Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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Tem a sua lógica, a roda teria de rodar menos para percorrer a mesma distância. Mas neste caso a força que terás de aplicar para gerar o movimento terá de ser maior.
 

350plus

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A diferença entre entre distância percorrida está certa, mas a vantagem prática da roda maior não têm a ver com a maior distância percorrida por pedalada. É tudo uma questão de efeito de alavanca e ângulo de ataque aos obstáculos. A roda 29'' em terreno liso não tem vantagens práticas, apenas desvantagens relacionadas com a sua maior inércia angular. No entanto, em terreno pedregoso, a roda contacta as irregularidades de uma forma mais suave que requer menos energia para ultrapassar.

Não sei se já tiveram a hipótese de andar numa bike de roda 20'', tipo citadina. As rodas pequenas dessas bikes ficam facilmente presas em buracos no piso, etc. Para evitar esta situação, pretende-se que o ponto mais elevado do obstáculo contacte a roda no ponto mais baixo possível da mesma. Com as rodas 29'' temos um efeito de alavanca que de facto auxilia a ultrapassagem do obstáculo.
 
Eu sinto-me curioso em experimentar uma 29er no monte só para ver qual o seu comportamento, estabilidade, vantagens, etc... Um dos meus medos no caso de adquirir uma 29er é não ter pernas para um bicicleta "maior".

A questão da altura do bttista é mito ou realidade? Eu meço cerca de 1,74m.
 

ze_zaskar

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Tens pernas, simplesmente usas uma relaçao abaixo da que usarias numa 26''. Por exemplo, 32-16 numa 26'' equivale +- a 32-18 numa 29er.
E isso da altura é um mito mesmo.
 

pratoni

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É um mito, porque a geometria da bike tem em conta e adapta-se ao tamanho do utilizador para o qual está pensada. :wink:

É o mesmo que as bicicletas de estrada, elas têm rodas maiores e não é preciso seres um gigante, pois não? :)
 

jm

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se virmos isso de acordo com as pernas que temos, se acharmos que com uma 29 seria difícil andar e fazer subidas, então poderíamos pensar que com 26 conseguiríamos subir tudo não é????
E não é isso que não acontece pois não? As subidas mesmo com 26 custam...

Nada como testar, podem aproveitar o sistema de bicicletas para testar da Trek Gary Fisher se virem na bike Magazine há uma lista de loja com as bicicletas para teste. Em Santarém em principio a Specialized terá as bicicletas para teste, o ano passado testei uma e também a Orbea Alma, será que vão ter alguma 29"? Sei que a estas duas marcas já tem 29".

Vou-me converter, agora estou indeciso entre uma suspensão total ou uma semi-rígida (de preferência uma em titânio...)Em Santarém vou ver se será possível testar um semí-rigida.

João
 

Bansheefreak

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Na minha opinião para XC tem desvanagens.
Menor diversidade de pneus,aros..
Dificil achar raios.
Dificil trocar de susp.
Como é maior deve ter mais torção.

Vantagens é em não se sentir o mau terreno, e estaveis, mas em contra partida perdem agilidade.


Eu uso 24 para urban e Freeride e não quero outra coisa, e mesmo assim para achar pneus é complicado.
 

jm

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RTC said:
Obviamente é tudo baseado na minha opinião pessoal, mas pergunta à Bicimax se não é possivel mandar vir uma Gary Fisher Superfly, em carbono.
O carbono não é para mim e o meu objectivo é um quadro em aço ou Titânio, mas isso custa... assim como as rodas MAVIC 29" ...
vou fazer o Euro Milhões pode ser que tenha sorte!

JM
 

Gualdinof

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Boas

Confesso que vi várias vezes a 29er na Btterra e tenho pena de não a ter experimentado, pois tal como já aqui foi dito dar umas quantas pedaladas a frente da loja não adianta nada.

Devia de a poder experimentar tal como experimentei o quadro da HiFi Carbon Pro, durante uns dias.

Fico a espera que o JM adquira uma e depois numa volta em que o encontre me empreste a maquina :twisted:

Cumpts. GAF
 

Gualdinof

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Boas

Estou a ver que tanto as SS como as 29er breve são moda :mrgreen:

qualquer dia exprimento uma, mas lá que as acho feias acho :mrgreen:

Cumpts. GAF
 

jm

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Já cá está deste lado!

Para além da roda 29, a suspensão é um pouco diferente da Rock Shox Tora que tinha na Mondraker...

Agora, é comprar as válvulas e o líquido selante para passar a tubeless e retirar mais peso das rodas e ficar com as câmaras de ar 29".

Quem é o próximo?

JM

Mais fotografias aqui: http://asminhaspedaladas.blogspot.com
 

Gualdinof

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Boas

Não sei se irás iniciar uma analise da maquina aqui, mas aproveito para te colocar uma questões.

Qual o peso da maquina com os componentes que tem? e se os podes descriminar :mrgreen:

Cumpts. GAF
 

jm

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Gualdinof said:
Boas

Não sei se irás iniciar uma analise da maquina aqui, mas aproveito para te colocar uma questões.
Qual o peso da maquina com os componentes que tem? e se os podes descriminar :mrgreen:
Quanto à análise logo se vê, mas será apenas uma breve descrição e umas fotografias, quanto ao peso não sei mas deve está entre os 12 e os 13(acho que não chega)

ze_zaskar said:
jm said:
Quem é o próximo?

So tenho a dizer que nao vais ser o unico...e mais nao digo...
Boa, a posta vai para a Single Speed On-One que o JPina tinha à venda :D
Ficamos à espera
 
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