"Novo" código da estrada

FJOTA

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Mas há uma coisa que parece ''passar ao lado'' de muita gente...
O lobbie é aquele FDP daquele cabeçudo que fala pelo ACP...e está a falar por ele e por mais alguns...mas HÁ um pormenor que parece falhar a esse nabo, é que a maioria dos ciclistas que ele refere têm carro, e até alguns serão mesmo sócios do acp...e obviamente não se revêm naquelas palavras.
Mas em algumas coisas até posso aceitar o que diz, claro que todos como ciclistas cometemos erros, mas daí a fazer disso a ''forma'' como se anda de bicicleta e querer daí aproveitar para mais um negocio...
Felizmente há um velho ditado que encaixa bem aqui e tem feito jus ao mesmo...
''vozes de burro não chegam ao céu'' e que assim se mantenha...o problema é se há seguradoras no céu...:)
 

FJOTA

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Mas por manter essa segurança que dizes, encostar a berma...fod*-me e dei com a cabeça e costelas no chão... por isso encostar à berma para os outros passarem tem muito que se lhe diga, facilitei prejudiquei-me...com F
E com capacete que é para poder ver no fim como ele ficou...

Essa dos 2 senhores com a fila enorme atrás tem a sua piada...:) mas entendo, não deixas de ter razão, mas tambem não tens razão.
 

FMCurto

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Os números da sinistralidade rodoviária têm vindo a baixar e 2013 foi mesmo o ano menos grave das últimas décadas.

Será do actual estado económico do pais e o preço dos combustíveis que limitam bastante a circulação de automóveis ou a generalidade dos condutores está com uma predisposição mais cívica e cumpridora?Gostava que fosse o segundo...

"É evidente que o resultado só poderia ser este. O país não estava preparado para estas mudanças. Não temos cultura rodoviária nem condições nas estradas", defende Carlos Barbosa" ...
Carlos Barbosa acredita, porém, que o seguro deverá passar a ser obrigatório em breve. "Falei sobre o assunto com o ministro da Administração Interna, que me pareceu bastante receptivo à ideia da obrigatoriedade", adianta o responsável do ACP.

Será o artigo uma encomenda para dar "tempo de antena" a este Sr.?
O título é: "Atropelamentos por bicicletas duplicaram desde Janeiro" mas depois para fazer valer o seu ponto escrevem: " No ano passado, 34 ciclistas atropelaram peões, provocando 13 feridos leves."
Como já foi dito: se há (provavelmente) 2as a 3as vezes mais ciclistas na estrada estes números até são simpáticos e mostram quanto muito um decréscimo da sinistralidade em relação ao número de ciclistas.

O artigo completo:
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/atropelamentos-bicicletas-duplicaram-janeiro
 
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Jocas22

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na noticia fala que todos os atropelamentos não deram em mais que ferimentos leves e a maioria bicicletas que circulavam em passeios, logo o seguro ajudava zero porque não pagava nada uma vez que não se pode circular no passeio, Nos casos restantes não refere se a culpa foi do peão ou do ciclista (até se podia concluir que era os peões quem precisavam de seguro)... quanto ao resto acidentes com carros e despistes ficamos sem saber de quem era a culpa, de veículos com ou sem motor...


conclusão: o jornalista não fala com nenhuma associação de velocipedes, e vai dar tempo de antena ao ACP, no fim conclui que ainda não é preciso seguro mas é o mais certo uma vez que o anti-velocipedes presidente do ACP disse que foi pedir tal á tutela... Brilhante jornalismo de desinformação e encomendado de certeza :fpalm::fpalm::fpalm:
 

Baba

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Sim, aquele artigo é uma palhaçada, mas a situação mantém-se que somos vistos como infratores crónicos, e em parte por culpa nossa.
Continuo a dizer que não discordo completamente da ideia do seguro, se formos a ver, a pintura de um carro ou uma hospitalização, por mais breve que seja de um peão, paga uns poucos de anos de seguro.
No meu caso tenho seguro e nem pago mais por isso, o seguro contra terceiros da mapfre tem uma cobertura de responsabilidade civil extra que cobre danos em terceiros caso eu vá a circular de bicicleta, não é muito mas já é alguma coisa.
Para além disso, civismo.... não existe nem em automobilistas, nem ciclistas, nem peões, mas os primeiros têm mais de uma tonelada "no meia das pernas", pelo que para mim, continuam a ter prioridade.
 

TiagoMAIAC

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Faço das tuas as minhas palavras BaBa, e acrescento algo mais.... tudo aquilo que eu puder fazer para me proteger dos automobilistas e peões na rua, faço-o, seja andar por cima de passeios, fazer atalhos etc... todos sabemos que é contra as regras. Mas as regras também dizem que é obrigatório andar entre 40km/h e 50km/h em certas localidades e ninguém o faz.

Quanto digo proteger-me dos peões é olhar bem para os movimentos aleatórios da especie porque mais de metade quando não houve carros a aproximar e querem passar a estrada nem olham..... Aqui em Sintra os turistas a fazer disso é mato.

cumpz
 

Jocas22

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não discordo do seguro, discordo da obrigatoriedade do mesmo.

Quanto ao resto uma mentira dita muitas vezes: "somos vistos como infratores crónicos, e em parte por culpa nossa"

quantos peões atravessam fora da passadeira? quantos se "atiram" pra passadeira sem parar e olhar como manda o código?
quantos motociclistas ultrapassam no traço continuo no meio do trânsito? quantos os que cumprem limites de velocidade ou respeitam filas de trânsito?
quantos automobilistas não param em stops ou cumprem sequer metade dos limite de velocidade?

não te culpo a ti atenção, culpo quem fez dos ciclistas os maus da fita sem razão para isso. Como ciclista não vejo que sejamos a ameaça das estradas, muito longe disso. Quem não for infractor crónico que se acuse sem levar uma com uma pedra no telhado de vidro.
 

Baba

Member
Eu não digo que os outros sejam santos, mas como se costuma dizer, com o mal dos outros posso eu bem. A mim o que me afecta é a percepção que existe de nós ciclistas, ou condutores de bicicletas e a animosidade que está criada por parte dos condutores de outros veiculos relativamente a nós. E essa percepção só vai mudar quando nós começamos a agir de acordo com o código da estrada, e agirmos de forma a não sermos vistos como um empecilho. E temos que concordar que muitos de nós que andam em cima de uma bicicleta não têm noção do que é conduzir numa estrada. Eu quando estou no meu gasolinas tento facilitar ao máximo os ciclistas mas por vezes hà situações que lhes dá vontade de passar por cima. Agora se isto me acontece a mim, que até ando de bicicleta com alguma frequência o que dizer dos outros que estão pouco se borrifando para nós.
Agora se é necessária uma campanha de sensibilização, ou se é preferível uma caça à multa para erradicar determinados comportamentos e alterar percepções não sei dizer, mas alguma coisa terá de ser feita para se conseguir conviver de forma pacifica na estrada. E principalmente sermos vistos como forma integrante do transito e não apenas um empecilho, com todos os direitos e nenhumas obrigações.
 

Joseelias

Well-Known Member
A mim o que me afecta é a percepção que existe de nós ciclistas, ou condutores de bicicletas e a animosidade que está criada por parte dos condutores de outros veiculos relativamente a nós. E essa percepção só vai mudar quando nós começamos a agir de acordo com o código da estrada, e agirmos de forma a não sermos vistos como um empecilho.

Seleccionei esta afirmação, mas concordo com tudo o que escreveste.

O problema é que o grau de animosidade para com os ciclistas está a aumentar, e não me parece pouco. São raros os temas em que o nível de raiva é tão elevado, focado e quase unânime como aquele que se lê em noticias sobre os ciclistas...

A questão não resolve em comparar os erros que se vêem os ciclistas fazer, com os que os automobilistas, motociclistas e peões fazem. Primeiro porque as infracções de uns não desculpam as infracções dos outros e muito menos dão o direito de as cometer. E especialmente porque toda a gente está "careca" de saber que os automobilistas cometem essas infracções e isso já faz parte da "paisagem", e estar a criticar é estar em muitos casos a fazer uma auto-critica. E a maior parte das pessoas não o admite fazer.

Assim, restam os ciclistas (em tempos foram os motociclistas). Como é da praxe sempre que se pode arranjar um bode-expiatório para desviar as atenções dos erros próprios estes são aproveitados ao máximo.

Mas nada disto seria muito grave (seria apenas uma guerra de retórica) se nós não fossemos o elo mais fraco da cadeia.

Se existisse toda esta raiva os camionistas pouca gente decidiria andar a fazer-lhes razias ou a cortar-lhes o caminho à última da hora pelas consequências previsíveis. Mas connosco é completamente diferente. Se estas razias e atravessamentos já ocorrem, muitas vezes de forma propositada, basta o nível de raiva aumentar para que muitos mais malucos passem a fazer isso por gozo e para nos intimidar de andar na estrada desmotivando-nos a ver se deixamos de lá andar.

E é por isso que, apesar de muitos dos outros utentes da estrada cometerem erros muito mais graves, nós devemos ao máximo de evitar animosidades e cumprir o código. Já nos bastam os condutores irresponsáveis, não precisamos que se criem condições para que surja uma cultura de intimidação.

Em última análise, não se trata de apontar dedos sobre quem faz o quê e com quais a gravidade das consequências consoante o veículo que se conduz, mas sim evitar tornarmos-nos alvos.
 

Jocas22

Active Member
eu concordo com tudo o que disseste, o problema é que estamos perante uma campanha, e assim sendo de pouco serve cumprirmos tudo ou não, até porque haverá sempre alguem que não cumprirá e pode irritar um automobilista que a seguir descarrega em nós, afinal os ciclistas são o demónio da estrada. O problema é deixar o ACP fazer esta campanha nojenta impunes.

Devemos cumprir? claro! O maior problema neste momento é os ciclistas não cumprirem? não! O maior problema é o ódio que se criou.
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

Eu concordo plenamente com o que a malta diz

Eu sou ciclista, automobilista e agente de autoridade, por vezes vejo situações com colegas nossos do pedal em que só me apetece "autuar" :)

Adiante..

O seguro para velocipedes não é obrigatório que se saiba, pelo menos ainda não encontrei nenhum artigo/decreto lei que nos obrige a ter a bicicleta segurada

Há dias vinha eu na N247 a caminho do Bombarral, quando 3 viaturas estão semi paradas na via á espera que uma viatura destas entrasse no cruzamento á direita, eu como vinha ligeiramente acelerado, toca de "fazer o pisca" e ultrapassar, quando chego ao 3º carro, sai uma viatura deste mesmo cruzamento para a esquerda, quando dou conta estou quase a entrar pela porta a dentro do carro, tive de fazer uma égua, até parecia o Peter Sagan :)

Lá tinha de ativar o seguro (pessoal) lol
 

Baba

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Ainda ontem fui dar uma voltinha no estádio nacional, e estava a voltar para casa por volta do meio dia e pouco, sentido lisboa cascais, e no sentido inverso, na zona de caxias uma fila do caraças, e à frente dessa fila, dois "colegas" de btt a par em amena cavaqueira. Mas obviamente que não estvam a causar embaraço ao transito porque agora podem andar a par......
 

Baba

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Isto com civismo de parte a parte era tão mais simples, independentemente de eu achar que essa regra do andar a par é uma alarvidade, e que eu dispensava bem. Mas novamente volto ao meu ponto do "muito por culpa nossa" não tem lógica ao domingo na marginal, dia de praia andar-se a par, podendo ou não, tornamo-nos um empecilho, e como se costuma dizer, ao domingo as alminhas saiem todas à rua, nomeadamente aqueles que pegam num carro de 15 em 15 dias e que não fazem ideia do que estão a fazer na estrada.... isto tudo junto.... obviaente que mais cedo ou mais tarde tem que correr mal, e infelizmente quando corre mal é para nós porque somos nóa que nos aleijamos
 

Jocas22

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não concordo contigo, acho bastante útil a regra de poder andar a par, como defesa em estradas com menos transito e onde as velocidades podem ser maiores e o perigo tambem. Senão há transito não vejo qual o problema de ultrapassar dois ciclistas em fila ou lado a lado, até porque têm de cumprir a regra do metro e meio. Dá assim tanto trabalho ir pra outra faixa pra ultrapassar?:confused:
 

Joseelias

Well-Known Member
Sobre a questão do posicionamento na estrada e a segurança dos ciclistas, houve um tópico criado recentemente e que passou despercebido mas que tem uns vídeos muito interessantes:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?56903-Posicionamento-%28prim%E1rio%29-na-via

Nada que eu não soubesse ou até praticasse em parte das vezes, mas a filmagem que mostra a diferença de comportamento dos automobilistas consoante se encostam mais à berma ou mais ao centro é esclarecedora. E a verdade é que o código da estrada nos obriga a andar o mais à direita possível de forma a evitar os riscos mas essa distância não está estipulada. Na prática podemos andar bem mais perto do centro se considerarmos que isso reduz o perigo.

No entanto, não sei se dois ciclistas a andar a par mesmo em zonas com pouco movimento será das melhores ideias para usar como regra. Estou a ver o nível de agressividade dos condutores a aumentar com razias aos dois, buzinadelas e insultos, reduzindo a segurança dos ciclistas.
 

Jocas22

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"E a verdade é que o código da estrada nos obriga a andar o mais à direita possível de forma a evitar os riscos mas essa distância não está estipulada."
antes era obrigatório andar o mais á direita possível, agora já não. O que até dava jeito pra enfiar a roda numa sarjeta, ou levar com uma porta que abre de repente, ou alguém que decide fazer sair pra via de marcha atras.

"aumentar com razias aos dois, buzinadelas e insultos, reduzindo a segurança dos ciclistas."
não é que isso não aconteça mesmo sem andar a par :rolleyes:
 

Joseelias

Well-Known Member
De certeza que não continua a ser obrigatório circular o mais à direita possível? Tinha ideia que isso se mantinha mas disposto com menos obrigatoriedade.
 

Baba

Member
Deves circular à direita, com uma distancia da berma que salvaguarde a tua segurança e evite acidentes. A meu ver isso significa saires da zona onde estão as sarjetas ou da parte mais suja da estrada, e por outro lado teres alguma margem para te desviares quando se encostam a ti, ou mesmo inibir a ultrapassagem de outros condutores quando tal coloque o ciclista em perigo, por outras palavras ultrapassar quando não há espaço para tal. Mas isso é condução defensiva.
Jocas22 - Da minha experiência (que não é assim tanta) tenho verificado que quando facilitas a vida aos outros por norma não te chateiam. Acho que até agora, e tirando um episódio nos semáforos de são pedro com uma senhora que devia estar com o periodo, os meus maiores problemas/stress são mesmo as rotundas
 

canuco

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De certeza que não continua a ser obrigatório circular o mais à direita possível? Tinha ideia que isso se mantinha mas disposto com menos obrigatoriedade.

O actual código da estrada retirou a palavra "mais" á direita..ficou só "Á direita"..
Uma palavra que dá uma margem de intrepertação...
 
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