Merida Matts TFS 900-D by emsfc

emsfc

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Finalmente chegaram as rodas...
Encomendadas na "bicicleta-desconto" no dia 03, chegaram no dia 15. Já estava a desesperar... a última encomenda nessa loja tinha demorado uma semana a chegar e esta estava a tardar!
Hoje foi o dia da montagem, nada de complicado. Aproveitei a encomenda das rodas para mandar vir também as duas ferramentas necessárias para extraír a cassete e os discos.
Quanto à conversão dos pneus, só o de trás ficou tubeless. O da frente continua montado com câmara de ar, nem com compressor lá foi. Vou andar assim com ele uns dias e depois volto a tentar.
A nível de redução de peso nas rodas, pensei que fosse maior. Apesar do peso anunciado das XT ser de 1655g, na realidade este par de rodas tem cerca de 1720g de peso.
A acrescentar a isso, as rodas de origem têm cerca de 2020g, por isso a nível de redução de peso nas rodas propriamente ditas, foi de apenas 300g.
Onde efectivamente consigo retirar mais peso é na conversão para tubeless. Retiro duas câmaras de gel de 325g cada uma, e entram 120mL (120g) de NoTubes.
Feitas as contas, no total devo conseguir retirar cerca de 800g ao conjunto, o que à partida deixará a bicicleta com um peso aproximado de 11.9Kg. Neste momento como ainda tenho uma das rodas com câmara de gel, o peso ainda está acima dos 12Kg.
Aproveitei também que estava com a mão na massa e fiz manutenção à caixa de direcção. Tudo limpinho e lubrificado com Bike Grease 2000 da Motorex, ficou a funcionar 5 estrelas!
Agora as fotos:





Abraço,
 

emsfc

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Aproveitei que hoje estava virado para a mecânica e fiz também uma manutenção aos cubos das rodas de origem.
Como também são Shimano (M435), à partida a manutenção deverá ser bastante semelhante aos cubos XT. Já deu para aprender...
Efectivamente a manutenção é muito simples de fazer, e não tem nada que enganar.

Abraço,
 

emsfc

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Hoje de manhã dei uma voltinha de 20Km para fazer o primeiro teste às Shimano XT.
A primeira grande melhoria que notei foi no rolar. Estas rodas rolam bem melhor que as outra. Em descidas sem pedalar, parece que não param de ganhar velocidade...
Outra grande diferença que notei foi o aumento de tracção do pneu de trás... então no alcatrão, parece que cola!
O conforto também melhorou bastante, e acredito que quando converter a roda da frente para tubeless, ainda vai melhorar mais.
Até agora, aprovadas!

Abraço.
 

emsfc

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Obrigado Moreno88.
Em termos de aspecto, são um pouco mais discretas que as originais, mas não desgosto...
São de facto umas boas rodas. Sem serem de topo, creio que se enquadram bem neste projecto.
O meu objectivo é atingir um conjunto equilibrado, tudo dentro da gama XT da Shimano. É mais do que suficiente para o que quero fazer no BTT.
Faltam agora os travões e a transmissão. Depois talvez encerre o projecto com um upgrade na suspensão, mas isso só mesmo no final, se o dinheiro o permitir.

Abraço,
 

Moreno88

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Exacto... É mais ou menos a ideia que tenho também para a minha Merida ;)
As rodas que tinhas eram da mesma marca que as minhas, pois ainda não fiz o dito upgrade, mas mais cedo ou mais tarde, elas virão! :)

Continuação de bom projecto.
 

emsfc

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Ontem fizemos (eu e a bicicleta) a nossa estreia nos passeios/maratonas de BTT... e que estreia!
Pode-se dizer que fizemos a nossa dura recruta no 1º passeio de BTT organizado pelo Regimento de Infantaria 14, de Viseu. Com um evento mesmo à porta de casa, não podiamos faltar!
À partida o percurso parecia não oferecer grandes dificuldades (37Km com pouco mais de 600m de acumulado), no entanto a chuva que caiu nas vésperas e durante o passeio acabaram por tornar o percurso um valente teste à resistência do homem, mas principalmente da máquina!
A lama foi muita durante todo o percurso, tornando algumas zonas praticamente impossíveis de fazer montado na bicicleta... Nessas zonas só mesmo com a bicicleta à mão e pés completamente enterrados na lama!
A bicicleta portou-se muito bem. Fiquei surpreendido com o excelente comportamento da transmissão, a funcionar 5 estrelas desde o início ao fim, apesar da muita lama acumulada nos desviadores.
Relativamente às rodas, confirmaram-se as boas impressões que já tinha da primeira volta com elas. Com tanta lama o Nobby Nic voltou a não me deixar ficar mal... haja força nas pernas! O Rocket Ron ainda me pregou um susto, mas quando já estava a ver o caso mal parado, lá agarrou. Talvez os tacos do meio já estejam a ficar gastos de mais, valeram as laterais que ainda estão para as curvas.
Os travões foram os que se ressentiram mais com a lama e por isso quanto a mim tiveram o desempenho menos positivo. Mas também acho que com as condições que estavam, não podia esperar muito mais deles!
Enquanto a lama a sério não apareceu, desenrascaram-se bem, mas a partir daí começaram a perder poder de travagem e a chiar que nem uns desalmados... Há bocado fiquei a perceber a razão para tanta chiadeira!



As pastilhas de trás completamente nas lonas, e as da frente pouco melhores!
O saldo final foi bastante positivo. Acho que não poderia ter melhor estreia! Venha o próximo!
Aproveito também para elogiar o RI14 pela excelente organização do evento. O percurso foi bem escolhido, as marcações excelentes (mesmo para quem não tem experiência nestas andanças), a sinalização das zonas mais difíceis, os vários elementos da organização nas zonas em que entravamos no alcatrão, etc... Para 1º evento, nada mau!
No próximo, lá estarei!

Abraço,
 

emsfc

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E porque não pode ser só a bike a ter uns mimos de vez em quando, o último upgrade foi para o rider.
Precisava de comprar uns calções novos para o Verão, mas como se aproxima uma peregrinação Porto - Santiago de Compostela, decidi antecipar a compra para ir mais confortável.
No início do Inverno comprei um equipamento de Inverno completo, e na altura a escolha recaiu na Spiuk. Fiquei tão satisfeito com o equipamento que nem pensei duas vezes quando tive que escolher agora os calções.
Como em equipa que ganha não se mexe, lá vieram para casa uns Spiuk Elite Men, da colecção de 2011 (e por isso com um desconto bem porreiro).





Para quem estiver interessado em comprar um bom equipamento, a Spiuk é uma escolha acertada.
Aprovadíssimos!

Abraço,
 

emsfc

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Só para actualizar o peso da bicicleta após a alteração das rodas, nestes momento está com 12,14Kg o que vai de encontro às contas de merceeiro que fiz por alto.
Assim que converter o pneu da frente a tubeless baixa para o patamar dos 11 Kg.

Durante os últimos dias a Merida teve um teste à resistência/funcionamento do material, numa viagem Porto - Santiago de Compostela. Comportamento global 5 estrelas!
Apenas a registar no primeiro dia uns ruídos irritantes que começaram a surgir no selim, na zona de encaixe dos carris na estrutura do próprio selim. Este ruído surgiu após muitos quilómetros a pedalar em paralelo, o que em certas altura acabou por exigir algum esforço do selim, já que era impossível pedalar tantos quilómetros em pé. Nos dias seguintes o ruído desapareceu...
No último dia, a poucos quilómetros de Santiago o desviador da frente rodou ligeiramente, o que fez com que de repente a corrente ficasse a raspar no pneu de trás. Rapidamente voltamos a alinhar o desviador com o pedaleiro e tudo ficou resolvido.
De resto tudo funcionou a 100%, mesmo após muitos quilómetros, com lama, pó e alguma falta de limpeza/manutenção. A transmissão foi a que mais sofreu, no entanto sempre a funcionar a 100%. O desviador XT funciona muito bem, mesmo em condições menos favoráveis.
Fica uma foto da burra a pastar numa das muitas paragens que fizemos durante o Caminho:



Abraço,
 

SeteGu

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Bem... antes de mais parabéns pela iniciativa. ;)

Posso dizer que desde que meti um desviador XT também noto o funcionamento da transmissão como um relógio e com uma suavidade impressionante... haja lama, pó, etc..

Em relação há bicicleta acho-a bastante bonita!
 

emsfc

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Por estes dias vou poder testar um guiador recto na bike graças a um empréstimo do companheiro PMTC.

Seguem fotos da montagem:





COm este guiador nota-se mais o "excesso" de centímetros do tubo da suspensão. Não é que eu goste de ver, mas é um mal necessário!

Abraço,
 

emsfc

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Hoje de manhã fiz o primeiro (e pequeno) teste à posição de condução com o guiador recto. A primeira impressão foi bastante positiva! Nota-se claramente que a "frente" ficou mais baixa, mas apesar disso a nova posição de condução não é desconfortável. A ajudar está o facto do selim ficar mais ou menos à mesma altura do guiador o que acaba por não exigir muito esforço às costas.
Fiz apenas uma pequena incursão ao monte para tentar uma subida que nunca tinha conseguido subir em cima da bike e desta vez passei-a sem problemas. Senti a frente muito mias colada ao chão o que ajudou bastante.
Este guiador é 20mm mais curto que o original que é de 640mm. Penso que os 620mm serão o limite mínimo para mim (senão o ideal).
Amanhã vou participar na X Rota de S. Salvador, em Côta (Viseu), e aí sim vou poder fazer um teste mais a sério, mas para já estou a gostar.

Abraço,
 

PMTC

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Boas emsfc,

Ainda bem que estás a gostar. Eu quando tinha esse guiador também subia bem melhor, mas o low rizer que tenho agora proporciona-me mais conforto nas costas e tenho a sensação que também me proporciona mais controlo e segurança nas descidas "atribuladas".
Em relação ao "excesso de cm", uma vez que baixas-te a frente (avanço invertido e o guiador recto), experimenta passar uma das anilhas espaçadoras para baixo do avanço. Pode ser que não notes diferença na condução e sempre "disfarças" esse excesso.


Cmpts e boas pedaladas
 

emsfc

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Hoje foi dia de teste mais a sério. O melhor desempenho a subir confirma-se e quanto a isso não fiquei com qualquer dúvida.
A descer pensei que perderia algum "controlo" da bike, ou pelo menos sentiria-a um pouco mias nervosa na frente, mas quanto a isso nada a apontar. Se existe diferenças, são minimas.
Desta vez já notei muito mais esforço (e dores) nas costas e nas mãos. No caso das mãos, em descidas longas e técnicas cheguei a ficar com elas dormentes.
Creio que neste ponto será também uma questão de hábito, mas de qualquer das formas vou aceitar a sugestão do PMTC e passar um dos espaçadores para baixo do avanço. Pode ser que também ajude.
O Nobby Nic é que me anda a falhar... Na última semana dois furos! O primeiro foi em cima de um passeio, à saída do Porto a caminho de Santiago de Compostela, mas neste caso o NoTubes acabou por resolver.
Hoje voltei a furar, mas desta vez numa descida de terra batida com bastante pedra solta (e pelos visto aguçada). Neste caso nem com NoTubes consegui resolver o problema e nos últimos 15 Kms tive que parar umas 3 vezes para dar ar ao pneu. A fragilidade da versão performance está a fazer-se sentir... Sinceramente não sei até que ponto vale a pena sacrificar a fiabilidade apenas pela questão do peso! Quando tiver que trocar de pneus vou ponderar bem esta questão...

Abraço,
 

emsfc

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Uma pequena actualização do projecto...
Depois de algumas semanas a testar a bike com um guiador recto emprestado, já não tive coragem de voltar ao elevado que vinha de origem!
Como a transmissão já começa a dar os primeiros sinais de desgaste (2 ou 3 dentes da cassete tortos) decidi guardar o dinheiro que gastaria num bom guiador recto para um futuro upgrade da transmissão (pedaleira, cassete e corrente XT). Uma vez que o que me interessa neste momento é mais a questão da performance e não propriamente o peso, acabei por comprar o guiador recto que estava a utilizar por um baixo preço.
Mesmo assim, apesar de não ser um guiador muito leve, acabei por retirar alguns gramas ao conjunto já que o de origem pesa 255g, contra os 218g do Ritchey.
Para já irá andar durante uns bons quilómetros e lá mais para a frente penso numa alteração completa dos periféricos, aí já a pensar um pouco mais na questão do peso e da estética!

Abraço,
 

emsfc

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Actualizando a lista de componentes...

COMPONENTES

Quadro: Matts TFS Pro-D Single (tamanho 16”)
Forqueta: Manitou Minute TS 100 Remote
Desviador frente: Shimano SLX
Desviador trás: Shimano Deore XT-10
Shifters: Shimano SLX Rapidfire
Travões: Shimano M446 180/160
Pedaleiro: Shimano M552-10 42-32-24
Corrente: KMC X10 10s
Cassete: Shimano CS-HG62-10 11-36
Rodas: Aros Merida Pro D (Alexrims) + cubos Shimano M435 (2020g) -> Shimano XT WH-M785 (1720g)
Pneus: Schwalbe Rocket Ron / Racing Ralph 2.10 -> Schwalbe Rocket Ron / Nobby Nic 2.10
Guiador: Merida Pro OS 640 R25 (255g) -> Ritchey Pro Flat 620mm (218g)
Punhos: Merida (111g) -> ESI Grips Chunky (56g)
Avanço: Merida Pro OS (116g)
Caixa de direcção: BB-410 Neck
Espigão de selim: Merida Pro 2 31.6 (302g)
Selim: Merida Pro (Velo) (335g) -> Specialized Avatar Gel (306g)
Pedais: XC Alloy (372g) -> Shimano PD-M540 (349g)

Abraço,
 
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