"Novo" código da estrada

Manchanegra

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No Publico de Ontem (http://www.publico.pt/sociedade/not...-operacao-pedalar-em-seguranca-da-psp-1631393).

[h=2]"Mais de 80 detenções e de 1600 multas na operação Pedalar em segurança da PSP[/h]Por Lusa
07/04/2014 - 21:08

A operação, que a PSP realizou pela primeira vez em todo o país, teve como principal objectivo informar os ciclistas sobre o Código da Estrada, que entrou em vigor a 1 de Janeiro.




A PSP deteve 81 pessoas e multou 1685 condutores de automóveis e bicicletas, durante os quatro dias da operação Pedalar em segurança, indicou nesta segunda-feira aquela força de segurança.
A operação, que a PSP realizou pela primeira vez em todo o país entre 1 e 4 de Abril, teve como principal objectivo informar e sensibilizar os ciclistas sobre o Código da Estrada, que entrou em vigor a 1 de Janeiro e veio introduzir alterações na circulação rodoviária.
Durante a operação Pedalar em Segurança, a PSP fiscalizou 8833 automóveis, 2169 bicicletas e 663 motociclos, num total de 11.665 veículos, acções que resultaram na detenção de 81 condutores, sendo a maioria por condução sob a influência do álcool (39) e falta de carta de condução (32).
Os dados da PSP mostram que foram detectadas 1531 infracções ao Código da Estrada e registadas 1685 multas, além de terem sido apreendidas 13 viaturas e 69 documentos.
Em comunicado, a PSP destaca 22 ciclistas que não tinham documentos de identificação, 13 identificados por desobedecerem ao sinal encarnado dos semáforos, um por conduzir a bicicleta sem as mãos no guiador e outra por circular em paralelo com mais do que uma bicicleta.
A PSP refere ainda que pretende realizar ao longo do ano mais operações junto dos ciclistas, tendo em conta que “é necessário e urgente reforçar o discurso preventivo nesta área de intervenção”.
Os ciclistas ganharam novos direitos com as regras que entraram em vigor, com as alterações ao Código da Estrada, passando a ser equiparados aos veículos motorizados."

Se realmente foram multados de acordo com o que está descrito ( 22 ciclistas que não tinham documentos de identificação, 13 identificados por desobedecerem ao sinal encarnado dos semáforos, um por conduzir a bicicleta sem as mãos no guiador e outra por circular em paralelo com mais do que uma bicicleta ) não me parece descabido pois cada vez mais há que respeitar o código da estrada. Relativamente aos documentos não é dificil. É apenas um cartãozito (o meu ainda é dos velhos BI´s) que cabe perfeitamente em qualquer lado (no bolso do jersey, camelback, etc...). Os semáforos e as mãos fora do guiador (contra mim falo pois uma vez ou outra lá acontece) é algo que tem que deixar de acontecer, e, a circulação em paralelo confesso que não me recordo o que está escrito :fpalm: (acho que são só 2).

Sem querer fazer qualquer juizo de valor, temos que tomar consciencia que cada vez mais a Policia vai prestar atenção a isto.

Boas pedaladas.
 

sfl

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Há mais de um ano que andava com uma cópia a cores do meu cartão do cidadão na bolsa da bike ou no camelback.
Ontem, pela primeira vez, levei o original.
Não é prático, mas lá vai ter de ser.

Boas pedaladas... com identificação :)
 

Cascai

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Se queremos ter direitos temos igualmente de cumprir com os deveres, seria interessante que nestes 1os. tempos a policia fizesse mais campanhas deste género, pois infelizmente ainda se vê muito pessoal a querer apenas usufruir dos direitos , nem o exemplo dos outros os leva a cumprir, ainda este fim de semana estava eu parada no semáforo quando de trás de mim vem outro ciclista passou nas calmas como se o semáforo não existisse, e depois levamos todos por tabela , vocês querem os direitos....como se fossemos todos iguais.
Ainda me vou esquecendo do BI quando saio para pedalar. Boas pedaladas para todos , em segurança cumprindo com os nossos deveres para usufruirmos dos direitos.
 

bubu

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Boas!
Vou contar uma cena que se passou comigo!
Este fim de semana depois de uma volta pelo mato, já a caminho de casa, passo por um semáforo vermelho, nas calmas, pois já ia de rastos todo cansado e com 2 kgs de lama, quando segundos depois se encosta a mim um carro da policia.
Sem me ter mandado parar deu-me uma enorme descasca e avisou-me que o código da estrada é para cumprir, mencionando que não é só ter direitos, também temos os deveres.
Outra coisa que me disse, (íamos em andamento e já com uma fila atrás de nós pois ninguém teve coragem de ultrapassar) que as nossas multas, velocípede sem motor, pagamos metade do valor dos veículos com motor.
Isto aconteceu comigo e foi.me dito por um agente da autoridade.
Foi simpático, pois avisou-me e a partir de agora, o código é para cumprir.

Custa mas é para todos. :)
 

Jocas22

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só acho que sensabilização e caça á multa não são a mesma coisa.

Também é curioso que conheço um sitio onde a policia passa todos os dias com carros parados dentro de rotundas e não multa ninguem, junto á estação de Coina. Lá dizem eles facilitam porque as pessoas precisam de estacionar, mas o parque está bem longe de estar cheio e está a 1 metro das rotundas, pelo que desatar a passar multas só por não ter BI ou passar um vermelho, é que há vermelhos e vermelhos, se for cruzamentos respeito, se for de velocidade sigo ou de passadeiras e já não estiver lá ninguem.

Se também há estas benesses da interpretação do bom senso, então ou comem todos ou não é justo. E quem dá este exemplo dá de estacionamento em passadeiras, passeios, ciclovias e muitos outros mais haveria para dar. Uma bicicleta não é nem nunca será comparável a um carro por muito que o tentem fazer passar por isso senão tambem tinhamos inspecções, seguros,....
 
Concordo que a lei têm de ser cumprida, mas nas chamadas acções de sensibilização têm de se ter bom senso e estar a multas as pessoas por falta de documentos, não mostra bom senso, pois não é propriamente uma acção que meta alguém/algo em perigo, penso que numa fase inicial devia-se chamar a atenção às pessoas e não começar logo a multar.

Em todos os outros casos concordo com as multas.

Qualquer dia começam a montar as acções de sensibilização aos peões e vá operações STOP nos passeios e multa pra cima por o pessoal andar sem documentos.
 

Cascai

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Peço desculpa Joca 22 , mas não há vermelhos e vermelhos, há apenas vermelhos e no código de estrada no qual agora temos direitos e logo deveres, o sinal vermelho á para parar.
 

Jocas22

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Atropelamentos por bicicletas duplicaram desde Janeiro

Mexidas no Código da Estrada podem explicar aumento de colisões, despistes e atropelamentos com velocípedes. PSP aumenta fiscalização




Os números da sinistralidade rodoviária têm vindo a baixar e 2013 foi mesmo o ano menos grave das últimas décadas. Mas um indicador está a fazer o caminho inverso: há cada vez mais acidentes com bicicletas. Desde que o novo Código da Estrada entrou em vigor, em Janeiro, os velocípedes passaram a ter mais direitos face aos veículos a motor e aos peões (ver textos secundários). Coincidência ou não, os atropelamentos por velocípedes mais do que duplicaram e os despistes e colisões com carros também subiram.
As estatísticas da PSP mostram que, entre 1 de Janeiro e 31 de Maio, houve pelo menos 386 acidentes com bicicletas - que causaram uma morte, oito feridos graves e 219 ligeiros. Só atropelamentos registaram-se 23, contra 10 verificados no mesmo período do ano passado. O número de despistes de velocípedes também aumentou, de 37 para 62, causando o dobro de feridos graves: em 2013 houve quatro, enquanto que em 2014 já se registaram oito. Nos primeiros cinco meses do ano, os feridos leves também subiram, de 30 para 48. Já as colisões com automóveis, que são o acidente mais frequente, passaram de 225 para 301, tendo provocado uma morte e mais de 200 feridos leves (contra 166 registados nos primeiros meses de 2013). No total, e desde 1 de Janeiro, os acidentes com velocípedes já provocaram dois mortos, 16 feridos graves e 219 ligeiros.

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/atropelamentos-bicicletas-duplicaram-janeiro-0
 

FMCurto

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Era preciso saber qual foi a aumento de circulação das bicicletas e se é nas mesmas zonas onde se regista esse aumento de sinistralidade, no meu método (muito) pouco cientifico de começar a reconhecer as caras/biclas que se cruzam comigo de manhã calculo que seja mais do dobro a circular diariamente pelo menos em Lisboa.
 

abelha2

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A meu ver pode haver uma pequena relação

Ainda há dias a descer a circunvalação às 9h da manha no porto, 2 senhores em amena cavaqueira lado a lado, e uma enorme fila de carros atrás.

Eu sei que é permitido circular a par, mas tem de haver bom senso. Se todos nos respeitarmos é melhor para todos.

Ainda consigo perceber algumas atitudes de automobilistas (pois secalhar nunca andaram de bicicleta), agora a maioria das pessoas que anda de bicicleta também anda de carro, devia-se lembrar disso quando não respeitam os outros..
 

Jocas22

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o codigo diz que se houver transito não podem ir lado a lado. Mas mesmo antes do novo codigo isso já acontecia.
Se for não transito mas meia duzia de condutores de latas apressados, azar, a lei é a lei e é para respeitar, podem ir lado a lado e os condutores quando puderem se puderem que ultrapassem.
Depois há tambem a questão do metro e meio, 99.9% das vezes não é respeitado e quem não respeita não pode pedir para ser respeitado. Quantas vezes se sai do lado de outro cilcista pra depois levarem os dois uma razia.

Não andar de bicicleta não dá o direito a desrespeitar os outros. Nunca andei de moto e nem por isso exijo que saiam da minha frente porque tenho pressa
 

abelha2

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Não é isso que queria dizer Jocas22,

Eu vivo num local que tem muitas curvas a estrada. Quando vou para o trabalho de manha, as vezes apanho uma auto-grua (tenho aqui ao pe uma fabrica de gruas) numa estrada que em 7km tem um ponto de ultrapassagem. O Sr. da grua não tem obrigação de o fazer, mas como é uma subida em que vai no máximo a 20km\h, encosta a meio, para deixar o transito passar. E repara ele não precisa de o fazer, e se alguém arriscar uma ultrapassagem e lhe bater, ele não cai.

O que pretendo transmitir é, que da mesma forma que me meto no meio da estrada em algumas curvas, para evitar tangentes, também encosta à berma para o transito passar. Senão for ninguém atras de ti aflito para passar, a probabilidade de ter uma acidente reduz muito. Como costumo dizer a um colega que se atira para as passadeiras, "podes ter toda a razão do mundo, mas se um carro te bater, quem fica a perder és tu!

Mais do que a lei, tento aumentar ao máximo a minha segurança.
 

Jocas22

Active Member
comigo isso não acontece, encosto sempre, ando sempre encostado e não ando a par, nem andava antes de poder. Nao quero chatices, mas já estive muito perto de comer a berma por causa das razias. Mas reconheço é que neste meio das estradas ninguem tem muita razão pra reclamar uns dos outros, e quem o faz tem telhados de vidro. Respeitassem-se todos mais e era um mimo. Muita gente diz que anda a par para evitar as razias, eu pessoalmente compreendo o que dizem e dificilmente criticava vendo como ciclista o que se passa na estrada.

Mas de anjo não tenho nada, na bike ando em passeios e não páro em todos os vermelhos
 

abelha2

Active Member
É isso mesmo.

Eu por vezes tb ando em passeios, não resisto a dar um saltinho ao pé de casa.

Mas já apanhei um susto e aproveito para alertar os leitores. Cuidado com as garagens, as pessoas saiem com os carros de marca atrás a contar que não venha ninguém (o que é normal) e num instante à um aceidente
 

Hardskin

Well-Known Member
Atropelamentos por bicicletas duplicaram desde Janeiro

Mexidas no Código da Estrada podem explicar aumento de colisões, despistes e atropelamentos com velocípedes. PSP aumenta fiscalização




Os números da sinistralidade rodoviária têm vindo a baixar e 2013 foi mesmo o ano menos grave das últimas décadas. Mas um indicador está a fazer o caminho inverso: há cada vez mais acidentes com bicicletas. Desde que o novo Código da Estrada entrou em vigor, em Janeiro, os velocípedes passaram a ter mais direitos face aos veículos a motor e aos peões (ver textos secundários). Coincidência ou não, os atropelamentos por velocípedes mais do que duplicaram e os despistes e colisões com carros também subiram.
As estatísticas da PSP mostram que, entre 1 de Janeiro e 31 de Maio, houve pelo menos 386 acidentes com bicicletas - que causaram uma morte, oito feridos graves e 219 ligeiros. Só atropelamentos registaram-se 23, contra 10 verificados no mesmo período do ano passado. O número de despistes de velocípedes também aumentou, de 37 para 62, causando o dobro de feridos graves: em 2013 houve quatro, enquanto que em 2014 já se registaram oito. Nos primeiros cinco meses do ano, os feridos leves também subiram, de 30 para 48. Já as colisões com automóveis, que são o acidente mais frequente, passaram de 225 para 301, tendo provocado uma morte e mais de 200 feridos leves (contra 166 registados nos primeiros meses de 2013). No total, e desde 1 de Janeiro, os acidentes com velocípedes já provocaram dois mortos, 16 feridos graves e 219 ligeiros.

Quanto a mim a explicação, quanto ao aumento deste números, reside no facto das alterações terem sido dirigidas a nós, e sem querer generalizar, tanto automobilistas como peões estarem-se a borrifar para as mesmas, ou por incúria ou desconhecimento.
Qual a razão para o despistar e atropelar mais? Será nossa a culpa? Não creio, é só ir ao encontro da lógica.
Eu continuo a não facilitar, e a prescindir de alguns dos direitos adquiridos, para evitar surpresas e não contribuir para o aumento dos números.
 

Joseelias

Well-Known Member
Como já foi referido, essa noticia é escrita à típica maneira portuguesa. Mandam-se cá para fora dados avulsos, sem enquadramento, e deixa-se a malta dissertar nas caixas de comentários dos jornais. Basta ver o nível de ódio nos comentários a essa noticia... É arrepiante e leva-me a pensar até que ponto algumas pessoas que ali escrevem não tomam atitudes e comportamentos agressivos contra os ciclistas de forma consciente e propositada.

É que se esse aumento de acidentes ocorre porque há 3 ou 4 vezes mais ciclistas na estrada que em anos anteriores, não só não é surpreendente como até são "positivos", pois o aumento de acidentes não terá evoluído tanto quanto o aumento de utilizadores da bicicleta. No entanto não há nada de "positivo", como é óbvio, em qualquer aumento de acidentes mesmo que considerando as escalas.

Infelizmente, continuo a achar que noticias como esta e a forma como são redigidas não são inocentes. Muito pelo contrário. O lobby do ACP e dos automóveis continuarão a fazer de tudo para denegrir as bicicletas e aumentar os obstáculos à sua utilização.
 
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