Boas, como este post iria ficar demasiado extenso, vou só numa primeira fase fazer um resumo de como cheguei aqui:
após 3 anos de fieis serviços estava na altura de reformar a Rockrider 5.2.Vai deixar saudades mas estava na altura, tinha servido o seu propósito e além de me levar praticamente todos os dias para o trabalho ainda me levava a passear ao fim-de-semana.Serviu tb para aprender muita coisa de mecânica sem ter medo de estragar material caro:
A ideia do novo quadro não foi de agora, já se vinha a formar à bastante tempo, talvez por influencia das revistas mtb inglesas (as que mais lia e gostava) comecei a pensar que gostava de ter uma hardtail com garfo maior que 100mm, aliás um dos meus primeiros upgrades à RR 5.2 foi exatamente o garfo como tal o modelo escolhido teria que ter apoios para v-brakes mas um curso maior para transitar para o futuro quadro: o modelo escolhido foi o Marzocchi 44 RLO pelos motivos indicados,pelo preço acessível e por ter fama de ser à prova de bomba, uma garantia de que recuperaria o investimento.
Ainda não sabia que modelo mas as escolhas andariam sempre à volta de quadros ingleses:
Cotic Soul -> Numa palavra:Lindo. Steel is Real. Apesar de tudo este quadro é leve mas é tb caro.
Maxlight XC 130 -> Aluminio xpto mas acessivel, apesar de levar 130mm de garfo as reviews diziam muito bem: um all-rounder e é tb relativamente leve.
Chumba HX1 -> A coisa mai linda que vi em aluminio mas a geometria levantava duvidas se seria confortavel,pareçe uma coisa de freeride.
On-one 456 Ti -> era e continua a ser o que gosto mais mas fora das minhas posses, por algumas vezes quase consegui arranjar em segunda-mão no ebay inglês, a versão de aço curiosamente não me atrai muito.
Foi aliás no ebay que consegui ganhar uma licitação num XC130 (tamanho médio) preto em Julho deste anptimo negócio: quadro e portes ficou-me em 150£.
Pedaleira (SLX 9V) ,desviadores (XT 9v) ,manipulos de mudanças (XT 9v)foram comprados ainda como upgrades para a RR a diversos users aqui do fórum, foram bons negócios e cumprem.
As rodas, andei muto tempo inclinado para uma montagem com cubos XT em aros mavic mas surgiu uma oportunidade no ebay e foram de longe o melhor negócio que já fiz (120£+70€ de portes através de um amigo):
Easton EA70 XCT- Tubless são relativamente leves, mas tinham um senão: 15mm à frente e 12 atrás: resolvi o "problema" mais uma vez no ebay mas desta vez no americano, mais detalhes aqui:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?52384-Rodas-Converter-135x15-e-135-142x12-para-QR/page2
A ideia original era por o espigão,avanço e guiador em carbono da FSA (o tal que tem uma layer de alumínio por dentro),mas depois de um pequeno incidente com o espigão num drop em me falhou o pé e bati na parte de tras do selim,pus a ideia de lado,verdade seja dita que acho que foi o casquilho redutor de plástico que partiu e levou o espigão atrás:
O resto dos componentes foi comprado online (menos os punhos), a minha ideia original era comprar tudo em leilões e fazer a bike do ebay mas já estava a ficar impaciente e tb não queria uma miscelânea de componentes,sempre tentando que fosse por esta ordem: resistente,barato e leve.
Travões Shimano Deore M596 - Ainda estive para comprar os 615, mas os cromados, as pastilhas ICE caras e o facto de se dizer tão bem destes e o orçamento ser apertado a escolha recaiu nestes.
Discos SHIMANO RT-66-M 160 mm - frente e tras, escolha económica, aprovada para pastilhas metálicas
Espigão Truvativ T20 -(27,2 com 25mm de recuo)
Avanço Truvativ T20 -75mm
Guiador Truvativ T20 - 680mm largura ,low rise
Selim Selle Italia SLS FLOW Kit Carbonio - Estive para ir para um SMP Hybrid e espero não ter feito asneira, na primeira volta de 70Km que fiz parecia uma tábua, há dois anos que não sabia o que era doer o rabo.Vamos ver se "quebra" um bocado senão leva um chuto e vem o SMP.
Cassete Shimano HG 50 (vai levar no final deste mes um upgrade para HG-80) veio da RR.
Corrente KMC X9 73 (vamos ver,gostei da serie Z vendida como marca da Decatlhon, apesar de esta ser um bocado rija)
Punhos ODI Cross-Trainer, gosto do conforto dos ESI mas apos ter rasgado os meus numa silva com uma semana de uso não funciona para mim,embora menos estes são confortáveis e agarram.
Pneus: nunca pensei que nota-se uma diferença tão grande no mesmo pneu mas noutro quadro, tinha X-King (Protection) atras e Moutain King (arame) a frente na RR, fazia-me confusão como pneus com a mesma medida podiam ter tamanhos tão diferentes e precisava de um pneu da frente em versão Protection, entra o Rubber Queen, o MK já achava bom, mesmo em arame.Este agarra que se farta e tem mais volume na mesma medida: 2.2.Em compensação talvez pela geometria ou peso o X-King atrás parece que tem menos aderência, sobretudo em terreno solto com gravilha ou areia.
Neste momento estão com camara-de-ar mas irei montar em Tubless no final do mês, ainda me falta encontrar o Propilenoglicol para completar a recita de um tubless caseiro (OSS) - Open Source Sealant, mais tarde vou acrescentar isso aqui juntamente com outras fotas e impressões da bike:
Espero não ter aborrecido muito,a foto da praxe e um pormenor do cockpit (o espaçador de cima é para retirar assim que achar a altura ideal):
após 3 anos de fieis serviços estava na altura de reformar a Rockrider 5.2.Vai deixar saudades mas estava na altura, tinha servido o seu propósito e além de me levar praticamente todos os dias para o trabalho ainda me levava a passear ao fim-de-semana.Serviu tb para aprender muita coisa de mecânica sem ter medo de estragar material caro:
A ideia do novo quadro não foi de agora, já se vinha a formar à bastante tempo, talvez por influencia das revistas mtb inglesas (as que mais lia e gostava) comecei a pensar que gostava de ter uma hardtail com garfo maior que 100mm, aliás um dos meus primeiros upgrades à RR 5.2 foi exatamente o garfo como tal o modelo escolhido teria que ter apoios para v-brakes mas um curso maior para transitar para o futuro quadro: o modelo escolhido foi o Marzocchi 44 RLO pelos motivos indicados,pelo preço acessível e por ter fama de ser à prova de bomba, uma garantia de que recuperaria o investimento.
Ainda não sabia que modelo mas as escolhas andariam sempre à volta de quadros ingleses:
Cotic Soul -> Numa palavra:Lindo. Steel is Real. Apesar de tudo este quadro é leve mas é tb caro.
Maxlight XC 130 -> Aluminio xpto mas acessivel, apesar de levar 130mm de garfo as reviews diziam muito bem: um all-rounder e é tb relativamente leve.
Chumba HX1 -> A coisa mai linda que vi em aluminio mas a geometria levantava duvidas se seria confortavel,pareçe uma coisa de freeride.
On-one 456 Ti -> era e continua a ser o que gosto mais mas fora das minhas posses, por algumas vezes quase consegui arranjar em segunda-mão no ebay inglês, a versão de aço curiosamente não me atrai muito.
Foi aliás no ebay que consegui ganhar uma licitação num XC130 (tamanho médio) preto em Julho deste anptimo negócio: quadro e portes ficou-me em 150£.
Pedaleira (SLX 9V) ,desviadores (XT 9v) ,manipulos de mudanças (XT 9v)foram comprados ainda como upgrades para a RR a diversos users aqui do fórum, foram bons negócios e cumprem.
As rodas, andei muto tempo inclinado para uma montagem com cubos XT em aros mavic mas surgiu uma oportunidade no ebay e foram de longe o melhor negócio que já fiz (120£+70€ de portes através de um amigo):
Easton EA70 XCT- Tubless são relativamente leves, mas tinham um senão: 15mm à frente e 12 atrás: resolvi o "problema" mais uma vez no ebay mas desta vez no americano, mais detalhes aqui:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?52384-Rodas-Converter-135x15-e-135-142x12-para-QR/page2
A ideia original era por o espigão,avanço e guiador em carbono da FSA (o tal que tem uma layer de alumínio por dentro),mas depois de um pequeno incidente com o espigão num drop em me falhou o pé e bati na parte de tras do selim,pus a ideia de lado,verdade seja dita que acho que foi o casquilho redutor de plástico que partiu e levou o espigão atrás:
O resto dos componentes foi comprado online (menos os punhos), a minha ideia original era comprar tudo em leilões e fazer a bike do ebay mas já estava a ficar impaciente e tb não queria uma miscelânea de componentes,sempre tentando que fosse por esta ordem: resistente,barato e leve.
Travões Shimano Deore M596 - Ainda estive para comprar os 615, mas os cromados, as pastilhas ICE caras e o facto de se dizer tão bem destes e o orçamento ser apertado a escolha recaiu nestes.
Discos SHIMANO RT-66-M 160 mm - frente e tras, escolha económica, aprovada para pastilhas metálicas
Espigão Truvativ T20 -(27,2 com 25mm de recuo)
Avanço Truvativ T20 -75mm
Guiador Truvativ T20 - 680mm largura ,low rise
Selim Selle Italia SLS FLOW Kit Carbonio - Estive para ir para um SMP Hybrid e espero não ter feito asneira, na primeira volta de 70Km que fiz parecia uma tábua, há dois anos que não sabia o que era doer o rabo.Vamos ver se "quebra" um bocado senão leva um chuto e vem o SMP.
Cassete Shimano HG 50 (vai levar no final deste mes um upgrade para HG-80) veio da RR.
Corrente KMC X9 73 (vamos ver,gostei da serie Z vendida como marca da Decatlhon, apesar de esta ser um bocado rija)
Punhos ODI Cross-Trainer, gosto do conforto dos ESI mas apos ter rasgado os meus numa silva com uma semana de uso não funciona para mim,embora menos estes são confortáveis e agarram.
Pneus: nunca pensei que nota-se uma diferença tão grande no mesmo pneu mas noutro quadro, tinha X-King (Protection) atras e Moutain King (arame) a frente na RR, fazia-me confusão como pneus com a mesma medida podiam ter tamanhos tão diferentes e precisava de um pneu da frente em versão Protection, entra o Rubber Queen, o MK já achava bom, mesmo em arame.Este agarra que se farta e tem mais volume na mesma medida: 2.2.Em compensação talvez pela geometria ou peso o X-King atrás parece que tem menos aderência, sobretudo em terreno solto com gravilha ou areia.
Neste momento estão com camara-de-ar mas irei montar em Tubless no final do mês, ainda me falta encontrar o Propilenoglicol para completar a recita de um tubless caseiro (OSS) - Open Source Sealant, mais tarde vou acrescentar isso aqui juntamente com outras fotas e impressões da bike:
Espero não ter aborrecido muito,a foto da praxe e um pormenor do cockpit (o espaçador de cima é para retirar assim que achar a altura ideal):
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