manutenção de suspensões

Possível é de certeza :twisted:
Os guarda pós da maioria das suspensões duvido que resistam ao tratamento sem danos e, mesmo que resistam, voltar a calcá-los para o sítio não é fácil. É pouco prático e arriscado, pois as bainhas da mx pro sl são de alumínio :arrow: se a chave de fendas as atingir(como é provável :twisted: ) faz um risco, o que vai dar problemas-óleo a sair e lixo a entrar...

Se o objectivo é lubrificar e limpar os guarda-pós é preferível fazê-lo da maneira normal e desmontar a suspensão.
Instruções aqui:
http://manualer.happymtb.org/marzocchi/2006-mx-pro-sl.pdf


Qualquer dúvida pergunta

Bom trabalho!
 
Os guarda-pós da marzocchi acho que são demasiado justos para fazer isso sem risco de estragar algo.
Há quem o faça noutras suspensões...
http://www.bikemagic.com/maintenance/simple-fork-servicing/3253.html
Atenção que os guarda-pós, mesmo que não sofram danos ao ser desmontados assim, ficam um pouco mais laços depois de serem desencaixados.
Talvez não fosse má ideia saber se são fáceis de arranjar antes de arriscar.
 
Boas!!

Obrigado pelas respostas.

Mais uma duvida, no manual ta la o oleo da suspensao de 7.5W mas ando a pensar em mudar. Ja alguem mudou para outro viscosidade?
Que diferenças notou?



obrigado e boas pedaladas!
 

dfilp

Active Member
Boas!

Estive a ver o video que o Andrextr postou há 2 anos atrás, sobre a manutenção de uma suspensão manitou e vejo que arevisão é muito simples!
Para quem quiser ver, o link é este:
http://www.bikezona.tv/index.php?idpelicula=315
(primeiro é necessário deixar passar a publicidade, não dá para passar é frente, e o video tem 2 intervalos)

Entendo minimamente o espanhol, mas não percebi algumas coisas.

Será que alguém me pode dizer onde comprar, e com que nomes encontro o óleo para a suspensão, aquela massa (côr de rosa) que eles colocam para lubrifocação, pelo que percebi tem de ser uma massa sintetica.. e aquele liquido que colocam no fim?

Básicamente penso que só preciso de comprar estas três coisas, e os retentores, caso seja necessário..
Já agora, como ver se é preciso retentores novos?

Muito obrigado pela atenção.
Cumps.
Dário Santos
 

dfilp

Active Member
duarte, de facto é verdade, mas no meu caso a minha suspensão já tem quase 4 anos e já não funciona muito bem, estou prestes a trocar por uma Fox, já tenho experiencia a abrir suspensões a mola, pois quando tinha de mola era eu que fazia a manutenção, esta é diferente, mas basta seguir o video.
Claro que se fosse uma fox não facilitava.. Mas de facto acho que os mecanicos levam demasiado dinheiro por um trabalho que não é assim tão complexo. Mas é só a minha opinião ;) Que só levo a bike ao mecanico em casos extremos, pois prefiro ser eu a afinar e reparar tudo..

Agora o que precisave de saber era onde posso comprar os oleos e lubrificantes para fazer a manutenção?
No filme descrevem-nos como:
-Aceite motor sintético
-Grassa Sintética
-Aceite SAE 5

Se alguém puder ajudar, obrigado.
Cumps.
 
Last edited:
Boas!

Tenho um pdf da manutencao a uma r7 platinum(nao sei anexar).
E do que vi la eles utilizao oleo de motor 5w\30 para fazer o banho aberto, O oleo de suspensoes SAE 5 que é para o sistema de amortecedor (por exeplo a marzocchi utiliza 7.5) e mais 2 tipos de massa
-”Red Devil Grease” para a mola, que é aquela massa com aspecto vermelho e -“Super-Slick Grease” or “PrepM” para os retentores.

Isto foi tirado do pdf da 'enduro fork seals .com'
 

dfilp

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PDRO, a mimnha á uma Manitou Minute com curso regulavel entre 100 e 130mm, no entanto não deve ser muito diferente.

Alguem me sabe dizer onde encontro á venda o oleo SAE 5?
Tanto quanto percebi, no filme eles utilizavam o Red Devil Grease para os retentores e para lubrificar o resto da suspensão. Onde compro este?

Relativamente ao oleo de motor, que eles metem para dentro da suspensão antes de apertar os parafusos, é o que chamas banho aberto? nesse caso onde poderei também encontrar esse oleo?
 
O Oleo SAE 5 ha a venda nas lojas de bikes ou motas, o Red Devil grease so vi a venda na chain reaction.
Sim é o que chamo de banho aberto, ha a venda nas grandes superficies comercias( modelo, jumbo...) ate ha em embalagens pequenas
 

dfilp

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Já agora, nãoi sabes se não há nenhum outro produto que faça o mesmo que o Red Devil?
Massa consistente não serve, pois é capaz de danificar as borrachas, não?

Obrigado pela ajuda.
 
Eu acho que eles poem essa massa consistente por durar mais em conjunto com o oleo. Acho que nao tem muito a haver com as borrachas!

"Red Devil Grease
The all purpose grease that is not only the worlds best all purpose grease but this grease Rocks!" isto é o que ta na descriçao no site da marca
 

dfilp

Active Member
Pois, hoje corri as lojas todas aqui da zona ( de bikes, de motos, carros e de ferramentas/hidraulicas) e nada.. SAE 5, ninguém sabe o que é.. PErguntam para o que é digo que é pa suspensão, nas lojas de bikes dizem para procurar nas de motas/oficinas, nestas dizem para procurar nas de bikes..

Só encontrei oleo de motor, mas em embalagem de 5litros, o que de facto é um exagero, mas também não sei se vendem em embalagens mais pequenas..

De qualquer das formas arrisquei abrir a suspensão, não troquei o óleo mas limpei e tirei muita sugidade dos retentores e lubrifiquei com um pouco de massa consistente.. Ficou a funcionar 5*! Vamos ver é por quanto tempo se aguenta, mas de qualquer forma tenho de continuar a procurar par fazer a revisão como deve de ser.
 
Boas!

Esta semana foi a vez de a minha suspensao ir ao medico.
Felismente tava tudo ok e so trocou o oleo, mas em vez do 7.5W pus o 5W, a primeira impressao esta mais sensivel mas dpois de fazer uma volta a serio faço mais comentarios.
A revisao ficou a volta de 24€