manutenção de suspensões

dominator

New Member
Olá !
Bom! isto é assim! algunns amigos, dizem que não faz mal, desde que o rebounte funcione narmalmente .
Outros dizem que estraga o resto,e o resto foi nas 24 horas de Coruche !
Agradeço a dica do "OLIANA" mas por enquanto não vou mexer.
O sistema de funcionamento da minha marzochi é TST ! Se alguem conhecer "A BOMBER" a que me refiro,que diga alguma coisa !
Eu até me desenrasco bem a mecher em (ferramentas)=chaves.
Aguardo uma resposta mais esclarecedora !

Um abraço
Pequeno-bttsor
 
Boas.

Tenho uma RockShox Tora 302 (mola) mas não venho falar da manutenção que fiz à minha suspensão mas sim pedir uns conselhos sobre a sua "protecção/manutenção", que penso ser um bom local para expor a minha dúvida.
Com as voltas que tenho dado (ainda poucas) na junção entre os braços de fora e de dentro :roll , acumula-se lixo e pó:
Uma foto vale por mil palavras:



Ora a minha dúvida é se devo colocar algum produto na junção sempre que a lavo (quando a lavar tiro aquele lixo acumulado), e se sim, o que usar? Algum produto gordurento (masa consistente, aconselham alguma em particular?) ou outro produto (algum spray)?
Cheguei a ver a massa da decathlon. É de cor vermelha mas a que vinha colocada de origem é de cor baça/creme.

Obrigado.
 

Jorge S

Member
Excentrico said:
Boas.

Tenho uma RockShox Tora 302 (mola) mas não venho falar da manutenção que fiz à minha suspensão mas sim pedir uns conselhos sobre a sua "protecção/manutenção", que penso ser um bom local para expor a minha dúvida.
Com as voltas que tenho dado (ainda poucas) na junção entre os braços de fora e de dentro :roll , acumula-se lixo e pó:
Uma foto vale por mil palavras:



Ora a minha dúvida é se devo colocar algum produto na junção sempre que a lavo (quando a lavar tiro aquele lixo acumulado), e se sim, o que usar? Algum produto gordurento (masa consistente, aconselham alguma em particular?) ou outro produto (algum spray)?
Cheguei a ver a massa da decathlon.

Obrigado.



Massa consistente não te aconselho. Iria atrair o pó e sujar mais do que proteger.
Depois de bem limpo podes lubrificar com óleo fino com base de Teflon, de Silicone ou mesmo Vaselina líquida que não atacam os retentores e rings de borracha. Nunca ponhas WD40 ou similares que são nocivos para as borrachas.
Ao lubrificares podes abrir os guarda-pós retirando com a unha a mola que os segura no lugar e levantando estes um pouco para o óleo penetrar. Depois dá umas bombadas travando e pressionando o guiador para ajudar o óleo a entrar.
No fim limpa o excesso de óleo com papel de cozinha. Isto evita que o pó se agarre.
 

camb

New Member
Olá pessoal,

Gostaria de saber se alguem sabe onde posso comprar os kits de todos os vedantes para a FOX F-100 RL?

Obrigado.

Carlos.
 

PTDSD

New Member

oi, sou novo por estas bandas e tenho uma duvida que gostaria de esclarecer que é a seguinte :roll::
para lubrificar (por oleo ou massa) a suspensão coloco directamente na suspensão ou abro uma especie de tampinhas que tem em cima da forquilha e deito o oleo ate chegar a suspensao????

aguardo resposta

cumps

vejam a imagem
 

oliana

Active Member
Olá.
Depende. Podes ter acesso por aí ás molas, se as tiver, ou talvez não. Para lubrificar bem o seu interior, normalmente terás de retirar as pernas e não só as molas. Para isso é necessário uma chave para penetrar no interior das bainhas e desapertar os parafusos. Depende da marca e do modelo da suspensão.

Para lubrificar as bainhas, utiliza um oleo fino, tipo 5w, directamente nos protectores/retentores, e nas bainhas, e faz a suspensão ir abaixo várias vezes. Não utilizes oleo penetrante tipo wd 40. Já tive más impressões acerca deste tipo de oleo nas borrachas.
 

PTDSD

New Member
a suspensao (forquilha) é uma SR SUNTOUR, e ta sequinha :s
acho que lhe vou deitar dentro das tais rolhinhas.
que dizes?

cumps
 

oliana

Active Member
Se for uma SR Suntour xc 60, ou similares, é uma velha conhecida minha. É muito fácil abrir. Basta abrires as tampas pretas/afinadores e tirar as molas. Poderá estar aí o problema. Limpa tudo e lubrifica com vaselina. Para retirar o resto é com uma chave sestavada comprida. Muito mais fácil do que parece.

Vai ao site da Suntour que tem por lá uns videos explicativos. A minha encostou por falta de retentores. Tinha muita folga. Mas levou muita porrada. Fez 10.000 km na bike original, Shwinn.
 

F.R

New Member
Boas pessoal:

Alguém me pode indicar um produto para lubrificar a suspenção?aquele spray WD-40serve?

Cumps e boas pedaladas
 

oliana

Active Member
Olá. Cada um com a sua opinião. Eu não aconselho isso onde entre em contacto com as borrachas das bainhas.
Se queres lubrificar as baínhas por fora utiliza um oleo semelhante ao do interior. 5w. Dos automóveis, por exemplo.

Já agora. Experimentem borrifar um oring de borracha com WD 40, e deixá-lo ao sol um tempo. Esperem pelo resultado. Alguns meses por favor. :!:. Alguma surpresa?. Não ?. Não acredito. :?:

Espero notícias vossas.
 

Trovisco

New Member
Ora, acabei de receber a minha Canyon Nerve AM, como nao podia deixar de me preocupar com as revisoes decidi vir dar uma vista de olhos ao topico...

Como não percebo muito de mecanica (embora seja um self learner) nao quero arriscar nem um bocado!!

A suspensao é uma Fox Talas RLC e o amortecedor um Fox Float RP23.

Será que alguém me consegue dizer a melhor loja/oficina para fazer a revisão a estes componentes?? Na zona Norte do Pais de preferencia (Porto e arriba!)

Vivo em Vila Real, cá existe um distribuidor Scott e Specialized chamado Bicicar, alguem conhece?

Boas pedaladas!

Actualização!!

Encontrei um bom filme para revisar a Fox Float RP23...

Segue o link!
http://www.youtube.com/watch?v=vb8BNsFcINQ

E neste link:
http://www.mojo.co.uk/dustwiper.htm

Podem ver como revisar a Suspensão Fox Talas. O site é de uma empresa especializada. Mojo Suspension!

Espero que tenha ajudado.
 

Samuel_bigas

New Member
Isso depende muito da marca e há suspensões que digamos que são descartáveis..
não há possibilidade de manutenção verifica o manual do fabricante ou num mecânico.
:mad:
já agora deixo um semi out-topic.. das melhores explicações de sempre...


http://www.youtube.com/watch?v=Dll_iVPLr-0 passos
http://www.youtube.com/watch?v=48_O2xWU9RE motion control
http://www.youtube.com/watch?v=Yl0GdF0w5hI remover pernas
http://www.youtube.com/watch?v=W6Mm7r-Pc0g Dual air
http://www.youtube.com/watch?v=b2kjQXOgoGI instalar pernas



muito bom....
 
Last edited:

jmrgb

New Member
Sugestao para quem faz revisoes a suspensoes (profissionais ou amadores)

Por falta de sitio onde fazer porcaria, ate muito recentemente tenho pago para me fazerem a revisao as suspensoes. E o resultado tem ficado bastante aquem das expectativas, dado os valores cobrados.

O que se passou foi o seguinte. Das ultimas 3 vezes que me fizeram revisoes/reparacoes as suspensoes (uma Reba e uma Lyrik), vieram sempre com oleo a mais, ou no circuito de compressao, ou nas jarras.

Nao vou citar nomes, porque o proposito do topico nao e bater em ninguem, e errar e humano. Mas a primeira vez foi com a Reba nos EUA, antes de trazer a bicicleta de volta para Portugal. O mecanico pos oleo em excesso no circuito de compressao. Como resultado da pressao em excesso no Motion Control, o vedante da haste do rebound foi a vida, e o oleo correu para as jarras, ficando basicamente com uma forquilha rigida passados poucas centenas de km.

Esta reparacao saiu-me do bolso e ja foi feita em Portugal. Quando recebi a suspensao, e para confirmar a resolucao do problema, tirei o ar todo para ver se ela fazia so 100mm de curso que devia e... so fazia 80mm. Fiz uns kms com ela assim para ver se era do vedantes, mas nao houve alteracoes. Diagnostico provisorio: oleo em excesso, ou no Motion Control ou nas jarras. Tive que a abrir para descobrir, e era nas jarras. Podia ter enviado de volta, mas mais 2 semanas sem a suspensao, nao obrigado.

A terceira vez foi com a Lyrik, tambem nos EUA (mas um mecanico diferente), quando mudaram o oleo do Mission Control. Nas voltas a seguir notei que nao conseguia usar o curso todo como habitual. Tiro o ar todo e... pois e, oleo em excesso. Essa levei-a la ao mecanico, e quase que tive que me chatear com ele para verificar. Mas a cara com que ele ficou quando viu que tinha razao compensou a chatice.

Portanto, deixo aqui o apelo, a quem faz da vida mexer em suspensoes (e tambem aos proprietarios que fazem as revisoes), que incluam na rotina de testes apos intervencao (se e que se dao ao trabalho de fazer tal coisa) comprimir a suspensao sem ar na camara (ou com a mola retirada), para se certificarem que nao levou oleo em excesso.E que o trabalho de sapateiro fica a vista uns kms a frente, quando os vedantes vao a vida.

Eu por mim tao cedo nao pago a ninguem para me fazer trabalhos de amador a preco de profissional nas minhas suspensoes.
 

oliana

Active Member
Boas jrmgb. :D

Tens razãoem alguns aspectos. Mas se tivermos alguem experiente de confiança e que saiba aquilo que faz, nada melhor que confiar no seu serviço. O problema é que estas peças/componentes evoluem tão rapidamente que nem alguns mecânicos, por muito bons que sejam, conseguem acompanhar. Têm outras prioridades e acabam por pensar que é tudo igual.

Falaste na REBA. Pois como curioso que sou, pus mãos á obra e desmontei tudo. Deu para estudar esta suspensão que sendo para mim espectacular não está isenta de defeitos de fabrico. Mas é muito fácil de fazer uma revisão.

O oleo no motion a mais tal como dizes, pode ser evitado se fizermos esse teste do curso antes de por o ar. Aconteceu comigo na montagem. Fiz a medida com a seringa exactamente como no manual, mas umas gotas a mais aqui fazem diferença. Tal como a viscosidade do oleo. Oleo no fundo das jarras só o indicado, nada mais.
Se ela funcionar bem apenas com o oleo, irá fazer o mesmo com o ar.
Experimenta tu próprio, e se tiveres ajuda de alguem que o tenha feito ,melhor.
Se tiveres possibilidade e gostares, vais ver que aprendes depressa e no fim ficas bastante realizado.
Já lá vão uns meses e a minha Reba é uma feliz trabalhadora. :lol:
 

jmrgb

New Member
Eu ja tinha feito isso tudo, e e de facto simples, embora uma valente porcaria por nao ter nada grande o suficiente para apanhar o oleo das 2 pernas simultaneamente.

Mas ela precisava do kit de o-rings novos. Como nao tinha a certeza se seria so isso, decidi enviar para a reparacao para nao atrasar mais.

Depois de eu ter corrigido a questao do oleo a mais nas jarras, ja lhe dei uma coca valente e esta a funcionar normalmente.

Mas se tivermos alguem experiente de confiança e que saiba aquilo que faz, nada melhor que confiar no seu serviço.

So digo que em Portugal nao mandei para um qualquer fazer. Nao falo mais nisso, porque nao quero apontar dedos.
 

klaser

Well-Known Member
Mas olha que em Portugal tens o Vítor (RockShoxPortugal),da Ciclocoimbrões,profissional impecável,vem aqui ao fórum por pura boa vontade dar dicas ao pessoal,sem obrigação nenhuma,por puro gosto à profissão.
A minha ainda não foi para as mão dele pq só tem 20 dias,mas são inúmeros os relatos dos grandes serviços ,revisões,avarias resolvidas por ele e são só
elogios....profundo conhecedor do funcionamento das suspensões.
Portanto,nesse caso o que é nacional é bom !
 

PDRO

New Member
Re:manutenção de suspensões

Boas!
Como o representante da marzocchi passou para espanha e como tal a revisao da suspensao fica mais cara por causa dos portes, estava a pensar em mudar o oleo em casa.
As minhas duvidas sao o que é que se mete nos vedantes do po se oleo ou massa. No manual da suspensao diz 'For the best results, we recommend inspecting and cleaning the area below the dust seal and the stanchion tube after every use and lubricating the
parts with some silicone oil.'' e ''Always grease the seal lips before reassembling'' nao sei o que é melhor.
Outra duvida é se é recomendavel mudar a viscosidade do oleo.

Obrigado e Boas pedaladas
 

HR

New Member
Viva amigos do pedal,

Precisava de saber onde fazer a revisão de uma Marzochi na zona Norte do País (sou de Paços de Ferreira) a ideia era ser alguém com experiência para evitar dissabores.

Obrigado!

HR
 
Top