Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.

pinhocastro

New Member
Pax said:
Eu dava mesmo tudo para ter esta bina! :shock: :shock:

P1020498.jpg



Simplesmente brutal!!!
Já repararam que o gajo pos os travões de disco da frente assimétricos? Aquilo deve torcer tudo quando se da a fundo, pq é que não pos os dois do mesmo lado? limitação técnica?

helio69 said:
Uma lembro-me muito bem, mas existem duas razões para não ter pegado... Além disso não era uma inovação: retirar o isqueiro dos carros! Não pegou... O isqueiro continua lá com a função de acender cigarros e mais recentemente, corrente electrica!

Caixas automaticas... Contiunuam a ser um nicho de mercado na europa, embora nos ultimos anos a coisa tenha pegado mais um pouco (digo eu)...

Escovas nas luzes dos carros!

Carros familiares com três lugares à frente! (olha o multipla...)

As caixas automaticas no EUA foram um sucesso pela sua natural preguiça e pelas grandes rectas, nós na Europa necessitamos de uma caixa activa que nos proporcione uma condução mais viva. Com as novas caixas automaticas isso já é possivel!!!
As escovas para os farois foram substituidas por esguicha-agua, não sei qual é nome mais técnico, mas cumpre a mesma função e pode-se esconder quando não activo!
 

tkul

Utilizador Banido
Agora começou um novo movimento as 26,5 ou 650.
Intermédio entre o 26 e o 29, com as vantagens de ambos... vamos ver como fica.

Uma das vantagens que vejo relativamente à 26 e que já foi referido é o BB estar baixo, mas acima de tudo mais baixo que o eixo das rodas, dando uma grande estabiliadade à bike.

A diferença deve-se notar devido ao aumento do braço (distancia entre o chao e o eixo da roda) para passarmos um obstáculo como pedras.

As desvantagens podem passar pelas limitações em termos de suspensão total, onde o tubo de espigão de selim teria de ser ao estilo das Knolly, para que a distância das escoras traseiras seja exagerada.

Pessoalmente adoraria experimentar uma RIP 9, ou mesmo outra bike como as Pivot cycles de 29.
Em termos de camaras o melhor é mesmo usar tubless gheto e esquecer câmaras de ar.
Em termos de suspensão estamos limitados à DT (100 mm ou 80mm), Manitou (com todos os problemas que tem levantado os modelos desta marca), e as REBA com 100 mm e WB.
A FOX também terão o modelo de 29 nos modelos de 2009.

Em termos de pneus a escolha começa a ser variada, mas ainda muito longe da medida 26...

Mas acho que as 650 terao mais sucesso que as 29.
O futuro o dirá.
 
Tenho uma bicicleta com menos de um ano com rodas 26 e espero conservá-la muitos anos, assim o material aguente! Contudo gosto de acompanhar as tecnologias na Internet, estando curioso sobre que hipotéticas melhorias de desempenho serão possíveis com umas rodas 29!

Para já, o que eu notei em algum design de quadros para acomodar estas rodas, foi a tendência para diminuir as distâncias entre a roda e o quadro! Já vi na net algumas fotografias de pormenor de bicicletas, em que a distância entre a roda e o quadro, atrás, é inferior a 1 centímetro!

Claro, que para andar em estrada ou piso seco, não há problema nenhum! Mas se o dono quiser ir fazer uma daquelas muitas provas de btt que se realizam em Portugal no Outono/Inverno, em zonas com barro e lama pegajosos; irá ter uma surpresa desagradável! Apenas aconselho a quem quiser adquirir uma destas bicicletas, que tenha muita atenção a estes pormenores!
 

JPontes

New Member
Boas,
As rodas de 29 polegadas são boas, porque rolam muito bem, mas na minha opinião penso que são mais frágeis que as rodas 26, tou a falar em bikes de tt.
 

ze_zaskar

New Member
pinhocastro said:
Já repararam que o gajo pos os travões de disco da frente assimétricos? Aquilo deve torcer tudo quando se da a fundo, pq é que não pos os dois do mesmo lado? limitação técnica?
Isso deve-se ao simpls facto de ser a unica maneira de ter as regulaçoes dos travoes viradas para for de ambos os lados. Aquilo ainda sao duas barras jeitosas de cromoly, alem de nunca ter ouvido ninguem queixar-se disso, por isso nao acredito que torça muito.

Relativamente ao conceito 29er: a minha mae ha algun dias comprou uma bike de passeio da Giant, daquelas com plataforma de carga, guiador alto e roda grande. A primeira impressao que temos ao olhar para aquilo é "isto deve arrastar-se". No entanto, é incrivel o andar daquilo . Devido ao diametro das rodas, juntamente com uns pneus de volume consideravel, ela tem uma estabilidade e uma capacidade de "comer" buracos incrivel, atingindo com facilidade grandes velocidades em paralelo, subindo muito melhor do que se pensa e mantendo sempre a inercia. Andar naquela bike so me deu mais vontade de experimentar uma verdadeira 29er.
:wink:
 
Alguém já fez um test drive a uma 29er? Já registaram os prós e contras na prática?
Embora ainda não seja uma "moda" e a oferta em portugal é pouca ou nenhuma, sinto-me bastante curioso em experimentar uma bicicleta deste género! :oops:

Conhecem algum sítio onde se possa experimentar sem comprar? :D

Boas pedaladas!
 

jm

New Member
Para a semana vou ver se experimento uma gary fisher Hi-fi 29er,
A Trek e a Gary fisher tem uma serie de revendedores autorizados com bicicletas para testar. basta ligares para a Bicimax e eles dizem-te qual é o revendedor mais próximo com bicicletas de teste.

João
 
Obrigado pela ajuda!

Depois de a testares, dá um feedback! Gostava de saber como se comportou a máquina! :) E já agora, tira umas fotos!
 

Neon_

New Member
As roda 29 trazem boas vantagem e não é uma questão apenas de modas.
Já exprimentei uma Gary Fisher HiFI 29 e embora não tenha isso um grande teste, mas dei para notar que rola muito melhor e os pequenos obstaculos mal os notas.
Recomendo que testem a bikes pois podem gostar.
 

jm

New Member
Só vou acreditar quando a tiver no carro, mas em principio irei levar uma Gary Fisher Hi-fi 29er ás 24 Horas de Viseu!!!
Nas 24 Horas de Lisboa este ano creio que quem ganhou a competição feminina a solo foi uma Italiana numa Niner.
Sei que é um risco participar logo numa prova de 24 horas numa bicicleta em que não estamos habituados, mas o máximo que pode acontecer é ter que parar e desistir!

Logo que tenha mais novidades digo.

João
 

jm

New Member
Olá a todos, como tinha dito, participei nas 24 Horas de Viseu e tenho que dizer que me converti!!!
Primeiro tenho que dar o desconto, pois a Gary Fisher tinha material de topo e por isso era mais leve que a minha Mondraker MR101.
Mas no que toca ás rodas e como a coisa toda funciona devo dizer que gostei.
Os obstáculos passam-se realmente melhor, consegue-se manter a velocidade melhor. Nas curvas dei-me conta que atirava-me mais e com mais confiança, a curvar e a subir também sentia mais segurança bem como a descer. Nas subidas mais inclinadas parecia que custava mais um pouco, por outro lado sentia que naquela pedalada que eram mais completa, que realmente a cada pedalada tinha andado mais que uma 26".
Eu não sou uma pessoa com muita técnica e por isso gostei da sensação de confiança que estas rodas deram. Se gostam de emoções mais fortes esqueçam este tipo de bicicletas, o melhor é uma 26.
Pena não poder ficar com a bicicleta...
Mas uma coisa digo, estava a começar em pensar em comprar umas rodas Mavic crosstrail e uma pedaleira xt, mas não, já não vou gastar mais dinheiro na Mondraker, porque quero uma 29er!!!
roda2629jk9.jpg

A diferença é grande.
29reactionzc3.jpg

Não dá para ver a bicicleta, mas também não interessa reparem na reacção dos dois senhores em segundo plano, não os ouvi mas parece que estão a comentar a roda.
20081003305ro0.jpg

Esta é para o álbum de recordações.
Quero uma 29er!
 

jm

New Member
SergioGDIas said:
Para por esta máquina a rolar, sentes que precisas de maior disponibilidade física para uma 29''? A subir como te sentiste?

Para dar uma resposta mais exacta, teria que ter feito a mesma subida na mesma altura, quando a fui buscar, fiz uma subida que habitualmente faço com a minha 26 e o que realmente sentí é que com a mesma volta do pedal realmente andava mais e isso para mim é mais importante, podemos pensar numa roda 20 e uma 26, apesar de custar um pouco mais (pouco mesmo) senti-me mais compensado por pedalada (Dá para entender?)
Isto é realmente uma coisa um pouco pessoal e difícil de explicar, para mím compensa, no geral sinto que tinha que andar com uma mudança abaixo do que habitualmente ando, a cassete tem 34 dentes e isto é importante que a 29 tenha, é talvez como se fosse uma 32 numa 26. Lembro outravez que a bicicleta era topo de gama e mais leve que a minha Mondaker MR101(que está à venda :lol:)
Confusos? Nada como exprimentar.
João
 

350plus

New Member
Jm, estás correcto nessa estimativa da diferença entre o tamanho da cassete.

Para ter relações de transmissão iguais entre um 26er e um 29er é preciso que a mudança de 29er tenha sempre 2 dentes extra atrás.

A título de exemplo, numa singlespeed 26er usa-se muito a relação 32-16, que é corrigida para 32-18 se forem usadas rodas 29''.
 
Penso que consegui atingir o que disseste! ;) Estás a dizer que com menos rotação consegues andar mais. A pedalada torna-se de certa forma mais eficiente, certo?
 

jm

New Member
SergioGDIas said:
Penso que consegui atingir o que disseste! ;) Estás a dizer que com menos rotação consegues andar mais. A pedalada torna-se de certa forma mais eficiente, certo?
Sim pelo menos senti-me mais compensado em distância por cada pedalada que dava.
Sem estar a fazer contas e atirando estes valores para o "ar" numa subida com 100 mts dão-se 80 pedaladas com 26 e com 29 dar-se-iam 65, nota-se a diferença da força que temos que fazer é um pouco maior, mas andamos mais...
Isto só é evidente em subidas tipo quase parede, porque nas outras na minha opinião não se nota a diferença e é realmente vantajoso, agoram façam as contas(eu não faço)

Exemplo: 24 horas de Viseu, fiz (creio eu, ainda não sairam os resultados oficiais) 25 voltas num circuito de 9,5kms o que dá 237,5kms se tivesse tido uma cadência de pedalada de 50 rpm com a roda 29 com pneus 2.2  dá por volta 2292mm se os tivesse feito com a roda 1.9 teria dado mais ou menos 2100/2200(exagerando) o que daria uma diferença de 10cms por cada volta de roda.
Não fiz as contas mas creio que poupei-me um bocado. Não?

Tem alguma lógica ou já estarei a divagar?
 
Status
Not open for further replies.
Top