"Novo" código da estrada

jcube

New Member
Boas,
tenho tentado manter-me o mais informado possível mas acabei por ficar em dúvida :confused:
É o que está na imagem?
Caso alguém tenha a certeza absoluta pedia que me ajudasse
Obrigado e boas pedaladas :)
 

FIRE_TVD

Member
sim pelo que li essa imagem esta correcta :) agora vamos ver se respeitam

so nao tenho certezas em relação ao atrelado e eléctricas pois nao li nada sobre elas... mas se a restante imagem esta toda correcta deduzo que essa parte também estará
 

canuco

New Member
Só algumas coisas é que são novidade!!

O uso de capacete nas bikes eléctricas já era obrigatório o uso do capacete, nas rotundas as bikes já tinham prioridade, reboques de 1 eixo já era permitido.

As principais alterações em relação ás bicicletas foram o poder circular a par, com algumas condicionantes, o facto de não estrarem obrigados a circular nas ciclovias, passarem a ter prioridade nos cruzamentos e entroncamentos quando se apresentarem pela direita, e o fact de os outros veiculos quando ultrapassarem os velocipedes terem que deixar uma distancia lateral de 1,5m.
No corredor de circulação do BUS não é linear, esse ponto fica ao critério da respectiva autarquia autorizar ou não. Ou seja vai depender de cidade para cidade.
 

jol8485

New Member
O uso da ciclovia deixa de ser obrigatório. Quem quiser pode ir na estrada e deixar a ciclovia para quem vai correr e passear o cão.
 

ernez

Active Member
Encontrei isto na net, duvida, 20km/h ??????

Segundo o Major ................... da GNR de Évora, estas medidas apresentam dois conceitos novos: o de “utilizador vulnerável” como crianças e idosos, e o conceito de “zonas de coexistência” que identificam zonas onde circulam veículos e peões. Nessas zonas, há um novo limite de velocidade que será de 20 kms/h.

Veiculos, que veiculos!! Automoveis, bicicletas, motas, depreendo eu que, zonas identificadas, são, ecovias, ecopistas, ciclovias, será!!!
 

canuco

New Member
Novas zonas de coexistência

A nova zona da via pública é especialmente concebida para ter utilização partilhada por peões e veículos. Nestes espaços vão vigorar regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.

Atendendo a esta convivência, numa zona de coexistência o limite de velocidade é sempre de 20 km/hora e há que ter atenção às regras, pois peões e condutores serão punidos por igual.
 

canuco

New Member
Os velocipedes só têm de respeitar os limites de velocidade quando estes são impostos por sinalização, bem como todos os veículos.

Zona de coêxistencia são aquelas urbanizações onde passa um carro de 20m em 20m....
 

jcube

New Member
Malta hoje estive a falar com um professor de código de uma escola de condução e pelo que me disse, estas regras apenas entram em vigor em Janeiro do ano que vem
 

cayto

New Member
Como o amigo j_Fe disse, só acho mal o ciclista fazer a rotunda pela esquerda, e a passadeira estar no meio da rotunda :p

Sim, estas regras entram em vigor em Janeiro de 2014.

Bom tópico ;)
 

ernez

Active Member
Mais uma pergunta, ou duvida, :D pelo que vejo na foto, o ciclista passa a ter prioridade nas passadeiras, podemos passar nesse caso em cima delas, na passadeira, e dantes teria que ser com ela ao lado, estou certo!!!
 

m.r.f.

Active Member
Boas, nas passadeiras para se ter prioridade tem que ser desmontados das bicicletas. Só no momento em que vamos desmontados das bicicletas é que passamos a ser peões.
Se é proibido circular nos passeios montado na bicicleta, automaticamente não podes estar montado ao passares numa passagem de um passeio para o outro (passadeira).
A imagem está mal, não tem lógica uma passadeira no seguimento de uma ciclovia.

Ou é ciclovia ou é passeio, e as passadeiras somente são o seguimento de um passeio ou passagem de peões.
 

m.r.f.

Active Member
O limite de velocidade 20 kmh somente é nas ecovias e ecopistas.
Como o nome indica (eco...) tem essa designação de via ecologico, onde pode circular peões e bicicletas, e como circulam peões, os ciclistas terão de ter atenção redobrada.
Numa ciclovia como o nome indica é só para bicicletas e peões não podem circular nelas (ou não deviam).

E logicamente tambem se tem que respeitar os sinais.
 

ernez

Active Member
Ok, afinal sempre se confirma o limite de velocidade nas ecos, em relação á passadeira, pois, a imagem não tem logica, obrigado pelo esclarecimento.
 
Top