Titanol lowcost (Airborne Lancaster)

Tudo começou com a troca da Santa Cruz pela Airborne. Depois de muito baralhar, trocar e voltar a dar, cheguei a este setup. A ideia foi gastar o menos dinheiro possível, vendendo os componentes que sobraram, mas sempre apontando na direcção de reduzir peso. Quando comprei a Santa Cruz, a minha condução era bem mais agressiva - por isso as premissas ao montar a Superlight foram sempre as da resistência e fiabilidade - e isso reflectia-se no peso da mesma: +12Kg. Hoje em dia pedalo com muito mais calma, e já não me atiro da mesma maneira às descidas - como peso cerca de 70kg, creio que posso "aliviar" um pouco estas premissas.

Depois de misturar os componentes das duas, a Airborne estava ainda com cerca de 11kg. Agora está nos 10.2kg, e em breve irá ficar sub-10

Lista de componentes (actualizada a 21-06-2015):


Airborne Lancaster M................................... 1500
Pace RC36 ProClass 2.................................. 1450
Rodas Shimano XT UST ............................... 1800 -> RCZ (Aros ZTR Alpine + Cubos RCZ (Novatech).... 1480
Pneu fr IRC Serac XC UST............................... 800
Pneu tr Michelin Wildgripper Comp SUST ....... 600 -> Hutchinson Mosquito.............................................700
Guiador Carbono......................................... 120 -> Easton EC70 685mm/rise 20mm..............................160
Avanço Carbono.......................................... 140 -> Uno 90mm com paraf. ti...........................................95
Travões Formula R1 + adapt + paraf.............. 400
Discos XTR Centerlock..................................240 -> Avid G2 6 furos+ paraf. ti........................................200
Pedais TIME A.T.A.C MTB.............................. 400
Pedaleiro XTR M960 inc BB........................... 785
Desviador Fr XTR M952................................ 112
Desviador Tr XTR M952................................ 210
Manípulos XTR M952.................................... 250
Cassete XT................................................. 261
Corrente SRAM PC99.................................... 300
Espigão Selim KCNC.................................... 143
Aperto espigão........................................... 10
Selim Specialized Henge.............................. 230
Punhos Ritchey WCS.................................... 50
Caixa de direcção FSA Orbit MX.....................120 -> Woodman Axis SPG 90
Apertos roda AEST...................................... 45
cabos, parafusos, etc (acerto)...................... ????

Total (real).............................................. 9.9Kg ???? (preciso de confirmar o peso, pois entretanto mudei parafusos, cx direção, acabei por meter líquido,etc - deve estar perto dos 10kg)


(alguns pesos foram confirmados por mim, outros retirados da net)


Aqui fica a foto ainda sem os Fórmula montados (que chegaram agora)



Acabadinhos de chegar:



E estas coisinhas que quase flutuam:



As próximas alterações serão:

Rodas: ainda não decidi, mas será algo sub 1500gr (idealmente umas Crossmax SLR)
Avanço: vem um UNO 7 a caminho (100gr)
Guiador: vem também um Truvativ Team Riser 660 em carbono (160gr)
Pedais: deverei trocar por outros TIME mais recentes e mais leves.
Discos: quando trocar de rodas, já tenho uns Avid G2 ali parados
Pneus: dependerá das rodas que acabe por comprar. Se forem UST, devo manter isto - o IRC Serac XC é pesadote, mas dá-me bastante confiança e está ainda em muito bom estado.
 
Last edited:

Baba

Member
Coisa mai linda
O avanço Uno não te vais arrepender, muito bem acabados, e há sempre a possibilidade de mudar os parafusos para titanol, para combinar com o quadro.
Esses R1 são de babar.
E essa pace, que tal? é que olho para ela e fico sem saber se lhe chamar obra de arte ou peça de museu ;) como é que se porta?
 
A Pace para mim, foi das suspensões mais interessantes que foram feitas: peso de suspensão a ar, funcionamento de molas em banho de óleo. Papa tudo :p

Estes Wildgriper são já muito antigos. Estavam na SC à frente e atrás, mas sempre gostei deles. Mas na frente o IRC Serac XC dá mais confiança!
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Não conhecia... daí ter passado por ela sem sequer a reconhecer como sendo uma suspensão (na lista de componentes). Peso muito muito interessante para uma suspensão a mola, sem dúvida!

É old school, não?
 

SeteGu

Active Member
Fui pesquisar ao OLX e só encontrei uma de 60mm por 135€.

Essa parece ter mais... uns 100mm, não?
 

PedroTenreiro

Active Member
As pace são as modernas DT Swiss. A DT comprou a pace e começou a fazer suspensões.
A bike está qualquer coisa. Parabéns. Falando ainda em pace: tens uma no olx na zona de aveiro, em carbono, a ar e com curso regulável, relativamente barata. Acredito que com uma "revisãozita" fique um mimo... e assentava aí ainda melhor.
De resto, sou suspeito, mas um conjunto thomson fica bem em qualquer bike, especialmente nestas mais exclusivas e é material à prova de bomba.
 
népia... esta está aqui bem melhor! :D

quanto ao material Thomson, gosto muito, mas sai fora do que eu tinha como objectivo - gastar o menos possível (Masterpiece), ou então pesado demais (Elite) - aliás, o espigão kcnc entrou a substituir um Elite que procura novo dono.
 

SeteGu

Active Member
Não deixa de ser interessante a montagem meia "old school" meia "new school".

Estou curioso para ver como vão ficar as rodas.
 

Baba

Member
Essas rodas são daquelas coisas que ficam bem em qualquer lado.
Vou buscar as pipocas enqunto aguardo por fotos disso montado :)
 
Exacto SeteGu... essa é a minha ideia. O quadro é "eterno", e muitos dos componentes apesar do seu tempo, ainda estão completamente funcionais. Já as rodas, para serem leves é complicado arranjar coisas antigas e em bom estado - as Crossmax (2001) que vendi (que estavam na Santa Cruz) pesavam 1800g - tanto como as XT (2004) que agora também vendi. Estavam ambas em excelente estado, mas o peso delas "obrigou-me" a trocar :p Com estas SLR, lá se vão mais 300 gramas ao ar, e entro na categoria sub-10:eek:

A tentação de montar uma bicicleta vintage a rigor, colide com o facto de esta ser a única bicicleta que tenho para BTT. E como não sou um "purista", quis neste projecto ter algo que funcione bem, seja leve, e que me dê gosto olhar :cool:
 
Hoje chegou o avanço Uno:



Mas entretanto entrou cá outro concorrente, que me deixa sem saber o que fazer:


Sempre são menos 10gr :rolleyes:

Um deles ficará...
 
quando voltar a montar tudo, vou comparar e decidir... creio que os parafusos são iguais, pelo que trocando os mesmos, o peso será quase igual (os do OnOff são em titânio)
 
Sim, verifiquei e são todos M5... e os do Uno parecem-me mais pesados... creio que depois de trocados os parafusos, o Uno deve ainda ser mais leve.

Entretanto tb já vêm a caminho parafusos em titânio para os discos e para os travões - vivam os leilões do ebay pouco concorridos, onde se conseguem verdadeiras pechinchas!
 
Top