

SeteGu

Active Member
Finalmente!! :D
Muito bom!

Isso é verdade Joseelias mas aconselho a comprar com mais tempo porque normalmente o nr de bilhetes reservados a essa promoção esgota facilmente bem antes dos tais 5 dias (dependendo claro de vários fatores como o dia da semana, horário, etc...).
 

Joseelias

Well-Known Member
Ainda só usei essa promoção numa viagem de ida e volta mas comprei com bastante antecedência e como tal ainda não tinha muitos lugares marcados. Mas como dá para fazer a simulação da compra e ver que lugares já estão marcados nas carruagens consegue-se apesar de tudo ir controlando o momento da compra sem nos arriscarmos a ficar sem lugar.

De resto, à conta dessa promoção acabei por usar o comboio quando já não o fazia há uns bons anos. E se para cá a viagem foi calma, para lá foi a típica viagem de comboio. Um atraso de horas por causa de a linha ter ficado interrompida, a dada altura uma rapariga ao nosso lado (que não se calava nem sabia falar só para ela e para o colega) levava uma gata prenha que "decide" começar a parir no comboio... Aquilo já parecia uma maternidade em que a parturiente tinha 60 familiares todos a querer ver os bebés novos... Um circo do caraças! :D

Mas mesmo assim foi mais divertido que ir a conduzir centenas de quilómetros numa auto-estrada aborrecida. E muito menos cansativo e mais barato. Agora com a possibilidade de transportar as bikes, melhor ainda pois evito ter que andar a meter as bikes num carro pequeno e posso levá-las comigo quando for visitar a família.
 

SeteGu

Active Member
:lol:

Da minha experiência (uso o comboio quase todas as semanas desde há uns 4 anos para cá) posso dizer que nunca passei por uma situação idêntica. :D
Gatos a miar, bebés a chorar e até um individuo que cheirava mal ao ponto de infestar toda a carruagem sim... ou o ar condicionado avariar em pleno verão e o revisor ter de abrir os vidros e sugerir a quem quisesse que mudasse de carruagem... as histórias são muitas. :D

Quanto aos atrasos é normal existirem (talvez 50% das vezes que ando de comboio) mas de apenas 5-10 minutos. Esses atrasos de uma hora ou mais também me acontecem mas com muito menos frequência (talvez uma vez por ano). Nem me lembro da ultima vez em que me aconteceu... tiveste azar.

Já várias vezes transportei a bicicleta no regional. Acho que o acesso aos intercidades com bicicleta provavelmente será mais complicado porque a porta é um pouco estreita... certamente que irei experimentar mais dia menos dia e depois virei aqui contar a experiência. :cool:
 
Aproveito para informar, que os percursos do Intercidades que não estão ainda preparados para receber bicicletas, serão devidamente adaptados até à primavera de 2016. Creio que já antes do Verão, a ligação ao Algarve talvez já esteja contemplada... os restantes percursos depois.

:yeah:

O conselho que dou, é que leiam bem as condições na página da CP, para não criarem expectativas erradas!
 

Joseelias

Well-Known Member
Aqui estão as Condições Gerais para o transporte de bicicletas nos comboios Intercidades.

A parte a negrito é muito importante pois parece-me um bocadinho sem sentido limitar a possibilidade de transporte das bicicletas à disponibilidade dos lugares 15 e17. Isto é, se alguém que não vai levar uma bicicleta escolher aqueles lugares, quem o quiser fazer fica impedido. Isto inviabiliza, ou torna muito arriscado o transporte de bicicletas se a compra dos bilhetes for feita muito próxima da data da viagem. Ao menos podiam disponibilizar 6 lugares naquela área do comboio para evitar essa situação.

Se o objectivo é evitar que hajam mais que duas pessoas a querer levar a bicicleta na mesma carruagem podiam colocar essa questão na compra do bilhete e ficar registada a informação de forma a que pontênciais clientes com bicicletas soubessem que ali já não daria.

"As carruagens de 2ª classe destes comboios Intercidades possuem suportes específicos para o transporte de bicicletas tradicionais, permitindo o transporte de 2 bicicletas por carruagem.

Condições particulares:

- Apenas é permitido o transporte de uma bicicleta tradicional por passageiro;
- O peso da bicicleta deve ser igual ou inferior a 15 kg;
- O transporte de bicicletas está condicionado à disponibilidade dos lugares destinados a esse efeito - lugares 15 e 17 das carruagens de 2.ª classe. No caso destes lugares já não se encontrarem disponíveis, apenas é possível transportar bicicletas se as mesmas se encontrarem dobradas ou desmontadas e acondicionadas no espaço disponível para bagagem, não sendo admitida mais do que uma bicicleta por passageiro.
- Em qualquer das situações, o transporte de bicicletas é gratuito.
"


Estas são as condições gerais do serviço da CP, às quais se somam as condições particulares do serviço Intercidades:

"Para além das condições específicas aplicadas a cada serviço, o transporte de bicicletas nos comboios da CP deve respeitar as seguintes condições:

- cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta;
- a CP não se responsabiliza pelos danos causados às bicicletas e/ou a terceiros durante o respetivo transporte;
- as entradas e saídas das bicicletas são da responsabilidade do Cliente;
- as bicicletas devem ser transportadas de forma a não obstruírem as portas e a não dificultarem a entrada e a saída dos Clientes;
-os Clientes não podem circular de bicicleta nas estações, átrios e passagens desniveladas ou inferiores;
- o transporte é autorizado exclusivamente nos serviços permitidos e nas carruagens identificadas para o efeito;
- o Operador de Revisão e Venda pode pontualmente recusar o transporte sempre que, dada a lotação do comboio, possa potenciar o perigo de causar danos materiais e/ou pessoais ou possa perturbar o bom funcionamento do serviço;
- são também permitidas bicicletas elétricas (com potência máxima contínua de 0,25 kW), desde que em dimensão/espaço ocupado (não considerando a bateria), se assemelhem a uma bicicleta tradicional.
"
 

SeteGu

Active Member
Não tenho a certeza mas creio que em condições normais os lugares 15 e 17 são os últimos a serem ocupados. São lugares "especiais".
 

Joseelias

Well-Known Member
Pelo menos online eles estão disponíveis para venda sem terem qualquer protecção aparente. É verdade que depois de os ter escolhido numa simulação de compra não passei para o passo seguinte, e não sei se surgiria alguma mensagem.
 

SeteGu

Active Member
Pois... também tenho essa dúvida mas foi o que percebi uma vez da conversa que tive com a senhora da bilheteira. É questão de se perguntar à CP por e-mail ou através do chat.
 
Atenção, é preferível ver sempre as condições na página da CP: http://www.cp.pt/passageiros/pt/informacao-cliente/informacao-util/transporte-bicicletas

A informação que o Joseelias aqui colocou é para os Comboios Intercidades Lisboa – Porto / Braga / Guimarães. Para o Intercidades Beira Baixa (Lisboa – Castelo Branco - Covilhã), as condições são ligeiramente diferentes. E com o tempo, surgirão outras linhas que poderão ter outras alterações. Tudo depende do material circulante utilizado nesses percursos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Não me tinha apercebido que haviam diferenças para as outras linhas. O texto que tinha tirado foi dessa página mas com a pressa não li com a atenção o resto para lá da ligação Lisboa - Porto/Braga/Guimarães
 

SeteGu

Active Member
Comboios Intercidades Beira Baixa (Lisboa – Castelo Branco - Covilhã)
É permitido o transporte de uma bicicleta por passageiro e comboio, nos comboios Intercidades da Beira Baixa.

Condições particulares:


  • Apenas é permitido o transporte de uma bicicleta tradicional por passageiro e comboio;
  • O transporte de bicicletas está condicionado à disponibilidade do lugar destinado a esse efeito – lugar 3 da Carruagem 2. (A bicicleta é transportada na carruagem nº 1, no espaço destinado para o efeito). No caso deste lugar já não se encontrar disponível, apenas é possível transportar bicicletas se as mesmas se encontrarem dobradas ou desmontadas e acondicionadas no espaço disponível para bagagem, não sendo admitida mais do que uma bicicleta por passageiro.
  • Em qualquer das situações, o transporte de bicicletas é gratuito.

Intercidades das linhas da Beira Alta, Alentejo e Sul - As bicicletas podem ser transportadas desde que desmontadas e devidamente acondicionadas como bagagem que não exceda, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito, num máximo de um volume por passageiro. Este transporte é gratuito.

- See more at: http://www.cp.pt/passageiros/pt/inf...il/transporte-bicicletas#sthash.XUShlJEk.dpuf
 

SeteGu

Active Member
Contactei a CP através do chat e qualquer pessoa pode adquirir o lugar 15/17 mesmo que não leve bicicleta... e se esses lugares estiverem ocupados já não é permitido levar a bicicleta na carruagem... ou seja, não faz sentido nenhum porque o lugar para transportar a bicicleta continua lá... e vazio...

Vou questionar essa politica no mínimo... estranha... e se calhar fazer uma reclamação no sentido de ser alterada.
 

SeteGu

Active Member
Já agora deixo aqui a reclamação que fiz:

Boa tarde

Antes de mais gostava de aplaudir a iniciativa levada a cabo por parte da CP no que toca à recente possibilidade de transporte de bicicleta (montada) em alguns serviços de Intercidades.


Quando me fui informar acerca das condições de transporte encontrei a seguinte informação no vosso site:


"Comboios Intercidades Lisboa – Porto / Braga / Guimarães
(...)
O transporte de bicicletas está condicionado à disponibilidade dos lugares destinados a esse efeito - lugares 15 e 17 das carruagens de 2.ª classe. No caso destes lugares já não se encontrarem disponíveis, apenas é possível transportar bicicletas se as mesmas se encontrarem dobradas ou desmontadas e acondicionadas no espaço disponível para bagagem, não sendo admitida mais do que uma bicicleta por passageiro."


Imediatamente surgiu-me uma duvida: Será possível adquirir o lugar 15 e 17 de cada carruagem sem transportar bicicleta estando outros disponíveis?
É que, nesse caso, está-se a impedir o transporte de bicicletas nessa carruagem mesmo havendo espaço e condições para o efeito.


Coloquei a pergunta no "chat CP" e a resposta foi que sim, é mesmo possível.


Posto isto, gostaria de fazer uma reclamação relativamente a esta política e sugerir que a compra do lugar 15 e 17, havendo outros lugares disponíveis, apenas seja possível a quem leve consigo uma bicicleta (montada). Desta maneira evita-se que alguém seja impedido de levar a bicicleta inteira havendo lugares disponíveis para a colocação da bicicleta no comboio.


Os meus melhores cumprimentos
Filipe Martins
 

SeteGu

Active Member
Não acho que seja enganosa. Simplesmente a politica da CP não me parece ter lógica nenhuma.

A ideia deles é evitar que entrem 3 bicicletas montadas numa carruagem e depois só haja espaço para duas... ok correto. Mas a forma como fazem esse "controlo" é que não faz sentido nenhum.
Assumem que se te sentares nos lugares 15 ou 17 levas bicicleta quando pode perfeitamente não ser assim. Podes ir ao site, comprar o bilhete pela net para o lugar 15/17 e alguém que queira levar uma bicicleta já não pode porque estás tu no lugar dele sem bicicleta nenhuma, entendes?

É daquelas coisas que não fazem sentido nenhum...
 

Joseelias

Well-Known Member
Não me parece que seja publicidade enganosa. É apenas a maneira de fazer as coisas à portuguesa. Isto é, pensadas pela metade.

A ideia que estará por trás da decisão será garantir que em dado momento surjam não três ou mais passageiros com bicicletas para a mesma carruagem. Assim, com aqueles lugares ocupados assegura-se que em cada carruagem (IC Lx-Porto-Bg-Gm) só irão duas bicicletas ou menos.

Com uma pequena alteração no site, em que era colocada a questão se o passageiro pretendia transportar uma bicicleta montada, seria logo informado em que carruagens ainda o poderia fazer pela informação disponível dos outros bilhetes comprados. Uma questão a ser colocada também na bilheteira para evitar falhas, e a vir mencionada no bilhete numa pequena nota para se garantir que quem tivesse esse bilhete não perdesse o direito de entrar na carruagem. Isto porque não faltariam por aí chicos-espertos.

Tenho que enviar uma mensagem à CP também.
 

miguelcarromeu

Active Member
Então, mas, por exemplo, aqueles casos crassos em que o pessoal precisava mesmo do comboio (estou a pensar nas travessias de longas distâncias, tipo Tróia-Sagres, Caminhos, etc.) fica tudo condicionado na mesma. Ou seja, o pessoal vai sempre em pequenos grupos, depois ninguém irá querer desmembrar completamente o grupo dadas as restrições.
 
Top