Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.
#1
Há quem diga que o tamanho não é importante...

Mas há quem jure que as rodas de 29 polegadas são "the next big thing" - até a orbea já tem uma 29er.

Qual a vossa opinião? Marketing puro, ou tem "rodas" para andar?

BB
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#2
O que eu te digo é que quero experimentar a tua niner :mrgreen:
(ainda por cima és alto e tudo, deve-me servir como uma luva :twisted: :mrgreen: )

Tenho bastante curiosidade de experimentar a sensação das rodas 29, ha quem fale de mais conforto da "desmultiplicação", da diversão e comodidade nos trilhos técnicos, ha quem diga mesmo que o ex-libris da coisa é uma roda 29 singlespeed.

Marketing não julgo que seja, não é própriamente uma coisa de massas, é algo diferente, e acho que é por aí, é para quem quer experimentar coisas diferentes, sensações novas.

Acho que tem rodas para andar, mas como nicho de mercado, pelo menos a curto prazo, a longe prazo, logo veremos :)

Boas pedaladas
 
#3
neste momento são as bikes que captam toda a minha atenção... big bodies demand big wheels...
experimentei uma durante cerca de 5minutos e desde então tenho andado a desunhar-me em sites, fóruns etc...
tem rodas para andar... look at North America (e eu detesto que eles sejam exemplo para alguém ou alguma coisa...)...
aguardem mais desenvolvimentos!...... :mrgreen:
 
#5
:eek:fftopic:

e roda 24? adorava experimentar uma bike com roda 24'' atrás (como as big Hit tinham)

:back2topic:

Dizem que o conforto é espectacular... mas a reacção da bical.. fica lenta.
 
#6
Boas !!!!

Falei com o dono/mecânico da loja onde costumo ir, perguntei-lhe o que achava das rodas de 29 pol, ele já foi profissional no ciclismo, anda muito de btt, e ele explicou-me a razão de não muito bom para o uso em btt, a bicicleta fica mais alta, logo os pezinhos ficam mais longe do chão, o que dificulta mais o controlo da bike em zonas mais técnicas.
A mim parece-me que tem lógica a explicação, mas mesmo assim tenho muita curiosidade em experimentar uma bike com rodas de 29 pol :mrgreen:

Cumprimentos
 
#7
essa explicação está assim um bocado pó "despacha"... O problema das rodas 29" é que ainda não foram tão trabalhadas como as rodas 26" daí advir que as geometrias ainda não estão bem definidas, embora já se possa encontrar algumas bem satisfatórias...
Além disso não me parece que as 29" sejam indicadas para alguém com menos de 1,80... por razões lógicas...
aliás até penso que um dos problemas que apontam á Intense Spider 29" é ter os cranks baixos d+... (ou será ao contrário??? :roll: agora confundiram-me..)
 
#8
valium essa explicação não me parece muito satisfatória porque as bikes de estrada têm um tamanho semelhante de roda e esse problema não se verifica. É capaz é de passar, realmente, pelo que o card050 disse: as geometrias destas bikes ainda têm algo para evoluir... :wink:
 

Alf

Active Member
#9
card050 said:
big bodies demand big wheels...
Contradição nº 1 :rotfl:

Venha de lá a 29er que eu quero experimentar!!! :twisted: :twisted:

:back2topic:

Pelo que já li, as 29" são melhores tanto para iniciados como em termos de eficácia e rapidez. Mais, só quando experimentar uma :mrgreen: :mrgreen:
 
#10
As bicicletas terão de estar adaptadas ao aumento do tamanho da roda.

Não é por acaso que nos automóveis cada vez mais as rodas têm maior diametro. É claro que as potencias são mais elevadas, mas é notório um "pisar" melhor com rodas maiores, o que lhes garante maior estabilidade.

Também fico com curiosidade de experimentar a roda 29.

CD
 
#11
Boas

A mim nao me entusiasmam nada.

Pra começar sao feias, ficam muito desproporcionais, depois pra trilhos tecnicos esquece, devem ficar muito lentas

A unica vantagem deve ser pra corridas aquilo deve andar bem mais.
 
#13
experiência de um ano de singlespeeds com rodas 29" (RIG e S.I.R.):

descidas, venham elas: conforto e controlo monte abaixo!
subidas, é de fugir: mais inércia, maios dificuldade em acelerar e arrancar o animal da gravidade (os 100kg ajudam...)

mas estou rendido! claro que gostos não se discutem, mas ando babado com a minha Niner S.I.R :)

abraços, e quem quiser experimentar uma twentyniner em sintra é só apitar!

abraço,
BB
 
#14
viva,
nunca experimentei, mas pelo que tenho lido são mais confortáveis. na minha opinião são a opção ideal para que seja muito alto, pois nessa situação o quadro estará mais equiparado com as rodas:
http://www.lenzsport.com/leviathan.html

por outro lado é a industria/marcas a alargarem o seu raio de acção despertando necessidades e explorando novos nichos de mercado.
boas pedaladas
 
#15
CD said:
As bicicletas terão de estar adaptadas ao aumento do tamanho da roda.

Não é por acaso que nos automóveis cada vez mais as rodas têm maior diametro. É claro que as potencias são mais elevadas, mas é notório um "pisar" melhor com rodas maiores, o que lhes garante maior estabilidade.

Também fico com curiosidade de experimentar a roda 29.

CD
Aí as razões já são outras... com as potências mais elevadas de motores, é também necessário maior potência na travagem para segurar um veículo que pode andar, por norma, mais depressa. Como tal, para acomodar discos maiores, as jantes têm obrigatoriamente que ter um diâmetro maior, não só para o espaço necessário aos discos, mas também para garantir uma melhor refrigeração.
A estabilidade de uma jante maior num automóvel é proporcionada pelo facto de o pneu ter um perfil mais baixo em relação ao equivalente numa jante mais pequena (em que o pneu teria um perfil mais alto).
 
#16
A subir é que está o problema, como disse o companheiro aí atrás. A desmultiplicação terá que ser muito maior, ou seja mais pedaladas para girar uma roda maior. Tem que se fazer mais força, ou utilizar desmultiplicações mais soft. A rolar concerteza que o desempenho será muito maior.
 
#17
Na MBA de Fevereiro, num artigo sobre a dimensão das rodas, é referido por diversos especialistas americanos que dentro de 10 anos só se venderão bicicletas de BTT com roda 29!
De referir que nos States o mercado de bikes novas já conta com 30% de 29'ers!
 
#18
29" isso não é o tamanho das rodas de estrada? Se for não estou a ver um futuro risonho para o BTT visto que a maior dimensão do raio retira-lhe resistência penso eu...
 
#19
No início pensei que seria apenas moda, mas actualmente é uma realidade!
Tem a grande vantagem de se sentirem muito menos os buracos e logicamente podermos ter rígidas ou hardtails com suspensões com cursos de 80 mm. Logo mais leves!
 
Status
Not open for further replies.