manutenção de suspensões

paulo pina

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Boas tarde pessoal!

Tenho uma fox RL100, e este fim de semana no decorrer de uma prova em Chaves, reparei que o retentor do lado esquerdo esté a verter oleo. Depois de ter lavado a bike e limpo muito bem a suspensão e o retentor em causa, reparei que a bainha está tipo "gasta" a cor está mais clara do que é normal na bainha toda.
Uma pessoa que se encontrava la no local e que vio a dita suspensão, disse-me que era um problema daquela serie.
Algem já deu conta deste assunto.
Alguem sabe com resolver a situação?
Suponho que terei de colocar uma bainha nova, e uma vez que está fora da garantia, ui ui!
 

paulo pina

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E como um problena nunca vem só :evil:
Tenho tambem uma suspensão já com alguns anos, a que deu lugar a Fox RL 100, e decidi fazer uma revisão para coloca-la numa outra bike que tenho. A suspensão em causa e uma Marzochi Bomber de 2001, até que goste muito da suspensão até colocar a fox. O problema é o seguinte. Não encontro o kit de retentores para esta suspensão! Algem sabe de alguma loja que ainda os tenha :?: uma vez que o importador da marzochi saiu de portugal :twisted:
 

marcomira

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HR said:
Viva amigos do pedal,

Precisava de saber onde fazer a revisão de uma Marzochi na zona Norte do País (sou de Paços de Ferreira) a ideia era ser alguém com experiência para evitar dissabores.

Obrigado!

HR

No norte não conheço, mas na região centro tens Nuno Duarte www.nunoduarte.com
É ele que me faz a manutenção da minha Manitou e posso-te dizer que o homem percebe do assunto.


Boas pedaladas.

Marco Mira
 

cosamala

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Alguém sabe onde posso arranjar isto?
preload.jpg

Ou então algo que me permita abrir a suspensão... Sei que com esta cena dá...
Loja física ou online...
 

MRocha

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É para uma RST ou uma Suntour?
RST-Motokit
SR Suntour-Aguesport

Tambem podes fazer essa peça, se tiveres paciência. Não é dificil.
013.jpg
 

damiaobtt

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Boas pessoal tenho uma Marzocchi Marathon corsa sl wc de 100 mm alguém me sabe dizer qual são as pressões indicadas para o meu peso (80 kg). Estou muito contente com ela mas tenho receio de ela ficar com pouca pressão e estragar alguma coisa ,,,, :|
 

cosamala

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MRocha said:
É para uma RST ou uma Suntour?
RST-Motokit
SR Suntour-Aguesport

Tambem podes fazer essa peça, se tiveres paciência. Não é dificil.
013.jpg
Obrigado!
É para SR Suntour.
Já tinha visto a tua ferramenta home made, mas não me sinto capaz de a fazer, não tenho grande jeito para essas coisas,
nem sequer material... :lol:
Mas tens a certeza quanto à aguesport? No site não vi nada...
 

MRocha

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Sim, tenho a certeza. Eles têm material para as suntour em stock.
Mandei um mail e no dia seguinte responderam-me a dizer o preço de uns guarda-pós e de um botão de pré carga para a minha Suntour. Disseram logo que me enviavam as peças caso quisesse. Só que eu queria tambem uma mola menos rija, que tinham que mandar vir, pois só tinham a normal. Entretanto o pessoal da Aguesport esteve de férias e há uns dias confirmaram-me que já tinham mandado vir a mola, mas não sabem quando chegará.

Pergunta-lhes se têm a peça em stock.

Para abrires e lubrificares a suspensão não precisas dessa peça. Basta desapertares os parafusos de baixo para separar a suspensão em duas. Assim já consegues limpar e lubrificar a suspensão. A única coisa que não consegues fazer é tirar e lubrificar a mola e a cartridge(caso tenha). As cartridges das suntour que têm esses botões de pré carga integralmente em plástico são seladas e não dão para trocar o óleo, por isso...

Do lado da mola com a suspensão separada em duas fica um espaço entre o veio que fixa os parafusos inferiores da suspensão.
Por esse espaço podes meter um pouco de óleo s a mola tiver a fazer barulho. Não ponhas é muito...
 

cosamala

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A minha Suntour é uma xc60, e pelo que averiguei acho que só a consigo abrir por cima. Em baixo tem uma espécie de "parafusos" redondos, e acho que se abrem por dentro, com uma chave longa. Por isso tenho que tirar os ajustadores de pre-carga, que acho que é por aí que se consegue abrir a suspensão... eu estou a especular segundo os vídeos que vi no site da Sr Suntour relativos a suspensões como xcm e isso, já que da minha não tem.
 

oliana

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Nada de complicado. As tampas pretas saem com um toque de chave de fendas grande ajudado por um maço de borracha. Não tive paciência para fazer uma chave igual aquela vista atrás.
Abrem por dentro. Temos de retirar as tampas pretas e as molas.
Para abrir uma xc 60 eu soldei uma ponta de chave allen num varão de aço com 40 cm. Soldei na ponta contrária um bocado do mesmo varão com 15 cm em T. Uma chave artesanal muito fácil der fazer. A chave allen acho que é nº6. Está no site da suntour e no video.
O problema foi mesmo as peças desgastadas do interior. Não arranjei.sequer guarda pós.
 

MRocha

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Ajudava se, quando perguntam algo dissessem qual o modelo...
Sendo assim, essa xc60 nem sequer tem ajuste de pré carga e, em vez dos botões de ajuste de pré carga, só tem umas tampas que nem sequer enroscam, estão só metidas à pressão... É isso?
 

razonic

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mochopachorrento said:
Alguém conhece por Lisboa alguém que possa fazer uma revisão a uma suntour xcm? Eu fazia mas falta-me o tempo e estão a surgir marcas no tubo...
tal como ele diz alguem conhece
mais vale mandar uma suspensao para um técnico do que inventar
as revisoses das suntour xcr é so meter massa nova mas de vez em quando convem mandar par um técnico especializado para mudar retentoes pois pode ser tarde demais quando começa a perder a tinta nas pernas ja nao da para fazer nada cada vez a folga vai ser maior
dou um conselho enviem para o moca para além dee ser simpático nao perdem garantia e faz um trabalho 5Estrelas
http://www.nunoduarte.com/mocanico6.html
 
razonic said:
mochopachorrento said:
Alguém conhece por Lisboa alguém que possa fazer uma revisão a uma suntour xcm? Eu fazia mas falta-me o tempo e estão a surgir marcas no tubo...
tal como ele diz alguem conhece
mais vale mandar uma suspensao para um técnico do que inventar
as revisoses das suntour xcr é so meter massa nova mas de vez em quando convem mandar par um técnico especializado para mudar retentoes pois pode ser tarde demais quando começa a perder a tinta nas pernas ja nao da para fazer nada cada vez a folga vai ser maior
dou um conselho enviem para o moca para além dee ser simpático nao perdem garantia e faz um trabalho 5Estrelas
http://www.nunoduarte.com/mocanico6.html
Obrigado pela dica. Mas eu sou de Lisboa e ele é da Figueira da Foz.... Em todo o caso já a levei à bina clínica e foi-me dito que não se justificava para já fazer uma revisão. Mas fica o contacto para referência futura, obrigado.
 

cosamala

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MRocha said:
Ajudava se, quando perguntam algo dissessem qual o modelo...
Sendo assim, essa xc60 nem sequer tem ajuste de pré carga e, em vez dos botões de ajuste de pré carga, só tem umas tampas que nem sequer enroscam, estão só metidas à pressão... É isso?

Sim, de facto deveria ter dito a suspensão, mas na altura que postei aqui, dei indicações claras do que queria, que era aquele preload adjuster remover, depois o pessoal deu outras dicas preciosas ;)

Não é assim, a minha SR Suntour xc60 tem dois ajustadores, um em cada perna, que me permitem regular a tensão na mola, não são simplesmente tampas... E presumo que estejam enroscados, mas não tenho a certeza. Penso que a minha suspensão é de 2004, não sei se haverá outras versões que tenham essas características que disseste.
 

oliana

Active Member
Desculpem não ter explicado melhor. Tem os ajustadores que rodam dentro das tampas, que por sua vez são enroscadas nas pernas. Quando eu disse que dava um toque com uma chave de fendas, era para desapertar um pouco essas tampas. Desenroscam depois bem á mão. Encontramos depois 2 molas e uma borracha comprida no interior de uma delas. Acho que do lado direito. Ao sairem as tampas, obviamente que as bainhas vão abaixo e as molas saem imediatamente.
 

MRocha

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Ah! Agora já estou a perceber. Não estava a ver por que raio é que alguem queria uma peça para desapertar tampas roscadas com estrias e botôes de regulação de pré carga quando as tampas nem rosca tinham! :mrgreen:

Essa técnica da chave de fendas a fazer força nas estrias, para que a tampa rode e desenrosque, tambem já usei. Resulta, apesar de deixar marcas, mas um dia que a rosca fique presa já não vai dar para desapertar com esse método. É um desenrasque enquanto não se tem chave.
Mas o melhor é adquirir a chave ou fazer uma.

Fazer uma não é mesmo nada difícil. Só é preciso um tubo, de preferência de plástico, que tenha diâmetro interior igual ao diâmetro do círculo formado pela superfície interior das estrias. Convem que o tubo tenha, pelo menos, 1.5mm de parede.
Cheguei a pensar usar uma tampa de um frasco de after-shave, que dava na boa, mas acabei por usar um tubo de plástico que encontrei entretanto...
Depois é fazer uma estria a olho, com uma lima, encostar à peça para comparar, afinar o tamanho do buraco, ver onde vai ficar a próxima estria, abrir essa estria, encostar à peça para comparar, afinar o tamanho do buraco, ver onde vai ficar a próxima estria, abrir essa estria, encostar à peça para comparar, afinar o tamanho do buraco, ver onde vai ficar a próxima estria, abrir essa estria, encostar à peça para comparar, afinar o tamanho do buraco, ver onde vai ficar a próxima estria, abrir essa estria, encostar à peça para comparar...
Quem se ajeitar pode usar uma rebarbadora que é mais rápido, mas mesmo com a lima faz-se em 15 minutos, no máximo.
 

oliana

Active Member
:wink: Exactamente. Eu como não tenho mais ambições para a minha xc60, porque está na bike da "Maria" para pequenos passeios, já não me preocupo com isso. Tenho a minha Reba que é uma alegria imcomparável com esta.De qualquer forma penso que não é preciso tanto. Uma chave artesanal que encaixe em dois lados opostos dessa tampa tambem serve. Não vale a pena um aperto em demasia. O suficiente para que não se movam com os ajustadores.
 

PDRO

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Re:manutenção de suspensões

Boas!

Alguem sabe se é possivel retirar os selantes do po sem desmontar a suspensao toda?
So para repor a massa lubrificante


Obrigado!
 

oliana

Active Member
Para colocar lubrificante no interior não é necessário retirar os guarda pós. Lubrifica-se pelas tampas descritas atrás. Embora existam outras zonas em que é necessário desmontar toda a suspensão. As zonas de fricção das bainhas são uma delas. São zonas em que normalmente colocamos oleo por fora e deixamos que este penetre pelos guarda pós.
Já foi colocado um video e no site da suntour explicam como se desmontam as suspensões. Para uma revisão em boas condicções.
 
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