Reduzir peso com poucos €uros...

#1
Reduzir peso com poucos €uros numa BH... rodas novas(pág.8)

Boas pessoal...

Tragoa aqui a minha bike para me ajudarem a tirar-lhe umas gramitas... Ela está a rondar os 12kg (mas tenho de confirmar). Sinto o peso dela e muito nas subidas



Componentes:

Quadro: BH sierra nevada de 2005
Rodas: Mach 1 mx disc com discos center lock LX
Susp: Marzochi bomber
Travões: Deore Lx hidraulicos
Manipulos: Lx
Guiador-avanço: ABR carbono
Camaras de gel
Pneus: larsen TT 1.9 kevlar
Punhos: WCS Ergo Black - 36g
Cassete: deoure LX
Corrente: deore
Desviador traseiro e dianteiro: LX
Pedaleira LX
Pedais: crankbrothers SL
Selim: Velo gel
Espigaõ de selim: Rithey pro carbono


Com este material, fiável, mas pesadote...gostava das vossas sugestões para com poucos €uros a colocar um pouquito mais leve....
 
Last edited:
#4
Amigo rucaf3

as rodas e a suspensão é mesmo aquilo que queria ver se não tirava, visto serem das peças mais caras =/ e sei que aí retirava umas boas gramas.... Não tenho uma valor fixo para gastar, mas sim ir mudando algo hj, para a semana outra coisa. entendes?

Amigofreddy

Por acaso não sei o peso dos punhos, são uns WCS. amanh já vou ver isso! obrigado pela dica.

Abraços
 
#6
Pois, não queres gastar nas coisas que em principio ficarão mais caras, mas o meu conselho é que coloques de parte as pequenas coisas onde gastas pouco, mas tudo junto, acabas por gastar muito. Com todo esse dinheiro, arranja umas rodas leves porque aí para além de tirares peso, vais retirá-lo onde ele mais se nota, onde cria inércia face à pedalada. OS pneus da mesma forma (se bem que os teus já me pareçam ter um peso em conta), assim como as camaras. Se puderes e quiseres, opta por pneus normais colocados como tubeless. Depois, na lista de prioridades, talvez a suspensão. Itens presentes na transmissão, vais substituindo quando o desgaste atacar essas peças. Enfim, é o meu conselho
 
#7
Yap... É k só na suspensão tens tu quase 2kg...Á vontadinha 1.900kg+1900 ou mais nas rodas... Mas se quiseres ir por outro lado sempre podes trocar transmissão, só na cassete, corrente e desviadores tiras 300gr + - se passares para XT, tiras essas câmaras horriveis (gel 300 e muitos gr) k é só lastro para transportar e convertes para Tubless (se não queres trocar de rodas) os pneus rondam os 550gr o k já não é mau...
Um peso de 12 kg não nada mau de puxar agora se tens a maior parte do peso nas rodas isso sim vai custar... Bem podes ter um quadro de 2 ou mais kg mas se nesse mesmo quadro tiveres umas rodas de 1.300 por aí ou na piore das hipóteses 1.600kg não notarás o seu peso face á inercia... Percebes ?? Vai por ai, troca as rodas (tenta uma retoma k não perdes muito) e susp.... ;)

P.S. Só no conjunto k tens: Rodas, pneus e câmaras deves ter 3.700kg, se trocares para uma rodas de 1.600kg mais os teus pneus convertidos e gel rondará 2.700 a 2.800 só ai será perto de 1kg k tiras ... Pensa melhor antes de começares a gastar muito em periféricos desnecessários para perderes 20 ou 30 gr de cada vez...;)
 

klaser

Well-Known Member
#8
Estás absolutamente certo rucaf3,agora arranjar rodas sub 1600kg com "poucos euros" é que não é fácil...bem,o conceito de "poucos euros" varia de pessoa pra pessoa,por isso não sei o que dizer...
Também ando com esse dilema,quero tirar peso às rodas mas não tenho guito,por isso até perguntava:
É melhor uma rodas tubeless de raíz mais uns pneus tubeless ,ou umas rodas normais um pouco mais leves convertidas a tubeless e uns pneus normais,sendo que o peso final seria cerca de 200g menos nesta última opção?
É verdade que é difícil e desaconselhável meter pneus não tubeless num aro UST de raíz ? (já li no fórum que dá,mas nas lojas dizem que não conseguem montar)
Obrigado
 
#9
Boas,


E que tal as Rodas RCZ...não têm 1600 mas têm 1690 gr (peso anunciado) e só custam 159€ + portes, acho que é um bom sitio para se começar a reduzir peso


Cumps,

Mach3
 
#10
É verdade amigos, ao tentar poupar peso nos periféricos, vou acabar po gastar um pouco aki, e outro ali apenas para conseguir umas pequenas gramitas. o meu problema não é só trocar as rodas, é que tenho discos centerlock e logos aí teria mais um gasto, pk mais facilmente arranjo umas rodas para discos de 6 furos do que de centerlock. Mas vou ver o que consigo encontrar, pode ser que ás vezes se encontre um bom negócio e se conseguir vender também as as minhas, sempre ajudava na despesa...
O meu orçamento não é um pouco baixo para isto..., mas aos poucos lá chegarei. Poderia dar cerca de 100€ por umas rodas...

O que estava a pensar é colocar um kit tubless e retirar as minhas camaras, que já deve tirar umas boas gramas, tal como o rucaf3 disse

Obrigado pelas sugestões
 
#11
Estás absolutamente certo rucaf3,agora arranjar rodas sub 1600kg com "poucos euros" é que não é fácil...bem,o conceito de "poucos euros" varia de pessoa pra pessoa,por isso não sei o que dizer...
Também ando com esse dilema,quero tirar peso às rodas mas não tenho guito,por isso até perguntava:
É melhor uma rodas tubeless de raíz mais uns pneus tubeless ,ou umas rodas normais um pouco mais leves convertidas a tubeless e uns pneus normais,sendo que o peso final seria cerca de 200g menos nesta última opção?
É verdade que é difícil e desaconselhável meter pneus não tubeless num aro UST de raíz ? (já li no fórum que dá,mas nas lojas dizem que não conseguem montar)
Obrigado
1 – Rodas sub 1600 é difícil mas 1680 já é possível com 200 euros mais ou menos…

2 – Rodas tubless com pneu convertido em Kevlar para mim são melhores em relação a peso, quanto a segurança é claro k é inferior as paredes laterais são menos resistentes k um pneu Tubless mas até agora os meus Kenda tem se portado lindamente e tem levado porrada com fartura, diferença de peso só para veres o antigo que tinha tubless (Kenda Karma) pesava 760+50 e o k tenho pesa 450+50 … Vês a diferença…

3 – Não sei k lojas frequentas mas a que eu vou muda o k quiseres, converte rodas, monta pneu e nunca se negou a nada… Esses senhores se calhar querem te vender é umas rodas…


Boas,
E que tal as Rodas RCZ...não têm 1600 mas têm 1690 gr (peso anunciado) e só custam 159€ + portes, acho que é um bom sitio para se começar a reduzir peso
Cumps,
Mach3
Rodas RCZ tenho um amigo meu k tem umas e está contente com elas, não sei é como funcionam com peças de substituição…


o meu problema não é só trocar as rodas, é que tenho discos centerlock e logos aí teria mais um gasto, pk mais facilmente arranjo umas rodas para discos de 6 furos do que de centerlock. Mas vou ver o que consigo encontrar, pode ser que ás vezes se encontre um bom negócio e se conseguir vender também as as minhas, sempre ajudava na despesa...
O meu orçamento não é um pouco baixo para isto..., mas aos poucos lá chegarei. Poderia dar cerca de 100€ por umas rodas...
O que estava a pensar é colocar um kit tubless e retirar as minhas camaras, que já deve tirar umas boas gramas, tal como o rucaf3 disse
Obrigado pelas sugestões
A resposta para as tuas preces…

http://www.actionsports.de/Wheels/S...75-XT-Cross-Country-Wheelset-Disc::17296.html

Tenho umas e dificilmente troco, fácil manutenção, peso aceitável (1680 com chavetas) e já levaram porrada até mais não e nem ganiram... è só fazeres contas e pensares um pouquito... :)
 
Last edited:
#12
Essa suspensão deve ultrapassar os 2 Kg e as rodas tambem devem andar perto disso
Com pouco mais de 300€ compras uma epicon e umas rodas RCZ e só aí ficas com menos 700g.

Já confirmaste se a bike pesa mesmo 12kg? Deve pesare um pouco mais
 

klaser

Well-Known Member
#14
Obrigado...também como o guitu tenhos discos centerlock e não queria tar a gastar em mais 2 rotores..realmente já pensei nas RCZ e numas outras com cubos XT e aros Dt swiss da actionsports que custam mais ou menos o mesmo..Também estou de olho numas MT65 da shimano,tubeless,baratas,centerlock, 1800g (será com ou sem apertos rápidos?)...Acho que não se arranja tubeless mais baratas,cerca de 230 euros,dou-me bem a fazer manutenção em cubos de cones e esferas....Ouro sobre azul é se conseguisse meter os meus pneus Saguaro de arame e mais um "nhanha" directo nessas rodas,será que dá? Os pneus ainda tão novos,depois podia partir pruns de kevlar,eu sei que pneus não tubeless não têm os flancos tão reforçados,mas isso no momento não me preocupa muito,queria saber se aquilo é muito difícil de conseguir encher....

P.S Estou interessado em saber a diferença em tirar peso às rodas em relação a tirar o mesmo peso num componente não rolante,vou fazer um "teste de pobre" este fim-de-semana...Meus pneus pesam 700g,mais a câmara de gel 290g....Tenho ali num canto um Kenda Smal block eight que pesei em 550g,mais uma câmara tipo "pele de piça" que pesa 100g...Não vou pra longe com isso,só no circuito habitual,são menos 340g em cada roda,quero ver a diferença que sinto e se vale à pena investir em tirar peso a sério nas rodas...
 
Last edited:
#15
P.S Estou interessado em saber a diferença em tirar peso às rodas em relação a tirar o mesmo peso num componente não rolante,vou fazer um "teste de pobre" este fim-de-semana...Meus pneus pesam 700g,mais a câmara de gel 290g....Tenho ali num canto um Kenda Smal block eight que pesei em 550g,mais uma câmara tipo "pele de piça" que pesa 100g...Não vou pra longe com isso,só no circuito habitual,são menos 340g em cada roda,quero ver a diferença que sinto e se vale à pena investir em tirar peso a sério nas rodas...
Vais sentir e não é pouca... Sendo a inércia toda nas rodas independentemente de teres um quadro +- leve notas sempre diferença...Podes ter um quadro de 500 gr mas se tiveres umas rodas de 3kg e no final das contas tiveres um peso total de 10kg + coisa - coisa vais ter sempre a sensação de puchar lastro e nunca conseguirás ter uma resposta rápida... O melhor investimento k se pode fazer é mesmo umas boas e leves rodas mas tendo sempre atenção o nosso peso e destino que lhes reserva... Tenho umas Shimano XT e sei k poderia ter umas mais leves apesar de eu pesar 85kg, mas nestas achei o equilibrio perfeito entre peso e durabilidade/fiabilidade, sei com o k posso contar apesar de não lhes dar descanso quanto a terreno...
Para encher o pneu convertido normalmente é necessério compressor para dar o primeiro sopro para colar por k depois só a bomba de pé serve, mas existem pneus k só com a bomba de pé dá pefeitamente, é uma questão de experimentares ou por vias das duvidas vai pela primeira.
Quanto ao pneu se dá ou não para pôr já não te posso aconcelhar mas sei k nem todos são recomendados, faz um Search no fórum quanto a "rodas convertidas" e certamente encontrarás o k procuras...
 
Last edited:
#16
Olá, sei que nao se tira muito, mas em vez de teres essa protecçao da escora (que pela minha experiencia nao é 100% Eficaz) que tal substituires isso por fita adesiva?
Eu fiz isso e tou super satisfeito, nao agarra lama nem agua e limpa-se com super facilidade.

Abraços
 
#17
Boas renato silva, bem nunca me tinha lembrado de retirar a protecção de escora, até pk axo que dá pinta á bike, mas ainda vou experimentar ;)

Quanto primeira escolha, "onde recomeçar a retirar peso", axo que preferencialmente vou optar pelas rodas em vez da suspensão, até pk a suspensão pode ser bem pesada, mas tem feito o trabalho dela, e como a pintei e personalizei recentemente gostava de a manter. Vou tentar ver umas rodas mais em conta e depois daí vou tirar conclusões!

Vou começar a pesquizar as rodas e tentar subir a parada para ver o que arranjo, até porque tenho que conciliar, rodas discos e pneus!

Obrigado pela ajuda pessoal
 
#20
A diferença que existe entre as protecções de escora fofinhas e as fitas adesivas/ autocolantes é o barulho da corrente ao bater na escora. É uma questão de escolha pessoal. Eu prefiro mais peso neste ponto e não ouvir a corrente a bater na escora.