Merida Matts TFS 900-D by emsfc

emsfc

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Boas.

Após 7 meses e cerca de 2300 Km’s de utilização, abro este tópico para apresentar e analisar a bicicleta que comprei em Junho de 2012, para me iniciar no BTT.
Depois de muita pesquisa, a escolha recaiu sobre a Merida Matts TFS 900-D. Pretendia comprar uma bicicleta em loja física, já com material com alguma qualidade, e que aguentasse um bom tempo sem começar a pensar em upgrades. Esta Merida pareceu-me a melhor opção.

COMPONENTES

Quadro: Matts TFS Pro-D Single (tamanho 16”)
Forqueta: Manitou Minute TS 100 Remote
Desviador frente: Shimano SLX
Desviador trás: Shimano Deore XT-10
Shifters: Shimano SLX Rapidfire
Travões: Shimano M446 180/160
Pedaleiro: Shimano M552-10 42-32-24
Corrente: KMC X10 10s
Cassete: Shimano CS-HG62-10 11-36
Rodas: Aros Merida Pro D (Alexrims) + cubos Shimano M435
Pneus: Schwalbe Rocket Ron / Racing Ralph 2.10
Guiador: Merida Pro OS 640 R25
Avanço: Merida Pro OS
Caixa de direcção: BB-410 Neck
Espigão de selim: Merida Pro 2 31.6
Selim: Merida Pro (Velo)
Pedais: XC Alloy

Peso anunciado pelo fabricante: 12.8 Kg

De certeza que pesaria mais que isso, ainda mais que lhe coloquei logo câmaras de gel, o que acabou por aumentar o peso das rodas.

Era este o aspecto da bicicleta quando a comprei:

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Após alguns quilómetros comecei a pensar em alterar alguns componentes com vista a melhorar o conforto. Troquei selim e punhos, sendo as escolhas o Specialized Avatar Gel e os ESI Grips Chunky (ambos em preto).
Como disse, o objectivo foi melhorar o conforto, mas acabei por reduzir também algum peso, pelo menos na troca dos punhos, já que o selim não é dos mais leves do mercado.

Mais recentemente decidi alterar os pedais (para encaixe), acabando por escolher uns Shimano PD-M540. Escolhi Shimano pela resistência, pouca manutenção que necessitam e o preço mais baixo do que os concorrentes.

Neste momento está com 12.78 Kg.

É este o aspecto:

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ANÁLISE

Quadro e periféricos:
Esta bicicleta tem uma posição de condução bastante confortável graças ao avanço curto e ao guiador elevado de 640mm. No final das voltas, mesmo as longas (ex.: 110 Km em estrada), não sinto grande cansaço ao nível das costas e braços. O conforto melhorou ainda mais com a alteração dos punhos e do selim. O Avatar, apesar de não ser o supra-sumo do peso, acaba por ser confortável, cumprindo assim o objectivo que tinha quando o comprei.
Gosto bastante da geometris do quadro e dos acabamentos das soldas. O formato do tubo superior (parte superior plana) também lhe dá alguma graça. Quanto às cores, os gostos não se discutem, mas acho que a combinação preto, branco e verde ficam muito bem.Quando comprei tinha a opção antracite, mas este quadro era de longe o mais bonito.

Suspensão:
Apesar de não ser uma suspensão de topo, a Manitou Minute TS 100 acaba por ter um bom comportamento (na minha opinião), absorvendo bem as irregularidades do terreno, o que ajuda bastante no controlo da bike, compensando a instabilidade da traseira, normal nas hardtail. Inicialmente achei-a um pouco dura, mas acabou por melhorar bastante depois de reduzir a pressão para os 50 bar e ajustar o rebound (que estava no máximo). Os 50 bar acabam por ficar ligeiramente abaixo da pressão mínima recomendada pela Manitou, mas para o meu peso (62 Kg), creio que é o ideal. Neste momento o SAG está em 25% (um pouco acima dos 15-20% que normalmente se recomenda), mas até ao momento nunca esgotei o curso da suspensão, por isso para já ficará assim. Habituei-me a “trabalhar” com o bloqueio da suspensão (muito útil em subida), e por isso neste momento não dispenso o bloqueio no guiador.

Transmissão
Relativamente à transmissão, creio que cumpre bem a sua função. Os desviadores são bastante precisos, principalmente o traseiro (Deore-XT). As passagens são suaves (nos carretos do meio algumas passagens nem se notam), e nunca necessitou de qualquer afinação. O SLX da frente cumpre sem grandes problemas as passagens entre pratos. Já necessitou de algumas afinações devido ao roçar na corrente, mas nada de grave. Tenho o cuidado de prever atempadamente as mudanças de relação para não ter que fazer passagens em esforço, sendo talvez essa a razão para o bom funcionamento da transmissão. No que diz respeito à cassete e ao pedaleiro, habituei-me bem às 10v e neste momento adaptam-se bem à minha condução e aos trilhos que faço habitualmente. Quando tiver que trocar cassete e pratos, não penso alterar as relações.

Rodas:
Ao nível das rodas sinceramente não sei o que dizer. Claramente não são rodas de gama alta, no entanto têm-se portado bem, e nunca me deram qualquer problema. No que diz respeito aos pneus, também não há muito a dizer, a dupla RoRo/RaRa não precisa de qualquer apresentação. Pena o Racing Ralph já estar a entregar a alma ao criador, o que inclusivamente já me tem custado algumas quedas devido à perda de tracção em subida (e ser novato nos pedais de encaixe). Quando comprar pneus novos, certamente irei manter esta dupla.

Travões:
São o componente da bike que mais dores de cabeça me tem dado. A nível de travagem acabam por ser minimamente eficazes , creio que mais pelo tamanho dos discos (180/160) e pelo peso do rider, do que pela própria qualidade.
O que me irrita mais são as desafinações constantes, não a nível de travagem, mas sim ao nível das distâncias disco/pastilhas. Se há coisa que me irrita profundamente é ir a pedalar e a ouvir o ruído das pastilhas a roçar nos discos. O tempo que eu perco a afinar os travões antes de cada saída… Creio que o tamanho dos discos também não ajuda. Um dia quando trocar o sistema de travagem talvez opte por uns 160/140, que para o meu peso devem ser mais que suficientes.

Quanto à análise da bicicleta, creio que não tenho mais nada a dizer, pelo menos por agora. Estou bastante satisfeito com ela, e ainda não tive qualquer problema de avaria nos componentes. No entanto há sempre o que melhorar, e ideias não faltam.

Aquilo que tenho pensado:

. Conversão das rodas para tubeless – vou pensar nisso quando trocar o pneu de trás, que me parece estar para breve. Apesar de não ter grandes queixas a nível de furos (até agora só tive um), com a conversão acabo por garantir fiabilidade, reduzir qualquer coisa no peso e aumentar o conforto.

. Alteração dos periféricos guiador, avanço e espigão – quero experimentar uma posição de condução mais “racing” por isso talvez altere em primeiro lugar o guiador. Depois penso alterar o avanço e no fim o espigão. Naturalmente que aproveitarei para reduzir o peso da bike (mas sem reduzir muito o peso da carteira porque também fui entroikado).

. Alteração da transmissão para XT – esta é uma alteração que penso fazer gradualmente, e conforme for desgastando os actuais componentes. Em primeiro lugar penso alterar a cassete e corrente logo que precise de substituir estas peças de desgaste. Depois disso penso alterar o desviador da frente, o pedaleiro e por fim os shifters.

. Travões – como já disse em cima, não sou grande fã dos que tenho actualmente, por isso logo que tenha oportunidade será um dos componentes a alterar.

. Rodas – alteração para rodas tubeless, e se fosse neste momento a escolha eram as Shimano XT. Provavelmente este será um dos últimos componentes a alterar.

Claro que há muito por onde melhorar, mas neste momento o dinheiro não abunda e por isso todas estas alterações serão feitas gradualmente, e sempre depois de muito bem ponderadas.

Fica aqui então a apresentação da minha bike. Comentários e sugestões serão sempre bem-vindos.

Abraço,
 
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Lanwolve

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Muito bonita!

Na suspensão se calhar querias dizer 5 bar e não 50. Com a cassete XT já vais tirar algum peso. Quanto aos travões o problema não é teres disco de 180 mm, o problema é mesmo dos travões. Quando comprares uns travões em condições vais ver que isso não acontece.

Travões Shimano só vale a pena SLX ou superior! :)
 

Valha-me Deus

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Parabéns pela tua bike emsfc :)

Gosto bastante das cores escolhidas na decoração do quadro.
Mesmo sem as poucas alterações que efectuaste... vem mto bem equipada de origem.
 

emsfc

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Aproveito para actualizar o tópico com o peso de alguns componentes originais da bicicleta. Tenho pesquisado pela internet e nunca consegui encontrar esta informação, principalmente ao nível dos periféricos, já que são Merida Pro. Fica a informação para quem precisar.

. Espigão de selim Merida Pro 2 31.6: 302g
. Aperto de espigão Merida: 44g
. Selim Merida Pro: 335g
. Pedais: XC Alloy: 372g
. Punhos Merida: 111g

E agora o peso dos componentes que já alterei:

. Punhos ESI Grips Chunky: 56g
. Selim Specialized Avatar Gel: 306g
. Pedais Shimano PD-M540: 349g

E com estas alterações emagreci a burra em 107g :D

Abraço,
 

jmesquita

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Em relação aos upgrades invertia as tuas opções, comecava pelas rodas, umas rodas mais leves dão outro andamento. As XT são na minhã opinião a melhor relação preço qualidade e com vantagem de serem tubeless. A bike fica com outro conforto e numa rigida as costas agradecem, pois podes baixar à pressão dos pneus.

Já tive duas meridas (média gama) e as rodas são um ponto fraco da merida (na minhã opinião), são rodas pesadas e demasiados rigidas.
 

emsfc

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Obrigado pela sugestão.

Por inexperiência não consigo ter a noção da qualidade destas rodas, mas acredito que não sejam nada de outro mundo.
Os cubos são os Shimano M435 e os aros são Alexrims DP17 (se a informação que encontrei está correcta).
A roda da frente pesa 2,080Kg (aros+raios+cubo+aperto+disco 180mm+câmara gel SLIME+Schwalbe Rocket Ron).
Acredito que sejam bastante pesadas, mas estou a pensar convertê-las para tubeless (se der), e assim já lhe consigo tirar algumas gramas.
Quando alterar os travões também vou conseguir tirar algum peso com a alteração do tamanho dos discos (160/140mm) e dos próprios riscos.
Posso também alterar os apertos para algo bem mais leve e sem gastar muito dinheiro.
Na roda de trás acresce ainda a alteração da cessete para XT, que acaba também por influenciar alguma coisa no peso da roda.
Com estas alterações já devo conseguir notar alguas diferenças, nem que seja na redução do peso. Quanto ao conforto, não há milagres :D
Estou a pensar correcto?

Abraço,
 

emsfc

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O Schwalbe Racing Ralph está a uns dias de ser substituido, depois de quase 2400 Km (70% feitos em estrada).
Vou-me manter fiel à Schwalbe, mas como quero experimentar um pneu com mais grip, decidi-me pelo Nobby Nic, na versão Performance 2.10.
Até ao final do Inverno andará atrás, e talvez no Verão o troque com o Rocket Ron que tenho à frente.
Se ficar satisfeito com este pneu, o objectivo é colocá-lo em ambas as rodas para fazer o Inverno do próximo ano.
A encomenda está feita, em principio no próximo fim-de-semana já vai rolar.

Abraço,
 

essence_s

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O nobby nic é um bom pneu para a frente, sem duvidas!
Para tras , já há malta a usa-lo mas será preciso assim tanto taco para tras?
É que na lama, n há milagres...!
 

emsfc

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Li muitas reviews sobre este pneu antes de decidir comprá-lo. Do que percebi, é um pneu de extremos, ou se gosta muito ou se detesta.
Decidi-me pelo Nobby Nic porque quero um pneu com mais tracção na roda de trás, para ter mais confiança em subidas mais complicadas.
Como sou leve (62 Kg), por vezes sinto alguma falta de tracção no pneu de trás, o que faz com que entre a medo em algumas subidas, principalmente nas mais complicadas.
Acho que com o Nobby Nic vou conseguir essa tracção extra. Se vir que é tracção a mais, posso trocá-lo para a frente, e testo o Rocket Ron atrás.
Da informação que recolhi no site da Schwalbe, apesar de ser um pneu com bastante grip, não é dos piores a rolar. Comparando com o Racing Ralph que tenho actualmente, em termos de speed o NN tem uma classificação 3/5, enquanto o RaRa tem 4/5.
Enfim, a compra está feita... Vamos lá ver como me dou com ele.

Abraço,
 

emsfc

New Member
Hoje de manhã chegou a encomenda da Bike-Discount. Fiz a compra no Domingo (dia 03), e chegou hoje, dia 11. Uma semana, nada mal!



Mal chegou meti logo mãos à obra. Aproveitei que tinha a mão na massa e fiz também um ajuste na posição de condução, que já tinha ideia de fazer há algum tempo.
Inverti o avanço e retirei um dos dois espaçadores que tinha por baixo, e coloquei-o por cima. Pelas medições que fiz, baixei 2 cm na posição do guiador, o que acaba por não ser muito perceptível nas fotos abaixo.

O antes:



O depois:



Ponderei colocar os dois espaçadores por cima do avanço mas não o fiz por duas razões. A primeira porque não sabia se haveria algum problema de ter o avanço sem qualquer espaçador por baixo (há?), e depois porque estéticamente não me agradou o aspecto dos 2 espaçadores por cima. Poderia resolver a situação cortando o tubo da suspensão, mas sinceramente não tenho muita vontade de o fazer porque um dia, quando quiser vendê-la, o tubo mais curto pode ser um problema.
Reparei que tenho alguma ferrugem no tubo da suspensão. É normal?
Amanhã já vou fazer o teste à nova posição de condução e ao Nobby Nic. Depois dou o feedback.

Abraço,
 

emsfc

New Member
Quando tirei o avanço fiquei espantado com o peso dele. Parecia-me bastante leve, e por curiosidade pesei-o. Deu isto...



Nada mau para um avanço de aluminio...

Abraço,
 

emsfc

New Member
Hoje foi dia de teste ao novo pneu e à nova posição de condução. Voltinha de 62 Km, com 1001m de acumulado. Muito mato, alguma lama e subidas a sério para testar o Nobby Nic.

Começando pelo pneu, aprovadíssimo. Na lama safou-se bastante bem, mas convenceu-me principalmente a subir... Mesmo em subidas escorregadias com bastante pedra solta, não senti qualquer perda de tracção! A confiança que dá na abordagem das subidas não tem nada a ver com o Racing Ralph. Que não me falte a força nas pernas :D
É claro que nem tudo pode ser bom neste pneu, já que em alcatrão se nota que agarra um pouco mais que o RaRa. No entanto para mim os prós superam de longe os contras, e este primeiro teste deixou-me bastante satisfeito. Agora estou com curiosidade de o testar na frente...

Quanto à posição de condução, sinceramente não notei diferenças muito significativas relativamente à posição anterior. Mas também desci o guiador apenas 2 cm, o que acaba por não fazer muita diferença. Onde notei algumas melhorias foi na agilidade da bicicleta. Agora em plano ou a descer é mais fácil levantar a frente e corrigir trajectórias, o que em terrenos mais complicados faz alguma diferença.

Uma foto da bike antes do banho:



Em breve poderão haver novidades para a bike, embora ainda esteja a ponderar, já que o rider também precisa de investir num bom equipamento para o verão, e o dinheiro não estica...

Mas se for para a bike, provavelmente serão uns travões.

Abraço,
 

rodinhas chamine

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Boas
Em vez dos travões eu apostaria numas rodas e nuns discos.
As rodas quando comprares, opta ela fixação dos discos 6 furos e não centerlock pois tens mais opções de discos.
 

emsfc

New Member
Boas
Em vez dos travões eu apostaria numas rodas e nuns discos.
As rodas quando comprares, opta ela fixação dos discos 6 furos e não centerlock pois tens mais opções de discos.

Obrigado pela sugestão!
Também já pensei nisso. Com os preços a que têm andado as Shimano XT...
Mas nem tinha pensado na questão dos discos, porque as XT são certer-lock. Dava para manter os que tenho actualmente até trocar os travões.
Tens razão na questão dos seis furos, mas sinceramente não me ap€tecia ter que investir em rodas e discos aos mesmo tempo, a não ser que conseguisse poupar alguma coisa nas rodas.
Tens alguma sugestão para rodas dentro da gama/qualidade/preço das XT? A única condição é que sejam tubeless. Uma vez a mudar as rodas, que seja para tubeless...

Abraço,
 

PedroTenreiro

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Por esta última foto, não terá comprado um quadro uma medida acima?
O center lock pode ser usado com todos os discos do mercado. Tem é de se comprar adaptadores. Tenho umas rodas com esse sistema e até hoje sempre usei discos de 6 furos. Além de que para remover o disco é bem mais rápido e cómodo.

Não sei por que preços têm andado as XT mas dentro da shimano e ust tens as MT65 mais em conta.
 

Giantfreerider

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Defacto, vê lá se o selim está à tua medida (altura).
Depois, respondendo à tua pergunta de uns posts atrás...se o tubo de direcção da suspensão for em aço, é normal que ganhe um pouco de ferrugem!;)
 

emsfc

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Tenho 1.62m de altura, e antes de comprar a bike medi a altura entre pernas e os cálculos davam-me o tamanho 16", embora ficasse no limite mínimo.
Acabei por comprar 16", que era o tamanho mais pequeno desta Merida, mas um quadro mais pequeno talvez fosse melhor.

Ultimamente as XT têm andado à volta dos 200€. Vou dar uma vista de olhos nas MT65.

Abraço,
 
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