miguelbarroso
Member
Tudo começou com a troca da Santa Cruz pela Airborne. Depois de muito baralhar, trocar e voltar a dar, cheguei a este setup. A ideia foi gastar o menos dinheiro possível, vendendo os componentes que sobraram, mas sempre apontando na direcção de reduzir peso. Quando comprei a Santa Cruz, a minha condução era bem mais agressiva - por isso as premissas ao montar a Superlight foram sempre as da resistência e fiabilidade - e isso reflectia-se no peso da mesma: +12Kg. Hoje em dia pedalo com muito mais calma, e já não me atiro da mesma maneira às descidas - como peso cerca de 70kg, creio que posso "aliviar" um pouco estas premissas.
Depois de misturar os componentes das duas, a Airborne estava ainda com cerca de 11kg. Agora está nos 10.2kg, e em breve irá ficar sub-10
Lista de componentes (actualizada a 21-06-2015):
Airborne Lancaster M................................... 1500
Pace RC36 ProClass 2.................................. 1450
Rodas Shimano XT UST ............................... 1800 -> RCZ (Aros ZTR Alpine + Cubos RCZ (Novatech).... 1480
Pneu fr IRC Serac XC UST............................... 800
Pneu tr Michelin Wildgripper Comp SUST ....... 600 -> Hutchinson Mosquito.............................................700
Guiador Carbono......................................... 120 -> Easton EC70 685mm/rise 20mm..............................160
Avanço Carbono.......................................... 140 -> Uno 90mm com paraf. ti...........................................95
Travões Formula R1 + adapt + paraf.............. 400
Discos XTR Centerlock..................................240 -> Avid G2 6 furos+ paraf. ti........................................200
Pedais TIME A.T.A.C MTB.............................. 400
Pedaleiro XTR M960 inc BB........................... 785
Desviador Fr XTR M952................................ 112
Desviador Tr XTR M952................................ 210
Manípulos XTR M952.................................... 250
Cassete XT................................................. 261
Corrente SRAM PC99.................................... 300
Espigão Selim KCNC.................................... 143
Aperto espigão........................................... 10
Selim Specialized Henge.............................. 230
Punhos Ritchey WCS.................................... 50
Caixa de direcção FSA Orbit MX.....................120 -> Woodman Axis SPG 90
Apertos roda AEST...................................... 45
cabos, parafusos, etc (acerto)...................... ????
Total (real).............................................. 9.9Kg ???? (preciso de confirmar o peso, pois entretanto mudei parafusos, cx direção, acabei por meter líquido,etc - deve estar perto dos 10kg)
(alguns pesos foram confirmados por mim, outros retirados da net)
Aqui fica a foto ainda sem os Fórmula montados (que chegaram agora)
Acabadinhos de chegar:
E estas coisinhas que quase flutuam:
As próximas alterações serão:
Rodas: ainda não decidi, mas será algo sub 1500gr (idealmente umas Crossmax SLR)
Avanço: vem um UNO 7 a caminho (100gr)
Guiador: vem também um Truvativ Team Riser 660 em carbono (160gr)
Pedais: deverei trocar por outros TIME mais recentes e mais leves.
Discos: quando trocar de rodas, já tenho uns Avid G2 ali parados
Pneus: dependerá das rodas que acabe por comprar. Se forem UST, devo manter isto - o IRC Serac XC é pesadote, mas dá-me bastante confiança e está ainda em muito bom estado.
Depois de misturar os componentes das duas, a Airborne estava ainda com cerca de 11kg. Agora está nos 10.2kg, e em breve irá ficar sub-10
Lista de componentes (actualizada a 21-06-2015):
Airborne Lancaster M................................... 1500
Pace RC36 ProClass 2.................................. 1450
Rodas Shimano XT UST ............................... 1800 -> RCZ (Aros ZTR Alpine + Cubos RCZ (Novatech).... 1480
Pneu fr IRC Serac XC UST............................... 800
Pneu tr Michelin Wildgripper Comp SUST ....... 600 -> Hutchinson Mosquito.............................................700
Guiador Carbono......................................... 120 -> Easton EC70 685mm/rise 20mm..............................160
Avanço Carbono.......................................... 140 -> Uno 90mm com paraf. ti...........................................95
Travões Formula R1 + adapt + paraf.............. 400
Discos XTR Centerlock..................................240 -> Avid G2 6 furos+ paraf. ti........................................200
Pedais TIME A.T.A.C MTB.............................. 400
Pedaleiro XTR M960 inc BB........................... 785
Desviador Fr XTR M952................................ 112
Desviador Tr XTR M952................................ 210
Manípulos XTR M952.................................... 250
Cassete XT................................................. 261
Corrente SRAM PC99.................................... 300
Espigão Selim KCNC.................................... 143
Aperto espigão........................................... 10
Selim Specialized Henge.............................. 230
Punhos Ritchey WCS.................................... 50
Caixa de direcção FSA Orbit MX.....................120 -> Woodman Axis SPG 90
Apertos roda AEST...................................... 45
cabos, parafusos, etc (acerto)...................... ????
Total (real).............................................. 9.9Kg ???? (preciso de confirmar o peso, pois entretanto mudei parafusos, cx direção, acabei por meter líquido,etc - deve estar perto dos 10kg)
(alguns pesos foram confirmados por mim, outros retirados da net)
Aqui fica a foto ainda sem os Fórmula montados (que chegaram agora)
Acabadinhos de chegar:
E estas coisinhas que quase flutuam:
As próximas alterações serão:
Rodas: ainda não decidi, mas será algo sub 1500gr (idealmente umas Crossmax SLR)
Avanço: vem um UNO 7 a caminho (100gr)
Guiador: vem também um Truvativ Team Riser 660 em carbono (160gr)
Pedais: deverei trocar por outros TIME mais recentes e mais leves.
Discos: quando trocar de rodas, já tenho uns Avid G2 ali parados
Pneus: dependerá das rodas que acabe por comprar. Se forem UST, devo manter isto - o IRC Serac XC é pesadote, mas dá-me bastante confiança e está ainda em muito bom estado.
Last edited: