Merida Matts TFS 900-D by emsfc

emsfc

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A caminho calçado novo para a Mérida...
Depois de 4000Km o Rocket Ron entregou a alma ao criador. Cheguei à conclusão que andar muito mais tempo com este pneu à frente é arriscar-me a um dia destes dar um valente tombo...
Na hora de escolher o substituto a escolha recaiu sobre o Schwalbe Nobby Nick, na versão 2.25. Uma das principais dificuldades que tenho na minha condução é a falta de confiança na frente da bicicleta, o que me limita muito o desempenho em curva e igualmente em descida. Este pneu vai dar-me a segurança extra que preciso para melhorar nestes aspectos e daí (por via das dúvidas :D) ter optado pela versão 2.25em vez do 2.10 igual ao que tenho atrás.
Para trás vem também um Nobby Nick, mas na versão 2.10. Estou bastante satisfeito com o desempenho deste pneu na roda de trás e por isso a aposta é para manter. O único problema destes pneus é gastarem-se tão rápido. O que tenho actualmente atrás tem 1500 Kms e não deve fazer muitos mais...
A caminho vêm também dois frascos de 60mL de NoTubes para converter os pneus para tubeless. Na montagem actual ainda tenho o pneu da frente com câmara de ar porque é de arame. Com esta conversão vou conseguir tirar mais uns gramas ao peso da bicicleta que penso que baixará dos 12Kg.

Abraço,
 

essence_s

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Ah aí qualquer coisa de errado com os pneus ou na maneira como conduzes (travas) a bike.
1500 kms para 1 pneu traseiro??
4000 kms para 1 pneu dianteiro??
Menos do dobro dos kms com ambos , é sinal de azar com os pneus com cortes e outras coisas que deixem os pneus k.o.
 

emsfc

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Os Schwalbe são conhecidos por serem bons pneus mas têm o problema de se desgastarem bastante rápido. Ainda assim 4000 kms não me parece pouco para um pneu dianteiro.
Já os 1500 kms do pneu traseiro efectivamente não é muito, mas tem mais a ver com as pressões que uso e com o tipo de terrenos por onde ando do que com a forma como travo.
Não tenho por hábito bloquear a roda de trás quando travo por isso não será essa a causa.
Apesar das minhas voltas incluírem muito mato, acabo sempre por fazer alguns kms em alcatrão entre trilhos o que acaba por desgastar um pouco mais os pneus do que se fizesse apenas mato.
Estes pneus fizeram ainda o Caminho Porto - Santiago de Compostela e que incluiu bastantes quilómetros em alcatrão, o que também ajudou no desgaste.
Abraço,
 

emsfc

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Pneus novos montados. Pensei que notasse mais diferença entre os dois por serem de medidas diferentes mas afinal o NN 2.25 não faz tanto balão quanto pensava.
E agora a boa notícia... menos 213g na roda da frente! Saltou fora a câmara de gel da Slime e montei o novo pneu em tubeless.
Pelas minhas contas o peso total do conjunto deve estar agora nos 11.9 Kg. Logo que tenha possibilidade peso-a numa balança.
Amanhã é dia de teste no mato!
Abraço,
 

emsfc

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Novo conjunto de pneus aprovado!
Atrás, nada de novo... Este pneu parece que se crava no chão! Em uma ou duas picadas que fiz senti a frente a querer levantar em cada pedalada que dava... Haja força nas pernas que este pneu leva-nos onde quisermos.
À frente nota-se bastante a diferença relativamente ao Rocket Ron no entanto ainda vou ter que fazer mais uns kms para me habituar ao grip deste pneu e começar a abusar um pouco mais. Ainda tenho os reflexos condicionados...
A Mérida fez hoje os 4000kms... Nada mau para pouco mais de um ano! Pelo menos não se pode queixar de falta de uso :D



Abraço
 

fabio viana

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Como sempre está espetacular a bike :D
Podias pensar em meter um espigão de selim um pouco mais leve.... que tal um kcnc.....

Já agora como foi a tua primeira volta com tubeless? o pneu vedou bem?
 

emsfc

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Obrigado. A mudança dos periféricos está planeada, mas neste momento está no fundo da lista de prioridades. A minha prioridade neste momento é o material de desgaste e os componentes que afectam directamente o desempenho da bike. A mudança para o guiador recto aconteceu apenas porque o investimento foi muito reduzido, caso contrário teria esperado.
Os próximos investimentos serão na transmissão e nos travões, ambos XT.
Ainda assim, apesar de não ser um investimento para breve, tenho debaixo de olho alguns periféricos da Procraft ou da FSA que ficavam bem na minha montagem, Um dia mais tarde...
Quanto ao tubeless, sim a conversão correu bem, apesar de ter sido um pouco trabalhosa porque não utilizei compressor. Com alguma insistência lá consegui encher os pneus.
Depois disso foi só esperar que o NoTubes fizesse o trabalho dele et voilá. O pneu de trás já o tinha tubeless por isso o processo não foi novidade para mim.

Abraço,
 

emsfc

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Actualização do tópico com o peso actual da bike:

[/URL]

Parece que as minhas contas de merceeiro bateram certo.

Abraço
 

emsfc

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A bicicleta está há cerca de duas semanas na ITT para a revisão à suspensão. A revisão é feita no representante da Manitou em Espanha e por isso o tempo de espera.
Sem a bike para andar, este fim-de-semana sobrou-me algum tempo para pensar no próximo upgrade que já há muito está definido.
Até ao final do ano vou trocar a transmissão, e quando falo em transmissão refiro-me a pedaleira, cassete e corrente.
A gama do material está escolhida, será tudo Shimano XT já que o meu objectivo para esta montagem é o full XT.
A primeira dúvida: manter o 3x10 ou dar o salto para o 2x10?
Mantendo o 3x10, mantenho a relação de pratos (42-32-24) e cassete (11-36) que tenho actualmente. Apesar de notar, principalmente a meio da cassete, que muitas passagens não se traduzem efectivamente em alterações significativas na potência fornecida à roda de trás, acabo por ter uma grande amplitude de relações, que tanto me permitem subir paredes sem desmontar, como fazer estradões e até estrada quase sem esgotar a pedaleira.
E é este mastigar de mudanças que me faz pensar em passar para 2x10. O objectivo será manter tanto quanto possível a amplitude, mas eliminando algumas relações que estão a mais no meio das 30 velocidades que tenho disponíveis actualmente.
Sinceramente, é para esta segunda opção que estou mais inclinado.
Depois de calcular e analisar as várias relações que tenho disponíveis actualmente, analisei algumas possíveis combinações de pratos e cassete e cheguei à conclusão que o ideal será manter a cassete 11-36 e montar uma pedaleira dupla 40-28.
Com esta combinação sacrifico a relação mais leve que tenho actualmente (24-36) e que raramente uso, e perco ligeiramente na velocidade de ponta, mas acabo por ter as mudanças de relações mais uniformes.
Sei que este assunto do 2x10 vs 3x10 já foi largamente discutido por aqui (li a maior parte dos tópicos) mas de qualquer das formas, se alguém tiver alguma opinião ou sugestão diferente, esteja à vontade.
Ainda tenho algum tempo para reflectir sobre o assunto.
Abraço,
 

edununo

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Também estou como tu a passar de 3X9 (no meu caso) para 2X10. Já andei em tempos com 2X9 (30-26 e 11-34).
A fazer essa alteração será quase de certeza 40-26 e cassete 11-36. Para mim 26/36 dá-me uma relação muito semelhante à 22/32 que é a mais leve que possuo agora. Nem sempre se usa, mas naquelas paredes bem ingremes pode fazer falta.
 

emsfc

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Relativamente à pedaleira, tive que escolher entre as 3 combinações possíveis da XT, 38-24, 38-26 ou 40-28 e jogar com as cassetes disponíveis.
Não queria abdicar muito dos extemos que tinha, tano na relação mais leve (24-36) como a mais pesada (42-11) e acho que com esta combinação consigo isso.
A relação 28-36 será ligeiramente mais leve que a 2ª relação mais leve que tenho neste momento e que muito raramente utilizo.
A relação 40-11 é ligeiramente mais leve que a 42-11 que tenho actualmente, mas ainda assim bastante mas pesada que a 42-13.
Vamos lá ver como será a adaptação.
 

edununo

Well-Known Member
28/36 é ligeiramente mais pesada que a 2ª mais leve que tinhas: 24/32. ;)

Passar para 10V não aumenta peso e a aumentar é um cagagésimo.
Uma cassete XT 11-36 10V pesará umas 50g a mais que uma XT 11-34 de 9v. Por outro lado a corrente de 10V é mais leve que a de 9V. Eu tenho um desviador XT de 9V e um XTR de 10V à espera de ser montado. Só no desviador perco as 50g de aumento na cassete. Por isso não é por aí.
 

rodinhas chamine

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Sim o peso nao será por aí, o que queria dizer era se realmente compensava mudar.
Eu tambem era céptico em relaçao a passar de 3x9 para 2x9 pois pensava que depois nao iria aguentar as relaçoes e eu tinha cassete 11-32, bem la mudei e posso dizer que depois de usar 26/39 com a cassete 11-32 já nao me vejo a rolar com outra transmiçao pelo menos na bike 26.
E verdade que tambem estou a espera de uma 29 entao ai as relaçoes ja vao ser totalmente diferentes pois irei ter a tal 2x10 de 24/38 com 11-36 10v vamos la ver como vai ser
 

emsfc

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edununo, tens razão, ligeiramente mais pesada que a 2ª mais leve.

Esta questão da transmissão acaba sempre por ser muito pessoal, dependendo da capacidade e das características do próprio ciclista.
Analisando o meu andamento, acho que me vou dar bem com a relação que escolhi. Falta a confirmação no terreno!
 

emsfc

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Finalmente instalei a nova transmissão na bike...

Saiu Shimano M552-10 42-32-24
h7fp.jpg


Entrou Shimano XT FC-M785 Crankset 2x10-speed 40-28: 727g + 90g (movimento pedaleiro)

Saiu Shimano CS-HG62-10 11-36


Entrou Shimano Deore XT CS-M771-10 11-36


Saiu KMC X10 10s


Entrou Shimano Deore XT CN-HG95


Aproveitei que estava com a mão na massa e retirei isto


Uma foto do conjunto
p0eh.jpg


No total saíram 276g. Ainda não pesei o conjunto mas neste momento a Merida deve estar com um peso aproximado de 11.6Kg.
No fim-de-semana vai ao test-drive e aproveito para tirar umas fotos. Depois deixo o feedback sobre a transmissão.
Próximo upgrade, travões!
 

emsfc

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Actualizando a lista de componentes...

COMPONENTES

Quadro: Matts TFS Pro-D Single 16”
Forqueta: Manitou Minute TS 100 Remote
Desviador frente: Shimano SLX
Desviador trás: Shimano Deore XT-10
Shifters: Shimano SLX Rapidfire
Travões: Shimano M446 180/160
Pedaleiro: Shimano M552-10 42-32-24 (946g c/ BB) -> Shimano XT FM785 Crankset 2x10-speed-28 (816g c/ BB)
Corrente: KMC X10 10s (255g) -> Shimano Deore XTHG95 Chainspeed (253g)
Cassete: Shimano CS-HG62-10 11-36 (460g) -> Shimano Deore XT CM7710 Cassett-speed (335g)
Rodas: Aros Merida Pro D (Alexrims) + cubos Shimano M435 (2020g) -> Shimano XT WHM785 (1720g)
Pneus: Schwalbe Rocket Ron / Racing Ralph 2.10 -> Schwalbe Nobby Nic 2.25 / Schwalbe Nobby Nic 2.10
Guiador: Merida Pro OS 640 R25 (255g) -> Ritchey Pro Flat 620mm (218g)
Punhos: Merida (111g) -> ESI Grips Chunky (56g)
Avanço: Merida Pro OS (116g)
Caixa de direcção: BB-410 Neck
Espigão de selim: Merida Pro 2 31.6 (302g)
Selim: Merida Pro (Velo) (335g) -> Specialized Avatar Gel (306g)
Pedais: XC Alloy (372g) -> Shiman-M540 (349g)

Abraço,
 
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